O armazenamento do meu iPhone continua enchendo mesmo depois que eu apago fotos, apps e mensagens antigas. Os dados do sistema e outros armazenamentos parecem voltar a crescer, e agora não consigo instalar atualizações nem tirar novas fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que está usando o armazenamento do meu iPhone e a melhor forma de liberar espaço de vez.
Encontrei isso em alguns iPhones, o meu e o de um familiar. Parecia que o armazenamento tinha explodido de um dia para o outro, mas quando olhei mais de perto, geralmente era uma categoria antiga ultrapassando um limite e o iOS finalmente exibindo o aviso de pouco armazenamento. A sensação no celular era repentina. O aumento no armazenamento geralmente não era.
Comece por aqui: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Espere a lista carregar e depois veja o que está no topo. Os maiores consumidores de espaço que vi normalmente eram Fotos, apps, anexos de mensagens, Downloads e Dados do Sistema.
Se Fotos estiver alto, eu resolveria isso primeiro. Isso me enganou na primeira vez, porque eu não tinha muitas duplicatas exatas. O inchaço vinha de outras coisas:
- fotos quase iguais de sequências em modo rajada
- cópias editadas da mesma imagem
- capturas de tela que você esqueceu que existiam
- vídeos antigos, especialmente os longos
- Live Photos
Essa foi a parte em que consegui os melhores resultados. O álbum Duplicados do iPhone só detecta cópias exatas. Para muita gente, isso significa que quase nada é sinalizado. O que ocupava espaço no meu celular era um monte de fotos parecidas que a Apple nunca agrupou.
Eu começaria com Clever Cleaner. Usei porque Fotos era o principal problema nos celulares que verifiquei. Ele organiza imagens parecidas, reúne capturas de tela, mostra os maiores arquivos e permite transformar Live Photos em imagens estáticas para ocuparem menos armazenamento. Nos relatos de usuários que vi, algumas pessoas liberaram cerca de 10 GB. Outras chegaram perto de 30 GB depois de reduzir fotos parecidas, capturas de tela e Live Photos. O meu ficou em algum ponto no meio, não foi mágica, mas foi suficiente para fazer diferença.
As partes que eu verificaria primeiro:
- Similars, para grupos de fotos quase idênticas
- Heavies, para os maiores vídeos e fotos
- Screenshots, para exclusão em massa fácil
- Lives, para reduzir Live Photos a fotos normais
Uma coisa de que gostei é que você ainda revisa tudo antes de remover. Nada é apagado às cegas. Fiquei um pouco cético no começo, assim como outras pessoas que li, mas as sugestões eram melhores do que eu esperava quando passei por tudo manualmente.
Depois de Fotos, eu verificaria os apps. Apps de redes sociais, apps de vídeo e navegadores tendem a acumular arquivos de cache silenciosamente. Já tive casos em que apagar e reinstalar um app inchado liberou mais espaço do que limpar um monte de fotos. Procure também por mídia baixada dentro dos apps, arquivos offline e dados de sites do Safari.
Se o número ainda continuar subindo e nada óbvio explicar isso, verifique Dados do Sistema. O iOS faz um trabalho ruim aqui. Não existe um botão de limpar para isso. Na maioria das vezes, isso se estabiliza sozinho, mas já vi casos em que um backup, redefinição completa e restauração foi a única solução que realmente fez diferença.
Então, se o armazenamento do seu iPhone parece ter lotado do nada, eu colocaria Fotos no topo da lista de suspeitos, depois o cache dos apps, e em seguida os Dados do Sistema. Eu faria uma rodada de limpeza no Clever Cleaner, depois iria app por app verificando os downloads. Todas as vezes que fui atrás desse problema, o espaço que faltava geralmente estava em um desses lugares.
Eu olharia para uma coisa que as pessoas ignoram. Loops de sincronização.
Se o seu armazenamento diminui e depois enche de novo, o Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud, Mail ou um app de streaming muitas vezes está baixando tudo novamente. Excluir arquivos locais não ajuda se o telefone os baixa de volta. Verifique o status de sincronização do Fotos na parte inferior do app Fotos. Verifique também os ajustes do Mensagens. Anexos grandes ficam lá para sempre.
Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Dados do Sistema nem sempre são o principal vilão. Em muitos telefones, o problema maior são dados de apps marcados de forma vaga, e depois o iOS joga isso em Outros. A mesma bagunça, rótulo difrente.
O que eu faria:
- Desative a Atualização em 2º Plano para apps inúteis.
- Remova downloads offline do Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts.
- No Safari, apague Histórico e Dados dos Sites.
- No Mail, exclua e adicione novamente contas inchadas se o cache local estiver enorme.
