Estou pensando em usar o Clever AI Humanizer para o meu conteúdo, mas não tenho certeza se ele realmente soa natural para os leitores ou se causa problemas com detectores e SEO. Se você já usou, ele ajudou seu conteúdo a ter um desempenho melhor ou você teve problemas como texto sinalizado, queda no ranqueamento ou clientes insatisfeitos? Eu apreciaria muito um feedback detalhado e sincero antes de me comprometer a usá-lo.
Clever AI Humanizer: Minha Experiência Real Tentando Enganar os Detectores
Tenho brincado com humanizadores de IA gratuitos há um tempo, mais por curiosidade e também porque dia sim, dia não alguém pergunta “qual é o melhor humanizador de IA???” como se fosse uma borracha mágica para todos os problemas.
Versão curta: coloquei o Clever AI Humanizer em um teste bem injusto e ele saiu muito melhor do que eu esperava, especialmente para algo gratuito.
Link para você não cair em phishing:
Site oficial do Clever AI Humanizer: https://aihumanizer.net/br
Página do AI Writer: https://aihumanizer.net/brai-writer
Sim, esse é o verdadeiro. Tem um monte de cópia tentando sequestrar o nome da marca com anúncios no Google, e depois te empurram assinaturas e planos “pro”.
O próprio Clever AI Humanizer, pelo que vi até agora, nunca teve versão paga. Sem upsell, sem tokens, nada. Se estiverem pedindo cartão, você não está no site certo.
Como Eu Testei
Eu não tentei ser bonzinho com a ferramenta.
Gerei um texto totalmente escrito por IA usando o ChatGPT 5.2 sobre, ironicamente, o Clever AI Humanizer. Então foi:
- 100% conteúdo gerado por IA
- Sem edição prévia
- E depois passei direto no Clever AI Humanizer
Na primeira rodada, escolhi o modo Simple Academic.
Esse modo é interessante porque:
- Não é um texto acadêmico completo
- Ainda tem um toque mais “formal”
- E esse tipo de tom costuma acionar os alarmes dos detectores, porque eles adoram marcar qualquer coisa que soe muito “limpa” ou “estruturada”
Meu raciocínio: se ele aguentar esse estilo, provavelmente lida bem com modos mais fáceis também.
Resultados nos Detectores de IA (Primeira Rodada)
Verifiquei o texto humanizado com os suspeitos de sempre.
ZeroGPT
Não confio tanto nesse detector hoje em dia. Ele já marcou a Constituição dos EUA como 100% IA, o que é bizarro. Mas ainda é um dos mais pesquisados, então usei mesmo assim.
- Resultado: 0% IA
Ou seja, segundo o ZeroGPT, o texto parecia totalmente humano.
GPTZero
Depois: GPTZero. Mesma coisa, mesmo texto.
- Resultado: 100% humano, 0% IA
Praticamente uma aprovação limpa aqui também.
Mas o Texto Realmente Parece Escrito por Humano?
Essa parte importa mais para mim do que os detectores.
Muitos “humanizadores” de IA até passam nos detectores, mas:
- Quebram a gramática
- Transformam parágrafos em uma pasta sem forma
- Ou colocam frases estranhas que ninguém usa na vida real
Então joguei o resultado de volta no ChatGPT 5.2 e pedi para ele avaliar qualidade, tom e se parecia texto escrito por humano.
O que o ChatGPT 5.2 disse, em resumo:
- Gramática: sólida
- Estilo (Simple Academic): ok, mas ainda recomendou revisão humana
E eu concordo. Qualquer ferramenta que prometa “sem necessidade de edição” depois da humanização está vendendo fantasia. Você sempre deve revisar e ajustar para combinar com a sua própria voz.
Testando o AI Writer Embutido
Eles adicionaram uma coisa nova chamada AI Writer:
https://aihumanizer.net/brai-writer
Você não vê isso com tanta frequência em humanizadores. A maioria espera que você cole conteúdo de algum LLM. Esse aqui consegue:
- Escrever o texto
- E humanizar ao mesmo tempo
Do ponto de vista técnico, isso dá mais controle sobre:
- Estrutura das frases
- Padrões de formulação
- Distribuição de tokens
Provavelmente é por isso que ele vai melhor nos detectores.
Testei assim:
- Estilo: Casual
- Tema: humanização de IA, mencionando o Clever AI Humanizer
- E eu coloquei um erro de propósito no prompt para ver como lidaria com isso
Uma coisa de que não gostei:
Pedi 300 palavras. Ele não respeitou isso.
