Como excluir todas as fotos do iPhone quando há milhares e o aplicativo trava?

Preciso de ajuda para apagar todas as fotos do meu iPhone porque há milhares armazenadas nele, e o app Fotos continua travando toda vez que tento selecioná-las ou removê-las. Estou tentando liberar espaço rapidamente, mas não consigo concluir o processo sem que o app trave. Qual é a maneira mais rápida e segura de apagar tudo de uma vez?

Encontrei isso em um iPhone lotado de fotos, algo em torno de 20.000 arquivos, e o Fotos virou um tijolo no segundo em que tentei fazer uma limpeza. A parte irritante é que o iOS ainda esconde a única coisa que as pessoas procuram primeiro, uma forma simples de apagar a biblioteca. Se você não souber a ordem, perde um tempão e o armazenamento continua travado.

Por que o armazenamento não diminui depois que você apaga fotos

É aqui que as pessoas se confundem. Quando você remove fotos da biblioteca principal, o iPhone não as apaga na hora. Ele as envia para Apagados Recentemente, e elas ficam lá por até 40 dias. Até você limpar esse álbum, o espaço livre muitas vezes continua o mesmo.

Para realmente liberar o armazenamento:

1. Abra o Fotos.
  2. Toque em Álbuns.
  3. Role para baixo até Apagados Recentemente em Utilitários.
  4. Toque em Selecionar.
  5. Toque em Apagar Tudo.

Se você pular Apagados Recentemente, o telefone ainda mantém os arquivos.

Por que o Fotos desmorona com bibliotecas enormes

Eu tentei aquela coisa de arrastar para selecionar. Funciona bem para algumas centenas de fotos. Com milhares, ficou feio rápido. Travamento, app parando de responder, congelamentos aleatórios. Mesmo em iPhones mais novos, a exclusão em massa engasga quando o armazenamento já está quase zerado.

O que me ajudou uma vez foi apagar primeiro um app grande, algum jogo que eu não abria havia meses. Isso deu ao iOS espaço suficiente para respirar, para que a exclusão das fotos terminasse em vez de travar no meio.

Se o método pela tela for doloroso demais, conecte o telefone a um Mac e use o Captura de Imagem. Você tem uma forma mais limpa de selecionar tudo e apagar de uma vez. No Windows, você pode passar pela pasta DCIM no Explorador de Arquivos. Funciona, embora eu já tenha visto agir de forma estranha se os drivers da Apple estiverem com problema.

Uma forma mais rápida quando a biblioteca é enorme

Quando a contagem de fotos chega aos milhares, o app padrão começa a parecer um castigo. Testei vários apps de limpeza e a maioria empurra você para uma assinatura antes mesmo de tocar na sua biblioteca. O que achei utilizável foi o Clever Cleaner. Sem anúncios. Sem paywall aparecendo a cada dois segundos.

O que eu fiz dentro do app:

1. Abra primeiro a seção Heavies. Ela organiza a biblioteca do maior arquivo para o menor, então os vídeos gigantes e as fotos inchadas vão para o topo.
  2. Comece por ali. Apagar 15 arquivos enormes muitas vezes libera mais espaço do que destruir 2.000 capturas de tela minúsculas.
  3. Depois verifique Similars. Ela agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou a mesma foto de recibo ou do pet oito vezes porque a primeira parecia borrada.
  4. Depois disso, abra Screenshots. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo, o que facilita jogar o lixo fora rapidamente.
  5. O app processa tudo no dispositivo. Nada vai para algum servidor externo, o que importava para mim porque capturas de tela tendem a incluir logins, dados bancários, mensagens, toda aquela bagunça privada que você esqueceu que estava ali.

A grande vantagem para mim foi usar Heavies primeiro, depois Similars. Isso trouxe resultados mais rápidos porque eu não estava apagando no escuro. Eu estava cortando os arquivos que comiam mais espaço.

Uma coisa para verificar antes de apagar qualquer coisa

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar do iPhone remove essas fotos do iCloud e dos outros dispositivos Apple vinculados à mesma conta. Essa parte pega muita gente.

Se o seu objetivo é tirar os arquivos do telefone sem perdê-los em todos os outros lugares, vá em Ajustes, depois Fotos, e procure por Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone e deixa os originais completos no iCloud.

Se você já copiou tudo para um PC, Dropbox ou Google Fotos, então apagar a biblioteca do telefone é bem menos arriscado. Mesmo assim, eu ainda conferiria duas vezes se o backup terminou. Aprendi isso da pior forma uma vez. Nunca presuma que sincronizou só porque o app disse atualizando.

A última etapa importa mais do que as pessoas pensam. Limpe Apagados Recentemente quando terminar. É aí que a barra de armazenamento finalmente se mexe.

3 Likes

Ignore o app Fotos na primeira tentativa. Se ele travar com milhares de itens, é porque já está engasgando na indexação.

Faça isto em vez disso.

