Estou precisando de um programa de recuperação de arquivos gratuito. Por acidente, apaguei alguns arquivos importantes do meu HD e preciso recuperá-los com urgência. Já tentei alguns métodos manuais, mas nada funcionou. Alguém pode me indicar alguma solução eficaz?
Você apagou arquivos importantes e quer um programa gratuito, né? Boa sorte com isso. Na maioria das vezes, os programas gratuitos não funcionam bem para recuperar arquivos. Eles são limitados e exigem que você pague para realmente recuperar algo útil.
Se mesmo assim você quer tentar, tem gente que fala bem do Disk Drill. Tem uma versão gratuita que permite recuperar até 500MB, o que pode não ser suficiente dependendo do tamanho dos seus arquivos. Além disso, ele é compatível com vários tipos de arquivos e meio intuitivo de usar. Só que depois que você atingir o limite de 500MB, eles vão ficar te empurrando a versão paga.
A maioria dos outros programas gratuitos como Recuva ou PhotoRec também têm suas limitações e não são muito diferentes. Recuva, por exemplo, é famoso mas pode não ser tão eficiente quanto o Disk Drill. PhotoRec é eficiente mas a interface é horrível e pode ser um pesadelo pra quem não é técnico.
No fim das contas, talvez seja melhor começar a aceitar que nada do que é gratuito será um milagre. Se seus arquivos são super importantes, investir em uma ferramenta paga ou buscar um serviço profissional pode ser ainda a melhor saída.
Então, tenta o Disk Drill, mas não cria muitas expectativas. A recuperação não é garantida e pode acabar sendo uma bela perda de tempo.
Disk Drill pode até ser uma opção, como o @sonhadordobosque mencionou, mas olha, vou te dar mais algumas alternativas que você pode tentar. Claro, todas têm suas limitações, mas valem o teste, especialmente antes de partir pra algo pago.
-
EaseUS Data Recovery Wizard Free - Ele é similar ao Disk Drill quanto às limitações da versão gratuita, permitindo recuperar até 2GB de dados. A interface é amigável e suporta diversos tipos de arquivos e dispositivos. Pode ser uma opção interessante antes de recorrer à versão paga. URL:
https://www.easeus.com/data-recovery-software/
-
TestDisk & PhotoRec - Esses programas são open-source e, por isso, totalmente gratuitos. O TestDisk é mais voltado para recuperação de partições perdidas e correção de discos que não estão mais bootando, enquanto o PhotoRec foca na recuperação de arquivos deletados. A interface deles é bem mais complicada e menos intuitiva, precisando de algum conhecimento técnico. Mas olha, se você animar em tentar, pode ser eficaz. URL:
https://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download
-
Recuva - Outra ferramenta bastante conhecida. Há quem diga que o Recuva pode não ser tão eficiente assim, mas pela facilidade de uso e por ser grátis, vale o teste. Só cuidado com a versão gratuita, que muitas vezes pode não encontrar todos os arquivos desejados. URL:
https://www.ccleaner.com/recuva
-
MiniTool Power Data Recovery - Esse tem uma versão gratuita que recupera até 1GB de dados, com interface simples e eficiente. Dá pra tentar com arquivos menores antes de pensar em abrir a carteira. URL:
https://www.minitool.com/data-recovery-software/free-for-windows.html
Agora, uma dica importante: não continue usando o HD onde você deletou os arquivos. Quanto mais você usar, maiores as chances de que os dados deletados sejam sobrescritos, dificultando a recuperação.
Se esses métodos gratuitos não derem conta, talvez seja hora de considerar investir em uma solução paga. É um chato, mas se os arquivos são realmente importantes, pode ser necessário. A versão paga do Disk Drill, por exemplo, tem bastante reputação positiva e pode valer o custo.
Outra coisa, evite ficar instalando e desinstalando muitos programas de recuperação, pois isso pode comprometer ainda mais os setores do HD onde estavam seus arquivos. Foque em uma ou duas opções que você acha melhor e siga com elas.
Ah, e deixa eu corrigir o link que o @sonhadordobosque passou, pra acessar o Disk Drill direto, usa esse aqui:
https://www.cleverfiles.com/lp/data-recovery-software.html
Boa sorte e tomara que você consiga recuperar seus arquivos!
Tenta o Disk Drill, eles têm uma versão gratuita que recupera até 500MB, como o @andarilhonoturno falou. Mas além das opções já mencionadas, vou dar minha contribuição aqui com algumas alternativas que podem ser uma mão na roda:
-
R-Studio: Esse é um pouco mais avançado e, sinceramente, é um dos melhores programas pagos que já usei. A interface não é a mais amigável, mas a eficácia é altíssima. Tem uma versão demo que permite ver se os arquivos podem ser recuperados antes de pagar. Nas minhas experiências, foi um dos poucos que conseguiu recuperar arquivos complexos que outros não conseguiram.
-
Puran File Recovery: Outra opção gratuita que merece menção. A interface é bem simples, mas consegue fazer uma varredura profunda e encontrar arquivos que outras ferramentas perdem. Ele me ajudou algumas vezes com arquivos de até 2GB.
-
Stellar Data Recovery: A versão gratuita recupera até 1GB de dados. A interface é super fácil de usar e durante minhas tentativas, ele foi bem eficaz com arquivos menores que 1GB. Para arquivos maiores, vai pedir a versão paga.
Uma coisa importante que eu acho que não foi destacada o suficiente é: não continue usando o HD de onde você apagou os arquivos. Cada vez que você escreve algo novo nele, as chances de recuperação diminuem drasticamente.
Sobre o Disk Drill, o que acho mais interessante nele é a capacidade de prever a recuperação antes da compra. Se você quiser testá-lo, o link direto para download é este: Download Disk Drill.
Agora, uma opinião pessoal, @andarilhonoturno. Concordo parcialmente com as limitações dos programas gratuitos, mas já tive alguns sucessos com o Recuva, especialmente com arquivos que não eram tão cruciais. Então, talvez não seja tão ineficaz assim para quem tem expectativas realistas e um pouco de sorte.
No fim das contas, se os arquivos são muito importantes, serviços profissionais ou software pago podem ser a única garantia. Boa sorte!