Se eu peço 300, quero algo em torno de 300, não muito acima. Ser solto com contagem de palavras é provavelmente minha primeira crítica real.
Detecção de IA no Resultado do AI Writer
Peguei o que o AI Writer gerou e rodei novamente nos detectores.
- GPTZero: 0% IA
- ZeroGPT: 0% IA, lê como 100% humano
- Detector do QuillBot: 13% IA
13% no QuillBot é bem bom. Muito conteúdo “corrigido” por IA fica na faixa de 50% ou mais.
O Quão Humano o Texto Soa?
Depois passei o resultado do AI Writer de novo pelo ChatGPT 5.2 para uma segunda opinião.
Resumo:
- O texto estava forte e natural
- Soava como algo escrito por humano para o modelo
- Então ele não só passou em detectores básicos, como também enganou um LLM avançado, que acreditou ser conteúdo humano
Isso é bem impressionante para uma ferramenta pela qual você não paga nada.
Comparando com Outros Humanizadores
Aqui foi onde as coisas ficaram interessantes nos meus testes.
O Clever AI Humanizer saiu melhor do que:
- Ferramentas gratuitas como Grammarly AI Humanizer, UnAIMyText, Ahrefs AI Humanizer, Humanizer AI Pro
- E vários serviços pagos como Walter Writes AI
- Além de outras ferramentas “indetectáveis”: StealthGPT, Undetectable AI, WriteHuman AI, BypassGPT
Aqui está a tabela de comparação que usei:
| Ferramenta | Gratuito | Pontuação no detector de IA |
|---|---|---|
| Sim | 6% | |
| Grammarly AI Humanizer | Sim | 88% |
| UnAIMyText | Sim | 84% |
| Ahrefs AI Humanizer | Sim | 90% |
| Humanizer AI Pro | Limitado | 79% |
| Walter Writes AI | Não | 18% |
| StealthGPT | Não | 14% |
| Undetectable AI | Não | 11% |
| WriteHuman AI | Não | 16% |
| BypassGPT | Limitado | 22% |
Esses 6% são o motivo de eu atualmente colocar o Clever AI Humanizer no topo da lista de ferramentas gratuitas.
O Que Não é Tão Bom
Não é perfeito, e quem tratar isso como bala de prata vai se frustrar. Alguns pontos que notei:
- Ele não respeita contagem exata de palavras
- Às vezes se afasta um pouco da formulação ou estrutura original
- Alguns LLMs mais avançados ainda conseguem pegar trechos do padrão e marcar partes como coisa de IA
- Não é o seu estilo de escrita, a menos que você edite bastante
Pelo lado positivo:
- A gramática geralmente fica em 8–9/10, com base em corretores e avaliações de LLM
- O fluxo é decente e o texto não vira nonsense
- Ele não depende de erros forçados para passar nos detectores
Algumas ferramentas tentam coisas como escrever “eu tenho 2 ir agora” só para acionar sinais de “humano”. O Clever AI Humanizer não parece fazer isso. Pessoalmente, não quero erros de propósito ou gramática quebrada só para enganar scanner.
Vale comentar também: mesmo quando algo aparece com 0% IA em todas as ferramentas, às vezes você ainda “sente” aquele ritmo de LLM por baixo. É sutil, mas existe. Isso não é um problema específico do Clever AI Humanizer, é só o estado atual do jogo de detecção/humanização.
O Panorama Maior: Gato vs Rato
Todo esse ecossistema parece um longo jogo de gato e rato:
- Detectores melhoram
- Humanizadores se adaptam
- E assim por diante
Se você está usando essas ferramentas, tenha isso em mente:
- Nenhuma é à prova de futuro
- Nenhum detector é totalmente confiável
- E você ainda precisa editar o texto por conta própria
O Clever AI Humanizer hoje é um dos poucos que:
- É gratuito
- Supera detectores populares com boa consistência nos meus testes
- Gera texto legível e em geral limpo
Só não terceirize seu cérebro inteiro para ele.
Links e Recursos Extras
Se quiser se aprofundar, aqui vão alguns posts no Reddit com prints de detecção e mais comparações:
-
Análise geral de “melhor humanizador de IA” com provas:
https://www.reddit.com/r/DataRecoveryHelp/comments/1oqwdib/best_ai_humanizer/?tl=pt-br -
Tópico específico de review do Clever AI Humanizer:
https://www.reddit.com/r/DataRecoveryHelp/comments/1ptugsf/clever_ai_humanizer_review/?tl=pt-br
Se for testar, ainda assim edite o seu texto. Encare a ferramenta mais como um filtro de ruído do que como um botão de “deixe isso humano”.
