Como posso corrigir uma tela preta na Área de Trabalho Remota do Windows 11?

Estou usando o Windows 11 e toda vez que me conecto via Área de Trabalho Remota (RDP), vejo apenas uma tela preta, embora a sessão tecnicamente se conecte. Preciso de ajuda para descobrir quais configurações, drivers ou atualizações podem estar causando isso e como fazer a exibição da minha área de trabalho remota voltar a funcionar normalmente para que eu possa gerenciar meu sistema remotamente sem problemas.

Aconteceu exatamente isso comigo, o RDP conecta normalmente, mas fica só uma tela preta com o cursor. Aqui está o que realmente funcionou para mim:

Desative o UDP primeiro — Win+R → gpedit.msc → Configuração do Computador → Modelos Administrativos → Componentes do Windows → Serviços de Área de Trabalho Remota → Cliente de Conexão de Área de Trabalho Remota → ‘Desativar UDP no Cliente’ → Habilitado. Reinicie. Isso resolveu em duas máquinas para mim sem mexer em mais nada.

Atualize os drivers da GPU na máquina remota — conselho chato, mas eu tinha um driver NVIDIA antigo que causava exatamente isso. Atualizei, reiniciei e nunca mais aconteceu.

Máquina sem monitor? Conecte um adaptador HDMI dummy. O Windows 11 sem um monitor conectado faz coisas estranhas com a exibição do RDP. Um plug dummy de 5 dólares resolveu em um mini PC headless que estava me deixando maluco.

Tela preta mas o cursor ainda se move? Abra o Gerenciador de Tarefas com Ctrl+Shift+Esc dentro da sessão, execute nova tarefa → explorer.exe. Se a sua área de trabalho aparecer, o shell simplesmente não iniciou. Isso geralmente significa um perfil corrompido ou uma entrada de inicialização com problema.

Último recurso — tente mstsc /admin em vez de uma conexão normal. Isso contorna algumas esquisitices de sessão.

Comece com o UDP desativado + atualização do driver, isso provavelmente cobre 80% dos casos.

Este guia tem mais algumas abordagens e capturas de tela que correspondem ao que eu vi:

2 Likes

Enfrentei essa mesma bagunça de tela preta em algumas máquinas com Windows 11. Como @mikeappsreviewer já cobriu UDP, drivers de GPU, dummy HDMI etc., aqui estão outras coisas que resolveram para mim sem repetir a mesma lista.

Desativar o driver gráfico WDDM no host — gpedit.msc → Configuração do Computador → Modelos Administrativos → Componentes do Windows → RDS → Host da Sessão → Ambiente de Sessão Remota → ‘Usar o driver de vídeo gráfico WDDM para Conexões de Área de Trabalho Remota’ → Desativado. Reinicie. Isso especificamente resolveu a tela preta ao conectar para mim duas vezes.

Desativar a Inicialização Rápida no host — Painel de Controle → Opções de Energia → ‘Escolher a função dos botões de energia’ → desmarque Inicialização Rápida e depois faça uma inicialização completa a frio. Parece não ter relação, mas a pilha da GPU às vezes não reinicializa totalmente sem isso.

Limpar o cache de RDP no cliente — exclua tudo em %AppData%\Microsoft\Terminal Server Client\Cache, reconecte. Arquivos de cache corrompidos causaram telas pretas para mim mais de uma vez.

Verificar a escala de exibição no host — se alguém definiu uma escala estranha ou uma resolução fora do padrão, o RDP fica com tela preta. Defina a escala para 100% e uma resolução normal como 1080p, saia da sessão e tente novamente.

Ainda não funciona? Crie um novo usuário local no host e acesse por RDP com ele. Se a nova conta funcionar normalmente, seu perfil principal está corrompido — erros do Serviço de Perfil de Usuário no Visualizador de Eventos vão confirmar isso.

Isso geralmente ajuda a reduzir o problema para pilha gráfica vs perfil de usuário vs configuração de RDP.

Mais algumas coisas que ninguém mencionou ainda:

Redefina a sessão travada no host — abra o cmd como administrador, execute qwinsta para listar as sessões, encontre a sua com problema e depois reset session <ID>. Às vezes, sessões anteriores ficam presas meio ativas e reconectar só resulta em tela preta. Isso já me salvou mais de uma vez.

Desative o HDR no host — Configurações → Tela → desative o HDR. Windows 11 + HDR + RDP é uma bagunça. Já tive uma máquina em que essa era literalmente a única diferença entre tela preta e uma sessão funcionando.

Remova monitores fantasma — Gerenciador de Dispositivos → Exibir → Mostrar dispositivos ocultos → exclua todos os monitores esmaecidos e adaptadores de vídeo antigos. Máquinas que já tiveram várias estações de acoplamento ou trocas de GPU acumulam telas fantasma que confundem bastante o RDP.

Novo perfil de usuário o quanto antes — falando sério, crie uma conta local nova e acesse via RDP com ela antes de passar horas tentando outras correções. Se funcionar, seu perfil está corrompido e você está procurando no lugar errado.

AV/EDR de terceiros — desative temporariamente no host. Alguns pacotes de segurança se integram à sessão e silenciosamente impedem que o shell carregue. Se isso resolver, adicione exclusões para mstsc.exe e RDS em vez de deixar desativado.

Para um passo a passo consolidado que cobre isso e também o que já foi dito acima: corrigindo problemas persistentes de tela preta no RDP do Windows 11

Antes de mexer em qualquer configuração de GPU ou rede, pressione Ctrl+Shift+Esc na tela preta — se o Gerenciador de Tarefas abrir, execute explorer.exe como uma nova tarefa, porque metade das vezes é apenas o shell que não carregou e nenhum ajuste de driver vai corrigir isso. Se isso não funcionar, execute qwinsta no host e reset session <ID> para encerrar quaisquer sessões travadas que ainda estejam meio ativas, depois reconecte-se.