Sincronizei mídia no meu iPhone há algum tempo e agora ela está ocupando armazenamento, mas estou preocupado que excluí-la possa remover fotos que quero manter. Não consigo distinguir o que foi sincronizado de um computador e o que está armazenado com segurança no meu app Fotos. Preciso de ajuda para remover a mídia sincronizada do meu iPhone sem perder fotos ou vídeos importantes.
Eu também notei isso depois do iOS 17, e a parte de “Mídia Sincronizada” parecia absurda. A tela de armazenamento da Apple ficou menos clara, não mais.
Pelo que eu vi, é o seguinte. No iOS 17 e versões mais novas, a Apple separou o conteúdo sincronizado localmente em uma categoria própria. Anos atrás, se você copiasse músicas ou filmes do seu Mac ou PC, isso se misturava ao armazenamento de Música ou TV. Agora o iPhone часто rotula esses arquivos como Mídia Sincronizada. Isso normalmente inclui músicas, filmes, séries, audiolivros e às vezes fotos copiadas pelo Finder ou iTunes.
A parte ruim é que o número muitas vezes parece errado. Muita gente percebeu a mesma contagem de arquivos aparecendo duas vezes. Uma vez no app, outra em Mídia Sincronizada. Então seu iPhone parece lotado mesmo quando a conta não fecha. Eu vi isso primeiro com músicas. Fez minha página de armazenamento parecer quebrada, e talvez estivesse mesmo.
Como eu removi isso
- Sincronize novamente pelo computador
Conecte o iPhone ao seu Mac ou PC. Abra o Finder no Mac ou o iTunes no Windows. Selecione o dispositivo e depois confira as abas Música, Fotos ou relacionadas. Desmarque o conteúdo que você quer remover e sincronize de novo. Se o iPhone ainda trata seu computador como a fonte, esse é o caminho mais limpo. - Use uma pasta vazia para fotos sincronizadas
Isso pareceu meio bobo, mas funcionou para mim. Criei uma nova pasta vazia no computador. Depois mandei o Finder sincronizar as fotos dessa pasta vazia. O iPhone substituiu o conjunto antigo de fotos sincronizadas por nada, o que liberou o espaço. - Apague e reinstale o app ligado a isso
Vi pessoas resolverem armazenamento residual de Mídia Sincronizada removendo o app Música ou Apple Books e depois instalando de novo. Em alguns casos isso parece limpar lixo em cache. Não é elegante. Mas vale tentar.
Se o seu plano de limpeza envolve fotos, veja primeiro o iCloud Fotos. Se o iCloud Fotos estiver ativado, apagar uma foto no iPhone também apaga do iCloud. Se você quer tirá-la do aparelho mas mantê-la na nuvem, desative o iCloud Fotos e escolha “Remover do iPhone”. Eu faria um backup antes. Aprendi a não confiar na minha memória em coisas assim.
Quando meu armazenamento ficou quase cheio, o iPhone piorou rápido. Os apps demoravam para abrir. As animações travavam. O aviso “Armazenamento Cheio” continuava aparecendo. O aparelho inteiro parecia mais velho do que era. Liberar espaço ajudou mais do que qualquer ajuste de configuração que eu tentei.
Depois que resolvi a Mídia Sincronizada, percebi que o resto da bagunça no armazenamento era só lixo comum mesmo. Capturas de tela, fotos duplicadas, imagens borradas, vídeos enormes de que eu tinha esquecido. Então também limpei a biblioteca. Testei alguns apps e deixei o Clever Cleaner no meu iPhone porque ele fazia a organização chata sem me obrigar a brigar com assinaturas.
O que eu gostei foi simples. Sem bloqueio pago a cada dois toques. Sem spam de anúncios. A varredura ficava no aparelho, o que importava para mim, já que eu não queria mandar minha biblioteca de fotos para outro lugar.
As partes úteis foram a organização de fotos duplicadas e semelhantes, além de uma seção para arquivos grandes. Encontrei fotos em sequência repetidas rapidamente, e ele muitas vezes marcava bem a melhor foto. A visualização de arquivos grandes foi ainda melhor para mim, sinceramente. Achei alguns vídeos enormes ocupando gigabytes sem motivo algum. Também mostrava claramente o tamanho das capturas de tela, o que facilitou apagar várias delas.
Meu iPhone foi de quase cheio, por volta de 99%, para cerca de 60%, e a lentidão sumiu. Se Mídia Sincronizada é o grande bloco misterioso na sua página de armazenamento, eu começaria com o truque da sincronização de fotos com pasta vazia ou com uma nova sincronização pelo Finder/iTunes. Depois disso, confira também a bagunça local das suas fotos. No meu caso, os dois problemas estavam acontecendo ao mesmo tempo.
Primeiro, verifique onde suas fotos estão. Isso importa mais do que o rótulo de armazenamento.
Faça isso no seu iPhone.
Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos.
Se Fotos do iCloud estiver ativado, suas fotos fazem parte da sua biblioteca do iCloud.
Se estiver desativado, algumas fotos podem ser fotos antigas sincronizadas de um computador.
A maneira mais rápida de saber:
Abra Fotos, Biblioteca, toque em uma foto, deslize para cima.
Se mostrar informações como compartilhado pelo iCloud ou metadados normais da câmera, ela faz parte da sua biblioteca.
