Como excluir arquivos temporários no iPhone quando o armazenamento está quase cheio?

O armazenamento do meu iPhone está quase completamente cheio, e agora os apps estão travando, as fotos não salvam e as atualizações continuam falhando. Acho que arquivos temporários, cache ou dados do sistema estão ocupando espaço demais, mas não tenho certeza do que é seguro apagar. Preciso de ajuda para descobrir a melhor forma de limpar arquivos temporários em um iPhone sem perder dados importantes.

Entrei nisso achando que haveria uma única lixeira para arquivos temporários no iPhone. Não há. O iOS espalha a bagunça entre apps, caches do navegador e armazenamento do sistema, então a limpeza parece estranhamente indireta. Ainda assim funciona, se você mexer nos lugares certos.

Isso deixa o telefone mais rápido?

Pelo que vi, sim. A perda de velocidade geralmente aparece quando o armazenamento livre fica apertado. O iOS precisa de espaço disponível para tarefas em segundo plano, atualizações, troca entre apps e gravações temporárias aleatórias. Quando o armazenamento fica espremido, os apps hesitam, os teclados travam, a rolagem fica engasgada, e o telefone inteiro parece estranho. Liberar dados temporários ajuda porque você dá ao iOS espaço para respirar de novo. No meu telefone, a mudança apareceu na hora, não horas depois.

Onde as coisas temporárias ficam

Está tudo espalhado. Nenhuma pasta principal. Nenhum botão limpo de excluir todo o cache.

1. Safari e Chrome mantêm recursos de sites, cookies, imagens e scripts localmente para que as páginas recarreguem mais rápido depois.
  2. Apps como Instagram, TikTok, Reddit e YouTube guardam fragmentos de mídia e dados do feed para um carregamento mais suave.
  3. A tela de Armazenamento do iPhone coloca muita coisa em Dados do Sistema, incluindo caches, arquivos da Siri, logs e sobras em segundo plano.
  4. Cada app mantém sua própria pilha de dados temporários, e o iOS não oferece um painel de controle central para tudo isso.

O iOS faz uma certa autolimpeza quando o espaço fica baixo. Em teoria. Na prática, já vi apps deixarem lixo para trás após travamentos ou atualizações com falha, e aquilo simplesmente fica lá.

O que eu faria primeiro se você quer recuperar espaço sem apagar seus apps

1. Reinicie o iPhone.

Conselho antigo, ainda útil. Reiniciar limpa parte do cache temporário do sistema e redefine o uso de memória sem mexer nos seus apps ou dados pessoais. Se os seus botões estiverem falhando, abra Ajustes, depois Geral e depois Desligar. Comecei a fazer isso uma vez por semana e o telefone ficou mais fluido.

2. Limpe o cache do navegador.

No Safari, vá em Ajustes, Apps, Safari e toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso apaga os dados em cache dos sites, embora você seja desconectado de muitos deles. No Chrome, isso é feito dentro do app em Privacidade e Segurança.

3. Ative Desinstalar Apps Não Usados.

O caminho é Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e ajustes. O ícone na tela inicial continua lá com um símbolo de nuvem. Toque nele depois e o app volta. Se você quer recuperar armazenamento sem destruir sua configuração, esta é uma das melhores opções integradas ao iOS.

Quando os arquivos temporários são um problema secundário, não o principal

Foi aqui que perdi tempo no começo. O cache não era meu maior problema. Fotos e vídeos eram. Duplicatas, fotos em sequência, gravações de tela, clipes enormes que você esqueceu de cortar, tudo isso. Quando o armazenamento fica baixo por causa da mídia, os arquivos temporários começam a atrapalhar mais porque o iOS fica com menos espaço para sua própria manutenção.

Fazer a limpeza de fotos manualmente cansa rápido se sua biblioteca for grande. Usei o Clever Cleaner para essa parte. O que mais me chamou atenção foi a organização simples. A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, então você vê na hora o que está ocupando espaço. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe uma Melhor Foto, o que ajudou com sequências de disparos e aquelas cinco imagens quase idênticas da mesma coisa. Ele mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão. O processamento fica no dispositivo.

Depois que limpei cerca de 12 GB de fotos e vídeos, além da limpeza do navegador e da reinicialização, a lentidão parou. Nada totalmente científico, sem gráfico de benchmark, mas o telefone parou de travar e os apps voltaram a abrir normalmente.

