Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, embora ainda apareça no Utilitário de Disco. Tenho arquivos importantes nele e realmente quero evitar formatar se houver alguma maneira de repará-lo primeiro. Estou procurando etapas seguras de solução de problemas ou opções de recuperação que possam ajudar sem apagar a unidade.
Eu passei por isso no meu Mac com um drive externo, e os primeiros minutos foram a pior parte. Você conecta, espera o ícone aparecer, e nada aparece. Nenhum volume na mesa. Nenhum arquivo. A sensação fica ruim rápido. Ainda assim, eu não presumiria que o disco morreu no primeiro minuto. Muitas vezes, o problema está entre o drive, o cabo e o macOS.
Comece pelas coisas mais óbvias primeiro, porque eu pulei isso uma vez e perdi metade da minha noite.
As verificações físicas importam mais do que as pessoas pensam. Se o seu drive estiver conectado por um hub USB, desconecte e ligue direto no Mac. Alguns hubs fazem um trabalho ruim no fornecimento de energia, principalmente com discos rígidos mais antigos com pratos giratórios. Troque o cabo também. Troque a porta. Eu tive um cabo USB-C que parecia normal por fora e falhava só com dispositivos de armazenamento. O celular carregava, o drive não montava. Irritante.
Se o drive liga, isso ajuda. Uma luz, um zumbido, uma pequena vibração, qualquer um desses sinais significa que o disco pelo menos está recebendo energia.
Depois verifique o Finder, porque o macOS esconde coisas de um jeito que eu ainda acho idiota.
Abra o Finder, depois Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, aparece Preferências. Em Geral, confirme que Discos externos está ativado. Depois abra Barra Lateral e confirme que discos externos também estão ativados lá. Já vi gente achar que um drive sumiu quando o Finder simplesmente estava configurado para não mostrá-lo.
Se as configurações do Finder parecerem normais, vá para o Utilitário de Disco.
Esse é o ponto em que eu iria com calma. Se os arquivos no drive importam, não comece a clicar em ferramentas de reparo aleatoriamente. Já vi pessoas rodarem o Primeiros Socorros ou apagarem o disco cedo demais e transformarem uma bagunça recuperável em um drive vazio e limpo. Se o drive aparece no Utilitário de Disco mas se recusa a montar, eu geralmente presumo primeiro dano no sistema de arquivos, não falha total de hardware.
Quando eu me importava com os dados, eu tratava a recuperação como o passo um, não o reparo.
O motivo é simples. O macOS quer que o sistema de arquivos pareça limpo o suficiente para montar. As ferramentas de recuperação não dependem do processo normal de montagem da mesma forma. Elas leem o disco de forma mais direta e muitas vezes puxam arquivos mesmo quando o Finder não mostra nada.
Eu tive resultados decentes com o Disk Drill para drives exatamente nesse estado. Não montado, corrompido, estranhamente meio visível no Utilitário de Disco, coisas assim. Uma varredura frequentemente mostra a estrutura antiga de pastas, o que facilita organizar a bagunça. A opção de backup byte a byte vale a pena se o disco parecer instável. Eu prefiro analisar um arquivo de imagem do que ficar cutucando um hardware com falha repetidamente. Se a visualização mostrar seus arquivos intactos, puxe os dados importantes primeiro. O reparo vem depois.
Se seus arquivos já estiverem seguros, ou se você não se importar com eles, então eu tentaria as correções mais brutas.
- Abra o Terminal e execute sudo pkill -f fsck
Às vezes o macOS inicia uma verificação de disco em segundo plano depois de uma desconexão insegura. Esse processo fsck pode travar e impedir que o drive monte. Já vi um disco aparecer logo depois de encerrar isso. Parece idiota, mas funciona vezes suficientes para valer a lembrança.
