Acidentalmente deletei alguns arquivos importantes do meu Mac e não consigo encontrá-los na Lixeira. Preciso muito recuperá-los para um projeto urgente. Alguém pode me ajudar com métodos ou ferramentas eficazes?
Cara, já passei por isso e te entendo. Vamos por partes:
-
Excluir da Lixeira: Se você só deletou os arquivos e eles ainda estão na Lixeira, é só abrir a Lixeira, selecionar os arquivos e clicar em “Colocar de volta”. Isso resolve na maioria das vezes.
-
Time Machine: Se você usa o Time Machine, dá pra restaurar os arquivos facilmente. Conecta o disco de backup,abre o Time Machine e navegue até a data antes que os arquivos foram deletados. Selecione os arquivos e clique em “Restaurar”.
-
Buscando no Finder: Às vezes a gente acha que deletou, mas o arquivo só foi movido pra outra pasta. No Finder, procure pelo nome parcial ou completo do arquivo e vê se não está em uma pasta diferente.
-
Softwares de Recuperação: Se tudo falhar, aí tem que apelar pros softwares de recuperação de dados. Eu recomendo o Disk Drill. É super fácil de usar, até pra quem nunca mexeu com isso. Já me salvou algumas vezes. Você pode baixar aqui: Download Disk Drill.
-
Dicas extras: Nunca mais salvar arquivos importantes apenas no disco local. Use serviços de nuvem como Google Drive, iCloud ou Dropbox. Eles têm histórico de arquivos e você pode recuperar versões anteriores.
-
Precaução com o uso do Mac: Evite mexer demais no computador depois de deletar os arquivos, pois cada operação de escrita diminui as chances de recuperação.
Meus dois centavos: Se for um projeto realmente urgente, vá direto para o Disk Drill. Já salvou meu pescoço mais de uma vez, e não custa nada tentar antes de entrar em desespero. Boa sorte aí!
Você já recebeu ótimas dicas até agora, mas se eu puder acrescentar algumas informações, talvez possa ajudar ainda mais.
-
Pasta de itens recentes: Muita gente não sabe, mas o MacOS tem uma pasta de “Itens Recentes” onde mostra os arquivos abertos recentemente. Às vezes, é fácil acessá-los por lá, especialmente se você não apagou há muito tempo.
-
Recuperação da Lixeira: Uma dica menos técnica, mas possível, é a verificação da Lixeira. Às vezes, quando esvazia a Lixeira, os arquivos não são completamente removidos de imediato. Cite que a recuperação pode ser possível apenas antes de reiniciar ou desligar o computador.
-
Boot com um drive externo: Se você tem um sistema de backup secundário ou um clone do drive do Mac, é possível inicializar a partir desse drive externo e tentar acessar arquivos que possam estar lá. Às vezes, um clone do sistema anterior pode revelar arquivos que você pensou ter perdido.
-
Verificar backups de outros apps: Muitos aplicativos têm seus próprios métodos de backup. Por exemplo, alguns editores de vídeo ou som costumam salvar versões e backups dos projetos. Verifique as configurações dos aplicativos que você usa frequentemente.
-
Backup em Nuvem Automático: Eu sei que já falaram sobre a nuvem, mas é sempre bom reforçar para evitar futuros problemas. Utilizando backups automáticos e integrações nativas do MacOS, como o iCloud Drive, Google Drive, ou Dropbox, você sempre terá uma segunda camada de backup dessas ferramentas.
-
Uso Moderado de Softwares de Recuperação: Não há como negar que ferramentas de recuperação de dados como o Disk Drill são fantásticas. Mas atenção: o uso contínuo de um software de recuperação pode, em longo prazo, afetar o desempenho do seu sistema. É uma boa prática mantê-lo apenas quando necessário.
Para os detalhes completos do Disk Drill, confira este link: Disk Drill. Ele é muito intuitivo e tem alta taxa de sucesso na recuperação de dados perdidos.
-
Análises de Logs e Históricos: É um pouco mais avançado, mas revisar os logs do sistema pode dar uma pista do que aconteceu com os arquivos. No Console do MacOS, é possível analisar diversas operações que aconteceram no sistema recentemente.
-
Ajuda profissional: Se os arquivos são extremamente vitais e você não conseguiu recuperar de nenhuma forma, às vezes consultar com um técnico especializado pode ser o caminho. Em alguns casos, os centros autorizados têm ferramentas e métodos adicionais para recuperar dados.
A melhor abordagem é sempre preventiva; crie backups regulares e verifique periodicamente seus dispositivos de armazenamento. Boa sorte com seu projeto, esperamos que você consiga restaurar seus arquivos.
Olha, sinceramente, esses métodos são bem básicos e, na real, não funcionam pra todo mundo. Pra ser bem direto, o Disk Drill é, sim, útil em muitos casos, mas o problema é que ele não é milagroso. Se você já escreveu novos dados no disco desde a perda dos arquivos, as chances de recuperação caem muito. E tipo, tem gente que glamouriza o software, mas ele nem sempre acha tudo, e a versão gratuita é bem limitada.
Outro ponto é que esses backups automáticos falham com muita frequência. Já vi gente perdendo arquivos mesmo usando iCloud ou Google Drive porque algo deu errado na sincronização.
E Time Machine? Só funciona se você for religiosamente dedicado em fazer backups constantes. Pouca gente é.
A dica de mexer o mínimo possível no Mac após deletar os arquivos faz sentido, mas é meio utópica, né? Quem consegue ficar parado mais de cinco minutos sem usar o computador quando tem urgência no trabalho?
Se você estiver desesperado, conclusão: tenta o Disk Drill, mas saiba que talvez vai ter que pagar e não vai recuperar tudo. Tem outros softwares como EaseUS e Data Rescue, mas as limitações são as mesmas.
No geral, a melhor prática é: backup redundante e talvez serviços especializados se os arquivos forem extremamente críticos. Boa sorte aí.