Apaguei anexos grandes de mensagens no meu iPhone para liberar armazenamento, mas o espaço disponível ainda não mudou. Já verifiquei o Armazenamento do iPhone e esperava que ele atualizasse imediatamente. Preciso de ajuda para descobrir por que o armazenamento do meu iPhone não está diminuindo após excluir anexos e o que mais posso fazer para liberar espaço.
O que acontece quando você apaga anexos de mensagens no iPhone
Eu me deparei com isso tentando liberar espaço, e a parte que me importava era simples. Se eu remover anexos do Mensagens, o que mais é apagado? Aqui vai a versão curta.
Fotos salvas continuam no Fotos
Não. Apagar um anexo do Mensagens não remove uma foto que você já salvou.
Depois que você toca em Salvar Imagem, seu iPhone coloca uma cópia separada no app Fotos. A partir daí, a imagem no Mensagens e a imagem no Fotos não ficam mais vinculadas. Eu já apaguei anexos antigos de mensagens antes, e as versões salvas continuaram na minha biblioteca como se nada tivesse acontecido.
Seus textos continuam no lugar
Também não. Remover anexos não apaga a conversa em si.
Se você apagar mídia pela tela de Informações da conversa, ou pelos ajustes de Armazenamento do iPhone, o iOS remove apenas o arquivo de imagem ou vídeo. A conversa em texto permanece. Você ainda fica com as mensagens, mas o anexo pesado desaparece.
Por que o número de armazenamento quase não muda no começo
Essa parte me confundiu na primeira vez.
Geralmente, duas coisas estão acontecendo:
1. Os arquivos ainda estão em Apagados Recentemente
Os anexos apagados não somem na hora. Eles vão para uma área de Apagados Recentemente por 30 dias.
Se você quer recuperar o espaço agora, faça isto:
- Abra o Mensagens
- Toque em Editar no canto superior esquerdo
- Toque em Mostrar Apagados Recentemente
- Remova os itens dali permanentemente
Se você pular essa etapa, o espaço ocupado muitas vezes continua ali por um tempo.
2. O armazenamento do iPhone atualiza devagar
O gráfico de armazenamento no iPhone não é rápido. Eu já vi ele demorar para refletir a mudança mesmo depois de remover um monte de arquivos.
Reiniciar geralmente ajuda. Depois que eu limpei Apagados Recentemente e reiniciei, o total de armazenamento finalmente atualizou para algo mais próximo da realidade.
E o iCloud
Isso depende de o Mensagens no iCloud estar ativado.
Se estiver ativado, apagar um anexo em um dispositivo o remove do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple vinculados ao mesmo ID Apple.
Se estiver desativado, a mudança fica local no dispositivo em que você apagou.
Então sim, confira isso antes de começar a limpar as coisas se você usa tanto um iPhone quanto um iPad.
Por que apagar anexos em massa parece horrível
A Apple oferece uma forma integrada de revisar anexos grandes em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Funciona, mais ou menos.
A parte irritante é que não existe uma opção real de Selecionar Tudo. Você acaba tocando nos arquivos um por um. Se o seu histórico de mensagens volta anos, isso fica cansativo muito rápido. O meu voltava. Parecia ridículo.
Um jeito mais rápido se a bagunça for maior do que o Mensagens
Os anexos de mensagens eram só parte do meu problema de armazenamento. O telefone estava lento, os apps travavam, e o pouco espaço livre era uma grande parte disso. Limpar o Mensagens ajudou, mas não mexeu no resto da bagunça na biblioteca de fotos.
Eu acabei usando Clever Cleaner. O que eu gostei foi da organização. A seção Pesados coloca os maiores arquivos primeiro e mostra o tamanho exato em cada miniatura, então os arquivos que mais ocupam espaço ficam óbvios de cara. A seção Similares agrupa fotos quase duplicadas, não só cópias exatas, o que ajudou com sequências de fotos, capturas de tela repetidas e a mesma foto tirada três vezes porque minha mão mexeu um pouco.
Ele processa tudo no dispositivo, o que era importante para mim.
Depois que eu limpei cerca de 30 GB entre vídeos grandes, capturas de tela e sobras antigas em Apagados Recentemente, o telefone parou de engasgar nas coisas básicas. O armazenamento voltou rápido. A lentidão também sumiu, ou chegou perto o bastante para eu parar de notar.
