O armazenamento do meu iPhone está quase cheio e não tenho certeza do que está usando tanto espaço. Percebi que meu telefone ficou mais lento e agora não consigo instalar atualizações nem tirar muitas fotos. Preciso de ajuda para descobrir onde verificar o armazenamento do iPhone e como ver quais aplicativos, fotos ou arquivos estão ocupando mais espaço para que eu possa liberar um pouco.
Bati nessa parede de novo na semana passada. O iPhone diz que o armazenamento está quase cheio, bem quando eu precisava da câmera. Então voltei por todos os menus e anotei onde a Apple esconde cada número, porque parte disso fica dividida e parte parece errada sem motivo óbvio.
Onde ver o armazenamento total e o espaço usado
Comece aqui: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
Essa tela é a principal. No topo, você vê a barra colorida de armazenamento e o número direto, algo como 184 GB de 256 GB usados. Se você quer a resposta rápida, é essa.
Se quiser ver a capacidade original listada, vá em Ajustes > Geral > Sobre e procure por Capacidade.
Tem um pequeno detalhe. O número ali muitas vezes parece menor do que o número na caixa. Você compra 128 GB, aí o telefone mostra 124 GB. Eu vi a mesma coisa. Nada está quebrado. O iOS ocupa espaço para si mesmo, então o número utilizável cai antes mesmo de você instalar qualquer coisa.
Se o telefone estiver morto e você precisar da capacidade para revenda ou troca, eu olharia primeiro em alguns lugares chatos. iPhones mais antigos às vezes tinham marcações na parte de trás ou na bandeja do SIM. A página da sua conta da operadora também pode listar isso. Recibos antigos ajudam, se você os guardou, o que eu geralmente não faço.
O que está ocupando todo o espaço
De volta em Armazenamento do iPhone, role para baixo depois do gráfico. Você verá uma lista de apps ordenados por tamanho. Essa parte vale a pena conferir, porque mostra o que está devorando o seu telefone.
Encontrei coisas das quais eu tinha esquecido. Vídeos baixados dentro de um app de streaming. Um app Mensagens inchado e cheio de anexos de fotos antigas. Downloads aleatórios de podcasts. Isso se acumula rápido.
A Apple divide o armazenamento em alguns grupos:
- Apps, o próprio app.
- Fotos & Mídia, suas fotos, vídeos, músicas, podcasts e arquivos parecidos.
- Dados do Sistema, a pilha estranha. Antes isso era chamado de Outros. Inclui caches, logs, fontes, vozes da Siri e outros lixos de segundo plano.
Por que os números não batem em todos os lugares
Essa parte me confundiu na primeira vez. O número no iPhone e o número mostrado em um Mac no Finder, ou em um PC com Windows no iTunes, nem sempre batem.
Pelo que eu vi, arquivos em cache são o principal motivo. O telefone conta os dados temporários dos apps em tempo real. Quando você o conecta a um computador e sincroniza, alguns arquivos temporários são limpos ou recalculados, então a visualização no computador pode mostrar mais espaço livre do que o telefone mostrava um minuto antes.
Além disso, o armazenamento do iCloud é separado. Muita gente confunde isso. Você pode ter um plano enorme do iCloud e ainda assim ter um telefone sem espaço sobrando. Espaço na nuvem não significa que o seu dispositivo tenha espaço livre local.
Como o pouco armazenamento apareceu no meu telefone
No meu caso, ficou feio quando o espaço livre caiu para os últimos poucos GB. Os apps travavam na abertura. A câmera hesitava. Digitar parecia atrasado. Até abrir os Ajustes parecia estranho. Era um daqueles travamentos em que o telefone parece bom no papel, mas na mão parece velho.
Depois de limpar espaço, a lentidão melhorou. Então sim, pouco armazenamento parece atrapalhar o uso normal mais do que as pessoas pensam.
O que funcionou para mim
Primeiro tentei os passos comuns de limpeza. Desinstalar apps sem apagar os dados. Apagar conversas antigas de mensagens. Remover alguns downloads grandes. Quase não fez diferença.
A minha biblioteca de fotos era a verdadeira bagunça. Fotos duplicadas demais, sequências, capturas de tela e vídeos que eu nunca mais assisti.
Acabei usando o Clever Cleaner. Fiquei cético no começo, porque a maioria dos apps de limpeza parece suspeita ou começa a pedir dinheiro dois toques depois. Esse não fez isso no meu telefone. Sem anúncios na minha cara. Sem aquela falsa história de teste grátis. Sem paywall no meio da limpeza.
A parte de que mais gostei foi a visualização ordenada por tamanho de arquivo. A seção Heavies deles facilitou encontrar primeiro o maior lixo. Similars ajudou com fotos quase duplicadas, que era o meu principal problema. Também gostei de ver o tamanho do arquivo antes de apagar capturas de tela e vídeos, porque aí você sabe se limpar algo vai economizar 4 MB ou 400 MB. Diferença grande.
Outra coisa que eu verifiquei antes de usar foi a privacidade. Ele processa no dispositivo, então minhas fotos não estavam sendo enviadas para algum servidor aleatório. Isso importou mais para mim do que a parte da limpeza, sendo sincero.
Depois de uma passada, liberei cerca de 15 GB. Meu telefone parou de parecer entupido e a lentidão praticamente desapareceu.
