O cache do meu aplicativo do Facebook no iPhone continua aumentando e ocupando armazenamento mesmo depois que eu excluo alguns dados do app. Estou tentando liberar espaço no iPhone sem perder minha conta ou configurações importantes. Qual é a maneira mais segura de limpar o cache do Facebook e impedir que ele volte a encher?
Se o Facebook está ocupando 10 GB ou 15 GB no seu iPhone, a parte irritante é que o iOS não oferece um botão simples de limpar cache como o Android oferece. Então, a solução basicamente é fazer uma redefinição parcial ou uma redefinição completa do app.
A opção mais rápida é Desinstalar App. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, encontre o Facebook e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Depois de reinstalá-lo, parte dos arquivos temporários geralmente é removida, e normalmente você continua conectado porque suas informações de login ainda estão lá.
Dito isso, desinstalar parcialmente nem sempre é suficiente quando o Facebook cresceu para um tamanho absurdo de 15 GB. A maior parte desse tamanho geralmente está em Documentos e Dados, que inclui vídeos em cache, imagens, scripts e todo o resto que o Facebook salvou enquanto você rolava a tela.
Para uma limpeza de verdade, use Apagar App nessa mesma tela de Armazenamento do iPhone e depois reinstale o Facebook pela App Store. Isso remove o app, seus dados locais e o cache.
E sim, ao apagá-lo você será desconectado. Será preciso entrar de novo depois de reinstalar. Mas isso não vai apagar sua conta do Facebook, publicações, amigos, fotos nem nada disso. Essas coisas ficam armazenadas nos servidores do Facebook. Você está apenas removendo a cópia local que está no seu celular. Esse costuma ser o jeito mais rápido de fazer o Facebook cair de muitos gigabytes para um tamanho bem menor.
Também existe uma opção menor de limpeza dentro do próprio Facebook. Abra Menu nas três linhas, depois vá em Configurações e privacidade > Configurações > Navegador e limpe os cookies e o cache do navegador interno do app. Isso pode ajudar um pouco se você abre muitos links pelo Facebook, mas não vai resolver sozinho o grande problema de armazenamento.
O problema é que isso é temporário. O Facebook vai começar a reconstruir o cache de novo assim que você usá-lo. Assista a Reels por um tempo, role vídeos, abra várias publicações, e o número de armazenamento vai subir novamente aos poucos.
O que finalmente me ajudou foi verificar se o Facebook era mesmo o principal problema. No meu caso, eu ficava obcecado com o cache do app, mas o maior consumidor de armazenamento era na verdade a minha Fototeca. Eu tinha toneladas de fotos parecidas, capturas de tela antigas e vídeos enormes em 4K dos quais eu já tinha até esquecido.
Foi aí que eu testei o Clever Cleaner. Ele não limpa o cache do Facebook, porque o iOS realmente não permite que apps de limpeza façam isso automaticamente. O que ele ajuda a fazer é encontrar o que na sua fototeca está realmente ocupando espaço.
A seção Heavies mostra suas maiores fotos e vídeos, então fica fácil identificar os arquivos enormes. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou dez versões da mesma foto e só precisava de uma. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos das capturas de tela, o que é útil porque elas se acumulam mais rápido do que você imagina. Outra vantagem é que ele processa tudo no aparelho, então suas fotos não são enviadas para outro lugar para análise.
Então, se o Facebook está ocupando 15 GB, apague e reinstale primeiro para recuperar espaço rapidamente. Mas, se o seu celular continua ficando sem armazenamento, verifique suas fotos em seguida. Limpar vídeos grandes, duplicatas e capturas de tela esquecidas geralmente faz muito mais diferença do que ficar correndo atrás do cache de apps a cada poucos dias.
Não comece excluindo o Facebook até saber que consegue voltar a entrar na conta. Esse é o passo chato que as pessoas costumam pular. Certifique-se de que você sabe a senha, tem acesso ao e-mail ou número de telefone da conta e que a autenticação de dois fatores está funcionando, se você a usa. Excluir o aplicativo não excluirá sua conta do Facebook, mas pode virar uma dor de cabeça se seu login estiver salvo apenas no app e em nenhum outro lugar.