- Redefina configurações de baixo nível se você usa um Mac Intel
Nos modelos Intel, redefina a NVRAM ou o SMC. Essas redefinições limpam parte do estado relacionado ao hardware e às vezes corrigem estranhezas de USB. Em Macs Apple Silicon como M1, M2 ou M3, uma reinicialização normal geralmente faz o mesmo tipo de limpeza.
- Reformate o drive se a recuperação já foi feita e nada mais ajudou
Volte ao Utilitário de Disco. Clique em Visualizar, depois Mostrar Todos os Dispositivos. Escolha o disco físico, não só o volume embaixo dele. Clique em Apagar. Se o drive ficar só no Mac, use APFS. Se você alterna entre Mac e Windows, use exFAT. Isso apaga o disco e cria um novo sistema de arquivos. Se o problema era corrupção, isso muitas vezes faz o drive voltar a ser utilizável. Se ainda falhar depois de uma formatação limpa, eu começaria a suspeitar do hardware.
Minha ordem agora é sempre a mesma.
Verifique energia, cabo, porta e hub.
Verifique as configurações de visibilidade no Finder.
Olhe no Utilitário de Disco.
Recupere os arquivos primeiro com algo como Disk Drill.
Tente encerrar o fsck, reiniciar ou redefinir.
Apague só depois que os dados estiverem resolvidos.
Essa ordem já me salvou uma vez. O drive parecia morto, mas os arquivos ainda estavam lá. Se o seu estiver mostrando qualquer sinal de vida, eu trataria isso como um trabalho de recuperação antes de um trabalho de reparo.
Se aparecer no Utilitário de Disco, eu tentaria diagnósticos de montagem antes de qualquer tentativa de reparo. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre o Primeiros Socorros. Eu não descartaria isso cedo demais se a unidade parecer estável e não estiver fazendo cliques.
Faça isto no Terminal primeiro:
diskutil list
Encontre o identificador do volume externo e depois execute:
diskutil info /dev/diskXsY
Procure por Personalidade do Sistema de Arquivos, Mídia Somente Leitura e Ponto de Montagem. Se o macOS disser que o volume não pode ser montado, mas o mapa de partição parecer correto, tente:
diskutil mountDisk /dev/diskX
Se apenas o volume falhar:
diskutil mount /dev/diskXsY
Se a montagem retornar um erro, anote o texto exato. O erro 49153 geralmente aponta para problemas no sistema de arquivos. O erro 49218 aparece com danos no APFS. Esses detalhes importam.
Em seguida, no Utilitário de Disco, selecione o disco pai e verifique o status S.M.A.R.T. se ele aparecer. Se disser Falhando, pare de gravar nele. Faça um clone primeiro.
Se o disco for NTFS, o macOS muitas vezes consegue lê-lo, mas começa a agir de forma estranha após ejeções inseguras ou com a Inicialização Rápida do Windows. Conecte-o a um PC com Windows e execute o chkdsk lá. As ferramentas de reparo do Mac não farão muita coisa com NTFS.
Se seus arquivos forem importantes, o Disk Drill é um próximo passo sólido. Eu o usaria para fazer uma varredura ou criar um backup byte a byte antes de mais testes. Caminho mais seguro, menos risco de piorar a situação.
Também é útil isto: este vídeo passo a passo de reparo de unidade externa no Mac mostra as principais correções de forma clara.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Verifique o Console enquanto conecta a unidade. Erros de USB ou de E/S ali muitas vezes revelam um gabinete com defeito, não um disco morto. Troque o gabinete se for uma unidade SATA dentro dele. Já consertei duas unidades assim, sem formatação, sem perda de dados.
Se aparecer no Utilitário de Disco, eu testaria se o volume está corrompido ou se a ponte/gabinete é o verdadeiro problema. Essa parte passa batida com frequência nessas discussões, até por @mikeappsreviewer e @nachtschatten.
