Organizar fotos no iPhone - alguém tem um sistema que realmente funciona?

Minha biblioteca de fotos do iPhone virou uma bagunça depois de anos acumulando capturas de tela, duplicatas, fotos da família e downloads aleatórios. Já tentei álbuns e favoritos, mas ainda não consigo encontrar nada quando preciso. Estou procurando um sistema simples de organização de fotos no iPhone que seja fácil de manter a longo prazo.

Meu iPhone ficou lento de um jeito que eu conseguia sentir. Os apps hesitavam. A rolagem da câmera demorava uma eternidade para abrir. Aí fui olhar o armazenamento e, é, o app Fotos tinha virado um depósito de entulho. Capturas de tela que eu queria apagar. Memes salvos. Dez cópias da mesma foto de cachorro. Arquivos de vídeo grandes que eu nem lembrava que existiam.

Primeiro tentei pagar por mais espaço no iCloud. Péssima solução. Só me deu mais espaço para acumular tranqueira. A bagunça continuou bagunçada. O que ajudou foi reduzir tudo antes de tentar organizar qualquer coisa.

Se a sua pasta Recentes está lotada e você se sente travado, eu começaria com um app de limpeza para não fazer tudo na mão. Testei alguns e sempre voltava para o Clever Cleaner. Para mim, ele funcionou melhor que os outros porque não colocava paywalls em todo lugar, não me enchia com anúncios e não fazia aquela falsa oferta de teste grátis. Ele também roda no aparelho, então suas fotos ficam no seu telefone.

As duas partes que eu mais usei:

Aba Heavies

Essa organiza sua mídia por tamanho. Foi a forma mais rápida que encontrei de liberar armazenamento. Eu tinha clipes de vídeo aleatórios com mais de 1 GB parados ali sem motivo nenhum. Apagar alguns já fez diferença rapidinho.

Aba Similars

Essa é para fotos em sequência e quase duplicadas. Sabe quando você tira seis fotos porque uma pessoa piscou e depois nunca mais volta para ver? Ela agrupa tudo isso, escolhe a melhor foto e deixa você jogar fora o resto. Também mostra os tamanhos dos arquivos, o que ajuda quando você quer ver qual limpeza vale seu tempo.

Depois que limpei os arquivos grandes e a bagunça de duplicatas, organizar a biblioteca deixou de parecer impossível. Foi com essa estrutura que acabei ficando.

1. Pare de tratar Recentes como uma galeria

Essa me confundiu por um tempo. No iPhone, mover uma foto para um álbum não a remove de Recentes. Ela continua lá. Quando aceitei que Recentes era mais como uma caixa de entrada, tudo ficou mais fácil. Faço uma passada curta toda semana, talvez dez minutos. Guardo o que importa, apago o que não presta e movo as coisas boas para álbuns.

1. Dê nomes aos álbuns começando pela data

Passei a usar nomes de álbuns como:

2024-06 Viagem à Praia
2024-08 Aniversário
2025-01 Nova York

Isso mantém os álbuns em ordem sem esforço extra. Você rola menos. Encontra as coisas mais rápido. Parece sem graça, mas aqui o sem graça vence.

1. Limpe fotos antigas em pequenos lotes

Tentar revisar cinco anos de fotos de uma vez só é brutal. O que funcionou para mim foi usar a busca no app Fotos. Eu digitava algo como “julho de 2022” e lidava só com aquele pedaço. Pilha menor, menos atrito. Estranhamente, fiz mais assim.

1. Use Favoritos se álbuns parecerem trabalho demais

Em algumas semanas eu não tenho vontade de organizar nada. Tudo bem. Eu toco no coração nas poucas fotos com que me importo e sigo em frente. O álbum Favoritos vira uma lista curta do que importou. Minha regra ficou simples: se eu não vou favoritar, devo pensar duas vezes antes de guardar.

1. Tire as melhores fotos do seu telefone

Seu telefone não precisa guardar o arquivo inteiro da sua vida. A cada poucos meses, eu movo as fotos com que mais me importo para um HD ou outro serviço como Google Drive ou Amazon Photos. Se você tem Prime, o Amazon Photos oferece armazenamento ilimitado para fotos, e isso me ajudou muito. Quando soube que as coisas importantes estavam com backup, apagar do telefone pareceu menos assustador.

A primeira limpeza levou um tempo. Não vou mentir, foi irritante. Mas depois que as duplicatas e os arquivos gigantes sumiram, tudo ficou mais leve. Menos travamento. Menos poluição visual. Abrir o Fotos deixou de parecer entrar numa garagem entulhada.