Tenho usado o Clever AI Humanizer em blogs de clientes e em alguns sites de afiliados por cerca de 3 meses, então aqui vai a versão sem hype.
1. Soa natural para leitores de verdade?
Na maioria das vezes sim, se você:
- Começar com um conteúdo de IA pelo menos razoável (não um texto genérico e vazio)
- Escolher o tom certo (eu uso mais o Casual ou Acadêmico Simples)
- Fazer uma revisão manual depois
De cerca de 40 artigos humanizados, só tive 2 casos em que o cliente disse “isso parece meio engessado / robótico”. Em ambos, o problema não era gramática, e sim que a voz parecia a de um estagiário muito educado. Ou seja: é legível e limpo, mas ainda não cria magicamente a sua voz pessoal. Você vai querer injetar algumas frases suas, pequenas opiniões e talvez encurtar algumas frases.
2. Detectores de IA e uso real
Eu não fico obcecado com detectores, mas algumas situações me obrigaram a ligar para isso:
- Um editor interno de um cliente usa GPTZero internamente
- Outro cliente tinha uma política estilo escola em que textos marcados como “principalmente IA” eram rejeitados automaticamente
O Clever AI Humanizer me deu:
- Pontuações consistentes de “majoritariamente humano / humano” no GPTZero e ferramentas parecidas
- Resultados bem melhores do que simplesmente “reescrever com outro LLM”
Concordo com o @mikeappsreviewer que o ZeroGPT é meio inconsistente e não vale tanta preocupação, mas na prática o Clever AI Humanizer tende a acalmar a maioria dos scanners. Nem sempre bato 0% perfeito como nos testes deles, mas as pontuações ficam tranquilas na faixa do “isso não vai disparar o pânico de ninguém”.
3. Impacto em SEO (que é o que você realmente quer saber)
É aqui que começa a ficar interessante.
Testei assim em 3 sites:
- Método antigo: conteúdo do ChatGPT + edição manual leve
- Método novo: conteúdo do ChatGPT → Clever AI Humanizer → edição manual
Métricas ao longo de ~8–10 semanas:
- Sem problemas de indexação
- Sem desindexação em massa
- Sem quedas óbvias de “conteúdo útil” ligadas aos posts humanizados
- Alguns posts escritos com o Clever AI Humanizer já estão trazendo um bom tráfego de cauda longa
O que eu percebi:
- Posts que já eram fracos em profundidade de tópico não passaram a performar melhor só porque foram humanizados
- Posts em que adicionei minha própria experiência, capturas de tela ou exemplos depois de humanizar geralmente superaram os textos antigos “IA pura + edição leve”
Em outras palavras, o Clever AI Humanizer ajudou na apresentação e no “clima” do texto, mas o ranqueamento ainda depende de o artigo realmente resolver a dúvida de forma concreta. Sem surpresa aí.
4. Onde ele me irrita
Algumas desvantagens que vivo encontrando:
- Contagem de palavras é imprecisa. Se eu preciso de 1.500 palavras, ele pode gerar 1.900 ou 1.200. Não é o fim do mundo, mas irrita se você cobra por palavra.
- De vez em quando ele reformula tão agressivamente que alguns detalhes ou exemplos específicos ficam suavizados. Aprendi a revisar rápido qualquer parte com números, instruções ou texto meio jurídico.
- Se o conteúdo original é super genérico, o resultado é só um genérico que “soa mais humano”. Ele não corrige pesquisa ruim.
Sou até um pouco menos empolgado do que o @mikeappsreviewer em um ponto: não acho que ele engane de forma confiável modelos mais avançados num cenário de “corrida armamentista”. Em alguns testes com modelos mais novos ainda apareceu “provavelmente assistido por IA”. Mas isso não fez diferença nenhuma em fluxos de trabalho reais até agora, porque clientes e plataformas estão usando detectores mais fracos.
5. Como eu realmente uso no fluxo de trabalho
O que tem funcionado para mim:
- Fazer o rascunho com um LLM, mas usando o seu próprio esboço e pontos principais.
- Passar no Clever AI Humanizer num tom que combine com o site.
- Manualmente:
- Adicionar comentários ou observações pessoais
- Encurtar ou quebrar frases muito longas
- Inserir exemplos ou histórias próprias
- Corrigir qualquer leve borrão factual que ele criou
Essa combinação me dá um conteúdo que:
- Lê de forma natural para usuários comuns
- Não assusta detectores básicos
- Não causou penalidade de SEO na prática
6. Então, vale a pena usar?
Se o seu objetivo é:
- Conteúdo de IA com sensação mais segura e leitura mais fluida
- Menos chance de acionar checagens básicas de IA de clientes, escolas ou ferramentas fracas
- Uma opção gratuita que não prende seu texto atrás de paywall
Então sim, o Clever AI Humanizer realmente vale a pena no seu conjunto de ferramentas. Só não trate como “apertar botão e virar humano”. É mais como um filtro de ruído inteligente que você ainda precisa ajustar e limpar manualmente.
