O armazenamento do meu iPhone está cheio, mas eu não quero fazer upgrade do armazenamento do iCloud. Estou tentando descobrir se a Apple permite comprar mais armazenamento interno do iPhone após a compra ou se minha única opção é comprar um novo aparelho. Preciso de ajuda porque apps, fotos e atualizações estão começando a falhar devido ao pouco espaço de armazenamento.
Dar de cara com o alerta de armazenamento do iPhone quando você não quer pagar pelo iCloud é irritante. Eu passei por isso do jeito difícil, e a solução não foi comprar nada mensal. Você ainda tem algumas opções bem sólidas.
Você não está adicionando armazenamento ao próprio telefone
Essa parte confunde muita gente. O armazenamento do iPhone é fixo desde o primeiro dia. Sem slot para microSD. Sem caminho oculto de upgrade. Sem truque de loja. Seus dois movimentos reais são simples: liberar espaço do que já está no telefone ou mover arquivos do telefone para um armazenamento externo.
Confira a única tela do iPhone que importa para isso
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
Eu confio mais nessa tela do que em qualquer chute. A barra no topo mostra para onde o espaço foi, fotos, apps, mensagens, dados do sistema, tudo isso. Se o seu telefone parece cheio e lento, comece por aqui.
-
Abra apps antigos que você não usa e toque em Desinstalar App. Eu fiz isso com apps de companhias aéreas, apps de hotel e alguns jogos enormes que eu não abria havia meses. O app em si é removido, mas seus dados salvos ficam. Quando você reinstala depois, normalmente ele volta de onde você parou.
-
Role até Mensagens e abra Revisar Anexos Grandes. Esse pega muita gente de surpresa. Vídeos antigos de grupos, PDFs aleatórios, memes, mensagens de voz, tudo isso vai se acumulando. Encontrei alguns gigas aqui em um telefone e fiquei meio irritado porque quase ninguém menciona isso primeiro.
O erro ao apagar fotos que quase todo mundo comete
Você apaga 500 fotos. O armazenamento quase não muda. Parece quebrado. Não está quebrado.
Esses arquivos vão para Apagados Recentemente e ficam lá por 30 dias, ainda ocupando espaço. Vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e depois remova tudo de vez com Apagar Tudo quando terminar a limpeza. Eu pulei essa parte uma vez e passei dez minutos achando que o iOS estava mentindo para mim. Não. Culpa minha.
O cache do Safari é pequeno até deixar de ser
Vá em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Isso não apaga nada importante para a maioria das pessoas. Limpa dados armazenados de sites e restos de navegação. Em um telefone usado por um ou dois anos, isso pode liberar uma parte razoável. Não é enorme toda vez, mas vale a pena fazer.
Por que pouco armazenamento faz o telefone inteiro parecer ruim
Quando o espaço livre fica apertado, o iPhone começa a se comportar estranho. Eu vi atrasos na câmera, travamentos em apps, teclado com atraso, toda aquela diversão. O telefone precisa de espaço sobrando para arquivos temporários e trabalho em segundo plano. Quando você aperta demais, o desempenho cai. Então isso não é só sobre abrir espaço para mais fotos. Também é sobre corrigir a lentidão que você sente no dia a dia.
Se fotos são o problema, limpar manualmente fica cansativo rápido
Para a maioria das pessoas, a biblioteca de fotos é a principal vilã do armazenamento. Se você tem alguns milhares de fotos e vídeos, organizar tudo um por um é um saco. Clever Cleaner é uma opção que eu considerei porque é grátis, não tem anúncios e não tem assinatura.
O que me chamou atenção:
A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, com os tamanhos mostrados de forma clara. Vídeos antigos em 4K tendem a ir direto para o topo, e alguns deles ocupam vários gigabytes sozinhos.
A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a Melhor Foto. Se a sua galeria está cheia de fotos em sequência, ângulos repetidos e novas tentativas borradas, isso reduz a bagunça rapidamente.
A seção Screenshots mostra os tamanhos das capturas de tela antes da exclusão. Eu tinha muito mais capturas inúteis do que esperava, recibos, mapas, códigos de login, coisas aleatórias que eu tinha esquecido que existiam.
Pelo que eu vi, o processamento fica no dispositivo, então os arquivos não estão sendo enviados para outro lugar para serem organizados.
Se você não quer armazenamento em nuvem, use armazenamento físico uma vez e siga em frente
Se você tem fotos ou vídeos que quer guardar, mas não quer manter no telefone, um pendrive externo para iPhone é o caminho sem assinatura. Algo como o SanDisk iXpand conecta na porta de carregamento. Você copia seus arquivos para ele, apaga do telefone e então seu espaço volta.
Eu gosto dessa opção para quem odeia cobranças mensais. Uma compra, move os arquivos, pronto. É menos elegante do que a sincronização na nuvem, claro, mas funciona.
