Como colocar duas fotos lado a lado no iPhone e salvar?

Estou tentando combinar duas fotos lado a lado no meu iPhone e salvá-las como uma única imagem, mas não consigo encontrar uma opção integrada no Fotos. Preciso disso para uma publicação rápida e não quero perder a qualidade da imagem. Qual é a maneira mais fácil de fazer isso no iPhone?

Eu passei pela mesma bagunça. Você tira seis fotos do pôr do sol, ou três fotos em grupo em que uma pessoa fica bem em cada imagem, mas nunca todas ao mesmo tempo, e aí o app Fotos não te dá uma forma prática de comparar tudo lado a lado. Então você acaba ficando alternando entre elas, tentando lembrar dos detalhes da imagem anterior. Eu fiz isso por tempo demais. Isso cansa rápido, e a maioria das pessoas acaba guardando tudo. Aí seu celular começa a te incomodar por causa do armazenamento.

Se você quiser continuar com as ferramentas nativas da Apple, existe uma gambiarra, embora pareça escondida de propósito. Você precisa do app Atalhos. Eu testei, e funciona, mais ou menos.

Abra o Atalhos. Toque no botão de mais. Adicione Selecionar Fotos e ative Selecionar Várias. Depois disso, adicione Combinar Imagens. Escolha horizontal ou vertical. Em seguida, adicione Salvar em Fotos. Execute o atalho, escolha duas fotos, e ele salva uma imagem combinada de volta na sua biblioteca.

Para um antes e depois rápido, quebra o galho. Para organizar uma rolagem de câmera grande, não mesmo. Parece lento e desajeitado. Eu não usaria para sequências ou limpeza.

Evitei apps de limpeza por anos porque a maioria parecia suspeita. Você instala um, ele diz que é grátis, aí o bloqueio de pagamento aparece bem na hora em que você tenta apagar qualquer coisa. Ou carrega anúncios em tela cheia a cada poucos toques. O mesmo padrão, de novo e de novo. Um saco.

Há um tempo encontrei o Clever Cleaner, e esse foi o primeiro que mantive no meu celular. O que me convenceu foi simples. Sem anúncios. Sem armadilha de assinatura. Sem botão bloqueado depois de uma varredura. Usei porque precisava de uma forma mais rápida de comparar fotos parecidas e liberar espaço sem ter que brigar com o próprio app.

A parte útil é a seção Similares. Ela agrupa duplicatas quase idênticas, não só cópias exatas. Então, se você tirou cinco fotos do seu gato em sequência, ou várias fotos no mesmo segundo, ele junta tudo. Também marca a Melhor Foto. Eu não concordei com ela todas as vezes, mas na maior parte do tempo escolheu a que eu teria mantido mesmo assim. Pela minha experiência, acertou algo em torno de 95 por cento.

O que tornou tudo mais fácil para mim:

1. Pesados
    Ele lista primeiro os maiores arquivos. Isso ajudou mais do que eu esperava. Encontrei clipes antigos em 4K parados lá com 1 GB a 2 GB cada, coisas que eu tinha esquecido que existiam.

2. Modo de deslizar
    Se você não quer que o app decida por você, esse modo é melhor. Você passa pela sua biblioteca e mantém ou apaga com um deslize. Simples até demais, mas bom. Usei isso enquanto esperava na fila um dia e limpei uma pilha de tranqueira.

3. Tamanhos exatos dos arquivos
    Ele mostra o tamanho de capturas de tela, vídeos e outros arquivos em MB ou GB. Eu gosto de ver o número real antes de apagar qualquer coisa.

4. Privacidade
    Isso importou mais para mim do que a parte da limpeza, sendo sincero. A análise das fotos fica no iPhone. Minha biblioteca não estava sendo enviada para algum servidor aleatório.

Uma coisa que eu não esperava usar era a limpeza de Live Photos. Esses pequenos clipes em movimento se acumulam. Eu esqueço de desativar as Live Photos o tempo todo, e o app deixa você convertê-las em imagens estáticas. A mesma foto, menos espaço desperdiçado. Numa biblioteca grande, a economia não é pequena.

Então, se você precisa colocar duas fotos lado a lado uma vez, use o Atalhos. É desajeitado, mas funciona. Se o seu objetivo é organizar duplicatas, comparar fotos quase iguais e recuperar armazenamento sem passar a noite deslizando pelo app Fotos, eu iria de Clever Cleaner. Foi o único app de limpeza que testei em que não me senti enganado depois de cinco minutos.

