Meu iPhone de repente começou a mostrar uma mensagem de que a memória está cheia, e agora não consigo tirar fotos, baixar apps nem instalar atualizações. Já apaguei algumas fotos e apps, mas o aviso de armazenamento continua voltando. Preciso de ajuda para descobrir o que realmente está usando o armazenamento do meu iPhone e a melhor forma de liberar espaço sem perder nada importante.
Eu continuava vendo o alerta “Armazenamento do iPhone Cheio” mesmo depois de passar meia hora apagando coisas. A parte confusa é a seguinte: o iOS muitas vezes continua contando arquivos que você achava que já tinham sumido. Então o aviso volta e parece que está com defeito.
Do que o alerta está falando
No iPhone, essa mensagem é sobre espaço de armazenamento. Não é sobre RAM.
As pessoas confundem isso o tempo todo. RAM é o espaço de trabalho de curto prazo que o celular usa enquanto os apps estão abertos. Armazenamento é o espaço de longo prazo onde ficam suas fotos, vídeos, apps, downloads e anexos de mensagens. Se o iOS diz que está cheio, significa armazenamento.
Por que apagar fotos às vezes não muda nada
Isso me pegou de surpresa na primeira vez. No Fotos, apagar um item não o remove imediatamente. O iOS o move para Apagados Recentemente e o deixa lá por 30 dias. Durante esses 30 dias, ele ainda ocupa a mesma quantidade de armazenamento.
Se você quiser recuperar o espaço agora, faça isto:
- Abra o Fotos
- Toque em Álbuns
- Role até Apagados Recentemente em Utilitários
- Toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo
Até você limpar essa pasta, seu celular ainda estará mantendo esses arquivos.
Outros lugares onde o espaço é consumido
Eu normalmente verifico Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone. Espere um pouco até a barra de armazenamento terminar de carregar. Se você vir uma seção grande chamada Dados do Sistema ou Outros, normalmente são caches de apps, arquivos temporários, vozes da Siri e sobras que o iOS mantém por mais tempo do que você esperaria.
Reiniciar ajuda mais vezes do que as pessoas imaginam. Já vi os Dados do Sistema diminuírem depois de uma reinicialização, sem brincadeira.
Alguns outros pontos que valem a pena verificar:
- Mensagens. Abra Armazenamento do iPhone, toque em Mensagens e depois verifique Revisar Anexos Grandes. Vídeos antigos em conversas por texto se acumulam rápido.
- Safari. Vá em Ajustes, depois Safari, depois Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso limpa os arquivos em cache do navegador.
- Apps não usados. Em Armazenamento do iPhone, use Desinstalar Apps Não Usados se quiser remover o app, mas manter os dados dele para depois.
Uma coisa em que eu não confiaria
Se você receber um aviso de armazenamento dentro do Safari enquanto navega, ou enquanto assiste a algum vídeo aleatório, e ele disser que seu SIM está danificado ou mostrar uma contagem regressiva, ignore. Isso não é um alerta da Apple. É uma página de golpe.
Um aviso real de armazenamento do iPhone aparece como um alerta normal do sistema iOS ou dentro de Ajustes. Se vier de uma página da web, não toque nele.
Quando as ferramentas integradas deixam de ser úteis
Essa foi a parte que achei irritante. A Apple mostra quanto espaço cada app usa, mas não quais arquivos exatos estão acabando com seu armazenamento. Você não tem uma forma limpa de ordenar sua biblioteca por tamanho de arquivo. Também não recebe muita ajuda para encontrar fotos quase duplicadas, a menos que fique rolando para sempre.
Clever Cleaner preencheu essa lacuna melhor do que eu esperava. Usei primeiro a seção Heavies. Ela colocou os maiores arquivos de mídia no topo, então as gravações de tela gigantes e os clipes em 4K apareceram rápido, em vez de ficarem enterrados em anos de bagunça do rolo da câmera. Depois conferi Similars, que agrupou fotos quase iguais e escolheu uma Melhor Foto de cada conjunto. Isso me poupou de organizar sequências de fotos uma por uma. Ele mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, o que eu gostei, e o processamento fica no próprio celular.
Depois que limpei cerca de 12 GB ali e esvaziei Apagados Recentemente, o aviso parou de aparecer. Meu celular também pareceu menos lento, o que eu não esperava.
Se o alerta ainda aparecer mesmo quando há espaço livre
Já vi casos em que Ajustes mostra armazenamento livre e o aviso continua aparecendo. Quando isso acontece, parece mais uma falha de sincronização ou de relatório do que uma falta real de armazenamento.
A correção é irritante, mas costuma funcionar:
- Faça um backup completo no iCloud ou no computador
- Apague o iPhone
- Restaure a partir do backup
Isso força o iOS a recalcular o armazenamento do zero. Eu deixaria isso por último, mas se nada mais corrigir o aviso fantasma, esse é o passo que eu tentaria.
Se o aviso continua voltando depois de apagar coisas, eu verificaria duas coisas que muita gente deixa passar.
Primeiro, seu iPhone precisa de margem para funcionar, não apenas de espaço livre. Atualizações do iOS, processamento de fotos e instalação de apps costumam falhar quando você tem menos de 3 a 5 GB disponíveis. Se você só liberou 500 MB ou 1 GB, o alerta costuma voltar rápido.