Concordo com o conselho básico acima de que excluir e reinstalar é a forma mais limpa de reduzir o Facebook no iPhone. Desinstalar app é mais seguro, mas muitas vezes deixa coisa demais para trás porque o iOS mantém os documentos e dados do app. Se o seu objetivo é limpar o acúmulo de vídeos em cache e outros arquivos locais inúteis, desinstalar app pode decepcionar.
Uma pequena coisa para verificar antes de reinstalar: o Facebook pode baixar muita coisa de novo rapidamente se a atividade em segundo plano e a reprodução automática de vídeo forem mantidas como estão. Depois de reinstalar, entre nas configurações do Facebook e reduza a reprodução automática se você não precisar dela, e em Ajustes do iPhone você pode desativar a Atualização em 2º Plano para o Facebook. Isso não vai impedir o cache para sempre, mas reduz um pouco o aumento de armazenamento. Se o app inchar de novo após o uso normal, isso é principalmente o Facebook sendo o Facebook, não algo errado com o seu telefone.
A desvantagem oculta do método de excluir e reinstalar é que ele pode redefinir coisas locais do app que você esqueceu que existiam, como preferências de notificações, estado de login salvo, cookies do navegador interno do app, rascunhos de publicações ou avisos do Marketplace/localização. Sua conta está segura, e eu concordo com os outros que excluir o app é o mais próximo de uma limpeza real do cache do Facebook no iPhone, mas não faça isso no meio da escrita de uma publicação ou enquanto estiver gerenciando algo sensível ao tempo. Feche tudo o que estiver inacabado, confirme seu login e a autenticação em dois fatores primeiro, depois exclua o Facebook em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone em vez de apenas remover o ícone da Tela de Início. Após reinstalar, desative a reprodução automática e a Atualização em Segundo Plano se o aumento de armazenamento incomodar você. Ele ainda vai voltar, só que normalmente não tão rápido.
Não use o Offload se o objetivo for apagar o cache.
O Offload serve bem quando você quer salvar o login e manter os dados locais do app, mas é exatamente por isso que ele costuma fazer um mau trabalho com o inchaço do Facebook. Se a linha do Facebook em Armazenamento do iPhone mostrar a maior parte do espaço em Documentos e Dados, descarregar o app basicamente mantém a parte da qual você está tentando se livrar.
A redefinição limpa mais segura é: verifique se você consegue fazer login, depois vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Facebook > Apagar App. Não Remover App da Tela de Início. Apagar App. Depois reinstale pela App Store. Sua conta do Facebook, publicações, amigos, grupos, páginas e fotos não são excluídos ao fazer isso. Você está apenas removendo a cópia do app e seus arquivos locais do telefone.
Um detalhe pequeno que muita gente não percebe: se você usa o Messenger, esse é um app separado com seu próprio acúmulo de armazenamento. Excluir o Facebook não vai necessariamente reduzir o Messenger. A mesma ideia vale para o Instagram se você usa muito os apps da Meta. Verifique cada app em Armazenamento do iPhone em vez de presumir que o Facebook é o único ocupando espaço.
Depois de reinstalar, espere que o número aumente de novo. O Facebook armazena imagens e vídeos em cache porque isso faz a rolagem parecer mais rápida. Você pode desacelerar esse crescimento reduzindo a reprodução automática de vídeos, evitando rolar Reels sem parar e desativando a Atualização em Segundo Plano para o Facebook nos ajustes do iPhone, mas não dá para fazer o app ficar minúsculo para sempre.
E não instale um limpador de cache esperando que ele apague o cache do Facebook. O iOS realmente não permite que apps de terceiros limpem o armazenamento privado de outro app. Algo como o Clever Cleaner pode ser útil se a sua biblioteca do Fotos for a verdadeira vilã do armazenamento, mas ele não apaga o cache do Facebook. Para o próprio Facebook, excluir e reinstalar ainda é a coisa mais próxima de um botão real de limpar cache no iPhone.