Não. A Apple não vende armazenamento interno extra embutido no iPhone depois que você compra o aparelho. O chip de armazenamento é fixo. Não há opção de upgrade na Apple Store, nem slot para cartão de memória, nem complemento pago oculto. Se você precisa de mais espaço interno, a única solução real de hardware é um novo iPhone com maior capacidade.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Drives externos funcionam, mas para muita gente eles acabam virando mais uma coisa para perder, esquecer ou parar de usar depois de uma semana. Servem bem para backups, mas não são ótimos para o dia a dia.
Então suas escolhas reais são:
- Ficar com este iPhone e reduzir o uso de armazenamento local.
- Tirar coisas do telefone e passá-las para um computador ou SSD externo.
- Trocar o telefone por um modelo com mais armazenamento.
Se você não quer usar o iCloud, um Mac ou PC é sua melhor opção gratuita de longo prazo. Importe suas fotos e vídeos para ele, confirme que foram copiados e depois remova-os do telefone. Os vídeos geralmente são os que mais ocupam espaço. Alguns clipes em 4K consomem gigabytes rapidamente.
Outra coisa que muita gente deixa passar é a mídia baixada. Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Audible. Os downloads offline se acumulam rápido. Verifique as configurações de armazenamento de cada aplicativo. Uma vez liberei 12 GB só de downloads antigos de podcasts. Sem brincadeira.
Se as fotos são a bagunça, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar duplicatas, vídeos grandes e capturas de tela inúteis sem pagar por espaço na nuvem. Achei esta página útil para uma visão rápida dos melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento.
Resumindo, você não pode comprar mais armazenamento do próprio iPhone depois da compra. Você libera espaço, move arquivos para outro lugar ou compra um telefone novo. Essas são as opções, mesmo que a Apple torne isso meio irritante.
Não. Você não pode comprar mais armazenamento interno integrado do iPhone depois que o aparelho é fabricado. A Apple só permite escolher o tamanho do armazenamento no momento da compra, e depois disso a NAND interna é fixa. Então, na pergunta em si, @mikeappsreviewer e @viajantedoceu estão certos sobre o panorama geral: não existe upgrade pago de armazenamento interno.
Onde eu discordo um pouco é da ideia de que seu próximo passo é basicamente fazer uma limpeza ou comprar um celular novo. Existe um caminho do meio que as pessoas esquecem: mudar como o telefone armazena as coisas daqui para frente.
Alguns exemplos:
- Grave vídeos em 1080p em vez de 4K se você não precisar realmente de 4K. Só isso já pode diminuir bastante o problema de armazenamento.
- Nas configurações da Câmera, use os formatos Alta Eficiência em vez de Mais Compatível.
- Desative os downloads automáticos em apps como WhatsApp, Instagram, Podcasts e apps de música. Esses apps acumulam tranqueira silenciosamente.
- Se você usa muito o Mensagens da Apple, defina o histórico de mensagens para 1 ano ou 30 dias em vez de para sempre. Faz uma enorme diferença para algumas pessoas.
- Remova vozes baixadas da Siri, mapas offline e dicionários extras, se você os tiver.
Além disso, antes de comprar um celular novo, verifique sua tendência de uso de armazenamento. Se você está sempre lotando espaço por causa de vídeos, um celular maior faz sentido. Se for só bagunça, uma limpeza única provavelmente já basta. O Clever Cleaner pode ajudar se fotos e capturas de tela forem o principal problema, já que normalmente é aí que o armazenamento fica comprometido.
Se você quiser um guia visual rápido, esta análise em vídeo do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone é bem fácil de acompanhar.
Resposta curta: não, você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois. Suas opções são reduzir o que permanece no telefone, mover arquivos para outro lugar ou trocá-lo por um iPhone com maior capacidade.
Não. O armazenamento interno do iPhone é soldado, então @viajantedoceu, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer estão basicamente certos nessa parte.
Só uma pequena ressalva: comprar um celular novo muitas vezes é uma medida precipitada. Antes disso, veja se o problema de armazenamento na verdade vem do inchaço de dados dos apps. Alguns apps mantêm caches enormes que não aparecem com clareza até você apagá-los e reinstalá-los. Apps de redes sociais, de streaming e navegadores são famosos por isso. Às vezes, reinstalar um app inchado libera vários GB, o que é diferente de apenas apagar downloads dentro dele.
Também vale verificar se o Mail está acumulando anexos grandes ou se o Arquivos tem cópias locais do Dropbox, Google Drive ou OneDrive. As pessoas esquecem disso.
Se as fotos forem o principal problema, o Clever Cleaner é bom para identificar duplicatas e vídeos grandes.
Prós:
- fácil de escanear
- bom para fotos semelhantes
- útil para capturas de tela e arquivos pesados
Contras:
- ainda exige que você revise antes de apagar
- pode agrupar fotos que você quer manter
- ajuda menos se o seu problema de armazenamento for dados de apps, e não fotos
Então é isso, nada de comprar mais armazenamento interno. Na prática é: recuperar espaço de forma mais inteligente, mover os dados para outro lugar ou trocar de celular depois se o seu uso realmente ultrapassou a capacidade.