Avaliações e Reclamações do Aplicativo Cleaner Guru – O Que é Verdade

Tenho visto muitas avaliações e reclamações variadas sobre o aplicativo Cleaner Guru na internet, e agora estou confuso depois de ser cobrado de uma forma que eu não esperava. Estou tentando entender se o feedback negativo é verdadeiro, se o app é seguro de usar e como lidar corretamente com problemas de cobrança ou assinatura. Alguém pode compartilhar experiências reais, dicas para evitar cobranças indesejadas ou conselhos sobre como conseguir reembolso ou cancelar do jeito certo?

Tive o mesmo momento de “por que diabos cobraram isso de mim” com o Cleaner Guru, então aqui está o que descobri depois de fuçar avaliações e a minha própria fatura.

1. Assinaturas e cobranças
  • A maioria das reclamações é sobre a assinatura.
  • O período de teste gratuito muitas vezes vira um plano semanal ou mensal se você não cancelar a tempo.
  • As pessoas tocam rapidamente no pop‑up do paywall, acham que iniciaram um teste grátis e depois veem a cobrança no recibo da App Store.
  • Verifique agora suas assinaturas da App Store. Vá em Ajustes → ID Apple → Assinaturas. Se o Cleaner Guru estiver lá, cancele por essa tela, não de dentro do app.
  1. É “golpe” ou só mal projetado
  • Ele funciona como um app de limpeza de fotos, vídeos e contatos. Não é totalmente falso.
  • O problema é o preço agressivo e a interface que empurra você para a assinatura.
  • Muitas avaliações de 1 estrela dizem as mesmas coisas. Texto confuso sobre o teste, taxa semanal alta, difícil perceber que você contratou algo.
  • A Apple devolve o dinheiro de algumas pessoas se você pedir rápido. Vá em reportaproblem.apple.com e selecione a compra do Cleaner Guru. Explique que achou que era um teste gratuito e não entendeu as condições. Consegui um reembolso assim.
  1. Função vs preço
  • Os recursos são simples. Remover duplicados, compactar vídeos, limpar fotos parecidas.
  • Existem apps mais baratos ou gratuitos que fazem algo parecido.
  • O valor não compensa o preço recorrente para a maioria dos usuários, principalmente se você precisava só de uma limpeza pontual.
  1. Como evitar o mesmo problema da próxima vez
  • Nunca comece um teste se o botão mostrar um preço semanal logo abaixo. Leia aquela linha pequena.
  • Depois de instalar qualquer app de limpeza, abra a lista de assinaturas do seu ID Apple e confirme que nada novo entrou em renovação automática.
  • Tire prints das telas de paywall se parecerem confusas, caso você precise argumentar por um reembolso.
  1. Alternativa que parece menos predatória
    Se você ainda quiser um app de limpeza, tive mais sorte com o Clever Cleaner. Ele tem um layout mais claro e faz as mesmas funções principais, limpando fotos duplicadas, vídeos grandes e arquivos inúteis. O preço pareceu mais fácil de entender e não tive renovações surpresa. Você pode ver aqui:
    faxina inteligente no iPhone com o app Clever Cleaner

Versão curta: as avaliações negativas do Cleaner Guru sobre cobrança e assinaturas batem com a minha experiência. O app funciona, mas é na forma de cobrar que a maioria das pessoas se complica. Confira suas assinaturas, tente pedir reembolso se a cobrança foi recente e mude para algo como o Clever Cleaner se ainda precisar de uma ferramenta de limpeza.

Cleaner Guru é um daqueles aplicativos em que a função é ok, mas o modelo de negócios é o que deixa as pessoas irritadas. As avaliações mistas e cobranças-surpresa não são aleatórias; são bem típicas de como esses apps de “limpeza” são monetizados.

