Como faço a recuperação de um disco rígido externo Seagate no Windows?

Meu disco rígido externo Seagate de repente parou de mostrar meus arquivos no Windows, e estou preocupado que eu possa perder fotos e documentos importantes. A unidade é detectada às vezes, mas não consigo abri-la de forma confiável. Qual é a maneira mais segura de fazer a recuperação de um disco rígido externo Seagate no Windows sem piorar a perda de dados?

Pare de usar a unidade Seagate por enquanto. Esse é o principal. Se o Windows estiver pedindo para formatá-la, os arquivos desapareceram ou a unidade de repente parece vazia, não continue conectando e mexendo nela. Arquivos excluídos ou desaparecidos muitas vezes ainda existem até que algo novo seja gravado nesse espaço.

Primeiro, verifique se a unidade parece estar funcionando bem. Um ruído normal de rotação é uma coisa. Cliques, rangidos, sons repetidos de aceleração ou qualquer barulho alto e estranho são outra. Se ela estiver fazendo esses ruídos, eu não executaria varreduras de recuperação nela. Verifique os Serviços de Recuperação de Dados Rescue da Seagate, especialmente porque algumas unidades Seagate vêm com cobertura Rescue por um período limitado. Vale a pena verificar o número de série antes de presumir que você terá de pagar o preço integral.

Se a unidade parece estar funcionando bem, mas não aparece no Explorador de Arquivos, aparece como RAW ou o Windows diz que precisa ser formatada, isso nem sempre significa que os dados foram perdidos. Pode apenas significar que o Windows não consegue mais ler corretamente o sistema de arquivos.

Para uma tentativa de recuperação por conta própria, instale o software de recuperação em outro lugar, não na unidade Seagate. Sua unidade interna serve, ou outra unidade externa. Para unidades externas Seagate, Disk Drill é uma opção razoável, especialmente se a unidade foi desconectada incorretamente, mostra o formato errado ou parece danificada, mas ainda é detectada.

A forma mais segura é criar primeiro um backup byte a byte se a unidade parecer instável. O Disk Drill pode criar uma imagem completa do disco da unidade Seagate, e então você pode desconectar a original e analisar a imagem em vez dela. Isso evita causar mais desgaste na unidade enquanto o software de recuperação procura pelos dados.

Algumas coisas práticas:

• Use um cabo USB que você saiba que está bom. Tente outra porta também, já que unidades portáteis podem ser exigentes e cabos falham o tempo todo.
  • Se o Disk Drill detectar a unidade Seagate ou a imagem do disco, analise isso em busca de dados perdidos.
  • Visualize os arquivos antes de recuperá-los. Se fotos, vídeos ou documentos forem exibidos corretamente, isso é um bom sinal de que eles realmente podem ser recuperados.
  • Recupere os arquivos para outra unidade. Nunca salve os arquivos recuperados de volta na mesma unidade Seagate que você está analisando.

Se o software não mostrar a unidade, verifique o Gerenciamento de Disco do Windows. Se ela aparecer lá com o tamanho correto, como 2 TB ou 5 TB, o software de recuperação ainda pode conseguir lê-la mesmo que o Explorador de Arquivos não consiga.

Depois de recuperar os arquivos importantes, não presuma simplesmente que a unidade está bem. Execute o Seagate SeaTools e use o Teste Genérico Longo. Se falhar, substitua a unidade. Se passar, você pode formatá-la e reutilizá-la, mas eu ainda manteria um segundo backup daqui para frente.

Essas varreduras podem levar um tempo em unidades maiores. Mas se a unidade liga, soa normal e ainda é detectada com a capacidade correta, você tem uma chance razoável de recuperar os arquivos.

Uma unidade que mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco é um caso bem diferente de uma que conecta e desconecta ou informa 0 bytes. Se for intermitente, eu suspeitaria do cabo, da porta USB, da alimentação ou do gabinete antes de culpar os arquivos, então teste isso primeiro e só execute o Disk Drill ou qualquer verificação de recuperação quando a conexão estiver estável. Se continuar desconectando no meio da verificação, pare e siga pela rota de imagem/pro.

