Baixei vários arquivos no Safari no meu iPhone e achei que os tivesse excluído, mas eles ainda parecem aparecer na pasta Downloads ou ocupar espaço de armazenamento. Preciso de ajuda para descobrir como remover completamente os downloads do Safari, limpar quaisquer arquivos restantes e garantir que tenham sido apagados de vez.
Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone. Se você está acostumado com um computador com uma única pasta Downloads bem organizada, o iOS parece espalhado e meio burro.
A versão curta é esta. Seus arquivos baixados geralmente ficam divididos entre os armazenamentos dos apps. A Apple mantém os apps isolados uns dos outros, então não existe um lugar universal mostrando todos os arquivos que você baixou.
A primeira coisa que encontrei foi o app Arquivos. Abra-o, toque em Explorar e depois procure em No Meu iPhone e iCloud Drive. Os downloads do Safari normalmente vão parar em uma pasta chamada Downloads dentro de um desses locais.
Uma coisa me confundiu. O Chrome e o Firefox às vezes guardam arquivos nas próprias pastas deles em No Meu iPhone. Fiquei meia hora procurando um PDF antes de perceber que o Chrome tinha jogado ele na própria pasta em vez da pasta Downloads normal. Então, se a pasta do Safari parecer vazia, confira também as pastas específicas do navegador.
Tem outra parte irritante no Safari. Você toca na setinha para baixo perto da barra de endereço, abre Downloads e depois desliza os itens para removê-los. Parece que apagou. Muitas vezes não apagou. No meu caso, isso limpou a lista, não o arquivo em si. Se você quiser recuperar o espaço de armazenamento, apague o arquivo pelo app Arquivos, não só pela lista de downloads do Safari.
E não, o espaço nem sempre volta na hora. O iPhone mantém as coisas apagadas em Apagados Recentemente por 30 dias. É a mesma ideia da lixeira em um computador. Então, se o seu objetivo é liberar armazenamento, faça também este segundo passo:
Em Arquivos, volte para Explorar, abra Apagados Recentemente e depois remova tudo dali.
Faça o mesmo em Fotos. Role para baixo em Álbuns até encontrar Apagados Recentemente e depois esvazie. Eu esqueci dessa parte uma vez e fiquei me perguntando por que o número do meu armazenamento quase não mudou. Depois me senti idiota.
O que me fez ligar para isso foi o desempenho. Há alguns meses meu celular ficou lento de um jeito que dava para sentir. A câmera demorava mais para abrir. Os apps fechavam sozinhos. Lentidão geral por todo lado. Depois de fuçar um pouco, descobri que o principal motivo era o pouco armazenamento livre. iPhones ficam estranhos quando o espaço livre aperta porque o sistema precisa de espaço para arquivos temporários e processos em segundo plano.
Tentei limpar manualmente. Foi um trabalho demorado. Apagava alguns PDFs, removia um vídeo, conferia o armazenamento, quase nenhuma mudança. Então comecei a testar apps de limpeza, que normalmente evito porque a maioria deles está cheia de avisos irritantes, anúncios ou armadilhas de assinatura. O que continuei usando foi o Clever Cleaner.
O que o tornou útil para mim foi simples. Ele não me bloqueou com paywalls e processa os dados no dispositivo, então minhas coisas não estavam sendo enviadas para outro lugar.
A aba que mais usei foi Pesados. Ela organizava a mídia por tamanho de arquivo, o que deixou o problema óbvio rapidamente. Encontrei gravações de tela antigas, clipes longos baixados e arquivos grandes aleatórios que eu tinha esquecido que existiam. Ver o tamanho exato ao lado de cada item ajudou porque eu não estava apagando no escuro.
Também aproveitei a aba Similares. Ela agrupava fotos quase duplicadas, daquelas que você faz quando tira oito fotos da mesma coisa tentando conseguir uma imagem decente. Ela escolhia a melhor foto e deixava a limpeza menos cansativa.
Depois que limpei cerca de 20 GB e esvaziei as duas pastas de Apagados Recentemente, meu celular voltou ao normal. Menos travamentos. Menos falhas de apps. A câmera voltou a abrir rápido.
Se você quiser a ordem mais prática, eu faria assim:
1. Abra Arquivos.
2. Verifique No Meu iPhone.
3. Verifique iCloud Drive.
4. Abra qualquer pasta Downloads que encontrar.
5. Verifique as pastas do Chrome ou Firefox se você usa esses navegadores.
6. Apague o que você não precisa.
7. Esvazie Apagados Recentemente em Arquivos.
8. Esvazie Apagados Recentemente em Fotos.
9. Se sua biblioteca de mídia estiver um caos, use o Clever Cleaner para localizar mais rápido os maiores arquivos e duplicados.
Se o seu iPhone estiver lento e o armazenamento quase cheio, eu olharia isso primeiro. Foi isso que resolveu no meu.
Se os arquivos ainda aparecem no armazenamento depois que você os excluiu pelo pop-up de downloads do Safari, verifique primeiro a própria configuração do Safari. Esta é a parte que as pessoas costumam pular.
Vá em Ajustes, Safari, Downloads. Veja onde o Safari salva os arquivos. Se estiver como iCloud Drive, excluir apenas pela visualização no iPhone não vai resolver se o arquivo ainda estiver no iCloud. Se estiver como No Meu iPhone, o arquivo é local.