1. Reinicie o iPhone.
  2. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
  3. Espere o gráfico de armazenamento terminar de carregar.
  4. Se Fotos estiver enorme, verifique se aparecem “Revisar Vídeos Pessoais” ou sugestões de limpeza semelhantes. Exclua por lá primeiro. Esses menus costumam carregar quando o próprio Fotos não carrega.
  5. Desative o Modo Pouca Energia se estiver ativado. A indexação e a exclusão ficam ainda mais lentas quando o telefone está com desempenho reduzido.
  6. Mantenha o telefone conectado à energia.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre usar o Explorador de Arquivos do Windows como solução principal. Funciona, mas em bibliotecas lotadas já vi exclusões na DCIM falharem, deixarem arquivos para trás ou causarem uma bagunça de ressincronização. Um Mac é mais limpo se você tiver um, mas meu primeiro passo seria este:

Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos.
Se o Fotos do iCloud estiver ATIVADO e você não quiser apagar fotos de todos os dispositivos, pare aí e faça backup primeiro.
Se você só quer recuperar espaço no iPhone, mude para Otimizar Armazenamento do iPhone e deixe-o no Wi‑Fi e na energia por um tempo. Para muita gente, o armazenamento diminui sem exclusão em massa.

Se você ainda quiser apagar tudo, use um app de limpeza para remover os maiores arquivos em etapas. O Clever Cleaner é razoável para isso porque destaca rapidamente vídeos grandes, capturas de tela e duplicatas, o que importa quando o app padrão continua travando. Exclua de 200 a 500 itens por vez, não 10.000 de uma vez. O iOS lida melhor com lotes.

Além disso, se o armazenamento do seu telefone estiver com menos de 1 GB livre, exclua primeiro um app grande. iPhones ficam estranhos quando o armazenamento está quase zerado. Já tive um travando ao apagar fotos até eu remover um cache de podcasts de 6 GB. idiota, mas verdade.

Se você quiser a opinião de usuários sobre o Clever Cleaner, este tópico resume bem: veja o que usuários do Reddit relatam sobre o Clever Cleaner para limpeza rápida de fotos no iPhone

Última opção, feia mas eficaz. Faça backup do que precisar e depois apague o iPhone em Ajustes, Geral, Transferir ou Redefinir iPhone, Apagar Conteúdo e Ajustes. Se o seu único objetivo é recuperar espaço rapidamente, esta é a solução mais limpa. É uma bomba, sim, mas não trava no meio do caminho como o Fotos às vezes trava.

Na verdade, eu faria uma coisa antes da maior parte do que @mikeappsreviewer e @mike34 sugeriram: pare de abrir o Fotos repetidamente se ele congela toda vez. Às vezes isso só força o telefone a reindexar de novo e o deixa ainda mais lento.

Tente este caminho em vez disso:

• Ajustes > Câmera > Formatos > veja se você tem um monte de arquivos ProRAW/4K enormes causando o gargalo
  • Ajustes > Acessibilidade > Movimento > desative temporariamente os efeitos de reprodução automática
  • Depois, force a reinicialização do iPhone e deixe-o bloqueado, carregando, no Wi-Fi por um tempo para que a indexação se acalme

Além disso, se o seu objetivo é excluir tudo rapidamente, o método menos irritante fora do Fotos geralmente é fazer primeiro a solicitação de exportação de privacidade da Apple, se você está com medo de perder algo escondido no meio da bagunça. As pessoas pulam isso e se arrependem depois.

Outro ponto que quase ninguém menciona o bastante: se o Mensagens estiver armazenando milhares de imagens/vídeos recebidos, apagar só no Fotos pode não recuperar tanto espaço quanto você espera. Verifique:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens

Se você ainda precisa de uma limpeza em massa sem o app padrão travando, Clever Cleaner é provavelmente o meio-termo mais fácil porque permite atacar arquivos gigantes, duplicados e capturas de tela sem fazer o app Fotos carregar tudo de uma vez.

E se você quiser um passo a passo visual, este tutorial em vídeo fácil para apagar milhares de fotos do iPhone rapidamente é mais fácil de acompanhar do que ficar mexendo às cegas.

Sinceramente, quando o armazenamento do iPhone fica super cheio, o iOS fica meio burro. Não é um termo técnico, mas é preciso rs.

Eu divergiria de @mike34 e @cacadordeestrelas em um ponto: se o Fotos está travando, não continue lutando primeiro com a própria biblioteca, mas eu também não partiria direto para um apagamento completo, a menos que você realmente queira começar do zero.

Uma solução prática que está faltando aqui:

1. Vá em Ajustes > ID Apple > iCloud > Fotos.
  2. Desative o Fotos do iCloud temporariamente apenas se você já fez backup do que importa.
  3. Reinicie.
  4. Conecte o iPhone a um computador e importe primeiro o que você quiser tirar dele.
  5. Depois use um limpador de terceiros para remover em categorias menores em vez de tentar um único evento gigante de selecionar tudo.

Por que isso ajuda: o travamento geralmente acontece porque o app está tentando renderizar miniaturas, status de sincronização e estado de exclusão ao mesmo tempo.

O Clever Cleaner é razoável para essa limpeza intermediária.

Prós:

• mais fácil de organizar por arquivos grandes
  • bom para duplicatas e capturas de tela
  • menos sobrecarga do que fazer seleção em massa no Fotos

Contras:

• ainda depende de a biblioteca de fotos estar legível
  • não faz milagres se o armazenamento estiver completamente lotado
  • algumas pessoas preferem usar apenas as próprias ferramentas da Apple

Concordo com @mikeappsreviewer que Apagados Recentemente é a parte que as pessoas esquecem, mas antes disso, eu também verificaria se a Biblioteca Compartilhada está ativada. Se estiver, excluir pode se comportar de forma diferente do esperado.

Se você precisa do resultado mais rápido possível e já salvou tudo, sinceramente, apague o telefone e restaure. Feio, mas com muito menos tempo desperdiçado.