Se o seu iPhone parece lento e a sua rolagem da câmera está um caos, eu olharia o armazenamento primeiro. No meu caso, esse era o problema. Liberar espaço resolveu mais do que eu esperava.

2 Likes

Tive que parar de organizar por álbum primeiro. Para mim, álbuns viraram trabalho extra, não um sistema.

O que funcionou foi uma configuração de 3 camadas.

1. Mantenha apenas 4 álbuns
    Família
    Viagens
    Recibos
    Capturas de tela para excluir

Se você criar 20 álbuns, montou um arquivo que nunca vai manter. Mantenha algo pequeno.

1. Use a busca mais do que pastas
    A busca do app Fotos do iPhone é melhor do que a maioria das pessoas imagina. Pesquise:
    cachorro
    praia
    Natal
    2023
    vídeo
    recibo

Eu encontro as coisas mais rápido com a busca do que rolando a tela. O reconhecimento facial também ajuda se você nomear as pessoas.

1. Crie regras para a nova bagunça
    Isso importa mais do que limpar o que já está velho.
    Capturas de tela, exclua todo domingo.
    Pasta Downloads, limpe uma vez por semana.
    Fotos em sequência, escolha 1 no mesmo dia.
    Gravações de tela, exclua depois de enviar.

Se você não criar regras, a bagunça volta.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto, limpar a desordem primeiro facilita organizar. Discordo dos álbuns por data primeiro para todo mundo. Datas organizam bem, claro, mas nomes de eventos ficam na minha cabeça melhor do que 2024-08. Eu uso Viagem à Praia 2024 e acho mais rápido de encontrar.

Além disso, use os recursos integrados que a Apple esconde:
Álbum Duplicados em Utilitários
Tipo de mídia Capturas de Tela
Tipo de mídia Gravações de Tela
Recibos pela busca
Pessoas e Pets

Se a sua biblioteca for enorme, um app de limpeza economiza tempo. Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza para iPhone que as pessoas continuam mencionando para fotos duplicadas e arquivos grandes sem fazer o processo inteiro parecer golpe.

Também gostei desta análise porque ela explica o que o app faz em inglês simples:
veja por que este app gratuito de limpeza para iPhone ajuda a organizar fotos mais rápido

Minha regra agora é simples. Se uma foto não vale a pena ser procurada depois, eu a apago agora. Um pouco duro, mas isso arrumou minha galeria rapidinho.

O que finalmente funcionou para mim foi não organizar tudo. Parece errado, mas me escute.

Eu meio que discordo de @mikeappsreviewer e @sternenwanderer na parte dos álbuns. Até mesmo um sistema de álbuns “simples” vira tarefa de casa se você se atrasa por 2 semanas. Aí pronto, 600 fotos novas e você desiste de novo. Já passei por isso.

Meu sistema é mais ou menos assim:

• Apague primeiro, organize depois
  • Use a busca primeiro, álbuns depois
  • Arquive por ano, não o tempo todo

Eu só mantenho 3 álbuns ativos:

• Família
  • Importante
  • Temporário

Só isso. “Temporário” é onde vão recibos, capturas de tela de inspiração, fotos da vaga de estacionamento, tranqueiras aleatórias salvas. Aí uma vez por mês eu esvazio. Isso impediu que toda a minha biblioteca virasse uma gaveta digital de bagunça.

Além disso, eu realmente usaria mais as seções inteligentes integradas:

• Tipos de mídia
  • Utilitários
  • Pessoas e Pets
  • Lugares

Sinceramente, Lugares é subestimado. Eu encontro fotos de viagens muito mais rápido ali do que em álbuns metade das vezes.

Para limpeza, sim, um app ajuda quando a biblioteca já está um caos. Tentei lidar com duplicatas manualmente e tive vontade de jogar meu celular no oceano. Clever Cleaner é um dos poucos que não pareceu golpe, especialmente para fotos duplicadas e limpeza de vídeos grandes. Se você quiser uma análise melhor, isto aqui foi realmente útil: veja como este aplicativo de limpeza realmente gratuito para iPhone facilita a organização das fotos

Minha maior regra: se uma foto tem uma função, ela vai para Temporário. Se tem significado, ela fica. Se não tem nenhum dos dois, apague agora, não “depois”. Depois é mentira rs.

Além disso, desative o salvamento de imagens aleatórias de apps no Fotos quando possível. Metade da bagunça começa aí, para ser sincero.