Depois faça isto.
- Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
- Espere o gráfico de armazenamento carregar.
- Toque em Arquivos.
- Veja se o tamanho parece alto demais.
- Toque em Safari também, porque os dados em cache de sites costumam ser culpados pelos downloads.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Pouco armazenamento costuma ser o problema, mas o cache do Safari geralmente é o verdadeiro vilão oculto, não o arquivo baixado em si. Um PDF de 20 MB é pequeno. Um cache inflado do Safari e dados de leitura offline podem ocupar muito mais espaço com o tempo.
Experimente esta limpeza também.
- Ajustes, Safari.
- Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
- Depois toque em Avançado, Dados dos Sites.
- Remova os dados restantes dos sites se ainda houver algo.
Se um arquivo continuar reaparecendo, verifique se a sincronização do app Arquivos está ativada para o iCloud Drive. O item pode estar sendo sincronizado novamente a partir de outro dispositivo Apple. Isso já aconteceu comigo com um arquivo zip. Excluí no iPhone e ele voltou. Irritante pra caramba.
Para problemas persistentes de armazenamento, reinicie o celular depois de excluir. Os números de armazenamento do iOS às vezes demoram para atualizar. É idiota, mas é verdade.
Se o seu objetivo é liberar espaço rápido, e não caçar um arquivo de cada vez, o Clever Cleaner ajuda a identificar mídias grandes e lixo mais rápido. Para mais opções, esta lista de melhores aplicativos gratuitos de limpeza para iPhone para liberar armazenamento vale a pena conferir.
Então, a correção completa é: verifique o local de download do Safari, remova o arquivo lá, limpe os dados de sites do Safari, confirme que o iCloud não está sincronizando tudo de novo e depois reinicie. Isso geralmente resolve essa porcaria de eu apaguei, mas ainda está aqui.
O que @mikeappsreviewer e @mike34 abordaram está quase todo certo, mas uma coisa que eu acrescentaria é o seguinte: às vezes o arquivo nem está realmente travado no Safari. Ele só está sendo indexado no Spotlight ou ainda está vinculado a outro app que o abriu.
Tente verificar as informações reais do arquivo no app Arquivos. Pressione e segure o download, toque em Informações e veja onde ele está salvo. Se aparecer uma pasta dentro de Pages, VLC, Adobe etc., apagar em Downloads não vai remover essa versão copiada. O iOS adora criar pequenos montes caóticos de duplicatas.
Veja também este lugar meio estranho:
Arquivos > Explorar > três pontos > Selecionar > ordenar por Tamanho
Isso facilita encontrar arquivos grandes restantes que não parecem óbvios pelo nome.
Eu meio que discordo do @mike34 sobre o cache ser sempre o principal culpado. Às vezes realmente são só arquivos duplicados salvos por outros apps depois de serem abertos uma vez. Isso acontece muito com arquivos zip, PDFs e vídeos.
Se o armazenamento ainda parecer errado depois de apagar:
- force o fechamento de Arquivos e Safari
- reinicie o iPhone
- espere alguns minutos para o armazenamento recalcular
Se você quiser uma forma mais rápida de descobrir o que realmente está ocupando espaço, o Clever Cleaner é bom para escanear mídia grande e lixo duplicado sem um monte de bobagem. Além disso, este tópico sobre avaliações reais de usuários do Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone vale a pena conferir.
Então é isso, não apague só pela lista do Safari. Verifique o caminho real do arquivo, procure cópias feitas por apps e depois deixe o iOS se atualizar. Essa geralmente é a parte que o pessoal deixa passar.
Uma coisa extra que nenhum de @mike34, @andarilhonoturno ou @mikeappsreviewer realmente destacou: Os arquivos podem continuar baixados para uso offline dentro de outro app mesmo depois de você excluir o original. Isso é super comum com PDFs no Books, vídeos no VLC ou documentos abertos pelo Drive/Dropbox.
Verifique estes lugares:
- Apple Books → Biblioteca → PDFs/livros baixados
- App TV / apps de vídeo de terceiros → downloads offline
- Drive, Dropbox, OneDrive → arquivos Disponíveis offline
- Mail → anexos grandes que você salvou ou armazenou em cache
Além disso, se o Safari baixou um zip, excluir o zip não remove a pasta extraída. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Discordo um pouco da ideia de limpar os dados do Safari primeiro. É bom para liberar espaço, sim, mas se o seu problema for um arquivo teimoso, o problema real geralmente é uma cópia duplicada ou offline, não o cache.
Forma rápida de verificar:
- Pesquise o nome do arquivo em Arquivos
- Pesquise de novo no Spotlight
- Verifique o Books ou o app que o abriu
Se você só quer uma limpeza de armazenamento mais rápida, o Clever Cleaner é útil para encontrar mídias pesadas.
Prós: sensação de ser grátis, limpeza fácil por tamanho, bom para fotos/vídeos duplicados.
Contras: não é realmente para documentos de apps em todo lugar, não vai remover magicamente o arquivo offline privado de todos os apps, menos útil para PDFs/documentos pequenos.
Então, a versão de exclusão completa é: remover o download, esvaziar Apagados Recentemente, verificar pastas extraídas e depois procurar cópias offline específicas de apps. Essa geralmente é a peça que está faltando.