Estou tentando liberar espaço de armazenamento no iPhone e quero excluir permanentemente os itens movidos para a lixeira do Fotos, Mensagens e app Arquivos de uma só vez. Apaguei um monte de coisas, mas ainda parece que elas continuam em Apagados Recentemente ou nas pastas de lixo. Existe uma forma de esvaziar tudo de uma vez, ou tenho que fazer isso separadamente em cada app?
A parte confusa é que os iPhones não têm exatamente uma única lixeira como um PC. Não existe uma lixeira na tela inicial para onde tudo vai. A Apple gerencia os itens apagados app por app, então você acaba com várias pastas separadas de Apagados Recentemente. E até que elas sejam esvaziadas, os arquivos muitas vezes ainda ocupam espaço.
Se o seu armazenamento está quase cheio, eu começaria pelo Fotos. Geralmente é onde os maiores arquivos ficam escondidos. Abra o Fotos, vá até Álbuns ou Coleções, depois role para baixo até Utilitários e abra Apagados Recentemente. Nas versões mais novas do iOS, você provavelmente vai precisar do Face ID ou do seu código para entrar. A partir daí, toque em Selecionar, toque no menu de três pontos e escolha Apagar Tudo. Caso contrário, esses vídeos e fotos apagados podem ficar lá por cerca de 30 dias, ainda usando armazenamento.
Mensagens é outro lugar que muita gente deixa passar. Desde o iOS 16, as conversas apagadas também têm sua própria área de Apagados Recentemente. Abra o Mensagens, toque em Editar no canto superior esquerdo e depois escolha Mostrar Apagados Recentemente. Se você tiver conversas antigas com fotos, vídeos ou outros anexos, essa pasta pode ser muito maior do que você imagina. Você precisa selecionar as mensagens e apagá-las de novo se quiser removê-las de vez.
Também verifique Arquivos e Notas. Em Arquivos, vá em Explorar e procure em Localizações por Apagados Recentemente. Em Notas, volte para a tela principal de Pastas e procure por Apagados Recentemente lá. A ideia geral é a mesma: os itens apagados ficam por um tempo, a menos que você os remova manualmente.
Passei por isso com meu iPhone 13 Pro há alguns meses. Ele começou a travar, os apps fechavam sozinhos, e até abrir a câmera parecia lento. No fim, ficar quase sem armazenamento pode fazer o celular inteiro parecer ruim de usar, porque o iOS ainda precisa de espaço para cache, arquivos temporários e processos normais em segundo plano.
No começo tentei limpar tudo manualmente, mas ficar pulando entre Fotos, Mensagens, Arquivos, Notas e outros apps cansou rápido. Parecia que eu limpava uma coisa e depois encontrava outro monte escondido em algum outro lugar.
Se você não quiser ficar procurando em todos esses menus, o Clever Cleaner é o app gratuito de limpeza que acabei usando. Sem anúncios, sem assinatura, sem bloqueio por pagamento. A parte útil para mim foi que ele mostrava os tamanhos reais dos arquivos, então eu conseguia ver o que valia a pena apagar em vez de ficar adivinhando.
A aba Heavies organiza seus maiores vídeos e fotos por tamanho, o que facilita encontrar o que está ocupando mais espaço. A aba Similars também é boa se você tira várias fotos quase idênticas e esquece de limpá-las depois. Ela agrupa fotos semelhantes para que você possa manter a melhor e apagar as extras. Ela também processa tudo no próprio celular em vez de enviar suas fotos para algum lugar, o que importa se você se preocupa com privacidade.
Depois de liberar cerca de 15 GB, meu celular voltou ao normal. Então sim, você mesmo pode esvaziar todas as pastas de Apagados Recentemente, mas se você tiver muita mídia e anexos, um app de limpeza simplesmente incomoda menos.
Mais uma coisa: se os Dados do Sistema ainda parecerem enormes depois que você limpar tudo, faça uma reinicialização forçada. Às vezes o iOS precisa ser reiniciado antes que arquivos de cache antigos e logs sejam realmente removidos. Boa sorte, espero que você consiga recuperar seu espaço.
O armazenamento pode não diminuir imediatamente, especialmente se o Fotos do iCloud estiver sincronizando ou se o telefone ainda estiver recalculando a tela de armazenamento. Os outros estão certos ao dizer que não existe um botão mestre esvaziar toda a lixeira no iPhone, mas eu também teria cuidado com aplicativos de limpeza aqui: eles podem ajudar a encontrar fotos ou vídeos duplicados grandes, mas geralmente não conseguem esvaziar permanentemente a pasta Apagados Recentemente de todos os aplicativos para você, porque a Apple mantém essas áreas separadas. Para a parte de excluir para sempre, você ainda precisa limpar manualmente o Fotos, Mensagens, Arquivos, Notas e a própria lixeira de qualquer outro aplicativo. Depois disso, reinicie o telefone e verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone novamente mais tarde, não instantaneamente.
Se você usa Fotos do iCloud ou Mensagens no iCloud, tenha ainda mais certeza antes de esvaziar qualquer coisa, porque excluir para sempre também pode significar que sumiu dos seus outros dispositivos Apple. Não existe um único botão de esvaziar a lixeira para todo o iPhone, então a resposta mais segura continua sendo app por app: Fotos, Mensagens, Arquivos, Notas etc.