Aplicativos no iPhone ocupando muito mais espaço do que o esperado - normal?

Verifiquei o armazenamento do meu iPhone e notei que vários apps estão usando muito mais espaço do que os tamanhos de app informados. Alguns têm totais enormes de dados e cache, e meu celular está quase cheio. Isso é normal e como posso reduzir o armazenamento dos apps sem apagar tudo?

Eu bati na mesma parede no meu iPhone e, sim, a Apple esconde a parte útil atrás de três menus e um dar de ombros.

Aplicativos não é só o arquivo do app em si. Também inclui dados do app, configurações salvas, restos de login, caches, arquivos temporários, coisas armazenadas em ‘No Meu iPhone’ no Arquivos e downloads do Safari. Então, quando você vê Aplicativos ocupando uma parte enorme, isso não significa que você instalou 200 apps gigantes da noite para o dia. Muito disso é acúmulo.

Isso fica feio com apps que você usa todos os dias. Instagram, TikTok, Safari, YouTube, apps de streaming, jogos, eles guardam dados locais para que as coisas carreguem mais rápido na próxima vez. Ótimo para velocidade, ruim para armazenamento. Eu vi um app social ocupando menos de 300 MB na instalação, e depois passando de 4 GB quando o cache e os arquivos inúteis salvos se acumularam. Mesmo app, espaço ocupado bem diferente.

Quando o armazenamento do meu telefone chegou perto de encher, o desempenho caiu primeiro. E não foi nada sutil. A câmera demorava uma eternidade para abrir. Os apps me jogavam de volta para a Tela de Início. O atraso na digitação apareceu no Mensagens, o que era irritante. Pelo que eu vi, os iPhones precisam de alguns gigabytes livres ou começam a parecer desgastados. Agora eu tento manter pelo menos 5 a 6 GB livres.

Se você quiser reduzir Aplicativos sem apagar suas coisas, use Desinstalar App.

Vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Escolha um app e toque em Desinstalar App.

Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Seu ícone continua lá com o pequeno símbolo de nuvem. Toque nele depois, ele baixa novamente, e suas coisas ainda estarão lá. Apagar App é o que você usa se quiser que tudo desapareça. Desinstalar é a opção mais segura quando o problema é armazenamento.

Algumas coisas que eu faço agora:

1. Desinstalo apps que não toquei há meses
  2. Verifico quais apps estão inchados por causa do cache
  3. Limpo os dados de sites do Safari de vez em quando
  4. Dou uma olhada no app Arquivos, especialmente em ‘No Meu iPhone’
  5. Apago downloads antigos e gravações de tela primeiro

No Safari, você pode liberar uma boa quantidade bem rápido. Entre nas configurações de armazenamento, abra o Safari e remova os dados dos sites. Uma vez eu recuperei quase 1 GB, o que pareceu absurdo para lixo de navegador.

As ferramentas integradas ajudaram um pouco, mas para mim a bagunça maior eram fotos e vídeos. Toneladas de fotos duplicadas, capturas de tela, clipes aleatórios e gravações de tela gigantes que eu tinha esquecido. Acabei usando Clever Cleaner depois de testar alguns apps de limpeza com os quais eu não continuei.

O que me fez continuar com ele foram coisas simples. Nenhum bloqueio de pagamento apareceu no meio do processo. Nenhum anúncio a cada dois toques. A seção Heavies facilitou ordenar a mídia por tamanho, então eu pude eliminar primeiro os piores culpados. A ferramenta Similars também ajudou, já que meu app Fotos estava cheio de cinco fotos quase idênticas do mesmo recibo, gato, vaga de estacionamento, o que fosse.

A parte da privacidade importou para mim mais do que eu esperava. Muitos apps de limpeza querem processar sua biblioteca em outro lugar. Este manteve a análise no telefone, o que pareceu mais seguro. Depois de limpar alguns GB, meu telefone parou de parecer entupido. Menos espera, menos travamentos estranhos.

Versão curta:

Aplicativos inclui:

• arquivos de apps
  • dados de apps
  • preferências
  • caches
  • arquivos temporários
  • downloads do Safari
  • arquivos salvos localmente no telefone

Melhor solução de baixo risco:

• use Desinstalar App em vez de Apagar App

Melhor hábito:

• verifique o Armazenamento do iPhone a cada poucas semanas
  • mantenha alguns GB livres
  • limpe dados do navegador e mídia antiga antes de o telefone começar a engasgar

Se a barra de armazenamento está quase cheia, eu resolveria isso agora, não depois. Quando o telefone começa a ficar lento, você já esperou um pouco demais.

3 Likes

Sim, é normal. Irritante, mas normal.

O tamanho na App Store é apenas o número inicial. Após a instalação, muitos apps baixam recursos extras, arquivos offline, histórico de mensagens, miniaturas, logs e mídia em cache. Jogos são ruins nisso. Netflix, Spotify, YouTube, TikTok, Instagram, podcasts e Mapas são os culpados mais comuns. Alguns apps crescem de 5x a 10x em relação ao tamanho listado.

Um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer: descarregar está ok, mas isso não corrige dados inchados do app em todos os casos. Se o lixo estiver em Documentos e Dados, descarregar muitas vezes mantém essas coisas. Para alguns apps, a única coisa que realmente redefine o armazenamento é Apagar App e depois reinstalar.