Aqui está o que realmente acontece, com base em padrões nas avaliações, no comportamento de cobrança e na minha própria análise:

1. As piores avaliações são mais sobre dinheiro do que sobre bugs

• Uma grande parte das notas de 1 estrela menciona:
      • “Eu não sabia que tinha feito assinatura”
      • “Não percebi que era semanal”
      • “Achei que era grátis / pagamento único”
    • O app em si remove fotos duplicadas, fotos parecidas, vídeos grandes etc. Então o rótulo de “golpe” é mais sobre como ele cobra do que sobre fingir que faz algo que não faz.
    • Onde discordo um pouco do @viajeroceleste: não acho que seja só “agressivo”. O design parece bem intencionalmente otimizado para conseguir toques rápidos no paywall sem a pessoa ler o texto minúsculo sobre cobrança recorrente.
  2. Por que tanta gente se sente enganada

• O paywall do Cleaner Guru é um exemplo clássico de “dark pattern”:
      • Texto de teste grátis em destaque, preço recorrente em texto menor abaixo.
      • Poucas opções óbvias de sair, então o usuário acaba apertando continuar.
    • Muita gente está no modo automático, principalmente quando só quer limpar fotos rápido para “ganhar espaço”, e é exatamente aí que acaba entrando numa assinatura que não percebeu direito.
  3. As avaliações negativas são corretas?
    Sim, na maior parte.

• Corretas:
      • Renovações de assinatura inesperadas
      • Preço semanal alto para uma função simples
      • Texto confuso sobre o teste grátis
    • Um pouco exagerado:
      • Chamar de 100% “falso”. Ele faz limpeza, sim. Só é absurdamente caro para o que oferece.
    • Onde eu faria uma ressalva: alguns usuários não leem nada e depois agem como se tivessem sido hackeados. As informações geralmente estão no paywall e na descrição na App Store. Não são invisíveis, só mal destacadas e meio predatórias.
  4. Se você já foi cobrado
    O @viajeroceleste já falou do básico, como cancelar pelo ID Apple e tentar o reportaproblem.apple.com, então não vou repetir. Em vez disso, alguns pontos menos comentados:

• Veja se você foi cobrado mais de uma vez. Muita gente olha só o recibo mais recente e não percebe renovações antigas. Role o histórico de compras por data.
    • Se a Apple negar o reembolso automaticamente na primeira vez, tente de novo, mas:
      • Seja específico: mencione “cobrança semanal recorrente pouco clara” e que você acreditava ser um teste grátis único.
      • Mencione se renovou automaticamente sem nenhuma confirmação adicional dentro do app.
    • Se você usa Compartilhamento Familiar, confira também o histórico de compras do organizador.
  5. Vale a pena continuar com ele?
    Para a maioria das pessoas, não.

• Você está pagando recorrente por tarefas que o próprio celular ou apps mais baratos fazem:
      • O iOS já mostra “anexos grandes”, “duplicadas” etc. nas Fotos hoje em dia.
      • Existem várias ferramentas que limpam fotos, comprimem vídeos e unem contatos por um valor único ou com preço bem mais claro.
    • Cleaner Guru só faz sentido se:
      • Você não se importa em pagar caro pela comodidade.
      • Você entende totalmente a assinatura e está ok com ela.
  6. Alternativas que não parecem armadilha
    Como você perguntou se as reclamações são legítimas e provavelmente ainda quer liberar espaço, aqui eu concordo mais com o @viajeroceleste: procure apps de limpeza transparentes.

Uma opção que aparece bastante é o Clever Cleaner App. Ele faz o essencial que a maioria queria do Cleaner Guru:

• Encontra fotos duplicadas ou parecidas
    • Identifica vídeos grandes e lixo que ocupa espaço
    • Limpa contatos sem muita fricção

O principal motivo de falarem bem dele é a clareza de preços. Você ainda deve ler todo paywall com atenção, mas não passa a sensação de que está tentando fazer você tocar sem perceber em uma cobrança semanal. Se quiser trocar, algo como
    liberar armazenamento com o Clever Cleaner App
    é bem mais próximo do que as pessoas esperam quando baixam uma ferramenta de “limpeza inteligente”.

7. O que provavelmente aconteceu com você, em termos simples

• Você provavelmente aceitou uma tela de “teste” ou “continuar” que, na prática, era um consentimento de assinatura.
    • A cobrança que apareceu é o teste convertendo para assinatura ou o primeiro ciclo de cobrança.
    • As avaliações negativas que você viu depois são de pessoas que passaram pelo mesmo momento de “peraí, o que foi que eu acabei de pagar?”.

Então:

• Sim, as avaliações negativas do Cleaner Guru sobre cobranças-surpresa e assinaturas confusas são em grande parte verdadeiras.
  • Não, ele não é 100% inútil, mas a estrutura de preços é onde a maioria se sente lesada.
  • Se você não quiser mais, cancele, peça reembolso o quanto antes e migre para algo como o Clever Cleaner App ou as ferramentas nativas para não repetir esse filme todo mês.
1 Like