Álbuns sincronizados de um computador geralmente aparecem em Álbuns e parecem separados. Normalmente você não pode apagar fotos individuais desses álbuns no telefone. Esse é o sinal revelador.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria apagando apps como Música ou Livros. Isso às vezes resolve problemas de cache, mas não ajuda a identificar primeiro o risco para as fotos.
Ordem mais segura:
-
Faça backup da sua biblioteca de fotos.
Use iCloud, Fotos no Mac ou copie para uma unidade. -
Verifique se há álbuns sincronizados.
App Fotos, Álbuns, role para baixo.
Se você vir álbuns que foram importados anos atrás, geralmente são os vinculados à sincronização do Finder ou do iTunes. -
Salve as fotos importantes dos álbuns sincronizados.
Abra a foto e use Compartilhar, Salvar em Arquivos ou AirDrop para você mesmo.
Se necessário, faça uma captura de tela em último caso. Não é o ideal, mas é melhor do que perder a foto. -
Ative Fotos do iCloud se quiser uma biblioteca unificada daqui para frente.
Quando as fotos que você quer estiverem na sua biblioteca principal, os conjuntos sincronizados antigos ficarão mais fáceis de remover. -
Depois remova o conjunto sincronizado da fonte no computador.
Se o armazenamento ainda estiver bagunçado depois disso, procure duplicatas e vídeos grandes na sua biblioteca local. Clever Cleaner é razoável para isso. Ele ajuda a organizar o que é seguro apagar da sua própria biblioteca do Fotos, que é um problema separado de Mídia Sincronizada. Para um passo a passo rápido, esta demonstração de limpeza de armazenamento do Clever Cleaner é fácil de acompanhar.
Versão curta. Identifique primeiro os álbuns sincronizados. Salve as fotos importantes na sua biblioteca principal. Faça backup. Remova a mídia sincronizada depois. Essa ordem evita que você apague fotos antigas por acidente.
O que eu faria primeiro é não confiar demais no gráfico de Armazenamento. @mikeappsreviewer provavelmente está certo ao dizer que o iOS pode rotular de forma estranha coisas antigas sincronizadas do computador, mas também concordo com @espritlibre que o verdadeiro perigo é confundir álbuns sincronizados com a sua biblioteca real do Fotos.
Grande pista: se você não consegue apagar fotos individuais de um álbum no iPhone, geralmente essas são fotos antigas sincronizadas pelo Finder/iTunes. Elas não são a mesma coisa que fotos tiradas no telefone ou salvas na sua biblioteca.
Meu teste mais seguro:
- Escolha de 3 a 5 fotos com as quais você se importa
- Toque em Compartilhar
- Salve-as em Arquivos ou envie para você mesmo
- Depois verifique se elas aparecem em Recentes
Se elas existirem apenas em um álbum sincronizado, exporte-as primeiro. Quando as fotos que você quer manter estiverem em Recentes ou com backup em outro lugar, você poderá remover o lote sincronizado com muito menos estresse.
Além disso, verifique isto no iPhone:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
Se o tamanho da sua biblioteca real de fotos parecer normal, mas “Mídia Sincronizada” estiver enorme, isso geralmente significa que o conteúdo removível está separado.
Mais uma coisa que muita gente ignora: reinicie após remover o conteúdo sincronizado. Os números de armazenamento do iOS podem demorar para atualizar e parecer totalmente errados por um tempo.
Depois disso, se o seu app Fotos ainda estiver inchado, use o Clever Cleaner para encontrar fotos duplicadas, vídeos grandes e capturas de tela. Problema diferente, mesma dor de armazenamento. Se você quiser uma opinião externa rápida, este texto sobre por que o Clever Cleaner é considerado um limpador de iPhone realmente gratuito é bem útil.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @espritlibre, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer abordaram: faça uma verificação de inventário no Mac/PC antes de apagar qualquer coisa.
Se você já sincronizou a partir de um computador, abra o dispositivo no Finder ou no iTunes e veja a pasta de origem na aba Fotos. Isso diz exatamente qual pasta estava sendo enviada para o telefone. Eu prefiro isso a adivinhar pelo gráfico de armazenamento do iPhone, porque esse gráfico é instável e às vezes está desatualizado.
Minha pequena discordância: eu não confiaria em “Salvar em Arquivos” como principal método de resgate para muitas fotos. Tudo bem para algumas que você quer guardar, irritante para centenas, e isso pode acabar com a organização da sua biblioteca. Melhor opção é importar primeiro o conjunto sincronizado para o Fotos no Mac e depois adicionar de volta à sua biblioteca real apenas o que você quiser.
Outro teste de baixo risco:
- Ative o Modo Avião
- Abra uma das fotos suspeitas
- Se ela ainda abrir instantaneamente em qualidade total e se comportar como um álbum sincronizado separado, provavelmente é mídia sincronizada localmente, não algo sendo transmitido do iCloud
Verifique também Ajustes > Fotos > Transferir para Mac ou PC e defina como Manter Originais antes de exportar qualquer coisa importante. Isso evita conversões estranhas.
Se você limpar a biblioteca real depois, o Clever Cleaner é útil para duplicatas e vídeos grandes.
Prós: sensação de ser gratuito, classificação fácil de arquivos grandes, bom para capturas de tela
Contras: não é realmente para remover álbuns sincronizados do computador, as sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão manual
Então minha ordem seria: identificar a pasta de origem no computador, importar corretamente o que você quer guardar, remover a sincronização e depois usar o Clever Cleaner apenas para a bagunça de fotos que sobrar.