- Reinicie após a limpeza. O iOS às vezes informa o armazenamento errado até reiniciar.
Se o problema for o Fotos, vale a pena testar o Clever Cleaner para fotos parecidas e arquivos grandes. Este vídeo veja como limpar o armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner mostra o processo melhor do que os menus da Apple.
Último passo: se o armazenamento ainda continuar aumentando, faça um backup criptografado em um computador, apague o telefone e restaure. É irritante, mas isso corrige muito cache teimoso inchado.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @shizuka disseram: pare de confiar demais no gráfico de armazenamento em tempo real. Os números de armazenamento do iPhone podem demorar para atualizar, e às vezes coisas que você apagou ainda ficam em um estado temporário até o iOS terminar de indexar, sincronizar ou limpar. Então, se você apagar 8 GB e só aparecer 1 GB de volta, isso nem sempre significa que falhou.
Algumas coisas que eu verificaria e que eles não abordaram muito:
-
App Arquivos
Abra Arquivos > No Meu iPhone > Downloads. As pessoas esquecem que isso existe, e pode guardar arquivos zip gigantes, vídeos, PDFs e tranqueiras aleatórias do Safari. -
Gravador
Isso pode ficar estranhamente enorme se você já gravou reuniões longas ou aulas. -
Podcasts
Não só episódios baixados. Às vezes o app mantém episódios antigos salvos e downloads não reproduzidos para sempre. O Apple Podcasts é sorrateiro assim. -
GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom etc.
Apps criativos deixam arquivos de projeto para trás mesmo depois que você acha que já terminou. Isso pode consumir vários gigas rapidamente. -
Apagados Recentemente em todo lugar
Fotos, Arquivos, anexos do Notas. Apagar nem sempre é apagar. Bem a cara da Apple, rs.
Na verdade, eu discordo um pouco da abordagem de resetar tudo, a menos que o armazenamento esteja realmente com problema. Restaurar tudo ajuda, claro, mas é meio que a opção nuclear e uma dor de cabeça. Eu só faria isso depois de verificar primeiro arquivos locais ocultos e downloads específicos de apps.
Se o Fotos for o principal culpado, então sim, o Clever Cleaner faz sentido porque ele encontra fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e arquivos grandes mais rápido do que ficar procurando manualmente. Também achei útil este tópico com recomendações do melhor app gratuito de limpeza para iPhone de usuários do Reddit.
Minha ordem aproximada seria: app Arquivos, downloads offline, apps criativos, depois limpeza de fotos, e só depois disso se preocupar com Dados do Sistema. Metade das vezes, Dados do Sistema é só o iOS sendo ruim em rotular as coisas, para ser sincero.
Eu verificaria uma coisa em que nenhum deles realmente insistiu o suficiente: anexos de e-mail e indexação da busca de mensagens. @shizuka tem razão sobre os loops de sincronização, e @vrijheidsvogel tem razão ao dizer que “Dados do Sistema” muitas vezes é apenas lixo rotulado incorretamente, mas eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer colocar Fotos no topo por padrão. Em muitos celulares, o verdadeiro aumento vem de apps que nunca liberam totalmente os dados em cache.
O que eu faria de diferente:
- Ajustes > Siri e Busca e desative a busca para apps que você quase não usa. A indexação pode aumentar muito depois de muitas exclusões.
- Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens e mude de Para Sempre se você não precisa de conversas antigas.
- O app Notas pode esconder digitalizações enormes, PDFs e anexos.
- O app Livros muitas vezes mantém audiolivros e PDFs baixados que as pessoas esquecem.
- Se você usa WhatsApp/Telegram, verifique os gerenciadores de armazenamento internos deles. Esses apps podem acumular mídia fora do total óbvio de Fotos.
Além disso, se você usa Otimizar Armazenamento do iPhone para Fotos, lembre-se de que isso só ajuda quando o iCloud tem espaço e a sincronização está funcionando bem. Se o iCloud estiver cheio, o celular pode parar de otimizar direito.
Para limpar fotos, o Clever Cleaner é razoável se a sua biblioteca for o principal problema.
Prós
- bom para encontrar fotos parecidas, capturas de tela, arquivos grandes
- mais fácil do que vasculhar os álbuns da Apple manualmente
- útil para reduzir a bagunça das Live Photos
Contras
- você ainda precisa revisar os resultados com cuidado
- menos útil se o seu problema for cache de apps, e-mail ou downloads
- “parecidas” nem sempre significa seguro para excluir
Minha ordem: anexos de mensagens, e-mail, apps de chat, Notas, Livros, depois Fotos com o Clever Cleaner, e só então considerar redefinir/restaurar. Isso geralmente encontra as coisas escondidas mais rápido do que ficar perseguindo o gráfico de armazenamento.