O que eu faria:

1. Classifique o Armazenamento do iPhone pelos maiores apps.
  2. Abra os piores um por um.
  3. Se o app tiver a própria opção de limpar cache ou gerenciador de downloads, use isso primeiro.
  4. Remova downloads offline dentro dos apps de streaming.
  5. Em Mensagens, apague conversas com vídeos grandes e anexos antigos.
  6. Em Fotos, limpe Apagados Recentemente, gravações de tela e clipes duplicados.
  7. Em apps de podcast e música, desative os downloads automáticos.
  8. Em Mapas, remova mapas offline dos quais você esqueceu.
  9. Reinicie após a limpeza. O iOS às vezes mostra o armazenamento de forma estranha até reiniciar.

Verifique também esta configuração:
Ajustes > App Store > Desinstalar Apps Não Usados

Eu deixo isso desativado. Algumas pessoas gostam. Eu não. Isso remove apps aleatoriamente quando o espaço fica apertado, e eu prefiro escolher sozinho.

Se fotos e vídeos forem o problema oculto, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Esta avaliação clara do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone explica o que ele faz em português simples.

Se o seu telefone tiver menos de 2 GB livres, resolva isso logo. iPhones começam a falhar quando o armazenamento está quase no máximo.

Sim, normal. Irritante, mas normal.

O número na App Store é basicamente a mala vazia. O que você está vendo no Armazenamento do iPhone é a mala depois que o app a encheu com downloads, bancos de dados, miniaturas, histórico de mensagens, rascunhos editados e entulho aleatório que o iOS não explica muito bem.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu acrescentaria isto: às vezes a tela de armazenamento mente um pouco até que o iOS tenha tempo de recalcular. Já vi um app mostrar 6 GB e depois diminuir após uma reinicialização ou uma noite carregando. Então, antes de entrar em pânico e apagar metade do seu telefone, reinicie-o e confira de novo.

Coisas que eu olharia e que eles não enfatizaram muito:

• anexos do app Mail e caixas de correio antigas sincronizadas
  • Memorandos de Voz, se você grava muito
  • mídia do WhatsApp/Telegram dentro do app, não apenas no Fotos
  • Livros/PDFs salvos localmente
  • projetos do GarageBand/iMovie, eles ficam absurdamente grandes rápido

Além disso, “Desinstalar App” é útil, mas não faz milagres. Para alguns apps, quase não ajuda. Se um app é um devorador de armazenamento e não tem opção de limpar cache, excluir e reinstalar ainda é a forma mais limpa de redefinir. Meio burro, mas esse é o mundo da Apple.

Se o seu problema real é bagunça de mídia, o Clever Cleaner é honestamente uma das opções menos irritantes para limpar o armazenamento do iPhone. É melhor para encontrar vídeos gigantes, duplicatas e fotos semelhantes do que ficar procurando manualmente no app Fotos por uma hora como um homem das cavernas.

Também vale assistir se você quiser uma explicação clara e simples: melhores dicas de limpeza de armazenamento do iPhone nesta análise completa em vídeo

Versão curta:

• sim, é normal
  • reinicie primeiro
  • verifique downloads/mídia dentro dos apps
  • exclua/reinstale os piores culpados
  • limpe fotos/vídeos antes de culpar os apps por tudo

Se você estiver com menos de 3 GB livres, eu resolveria isso logo. iPhones ficam estranhos quando estão lotados até a tampa.

Sim, é normal, mas eu questionaria um pouco a ideia de que os apps são sempre os verdadeiros vilões. Muito do inchaço de “Aplicativos” no iPhone é, na verdade, bancos de dados locais, downloads com falha, índices de anexos e sobras de sincronização que o iOS agrupa de um jeito nada útil.

Algumas coisas que eu verificaria e que @techchizkid, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve:

• contas de e-mail com sincronização offline enorme
  • Notas com muitas digitalizações/PDFs
  • pastas do app Arquivos em No Meu iPhone
  • apps de streaming que silenciosamente mantêm arquivos temporários “otimizados”
  • apps de mensagens com salvamento automático ativado

Uma coisa que as pessoas não percebem: atualizações de apps podem aumentar temporariamente o uso de armazenamento porque o iOS pode manter recursos antigos e novos ao mesmo tempo durante a instalação. Normalmente isso se estabiliza depois.

Também não gosto muito de Desinstalar App como solução inicial para apps pesados de uso diário. É bom para apps sem uso, sim. É ruim para apps inchados que você usa o tempo todo, porque a tranqueira geralmente volta logo.

Minha abordagem:

• verificar o armazenamento por app e depois comparar com o uso real
  • desativar downloads automáticos dentro de apps de chat/mídia
  • reduzir a retenção de mensagens quando possível
  • apagar projetos gigantes em apps como iMovie ou GarageBand
  • atualizar o iOS, porque erros no relatório de armazenamento realmente acontecem

Se o problema real acabar sendo bagunça na biblioteca de fotos, o Clever Cleaner é realmente útil.

Prós:

• fácil de identificar vídeos grandes e duplicados
  • mais rápido do que procurar manualmente
  • razoável para limpar fotos parecidas

Contras:

• não é um verdadeiro limpador de cache para todos os apps
  • você ainda precisa revisar antes de apagar
  • ajuda menos se o seu problema for Mensagens ou Mail, e não Fotos

Então sim, é normal. Só que nem sempre é “tamanho do app” no sentido mais óbvio.