Se você espera que ele sozinho aumente seus rankings ou replique sua voz pessoal exatamente sem esforço, vai ficar desapontado.
Tenho usado o Clever AI Humanizer em alguns sites de conteúdo e em materiais de clientes há cerca de 2 meses, então aqui vai uma visão nada teórica.
Concordo com muita coisa que o @mikeappsreviewer e o @ombrasilente falaram, mas discordo em um ponto: ele não é tão “configura e esquece” em relação a tom quanto os testes deles fazem parecer. Se você se importa com voz de marca, você vai editar.
Quão natural soa?
Para leitores comuns: bom o suficiente para ninguém reclamar.
Para editores exigentes: “parece um redator de blog bem lapidado.”
Ele normalmente não gera vergonha alheia nem inglês quebrado. O problema maior é que ele achata a personalidade. Todos os meus redatores passam a soar meio parecidos depois da humanização, a menos que eu volte e inclua expressões pessoais, piadas ou opiniões. Então sim, é natural, mas um “natural genérico”.
Detectores de IA na prática
Testei conteúdo do Clever AI Humanizer em:
- GPTZero (porque um cliente usa internamente)
- Copyleaks (algumas plataformas integram)
- Alguns daqueles detectores antigos em extensão de navegador
Resultado:
A maioria dos artigos voltou como “provavelmente humano” ou “misto, mas aceitável”. Recebi alguns avisos de “assistido por IA”, mas nada que gerasse reprovação. Comparado ao texto puro de LLM, a diferença foi bem perceptível.
Então, se o seu medo é ser auto‑banido instantaneamente por detectores, o Clever AI Humanizer ajuda bastante, só não em 100%. Eu não colocaria meu emprego inteiro na aposta de que ele vai enganar detectores futuros. É um band‑aid, não um manto da invisibilidade.
Impacto em SEO
É aqui que o pessoal superestima qualquer humanizer.
O que vi em ~20 posts de um site de nicho:
- Zero problemas de indexação
- Nenhuma queda em massa quando misturei conteúdo humanizado com conteúdo antigo
- Artigos com valor real (exemplos originais, meus prints, resultados de teste) foram bem na busca
- Textos rasos e superficiais continuaram rasos e não subiram milagrosamente no ranking só porque “soavam mais humanos”
Então o Clever AI Humanizer não aumentou ranking por conta própria. O que ele fez foi deixar meus rascunhos cheios de IA suficientemente seguros para eu parar de me preocupar com pegadas óbvias de IA enquanto focava em deixar o conteúdo realmente útil.
Onde ele me irritou
Algumas coisas que quase não vejo comentarem:
- Às vezes ele suaviza demais a linguagem técnica. Em tutoriais ou guias passo a passo, precisei restaurar parte da precisão original.
- Pode mudar levemente o significado em tabelas comparativas ou listas de prós e contras se você não ficar atento.
- Como outros já disseram, o controle de contagem de palavras é ruim. Se você trabalha com preço fechado por texto, vai notar.
De vez em quando ele tenta ser “fluido” demais e o resultado são frases mais longas e cheias de enchimento. Tive que cortar cerca de 15–20% do texto em alguns posts só para deixar tudo direto de novo.
Resumo da minha parte
-
Se o seu objetivo é:
- Fazer rascunhos escritos por IA soarem mais orgânicos
- Reduzir a chance de disparar detectores básicos de IA
- Manter o custo em zero
Então sim, eu recomendaria usar o Clever AI Humanizer no seu fluxo.
-
Se o seu objetivo é:
- Fazer conteúdo ruim ranquear como mágica
- Imitar sua voz única perfeitamente sem esforço
- Ser permanentemente indetectável por qualquer novo detector
Então nenhuma ferramenta, incluindo o Clever AI Humanizer, vai fazer isso.
Hoje meu processo é: rascunho com um LLM, passo no Clever AI Humanizer, depois gasto 15–30 minutos “humanizando de verdade” ao adicionar opiniões, cortar excesso e corrigir qualquer imprecisão técnica. Essa combinação tem funcionado, e até agora não vi nenhum desastre de SEO ou com detector ligado a isso.