O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e preciso excluir arquivos para liberar espaço sem remover acidentalmente fotos, documentos ou dados de aplicativos dos quais ainda preciso. Não tenho certeza de quais arquivos são seguros para excluir nem da melhor forma de fazer backup dos dados importantes primeiro. Estou procurando ajuda com as etapas mais seguras para limpar o armazenamento do iPhone sem perder nada importante.
Sempre achei a limpeza de arquivos no iPhone meio travada. Depois que descobri onde a Apple esconde as coisas, deixou de parecer aleatório.
Como apagar arquivos pelo app Arquivos no iPhone
O app Arquivos é onde eu normalmente encontro PDFs, arquivos ZIP, downloads do Safari e anexos que salvei do Mail.
Se você quiser remover um arquivo ou uma pasta:
- Abra o app Arquivos e vá até o item.
- Toque e segure o arquivo ou a pasta.
- Espere o menu aparecer. No iOS 18, percebi que Apagar costuma ficar perto da parte inferior em vermelho com um ícone de lixeira.
- Toque em Apagar.
Se você estiver limpando vários de uma vez:
- Toque no botão de três pontos no canto superior direito.
- Escolha Selecionar.
- Toque em cada arquivo que você quer remover.
- Toque no ícone de lixeira na parte inferior.
Como apagar uma pasta em Arquivos
As pastas funcionam do mesmo jeito. Eu toco e seguro a pasta, deslizo para baixo e depois toco em Apagar. Se você quiser manter a pasta, mas esvaziá-la, abra-a primeiro, use Selecionar Tudo e depois apague o conteúdo dentro dela.
Quando um arquivo se recusa a ser apagado
Já passei por isso mais de uma vez. Um arquivo ainda aparece, mas ele já foi movido ou sincronizado pelo iCloud. O app Arquivos só ainda não atualizou, então você está vendo uma entrada antiga.
- Feche o app Arquivos completamente e depois abra-o de novo.
- Se o arquivo ainda estiver lá, reinicie o iPhone.
- Depois de reiniciar, o iOS normalmente atualiza o que está armazenado no telefone.
Como remover arquivos locais sem apagá-los do iCloud
Se você vir um ícone de nuvem ao lado de um arquivo, ele também está no iCloud. Se você tocar em Apagar, ele desaparece de todos os dispositivos que usam seu Apple ID. Aprendi isso da pior forma.
Se o seu objetivo é liberar espaço no telefone, procure por Remover Download. Isso mantém o arquivo no iCloud Drive e remove apenas a cópia local do iPhone. Depois, você toca nele e ele é baixado novamente.
Por que o espaço de armazenamento não diminui na hora
Essa parte confunde muita gente. O iOS mantém os arquivos apagados em Apagados Recentemente por 30 dias. Até você limpar isso, o armazenamento muitas vezes ainda continua sendo contabilizado.
O que eu faço quando preciso de espaço agora:
- Abra Arquivos.
- Vá para a aba Explorar.
- Encontre Apagados Recentemente em Locais.
- Toque nos três pontos.
- Escolha Selecionar e depois Apagar Tudo.
O Fotos faz a mesma coisa. Fotos e vídeos apagados vão para a própria seção Apagados Recentemente, então você também precisa esvaziá-la separadamente.
Por que limpar o app Arquivos quase não ajuda
Pelo que vi no meu próprio telefone, documentos quase nunca eram o principal problema. Vídeos eram. Um clipe antigo em 4K ocupava mais espaço do que uma pilha de PDFs. Fotos em sequência eram outra bagunça. Você acha que está apagando arquivos inúteis, aí o armazenamento mal se mexe. Bem irritante, pra falar a verdade.
O álbum Duplicados integrado no Fotos só detecta cópias exatas. Clever Cleaner verifica mais a fundo e não cobra nada. Sem anúncios, sem barreira de assinatura pelo que vi.
As duas partes de que mais gostei foram estas. Heavies organiza primeiro os maiores itens e mostra os tamanhos dos arquivos, então os piores aparecem rápido. Similars agrupa fotos quase idênticas e escolhe uma Melhor Foto, o que me ajudou a apagar aquelas sequências acidentais sem precisar revisar cada imagem uma por uma. Também existe uma visualização por deslize em que você organiza mês a mês, para a esquerda apaga, para a direita mantém. O processamento fica no dispositivo, então nada é enviado para outro lugar.
Mais uma observação, porque isso já me pegou uma vez. Se você apagar coisas em Arquivos e depois limpar fotos com Clever Cleaner, o total de armazenamento ainda pode não mudar até você esvaziar as duas pastas de Apagados Recentemente, uma em Arquivos e outra em Fotos.
Comece com um backup. Se você pular esta parte, corre o risco de apagar a coisa errada.
Melhor ordem de baixo risco:
-
Sincronize fotos e arquivos primeiro.
Use iCloud, Google Fotos, OneDrive ou copie para um Mac ou PC.
Para fotos, verifique se a sincronização terminou antes de apagar qualquer coisa.
Para arquivos, confirme que eles abrem pela nuvem ou no computador. -
Verifique o Armazenamento do iPhone.
Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
Isso mostra o que está ocupando espaço. Na maioria dos celulares, Fotos, Mensagens, apps e mídia ocupam muito mais do que Arquivos. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. -
Apague as coisas seguras primeiro.