Uma última verificação que vale a pena fazer

Depois da limpeza, abra Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone e espere um minuto. A barra de armazenamento leva um pouco de tempo para recalcular. Se os Dados do Sistema ainda parecerem inflados mesmo depois de reiniciar, eu olharia os apps que estão usando mais armazenamento. Apps sociais são infratores frequentes. Excluir e reinstalar esses apps força um cache local novo, o que ajuda quando arquivos temporários antigos foram corrompidos ou cresceram sem controle.

4 Likes

Ignore a ideia de uma pasta oculta de arquivos temporários. O iPhone não funciona assim.

O que eu faria, nesta ordem.

1. Exclua downloads com falha.
    Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Procure por um arquivo de atualização do iOS perto do topo. Se vir um, exclua-o. Pacotes de atualização com falha consomem gigabytes.

2. Limpe a bagunça do Mensagens.
    Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens. Revise Fotos, Vídeos, GIFs, Adesivos e anexos grandes. Esta é uma das formas mais rápidas de liberar de 2 GB a 10 GB em celulares lotados. As pessoas esquecem conversas antigas com vídeos.

3. Esvazie os downloads dos apps.
    Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts, Mapas. Remova o conteúdo offline dentro de cada app. A mídia em cache aqui cresce muito rápido.

4. Corrija o Mail inchado.
    Se o Mail estiver enorme, remova a conta e adicione-a novamente. O cache do Mail fica problemático quando o armazenamento está baixo. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: o cache do navegador raramente é o principal vilão. Mídia, mensagens e downloads geralmente são.

5. Remova notas de voz antigas e arquivos do GarageBand.
    Ambos escondem arquivos grandes. Verifique também o app Arquivos, especialmente Downloads e No Meu iPhone.

6. Deixe o Fotos otimizar o armazenamento.
    Ajustes, Fotos, ative Otimizar Armazenamento do iPhone. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, os arquivos em resolução total são trocados por cópias locais menores com o tempo.

7. Se um app estiver absurdamente grande, exclua-o e reinstale.
    Desinstalar apps mantém documentos. Excluir elimina a bagunça. Melhor para apps como TikTok, Instagram, Discord.

Se a sua biblioteca de fotos for o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas e vídeos pesados mais rápido do que fazer isso manualmente. Me poupou muito tempo, para ser sincero.

Além disso, este vídeo sobre como limpar o armazenamento e os arquivos temporários do iPhone rapidamente é fácil de acompanhar.

Mais uma coisa. Mantenha de 5 GB a 10 GB livres se quiser que as atualizações do iOS e os apps parem de falhar. Abaixo disso, as coisas começam a quebrar e ficam irritantes muito rápido.

Arquivos temporários são parte disso, mas quando um iPhone está tão cheio assim, eu pararia de correr atrás do cache primeiro e iria atrás das coisas que o iOS esconde mal.

Algumas coisas que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @kakeru disseram:

• Verifique Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado > Vozes e Traduzir. Vozes/pacotes de idioma baixados podem ser estranhamente enormes.
  • No app Arquivos, classifique por tamanho. Muita gente esquece ZIPs, PDFs, exportações de vídeo e tranqueiras baixadas que ficam em Downloads.
  • Se você usa a Lista de Leitura do Safari, páginas salvas offline também podem ocupar espaço.
  • WhatsApp/Telegram podem ser monstros. Os gerenciadores de armazenamento dentro deles são muito melhores do que a visualização genérica do iPhone.

Eu discordo um pouco da ideia de que reiniciar ajuda muito. Ajuda um pouco, claro, mas se você está com algo como 1GB livre, reiniciar é basicamente colocar um curativo em um cano vazando.

O que geralmente funciona mais rápido:

1. Exclua um ou dois vídeos gigantes primeiro.
  2. Remova downloads de apps/mídia offline.
  3. Exclua e reinstale os apps piores, não apenas descarregue-os.
  4. Limpe os anexos de mensagens de conversas antigas.
  5. Depois verifique o armazenamento de novo após 5 a 10 min.

Se as fotos forem o principal problema, o Clever Cleaner provavelmente é o atalho mais fácil para encontrar duplicatas, fotos parecidas e vídeos pesados sem ficar fuçando para sempre. Também vale a pena ler esta análise do Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza.

Mas a solução real é: mantenha pelo menos 8GB livres. Abaixo disso, o iOS começa a agir meio selvagemente.