Segundo, os dados sincronizados levam tempo para se estabilizar. Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud e apps como o WhatsApp costumam baixar novamente ou reindexar dados, então o número no armazenamento fica variando por um tempo.
Algumas soluções que eu tentaria, diferentes do que o @mikeappsreviewer listou:
- Desative e ative novamente a sincronização do Fotos do iCloud por um minuto e depois verifique o armazenamento de novo. Às vezes o índice da biblioteca trava.
- Verifique o Mail. O app Mail da Apple armazena anexos grandes e cópias offline. Remova contas de e-mail antigas se alguma estiver despejando uma tonelada de dados.
- Exclua o conteúdo baixado dentro dos apps, não os apps em si. Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts e apps de mapas armazenam gigabytes silenciosamente.
- Verifique o app Arquivos, Downloads, No Meu iPhone e iCloud Drive. ZIPs, PDFs e edições de vídeo ficam escondidos ali.
- Abra o Gravador, GarageBand, iMovie, CapCut ou apps parecidos. Esses projetos consomem espaço rápido.
- Se você usa WhatsApp ou Telegram, limpe a mídia nas configurações do próprio app. Apagar o app é exagero para a maioria das pessoas.
Eu meio que discordo do conselho comum de “apague algumas fotos e reinicie”, porque isso geralmente libera espaço demais pouco para fazer diferença. Você precisa de um corte maior, e rápido.
Se a sua biblioteca de fotos for o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas mais rápido. Esta análise explica bem: veja por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps gratuitos para limpar iPhone
Mais uma coisa. Se Ajustes mostrar espaço livre, mas as atualizações ainda falharem, saia da App Store, reinicie e depois entre novamente. Já vi downloads de atualização travarem e simularem um problema de armazenamento. Irritante, mas acontece.
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu disseram: às vezes o problema não é o que você apagou, é o que o iOS está tentando criar.
Quando o armazenamento fica criticamente baixo, o telefone não consegue criar arquivos temporários para fotos da câmera, instalações de apps ou preparação de atualizações. Então, mesmo que você tenha liberado “algum” espaço, ele ainda pode agir como se estivesse cheio. Na minha experiência, geralmente você precisa liberar uma boa quantidade de uma vez, não ir beliscando pelas bordas.
Algumas coisas extras para tentar que não foram muito abordadas:
- Desative as Live Photos por enquanto. Cada foto é maior do que as pessoas imaginam.
- Nas configurações da Câmera, mude a gravação de 4K para 1080p se você vive perto do limite de armazenamento.
- Verifique se o Podcasts baixou automaticamente um monte de episódios antigos. Esse app é traiçoeiro.
- Veja no Notas se há notas com digitalizações ou anexos. Eles podem ficar estranhamente enormes.
- Se você usa o iCloud Drive, verifique se arquivos grandes não estão mantidos baixados localmente.
- Tente sincronizar o iPhone com um Mac ou PC uma vez. Já vi os números de armazenamento se atualizarem depois de uma sincronização com cabo, por mais estranho que pareça.
Eu meio que discordo da ideia de “apagar tudo e restaurar” a menos que nada mais funcione. Isso é um saco, e para a maioria das pessoas o problema real são vídeos gigantes, mídia baixada ou bibliotecas de fotos inchadas.
Se as fotos forem o principal culpado, o Clever Cleaner é honestamente uma das formas mais rápidas de encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e fotos parecidas sem ficar fuçando para sempre no app Fotos. Isso é muito mais útil do que apagar apps aleatoriamente que você só vai reinstalar depois.
Além disso, se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone é mais fácil de acompanhar do que ficar mexendo nas Configurações às cegas.
E sim, “memória cheia” no iPhone quase sempre significa armazenamento, não memória de verdade. A Apple realmente poderia rotular isso melhor.
Eu verificaria uma coisa que nenhum dos outros realmente destacou: caches locais corrompidos por atualizações com falha. Se uma atualização do iOS ou um download da App Store foi interrompido, o telefone pode continuar reservando armazenamento de forma incorreta.
Tente este caminho:
- Ajustes > App Store > desative os downloads automáticos
- Apague qualquer atualização do iOS parcialmente baixada em Armazenamento do iPhone
- Force a reinicialização
- Conecte à energia e ao Wi-Fi
- Espere 15 minutos e depois verifique o armazenamento novamente
Discordo um pouco de partir para apagar e restaurar cedo demais. Normalmente, o problema de armazenamento fantasma cheio são arquivos de atualização em cache, não uma falha total do sistema.
Verifique também:
- app Livros para PDFs e audiolivros baixados
- app Música para downloads sem perda
- apps de câmera de terceiros armazenando suas próprias bibliotecas
- exportações de álbuns compartilhados nos ajustes do Fotos
@viajantedoceu, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer cobriram bem as coisas grandes mais comuns. Meu ponto é que downloads com falha podem simular uma crise de armazenamento.
Se a sua biblioteca for a principal bagunça, Clever Cleaner é útil para localizar vídeos muito grandes e duplicatas rapidamente.
Prós:
- limpeza visual rápida
- bom para fotos duplicadas ou semelhantes
- mais fácil do que vasculhar o Fotos manualmente
Contras:
- menos útil para caches de apps
- ainda exige que você revise antes de apagar
- não corrige bugs mais profundos de armazenamento do iOS por si só
Se nada disso funcionar, sincronize uma vez com um computador antes de fazer uma redefinição completa. Isso às vezes força o recálculo do armazenamento.