Qual é a melhor maneira de limpar fotos no iPhone?

Meu app Fotos do iPhone ficou cheio de duplicatas, capturas de tela e imagens antigas, e agora está ocupando espaço de armazenamento. Estou procurando a maneira mais fácil de organizar, excluir e fazer backup das fotos do iPhone sem perder nada importante.

A maior coisa que eu evitaria é tentar limpar a biblioteca inteira manualmente em uma única sessão maratona. Eu fiz isso com cerca de 35.000 fotos e vídeos, e foi horrível. Depois de horas rolando, selecionando e apagando, mal parecia que alguma coisa tinha mudado.

O que ajudou foi dividir a limpeza em etapas mais inteligentes.

Comece pelo app Fotos para as coisas óbvias. Se você está apagando fotos aleatórias que já sabe que não quer, ele ainda é a ferramenta mais simples. Use selecionar com gesto de arrastar em vez de tocar em cada item um por um. Além disso, não trabalhe só na visualização principal da Biblioteca. Ir álbum por álbum é muito mais fácil porque você pode focar em um tipo de lixo por vez.

Alguns álbuns também têm a opção Selecionar Tudo, que vale a pena usar quando o álbum inteiro é descartável. Capturas de tela são um bom exemplo. Se você abre um álbum e sabe que a maior parte pode ir embora, Selecionar Tudo economiza muitos toques desnecessários.

Onde o app Fotos começou a não ser suficiente para mim foi com duplicatas e quase duplicatas. O álbum Duplicatas integrado é bom para cópias exatas, mas esse não era meu problema de verdade. Eu tinha sequências, dez versões da mesma foto, capturas de tela antigas, Live Photos que eu não ligava mais e vídeos grandes ocupando a maior parte do armazenamento.

Foi aí que usei o Clever Cleaner, e isso tornou a limpeza muito mais rápida.

A parte útil foi que ele agrupava fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas. Ele também separava capturas de tela, encontrava vídeos grandes, sugeria a melhor foto em um grupo e me permitia transformar Live Photos em imagens estáticas normais se eu não precisasse da parte em movimento. Em vez de rolar por dezenas de milhares de fotos individuais, eu revisava grupos menores que realmente faziam sentido. A revisão baseada em deslizar também ajudou, já que você decide por grupo em vez de ficar olhando para cada imagem isoladamente.

Eu ainda conferia as coisas antes de apagá-las, mas o app cuidava da maior parte da organização. O que parecia que levaria alguns fins de semana acabou sendo mais como um par de noites.

Se você também está tentando reduzir o armazenamento do iCloud, tenha em mente que o Fotos do iCloud é a mesma biblioteca sincronizada. Apagar algo do seu iPhone também remove isso do Fotos do iCloud e dos seus outros dispositivos sincronizados. Tudo bem se a sua intenção for apagar, mas isso não é a mesma coisa que apenas remover uma cópia local do telefone.

Além disso, esvazie Apagados Recentemente depois de uma grande limpeza. Muita gente pula essa parte. Até que esses itens sejam realmente removidos de Apagados Recentemente, eles ainda podem ocupar armazenamento, então o uso do iCloud pode não cair da forma que você espera.

Depois das duplicatas, eu iria direto nos maiores vilões do armazenamento. No meu caso, eram:

1. vídeos longos que eu tinha esquecido
  2. gravações de tela
  3. capturas de tela antigas
  4. Live Photos
  5. imagens e vídeos aleatórios salvos de apps de mensagens

Apagar um punhado de vídeos grandes fez mais pelo armazenamento do que apagar centenas de fotos normais.

Uma coisa que facilitou a limpeza final foi usar um computador. Depois que me livrei do lixo óbvio, conectei o iPhone ao meu Mac e fiz a triagem mais cuidadosa em uma tela maior. Comparar fotos semelhantes e organizar álbuns é simplesmente menos irritante assim.

Se eu fosse fazer tudo de novo, eu faria assim:

1. Use o Fotos primeiro para apagar o que for fácil, especialmente em álbuns onde Selecionar Tudo faça sentido.
  2. Use o Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos.
  3. Esvazie Apagados Recentemente para que o armazenamento seja realmente liberado.
  4. Faça a triagem mais criteriosa em um Mac ou PC, se você tiver um.
  5. Passe de 10 a 15 minutos toda semana limpando novas capturas de tela, fotos borradas e duplicatas antes que elas se acumulem de novo.

Essa última parte importa mais do que parece. A limpeza é bem menos dolorosa quando você não deixa a biblioteca virar uma bagunça gigante de novo.

Faça backup primeiro, limpe depois. Antes de usar o Fotos ou qualquer app de limpeza, certifique-se de que o Fotos do iCloud, uma importação para Mac, o Google Fotos ou uma unidade externa tenha uma cópia real de tudo com que você se importa, porque sync e backup são muito confundidos.

Depois disso, eu faria as exclusões arriscadas em pequenos lotes e deixaria Apagados Recentemente em paz por um ou dois dias antes de esvaziá-lo. Isso oferece uma rede de segurança caso o app tenha agrupado algo de forma ruim ou você tenha sido agressivo demais.

A desvantagem sorrateira é que fazer uma limpeza pode bagunçar sua organização se você apagar dos álbuns sem perceber que a foto ainda fica na biblioteca principal, ou se você remover algo da biblioteca e isso desaparecer de todos os álbuns em que estava. Concordo com @waldgeist sobre fazer backup primeiro, mas eu gastaria cinco minutos verificando como sua biblioteca está realmente configurada antes de apagar qualquer coisa: álbuns compartilhados, favoritos, fotos ocultas e importações de mensagens podem se comportar de forma diferente do que as pessoas esperam. Meu método preguiçoso é classificar por tipo de mídia primeiro, apagar gravações de tela e vídeos enormes, depois usar termos de pesquisa como recibo, meme, quadro branco, estacionamento e captura de tela para encontrar lixo que nem sempre fica organizado certinho em um álbum. É menos sofisticado do que um aplicativo de limpeza, mas pega muita bagunça sem entregar a biblioteca inteira para a automação.

Limpar um telefone que usa o Fotos do iCloud é diferente de limpar um que armazena tudo localmente. Se o armazenamento for o principal problema, verifique Ajustes > Fotos e ative Otimizar Armazenamento do iPhone antes de excluir em massa, porque isso pode liberar espaço sem remover os originais da sua biblioteca. Depois, exclua o lixo óbvio depois de ter um backup separado, não apenas a sincronização do iCloud.