Você pode recuperar tudo, mas não suponha que o reparo do Windows seja inofensivo. Se aparecer com verificar e corrigir, você precisa formatar ou qualquer coisa envolvendo CHKDSK, cancele por enquanto. Essas ferramentas servem para tornar o sistema de arquivos utilizável novamente, não para preservar o melhor caminho de recuperação, e podem mover registros danificados ou deixar você com uma bagunça de arquivos found.000.

Se a unidade permanecer conectada tempo suficiente para navegar, não desperdice essa janela organizando pastas. Copie primeiro o que for mais importante, começando por fotos e documentos que você não pode substituir, e copie para outro disco. Ignore qualquer coisa enorme ou substituível até que os arquivos críticos estejam seguros. Se ela se desconectar durante a cópia, isso indica que este já não é mais um caso normal de arquivos ausentes.

Depois disso, eu trataria o Seagate como hardware suspeito, não apenas como um problema de software. O Disk Drill é uma boa opção para tentar se a unidade estiver estável ou se você puder verificar uma imagem dela, mas eu não apontaria nenhum programa de recuperação para uma unidade que continua desaparecendo a cada poucos minutos. E definitivamente não inicialize, formate nem crie uma nova partição só porque o Gerenciamento de Disco sugere isso. Esses botões são fáceis de clicar e irritantes de desfazer.

Não “teste” a recuperação na única cópia dos seus arquivos.

Se a unidade ainda aparece de vez em quando, trate cada montagem bem-sucedida como uma chance por tempo limitado. Eu criaria uma pasta simples de resgate em outra unidade e copiaria primeiro as pastas insubstituíveis. Se o Explorador de Arquivos travar, não fique clicando duas vezes na mesma pasta repetidamente. Isso pode fazer o Windows ficar ali tentando reler setores com erro para sempre. Às vezes, uma cópia por comando é menos irritante porque pode ignorar falhas e continuar, por exemplo usando robocopy com poucas tentativas, mas só se a unidade permanecer conectada tempo suficiente para ser lida.

Algo assim pode funcionar quando a unidade tem uma letra e está em grande parte legível:

robocopy E:\Photos D:\Recovered_Seagate\Photos /E /R:1 /W:1

Altere as letras e os nomes das pastas, claro. A questão não é que o robocopy seja mágico. Ele apenas evita que o Windows Explorer fique preso em um arquivo corrompido por dez minutos. Eu não o usaria para copiar a unidade inteira primeiro, a menos que você já tenha salvo as pastas mais importantes.

Para um software de recuperação de fato, o Disk Drill ou ferramentas semelhantes fazem mais sentido depois que você interromper o ciclo aleatório de conectar e desconectar. Se o sistema de arquivos estiver danificado, uma varredura pode encontrar arquivos que o Explorer não mostra. Mas se a unidade desconectar durante uma varredura, os resultados dessa varredura não são algo em que eu confiaria muito. Nesse caso, fazer uma imagem/clone primeiro é o melhor caminho, mesmo que seja mais lento e exija outro disco de pelo menos o mesmo tamanho do Seagate.

Um detalhe que as pessoas esquecem: não abra o gabinete do Seagate a menos que você aceite possivelmente perder a garantia ou a cobertura Rescue. Algumas unidades externas também têm placas USB ou particularidades de criptografia, então tirar a unidade interna e colocá-la em uma dock nem sempre é um atalho simples. Verifique a situação do número de série/garantia antes de desmontá-lo.

Depois que os arquivos forem recuperados, aposente a unidade, a menos que ela passe nos testes sem problemas e se comporte normalmente por um tempo. Uma unidade que “às vezes” funciona já é um péssimo lugar para guardar suas únicas fotos e documentos. Mesmo que você recupere tudo, assuma que ela lhe deu um aviso, não que o problema foi resolvido.