3 Likes

Use o Pages. É mais rápido do que mexer com Atalhos se você só precisa de uma imagem limpa.

1. Abra o Pages e inicie um documento em branco.
  2. Insira sua primeira foto.
  3. Insira a segunda foto.
  4. Toque em uma imagem, escolha Organizar e depois desative Mover com Texto.
  5. Redimensione as duas fotos e arraste-as para ficarem lado a lado.
  6. Tire uma captura de tela se a velocidade for o mais importante.

Se você quiser salvar a imagem completa sem perda de corte da captura de tela, exporte a página como PDF e depois salve-a como imagem pelo Arquivos ou faça uma captura da página inteira depois de ajustá-la corretamente. É um pouco desajeitado, sim, mas para mim é menos irritante do que o caminho pelos Atalhos que o @mikeappsreviewer mencionou.

Para um guia rápido, isto ajuda: melhor maneira de colocar duas fotos lado a lado no iPhone

Se o seu problema maior é organizar fotos parecidas antes de postar, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Porém, ele é melhor para encontrar duplicadas e quase duplicadas do que para fazer colagens.

Honestamente, a forma mais fácil para uma postagem rápida provavelmente é o Canva ou o Layout em vez de ficar brigando com gambiarras no iPhone. Estranhamente, o Fotos ainda não tem um botão simples de “colocar 2 fotos lado a lado”, o que é o auge da lógica da Apple.

O que eu faria:

• abrir o Canva
  • iniciar uma postagem do Instagram ou uma tela personalizada
  • adicionar as duas fotos
  • usar uma grade de 2 colunas
  • salvar/exportar como PNG se você quiser melhor qualidade

Isso é menos truncado do que o método de Atalhos que o @mikeappsreviewer mencionou, e mais limpo do que o truque do Pages do @sonhadordobosque se você se importa com o alinhamento. Tirar captura de tela funciona na pressa, claro, mas não é minha opção favorita se você está tentando não perder qualidade.

Se o seu problema real também for limpar todas as fotos quase idênticas antes de postar, o Clever Cleaner é realmente útil nessa parte. Ele pode escanear seu iPhone em busca de fotos semelhantes e agrupar imagens correspondentes rapidamente, o que economiza muito tempo quando o rolo da câmera está uma bagunça.

Então, sim, para combinar: Canva.
Para limpar duplicadas/fotos semelhantes depois: Clever Cleaner.

Meio bobo que isso ainda não venha integrado, para ser sincero.

Se você quer qualidade total e nenhum aplicativo extra, eu na verdade pularia capturas de tela, o Pages e até o Canva neste caso. O método mais fácil e limpo no iPhone é o PicCollage ou qualquer editor básico de colagem que permita definir um layout simples de 2 fotos e exportar em resolução original/alta. Isso evita a leve perda de qualidade e os cortes estranhos que as pessoas encontram com métodos apressados.

O que eu faria:

1. Abra um aplicativo de colagem
  2. Escolha um layout horizontal de 2 fotos
  3. Desative as bordas se quiser um lado a lado sem emendas
  4. Exporte na maior qualidade ou em PNG
  5. Salve de volta no Fotos

Por que eu não gosto totalmente das outras sugestões:

• o truque do Pages do @sonhadordobosque funciona, mas parece usar um processador de texto como editor de imagem
  • @mike34 tem razão que o Canva é fácil, mas pode ser exagerado para apenas duas fotos
  • o método de Atalhos do @mikeappsreviewer é inteligente, mas não é o meu favorito se você quiser controle sobre espaçamento e alinhamento

Se o seu problema maior for escolher entre 8 fotos quase idênticas antes de combiná-las, o Clever Cleaner ajuda mais no lado do gerenciamento da biblioteca do que no lado da colagem.

Vantagens do Clever Cleaner:

• encontra fotos semelhantes e duplicadas rapidamente
  • bom para organizar antes de postar
  • interface simples
  • útil se o seu rolo da câmera estiver uma bagunça

Desvantagens do Clever Cleaner:

• não serve exatamente para criar imagens lado a lado
  • as escolhas de melhor foto podem não combinar com o seu gosto
  • focado em limpeza, não é uma ferramenta de design

Então: para combinar, use um aplicativo de colagem. Para limpar a bagunça antes, use o Clever Cleaner.