Versão curta
Se você quer o caminho mais rápido:
- Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Verifique a barra no topo para ver espaço usado versus espaço total.
- Role para baixo e procure primeiro os maiores apps.
- Revise Fotos, Mensagens, downloads e vídeos grandes.
- Ignore o iCloud ao verificar o espaço local do telefone, são coisas separadas.
- Se o seu telefone parecer lento, libere alguns GB primeiro e teste de novo.
Esse foi o mapa completo que eu queria ter tido na primeira vez. A Apple até mostra as informações, mas elas ficam espalhadas o suficiente para ser irritante.
Vá um nível além da página principal de Armazenamento. @mikeappsreviewer cobriu o menu de nível superior, então eu verificaria em seguida as coisas específicas dos apps, porque é lá que os piores consumidores de espaço se escondem.
Abra Fotos, Álbuns, depois role até Tipos de Mídia. Veja Vídeos, Gravações de Tela, ProRAW, Live Photos e Sequências. Alguns clipes em 4K consomem gigabytes rapidamente. Um minuto de 4K a 60 fps costuma ter cerca de 400 MB. Dez clipes, e seu espaço acaba.
Depois verifique Mensagens. Anexos grandes ficam lá para sempre. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens, Revisar Anexos Grandes. Esta é uma das limpezas mais rápidas no iPhone.
Verifique também o Safari. Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso não vai liberar muito espaço, mas quando o armazenamento está apertado, cada GB e até pequenos pedaços ajudam.
Discordo um pouco da ideia de que Dados do Sistema são sempre o principal mistério. Para a maioria das pessoas, são fotos, vídeos, downloads offline e anexos de mensagens. Resposta sem graça, mas verdadeira.
Se a sua biblioteca está bagunçada, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. É útil para fotos duplicadas e arquivos grandes. Achei este guia de limpeza de armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner mais útil do que a maioria das demonstrações de apps.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: reinicie o telefone depois de apagar muita coisa. Às vezes, o iOS atualiza os números de armazenamento bem devagaaaar.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @shizuka disseram: não olhe só para o que é maior, olhe para o que continua voltando a crescer. Isso geralmente é o verdadeiro vazamento de armazenamento.
Alguns pontos sorrateiros:
- App Gravador se você grava reuniões, aulas etc.
- App Arquivos, especialmente Downloads e No Meu iPhone
- Downloads no app Música
- Conteúdo offline do TV/Netflix/YouTube/Spotify
- App Mail se você tiver anexos enormes armazenados localmente em cache
Confira também esta configuração: Ajustes > Câmera > Formatos. Se você estiver usando Mais Compatível, fotos e vídeos podem ocupar mais espaço do que HEIF/HEVC. E se Manter Foto Normal estiver ativado para fotos HDR, isso pode duplicar imagens silenciosamente.
Outra correção subestimada é Ajustes > App Store > Desinstalar Apps Não Usados. Eu sei que algumas pessoas odeiam coisas automáticas, mas se você está sempre perto do armazenamento cheio, isso ajuda.
Discordo um pouco da ideia de que Dados do Sistema é quase sempre inofensivo. Às vezes isso realmente incha muito além do normal, especialmente depois de atualizações, muito streaming no Safari ou conversas enormes no app Mensagens. Se esse número parecer absurdo, um backup + reinicialização + atualização do iOS às vezes pode fazê-lo cair de novo.
Se o Fotos for a bagunça, Clever Cleaner é provavelmente a forma mais rápida de organizar duplicatas, vídeos grandes e capturas de tela sem ficar cavando para sempre. Encontrei este guia em os melhores apps de limpeza com IA para liberar armazenamento no iPhone mais útil do que a maioria dos posts de teste real do Clever Cleaner porque ele realmente explica no que o app é bom.
Maior dica: deixe pelo menos 5 a 10 GB livres. iPhones ficam meio estranhos quando estão lotados até o teto, rs.
Eu acrescentaria uma verificação que geralmente é ignorada: compare o tamanho do app com Documentos e Dados dentro de cada app grande. Às vezes o app tem 200 MB, mas o lixo armazenado nele ocupa 8 GB. Esse é o verdadeiro indício.
Alguns lugares que eu inspecionaria e que foram apenas mencionados de leve por @shizuka, @boswandelaar e @mikeappsreviewer:
- Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado / VoiceOver / vozes da Siri
As vozes baixadas podem ocupar uma quantidade surpreendente de espaço. - GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom, Canva
Apps criativos armazenam em cache exportações e arquivos de projeto. - App Livros para PDFs e audiolivros baixados.
- Gerenciadores de armazenamento do WhatsApp/Telegram dentro dos próprios apps. Eles podem ser enormes.
Discordo um pouco que limpar o Safari valha a pena fazer primeiro. Normalmente isso é mínimo em comparação com mídia e anexos de chats.
Se as Fotos forem o problema, o Clever Cleaner é bom para encontrar duplicatas e arquivos grandes rapidamente.
Prós: simples, varredura rápida, útil para bibliotecas bagunçadas.
Contras: é melhor principalmente para limpeza de fotos, não para corrigir armazenamento em nível de sistema, e você ainda precisa revisar antes de apagar.
Minha regra: se um app é enorme e você não precisa dos dados offline dele, apague e reinstale em vez de ficar mexendo sem parar nos caches. Isso muitas vezes libera mais espaço do que “limpar”.