Algumas coisas que eu faria de forma diferente:
- Abra Informações do Sistema > USB e veja se a unidade se identifica normalmente ali. Se o macOS enxergar uma ponte USB genérica estranha com detalhes faltando, o gabinete pode estar falhando.
- Se for um externo estilo desktop ou uma unidade SATA de 2,5’ em um case, tente um gabinete/dock diferente. Já tive unidades consideradas mortas montando instantaneamente depois que a placa USB-SATA barata foi substituída. Super comum.
- Execute no Terminal:
log show --last 10m --predicate 'process == 'kernel'
depois conecte a unidade e procure por erros de I/O, loops de desconexão ou resets da ponte. - Inicialize em Modo Seguro uma vez e teste a montagem ali. Isso pode descartar interferência de tranqueiras de terceiros nos discos.
- Se o Utilitário de Disco mostrar a partição, mas não o sistema de arquivos de forma limpa,
sudo gpt -r show /dev/diskXpode dizer se o próprio mapa de partições está corrompido.
Na verdade, discordo um pouco da vibe de não mexa no Primeiros Socorros de jeito nenhum. Se a unidade estiver estável, sem cliques, e você já tiver feito um clone ou recuperado o que é crítico com o Disk Drill, uma passada cuidadosa no Primeiros Socorros é razoável. Não dez passadas. Uma só. As pessoas adoram transformar um problema pequeno em um maior repetindo o mesmo reparo com falha várias vezes.
Além disso, se a unidade já foi usada no Windows, verifique se ela estava criptografada com BitLocker ou se havia alguma estranheza de permissões. Macs podem ver um disco no Utilitário de Disco enquanto o Finder continua sem entender nada. Já vi isso antes, parecia corrupção, mas não era.
Se os dados forem o mais importante, eu ainda colocaria o Disk Drill perto do topo porque ele pode escanear unidades externas não montadas no Mac e muitas vezes recuperar arquivos antes que você arrisque fazer reparos.
Também vale ler: mais dicas para corrigir um disco rígido externo que não monta em um Mac
Mas, se a unidade estiver fazendo sons de clique, pare. A partir daí, cada minuto extra pode piorar as coisas, e soluções caseiras ficam muito burras muito rápido.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @nachtschatten, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer abordaram é verificar se a unidade está sendo montada, mas fica oculta pelas regras de segurança do macOS, e não apenas por danos no sistema de arquivos.
Abra o Terminal e execute:
mount
e
ls /Volumes
Às vezes, o volume aparece ali mesmo quando o Finder se recusa a mostrá-lo corretamente. Se aparecer, tente copiar primeiro os arquivos críticos no Terminal antes de fazer qualquer reparo.
Eu também verificaria alguma estranheza de permissões/quarentena com:
diskutil info /dev/diskX
e procuraria o status de Owners e Writable. Eu discordo um pouco de partir rapidamente para redefinições ou tentativas repetidas de montagem. Se o gabinete estiver com queda de energia, cada nova tentativa pode fazer a unidade cair offline novamente.
Um bom teste de baixo risco é usar outro Mac. Se ele se comportar da mesma forma em duas máquinas, o problema provavelmente está no lado da unidade. Se montar em outro lugar, a pilha USB do seu Mac ou os itens de início de sessão podem ser os culpados.
Se os dados importam, o Disk Drill faz sentido antes de qualquer reparo agressivo.
Prós do Disk Drill
- bom para escanear unidades não montadas
- pode visualizar arquivos recuperáveis
- o backup byte a byte é útil se o disco estiver instável
Contras
- varreduras profundas podem ser lentas
- a qualidade da recuperação depende de quão danificado está o sistema de arquivos
- a recuperação completa normalmente exige a versão paga
Minha ordem seria: testar em outro Mac, verificar /Volumes, copiar qualquer coisa acessível, depois usar o Disk Drill e então considerar o Primeiros Socorros quando os arquivos importantes estiverem seguros. Se a unidade desconectar durante as leituras, pare e suspeite de hardware.