A resposta direta
Apagar anexos de mensagens:
- não remove fotos que você já salvou no Fotos
- não apaga as mensagens de texto
- pode não liberar espaço na hora, a menos que você esvazie Apagados Recentemente
- sincroniza entre dispositivos apenas se o Mensagens no iCloud estiver ativado
Se o seu objetivo é espaço, apague os anexos, esvazie Apagados Recentemente e depois reinicie o iPhone. Se a sua biblioteca estiver mais bagunçada, limpe tanto o Mensagens quanto o Fotos ou você vai continuar correndo atrás do mesmo problema.
O armazenamento no iPhone nem sempre diminui no segundo em que você apaga arquivos grandes de mensagens. O iOS é lento para recalcular e, às vezes, o espaço fica atribuído temporariamente a “Dados do Sistema” antes de o número se estabilizar. Então, discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Reiniciar ajuda, mas nem sempre é a principal solução.
O que eu verificaria em seguida:
- Espere de 15 a 60 minutos no Wi-Fi e conectado à energia.
- Force o fechamento dos Ajustes e depois reabra Armazenamento do iPhone.
- Verifique se Mensagens ainda mostra um tamanho grande após a exclusão.
- Veja Dados do Sistema. Se aumentou, o telefone ainda está indexando.
- Certifique-se de que os anexos foram apagados da própria conversa, e não apenas da lista de sugestões de armazenamento.
Se Mensagens no iCloud estiver ativado, o atraso na sincronização é outro motivo. Seu iPhone pode manter o cache local até a sincronização terminar.
Além disso, se o seu objetivo é liberar espaço, vá além de Mensagens. Fotos e vídeos geralmente ocupam mais armazenamento do que textos. O Clever Cleaner é útil para isso porque encontra arquivos pesados, duplicados e fotos semelhantes mais rápido do que fazer isso manualmente. Isso costuma liberar mais espaço do que ficar procurando lixo antigo do iMessage.
Se você quiser um passo a passo direto, este guia do Clever Cleaner explica como remover arquivos grandes e limpar rapidamente o armazenamento do iPhone: assista a este guia de limpeza de armazenamento do iPhone
Se o número ainda não mudar depois de algumas horas, reinicie, conecte na energia, entre no Wi-Fi e verifique novamente. O relatório de armazenamento do iOS é meio instável às vezes.
O que normalmente passa despercebido é o espaço liberável do APFS e o atraso do Spotlight/indexação, não apenas a pasta Apagados Recentemente que @mikeappsreviewer e @waldgeist mencionaram.
Algumas coisas que eu verificaria que são um pouco diferentes do conselho usual:
-
Compare o número em Ajustes com o espaço realmente utilizável
Vá ao app Arquivos e tente copiar ou baixar um arquivo grande. Às vezes o iPhone diz que o armazenamento está usado, mas o sistema consegue recuperá-lo quando necessário. Irritante, mas real. -
O app Mensagens ainda pode estar armazenando miniaturas/prévias em cache
Mesmo depois de apagar anexos, a conversa pode manter pequenas versões em cache por um tempo. Isso não será o tamanho completo, mas pode fazer a categoria parecer estranha por um tempo. -
Seu processo de backup/sincronização pode reter dados temporariamente
Se o backup do iCloud começou mais ou menos na mesma hora, o armazenamento pode parecer travado até o iOS terminar a arrumação interna. Já vi isso em iPhones mais antigos, especialmente depois de apagar um monte de vídeos de uma vez. -
O Modo de Pouca Energia pode desacelerar tarefas de limpeza
Parece bobo, mas a limpeza/indexação em segundo plano pode ficar mais lenta quando o telefone está limitando processos.
Uma coisa da qual eu meio que discordo: reiniciar ajuda, claro, mas se o número de armazenamento está congelado por um dia ou mais, isso já não é mais atraso normal. Nesse ponto eu faria o seguinte:
- Desativar e ativar novamente Mensagens no iCloud
- Verificar se Data e Hora estão definidas automaticamente
- Atualizar o iOS se estiver desatualizado
- Ver se Dados do Sistema ou Mail inflaram de repente
Além disso, se o objetivo real é liberar espaço rápido, Mensagens geralmente é fichinha comparado ao app Fotos. Eu usaria o Clever Cleaner para procurar vídeos gigantes, duplicatas e fotos parecidas antes de perder mais tempo no Mensagens. Esta análise de como o Clever Cleaner ajuda a limpar o armazenamento do iPhone mais rápido é uma visão geral decente.
Então sim, anexos apagados não alterarem o armazenamento imediatamente é bem comum, mas se ainda não mudou depois de várias horas no carregador + Wi‑Fi, alguma outra coisa está ocupando o espaço. O relatório de armazenamento do iOS é bugado pra caramba às vezes.