Partição RAW após uma falha, há alguma forma de corrigir?

Meu PC travou inesperadamente, e agora uma das partições do meu disco rígido aparece como RAW em vez de NTFS, então não consigo abri-la nem acessar meus arquivos. Estou procurando ajuda com maneiras seguras de reparar uma partição RAW após uma falha ou recuperar os dados sem piorar a situação.

Uma partição RAW já me pegou uma vez e, sim, no começo parecia feio. O Windows agia como se a unidade tivesse virado espaço em branco. O que isso normalmente significa é mais simples do que parece. O sistema de arquivos ficou corrompido o bastante para o Windows parar de reconhecê-lo. Seus arquivos ainda podem estar lá.

Vi isso depois de um desligamento brusco em um PC. Em outra vez, aconteceu em uma unidade externa que removi rápido demais. Queda de energia, malware, setores defeituosos, dano na tabela de partição, remoção insegura, tudo isso aparece do mesmo jeito horrível.

O que eu faria, em ordem:

1. Parar de gravar qualquer coisa na unidade.
  2. Tirar seus arquivos dela primeiro.
  3. Corrigir a partição ou apagar tudo e recriá-la.
  4. Colocar os dados recuperados de volta depois.

Tire os arquivos primeiro

Se você se importa com os dados, comece por aí. Não formate primeiro. Também não tente comandos aleatórios de reparo antes.

Tive mais sucesso com o Disk Drill. O que ajudou no meu caso foi que ele não dependia só do sistema de arquivos corrompido. Ele analisava a própria unidade e encontrava coisas que o Windows fingia que tinham sumido.

Como eu faria:

1. Instale o Disk Drill em um disco diferente. Não no RAW.
  2. Abra-o e escolha a unidade danificada ou a partição RAW.
  3. Clique em Search for Lost Data.
  4. Se ele pedir o tipo de varredura em uma unidade externa, escolha Universal Scan na maioria das vezes.
  5. Se a origem for um cartão de câmera ou filmagem de drone, use Advanced Camera Recovery em vez disso. Tive resultados de vídeo mais limpos assim.
  6. Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes, a menos que a unidade esteja se desfazendo.
  7. Abra Review found items.
  8. Visualize alguns arquivos. Eu sempre verifico fotos, documentos ou vídeos antes de recuperar um lote grande.
  9. Selecione o que importa.
  10. Recupere para outra unidade. Nunca salve de volta na partição RAW.

Um erro de digitação nas etapas originais chamou atenção, então vou dizer de forma clara. Instale em outra unidade. Não na que está com problema.

Se o disco estiver instável, leituras lentas, desconexões aleatórias, pausas estranhas, faça uma imagem primeiro e analise a imagem em vez do hardware original. Aprendi isso da pior forma em um HDD antigo de notebook. Cada passada extra piorava a situação.

Depois lide com a partição

Quando os arquivos estiverem seguros, aí sim eu mexeria no reparo.

O TestDisk é a escolha mais comum se você quiser tentar restaurar a estrutura da partição em vez de reconstruir tudo do zero.

Fluxo básico:

1. Baixe e extraia o TestDisk.
  2. Execute testdisk_win.
  3. Escolha Create.
  4. Selecione o disco afetado.
  5. Deixe o tipo de tabela de partição detectado se parecer correto.
  6. Vá em Analyse.
  7. Execute Quick Search.
  8. Se ele não encontrar a partição, execute Deeper Search.
  9. Se a partição perdida aparecer corretamente, selecione-a e escolha Write.
  10. Reinicie o PC.

Às vezes isso funciona de forma limpa. Às vezes não faz nada. Já vi os dois casos.

Se o reparo falhar, recrie

Se você não se importa em preservar o layout antigo da partição, ou se o TestDisk não levar a lugar nenhum, eu pararia de insistir e recriaria a partição.

Etapas:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Exclua a partição RAW se o Windows permitir e se seus dados já tiverem sido recuperados.
  3. Crie um Novo Volume Simples.
  4. Formate com NTFS ou com o sistema de arquivos que você precisar.
  5. Copie seus arquivos de volta para ela.

Esse caminho é sem graça, mas sem graça é bom quando você quer a unidade utilizável de novo.

O que eu pularia

Eu não começaria com CHKDSK em uma partição RAW.

Na maioria das vezes, o Windows nem vai executá-lo em RAW. Além disso, ferramentas de reparo gravam alterações no sistema de arquivos. Se os dados importam, fazer gravações antes da recuperação parece o caminho inverso. Eu não gosto de dar trabalho extra a um disco danificado.

