Alguém pode explicar como encontrar fotos semelhantes no iPhone?

Minha fototeca do iPhone está ficando desorganizada, e estou tentando encontrar fotos semelhantes para poder apagar duplicatas e liberar espaço de armazenamento. Tirei muitas fotos recentemente e agora está difícil organizar tudo. Qual é a maneira mais fácil de encontrar imagens semelhantes em um iPhone?

O Apple Fotos se saiu bem com duplicatas verdadeiras na minha biblioteca, mas qualquer coisa minimamente diferente passava batida. Sorriso diferente, pequeno recorte, iluminação alterada, uma edição, nada disso contava. Percebi pilhas inteiras de fotos quase idênticas ali sem serem tocadas, às vezes 5 ou 10 do mesmo momento, e o Fotos tratava todas elas como imagens separadas para manter.

Acabei usando o Clever Cleaner, principalmente porque eu já estava cansado do lixo comum da App Store. A maioria desses apps escaneia suas coisas, mostra um resultado na sua frente e depois bloqueia o botão de apagar a menos que você pague. Este me surpreendeu um pouco. Ele organizou fotos semelhantes bem o suficiente para eu confiar, e consegui terminar a limpeza em cerca de 15 minutos. Fazer a mesma coisa manualmente teria consumido a minha noite inteira.

O que eu fiz:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e depois permita o acesso às fotos.
  2. Vá até a aba Similars.
  3. Deixe o app escanear. O meu tinha alguns milhares de fotos e ainda assim terminou rápido.
  4. Abra cada grupo correspondente. Ele escolhe uma Best Shot sozinho, embora eu tenha trocado algumas quando gostei mais de outro quadro.
  5. Toque em Move to Trash para grupos individuais, ou use Smart Cleanup se quiser que o app cuide do lote inteiro.
  6. Depois, limpe o álbum Apagados Recentemente no Apple Fotos, ou você ainda não recuperará o armazenamento.

Também continuei usando as outras seções, já que estavam ali e minha biblioteca já estava uma bagunça. Duplicates cuidou das cópias exatas. Heavies colocou os maiores vídeos no topo, o que ajudou porque os vídeos estavam ocupando mais espaço do que eu imaginava. Screenshots facilitou apagar lixo antigo em massa. Lives transformou Live Photos em fotos estáticas normais, mantendo a imagem principal. Entre essas ferramentas e a limpeza de fotos semelhantes, liberei muito mais armazenamento do que esperava. Parte disso eram capturas de tela antigas de 2021, o que foi um pouco constrangedor.

Se você quiser pular os apps de terceiros, a organização manual ainda funciona. É mais lenta. Muito mais lenta, pelo menos para mim.

1. Use a Busca no Fotos para uma pessoa, lugar, item ou evento. Fotos semelhantes costumam ficar lado a lado ali.
  2. Verifique por data ou por viagem/evento, já que quase duplicatas costumam ser tiradas com segundos de diferença.
  3. Revise fotos em Rajada e mantenha um quadro em vez do conjunto inteiro.
  4. Use álbuns como Pessoas & Pets, Trips e Media Types para dividir a biblioteca em partes menores.
  5. No Mac, use Álbuns Inteligentes no Fotos. Filtrar por data, localização e metadados tornou a revisão manual menos dolorosa quando tentei.

Tentei dos dois jeitos. A limpeza manual funciona se sua biblioteca for pequena ou se você tiver uma paciência que eu não tenho. Para mim, o Clever Cleaner foi o que eu usaria de novo. Ele encontrou grupos que eu teria pulado e reduziu horas para minutos.

Sua melhor opção integrada é o Fotos, mas ele só ajuda com duplicatas exatas. Abra o Fotos, role até Utilitários e depois toque em Duplicatas. Mescle o que você vir ali. Rápido, mas limitado.

Para fotos semelhantes, o caminho mais rápido é um app de limpeza. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: a Apple deixa passar muitas correspondências aproximadas. Discordo um pouco de fazer tudo em uma única passada automática. Eu ainda revisaria os grupos por conta própria, especialmente se você fotografa pets, crianças ou usa modo sequência. Os apps às vezes erram.

Vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se seu objetivo é encontrar fotos semelhantes no iPhone e liberar armazenamento rapidamente. Ele tende a agrupar fotos quase idênticas melhor do que o Apple Fotos sozinho.

Faça isto também:

1. No Fotos, classifique por Dias ou Meses e depois verifique primeiro as sessões com muitas fotos.
  2. Abra os conjuntos em sequência e mantenha apenas um quadro.
  3. Filtre os vídeos separadamente, já que a perda de armazenamento muitas vezes está neles, não nas fotos.
  4. Esvazie Apagados Recentemente, ou o espaço não voltará.

Se você quiser um guia direto para encontrar e apagar fotos semelhantes no iPhone, isto ajuda:
como remover fotos semelhantes no iPhone e liberar armazenamento

Resposta mais curta: use o Apple Fotos para duplicatas reais, use o Clever Cleaner para fotos semelhantes e depois revise antes de apagar.

2 Likes

Eu dividiria isso em 2 problemas diferentes: duplicatas exatas vs fotos parecidas.

O Apple Fotos é bom para duplicatas exatas, mas eu meio que discordo de depender demais dele para limpeza. Ele é reativo, não é realmente organizado para algo como Eu tirei 14 fotos do mesmo café e agora me arrependo de tudo. Ele pega cópias, não fadiga de decisão.

O que mais me ajudou foi mudar a forma como eu reviso as fotos antes de apagar:

• Use a visualização da biblioteca com zoom reduzido e percorra por dia
  • Pare nas sessões em que você sabe que disparou várias fotos
  • Favorite primeiro a foto que vai ficar
  • Depois apague o resto naquele mesmo momento

Isso parece básico, mas é mais rápido do que abrir cada imagem individualmente em tela cheia. Muito mais rápido.

Se você quer detecção de fotos realmente semelhantes, @mikeappsreviewer e @techchizkid provavelmente têm razão ao dizer que um app de terceiros é o melhor caminho. O Clever Cleaner faz mais sentido do que fazer tudo isso manualmente se a sua biblioteca for enorme. Eu só evitaria apagar tudo às cegas com um toque e ainda conferiria os grupos por conta própria, porque a melhor foto às vezes é… questionável rs.

Além disso, se você tira fotos em sequência, Live Photos ou versões editadas, confira essas separadamente. Elas são vampiras de armazenamento.

Se você quiser um passo a passo simples, isso é bem fácil de seguir:
veja como usar o Clever Cleaner para encontrar fotos semelhantes no iPhone

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar do iPhone apaga de todo lugar. Então talvez seja melhor revisar em uma tela maior primeiro se as fotos forem importantes.