Bons alvos:
downloads do Safari
PDFs antigos que você já salvou em backup
anexos grandes de mensagens
vídeos offline da Netflix, YouTube, Spotify, Podcasts
dados de sites do Safari
Esses fazem menos falta se forem removidos. -
Descarregue apps, não os apague.
Este é o truque mais seguro. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, toque em um app e depois em Desinstalar App.
Você mantém os documentos e os dados do app. O app em si é removido até você reinstalá-lo. Isso economiza bastante espaço se você tiver apps grandes. -
Revise as Mensagens.
Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens.
Apague vídeos grandes e anexos por lá. Um clipe 4K de 2 minutos costuma ter de 300 MB a 700 MB. Alguns desses já enchem o armazenamento rapidinho. -
Para fotos, organize por tamanho primeiro.
Eu não gosto de apagar de Arquivos primeiro, a menos que você saiba que seus documentos são o problema. Fotos e vídeos geralmente são a principal questão.
As dicas da Apple para limpar o armazenamento estão aqui:
melhores formas de liberar espaço no iPhone com segurança
Se sua biblioteca estiver bagunçada, o Clever Cleaner ajuda a encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas mais rápido. Isso é mais seguro do que apagar aleatoriamente, porque você vê primeiro o que ocupa mais espaço.
- Esvazie as áreas de lixeira.
Arquivos Apagados Recentemente.
Fotos Apagados Recentemente.
Se não fizer isso, o armazenamento não voltará na mesma hora.
Regra importante. Se tiver um ícone de nuvem, apagar remove do iCloud também, a menos que você escolha remover download. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois disseram: antes de apagar qualquer coisa, descubra se o problema são arquivos reais ou inchaço do sistema. As pessoas saem caçando no app Arquivos e acabam economizando 200 MB, enquanto lixo em cache de apps está consumindo 8 GB. Essa é a parte que o iPhone deixa irritantemente vaga.
O que normalmente é seguro remover sem perder dados importantes:
- downloads da Lista de Leitura do Safari
- dados de cache/histórico do navegador
- mapas baixados
- episódios de podcast
- músicas salvas offline
- downloads de apps de streaming
- memorandos de voz antigos que você já exportou
- caches de apps, se o app permitir limpá-los
O que eu não apagaria em massa:
- qualquer coisa no app Arquivos que você não abriu e verificou
- anexos do Notas
- mídia do WhatsApp/Telegram, a menos que esteja com backup
- arquivos de projeto do GarageBand, iMovie ou CapCut
- qualquer coisa com símbolo de nuvem, a menos que você saiba a diferença entre apagar e remover a cópia local
Além disso, tenho uma pequena discordância com o conselho de simplesmente descarregar apps. Descarregar é útil, sim, mas alguns apps baixam dados extras de novo depois, então o ganho de armazenamento pode ser temporário. É melhor do que apagar às cegas, mas não é mágica.
Na minha opinião, a melhor jogada de backup:
- conecte a um Mac ou PC e faça um backup completo criptografado
- depois copie separadamente coisas insubstituíveis, como fotos/documentos, para o iCloud Drive, Google Drive ou OneDrive
Assim, mesmo se você fizer besteira, não vai ficar ferrado.
Se fotos/vídeos forem os principais culpados, use o Clever Cleaner para organizar os maiores arquivos, duplicatas e fotos parecidas antes de apagar. Isso é mais seguro do que sair tocando em tudo com sono. Isto também ajuda: veja como limpar rapidamente o armazenamento do iPhone
Minha regra: apague os downloads primeiro, otimize a mídia em segundo lugar, mexa nos documentos por último. Essa ordem causa menos arrependimentos.
Um ângulo que falta de @voyageurdubois, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer: verifique o Mail e os apps de projetos de voz/vídeo. Eles são consumidores de espaço sorrateiros.
O que eu faria antes de mexer em arquivos pessoais:
- No Mail, remova anexos gigantes ou mensagens antigas baixadas de contas que você pode sincronizar novamente depois.
- Abra apps como iMovie, CapCut, GarageBand, Lightroom, Canva ou editores de podcast. Os arquivos exportados e os caches de projeto deles podem ser enormes.
- Em Fotos, revise as gravações de tela separadamente. Elas costumam ser esquecidas e absurdamente grandes.
- Em apps de Livros ou do tipo Kindle, exclua livros/PDFs baixados que você pode baixar de novo.
Discordo um pouco da ideia de que o “app Arquivos geralmente quase não ajuda”. Se você usa muito os downloads do Safari, o Arquivos pode perfeitamente ser o principal culpado.
Sobre o Clever Cleaner:
Prós: classificação rápida por tamanho, útil para fotos semelhantes, mais fácil do que procurar manualmente.
Contras: melhor para limpar fotos/vídeos, menos útil para limpar cache de apps, e eu ainda não confiaria cegamente em qualquer limpador sem revisar as seleções.
Então minha ordem seria:
- Backup
- Verificar downloads/projetos específicos de apps
- Apagar gravações de tela e mídia
- Usar o Clever Cleaner para bagunça de fotos
- Mexer nos documentos do Arquivos por último, a menos que você saiba que são lixo
Regra mais segura: se você não consegue identificar em 2 segundos, ainda não apague.