Quando parar e parar rápido

Alguns sinais significam que a recuperação por software já não é mais a escolha inteligente:

• ruídos de clique
  • a unidade desaparece e reaparece
  • a detecção é inconsistente
  • ela não aparece no Gerenciamento de Disco
  • as leituras ficam dolorosamente lentas ou travam

Nesse ponto, eu a desligaria e a deixaria em paz. Ciclos repetidos de energia e novas varreduras podem piorar as coisas. Se os arquivos importam, fotos de família, documentos de trabalho, coisas que você não consegue substituir, eu entregaria para um laboratório de recuperação em vez de forçar mais ferramentas nela.

RAW após uma falha geralmente significa que os metadados do sistema de arquivos foram corrompidos, nem sempre os arquivos. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: primeiro, pare de usar a partição.

Minha opinião é um pouco diferente sobre o próximo passo. Antes de qualquer tentativa de reparo, verifique a integridade da unidade. Se o SMART mostrar sinais ruins, não passe horas mexendo na partição.

Faça isto primeiro.

1. Abra o CrystalDiskInfo ou outra ferramenta SMART.
  2. Verifique Setores Realocados, Setores Pendentes e Erros Não Corrigíveis.
  3. Se o status for Atenção ou Ruim, clone o disco primeiro. Uma imagem setor por setor é mais segura do que escanear uma unidade com falha repetidamente.

Se o hardware parecer estável, então inspecione a partição sem gravar alterações:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Confirme se o tamanho da partição ainda parece correto.
  3. Abra o DiskPart, execute list disk, list volume e veja se o Windows ainda informa o mesmo deslocamento e tamanho.
  4. Se o tamanho de repente parecer errado, você pode ter dano na tabela de partição, não apenas dano no NTFS.

Uma coisa da qual discordo um pouco: o TestDisk é poderoso, mas eu não gravaria uma partição encontrada de volta no disco até ter montado ou copiado os dados de um clone primeiro. Gravar cedo demais é onde as pessoas acabam se prejudicando.

Se o seu objetivo são os dados primeiro, o Disk Drill é bom para escanear uma partição RAW, especialmente se o Explorer não mostrar nada. Se o seu objetivo é um caminho de reparo seguro, clone primeiro e depois teste no clone.

Para pessoas procurando como reparar uma partição perdida ou danificada após uma falha no sistema, este vídeo é bom:
veja como reparar uma partição NTFS perdida após uma falha

Mais uma coisa. Se o Visualizador de Eventos mostrar erros de disco como 7, 51 ou 55, preste atenção. O erro 55 aponta para corrupção do sistema de arquivos. O erro 7 frequentemente aponta para blocos defeituosos. Problema diferente, solução diferente.

Se os dados importam mais do que a partição, recupere primeiro. Se a integridade da unidade estiver ruim, pare e clone. Se a integridade da unidade estiver limpa, então tente o reparo no clone ou reconstrua a partição após a recuperação. Essa é a ordem mais segura.

2 Likes

Eu acrescentaria uma coisa que tanto @mikeappsreviewer quanto @suenodelbosque só abordaram de leve: verifique se a partição perdeu apenas o setor de boot ou se toda a cadeia de metadados NTFS foi corrompida. São problemas bem diferentes.

Se a unidade estiver visível com a capacidade correta, às vezes a correção não é reconstruir a partição inteira. Em um Prompt de Comando elevado, você pode tentar:

fsutil fsinfo ntfsinfo X:

Se o Windows ainda conseguir ler algumas estruturas NTFS, isso já diz muita coisa. Se falhar completamente, isso aponta mais para uma corrupção mais profunda.

Além disso, antes de fazer qualquer operação de gravação, inspecione a partição em um visualizador hexadecimal ou em uma ferramenta forense e veja se a assinatura de boot NTFS ainda está lá. Se o setor 0 da partição não mostrar o cabeçalho NTFS, mas o setor de boot de backup mostrar, isso geralmente tem reparo. O TestDisk pode ajudar nisso, mas concordo com @suenodelbosque que gravar alterações cedo demais é arriscado.

Uma leve discordância com a abordagem de recuperar primeiro custe o que custar: se a falha só danificou os metadados de boot e o disco está saudável, um reparo cuidadoso dos metadados em um clone pode restaurar o volume instantaneamente e preservar nomes de arquivos/pastas melhor do que a recuperação bruta.

Se você só quiser o caminho prático, use o Disk Drill para escanear e exportar os arquivos para outra unidade primeiro, especialmente se a partição estiver montando como RAW no Windows. Depois decida se vai reparar ou simplesmente reformatar.

Também vale verificar:

• cabo e porta SATA/USB
  • Visualizador de Eventos para erros de NTFS ou de disco
  • se a BIOS/UEFI ainda está reconhecendo a unidade corretamente

Se você quiser mais exemplos de casos, este tópico é bem relevante: Conselhos do Reddit para recuperação de disco rígido externo RAW

Se a unidade começar a fazer cliques, sumir do sistema ou ler absurdamente devagar, pare de mexer nela. É aí que o faça você mesmo vira perda de dados.