Recentemente apaguei por acidente várias fotos do meu cartão SD e preciso muito recuperá-las. Eram fotos importantes de uma viagem e não tenho backup. Alguém sabe como posso fazer isso? Agradeço qualquer ajuda!
Olha, perder fotos importantes é um pesadelo, né? Mas calma, tem solução! Primeiro, tenta não usar mais o cartão SD para evitar sobrescrever os dados. Quanto mais você usar, maior a chance das fotos serem permanentemente apagadas.
Você pode começar com alguns programas de recuperação gratuitos. O Recuva é bem conhecido, mas honestamente, os resultados variam. Outro que posso sugerir, que é um pouco mais robusto, é o Disk Drill. Eles têm uma versão gratuita que pode te ajudar a recuperar as fotos apagadas, e são muito eficientes com cartões SD. Pode baixar direto aqui: https://www.cleverfiles.com/download.html
Passos básicos para usar o Disk Drill:
- Baixe e instale o Disk Drill do link acima.
- Conecte seu cartão SD ao computador.
- Abra o Disk Drill e selecione seu cartão SD.
- Clique em “Recuperar” e deixe o programa fazer o trabalho dele.
Se o Disk Drill não encontrar suas fotos, ainda tem alternativas. Já ouvi boas coisas sobre o Photorec, que é gratuito e funciona em diferentes sistemas operacionais. Ele é um pouco mais técnico, mas vale a pena se outros programas não derem resultado.
Lembrando que, quanto mais cedo você tentar recuperar, maiores são as chances de sucesso. Evita usar o cartão SD antes de tentar todos esses métodos. Boa sorte, espero que consiga recuperar suas fotos!
Se você perdeu fotos importantes do seu cartão SD, é realmente um problema, mas não é o fim do mundo. Concordo que o Disk Drill e o Recuva são boas opções iniciais, mas deixa eu te falar de algumas outras ferramentas e técnicas que podem te ajudar a recuperar essas fotos.
Primeiro, uma alternativa ao Disk Drill é o EaseUS Data Recovery Wizard (EaseUS Data Recovery Software to Recover All Lost Data.). Ele também tem uma versão gratuita e é conhecido por sua interface amigável e eficácia. Aqui estão os passos para usar o EaseUS:
- Baixe e instale o software.
- Conecte o cartão SD ao computador.
- Selecione o cartão SD na lista de dispositivos disponíveis e clique em “Escanear”.
- O software vai começar a escanear o cartão em busca de arquivos perdidos.
- Visualize os arquivos encontrados e selecione as fotos que deseja recuperar.
- Clique em “Recuperar” e salve os arquivos em um local seguro no seu computador (não salve de volta no cartão SD!).
Um alerta importante que foi mencionado e vale repetir: não use o cartão SD depois que percebeu que deletou as fotos, isso diminui as chances de sucesso na recuperação.
Para quem curte um desafio técnico, o Photorec (https://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec_Pt) é uma ótima opção. É um software de recuperação de dados livre e gratuito, que pode recuperar uma ampla gama de tipos de arquivo, não só fotos. O Photorec é menos intuitivo, mas extremamente eficaz. Aqui um mini-guide para você:
- Faça o download do Photorec.
- Extraia o arquivo zip e abra o programa.
- Selecione o cartão SD na lista de discos.
- Escolha o tipo de sistema de arquivos (geralmente FAT ou exFAT para cartões SD).
- Selecione o diretório onde os arquivos recuperados serão salvos.
- Inicie o processo de recuperação.
Outra dica é tentar programas como R-Studio ou Stellar Data Recovery, que são opções mais avançadas e frequentemente usadas por profissionais de TI. Ambos são eficazes, especialmente se outros programas não tiverem sucesso.
Além disso, se você tiver acesso a um sistema Linux, pode usar o comando testdisk
no terminal, uma ferramenta poderosa para recuperação de dados que faz parte do pacote do Photorec. Isso requer um pouco mais de conhecimento técnico:
- Abra o terminal e instale o testdisk (se necessário) com
sudo apt-get install testdisk
. - Execute o testdisk com privilégios de administrador:
sudo testdisk
. - Siga os menus interativos para selecionar o cartão SD, tipo de partição, etc.
- Deixe o programa procurar arquivos recuperáveis e siga as instruções para restaurar seus dados.
Finalmente, para aqueles que preferem não mexer tanto com programas técnicos, uma abordagem mais direta pode ser levar o cartão SD a um serviço profissional de recuperação de dados. Eles têm ferramentas especializadas e um ambiente controlado, o que aumenta as chances de recuperar suas fotos, embora estejamos falando de um custo mais elevado.
Lembrando que a prevenção é sempre a melhor medida, considere fazer backups frequentemente de agora em diante. Utilize serviços de armazenamento na nuvem ou mantenha cópias em um HD externo. Boa sorte!
Ah cara, a real é que usar esses programas de recuperação de dados nem sempre funciona, beleza? Tipo, muita gente fala maravilhas do Disk Drill, mas não é garantido. Eu mesmo já usei e, bom, às vezes funciona, às vezes não. Além disso, tem essa parada da versão gratuita que só deixa recuperar um pequeno número de arquivos. Meio frustrante se você tiver muitas fotos pra recuperar.
Essa galera aí também falou do Recuva e do EaseUS. Eu conheço gente que jura que o EaseUS é melhor que o Disk Drill, mas pra mim, deu no mesmo. E sobre o Photorec, é muito técnico. Eu, particularmente, achei meio complicado de usar e se você não manja muito de tecnologia, pode ser um pesadelo.
Outra coisa que não foi mencionada é que muitas vezes, se o cartão SD estiver fisicamente danificado, nenhum desses aplicativos vai resolver. Nesse caso, é um gasto inútil de tempo e dinheiro ficar tentando. E honestamente, levar pra um serviço de recuperação profissional? Vai custar muito caro e não é garantido que eles vão recuperar tudo também.
Em resumo, vale a tentativa com Disk Drill e outros similares, mas tem que estar preparado pra aceitar que talvez você não recupere todas as fotos. E na moral, de agora em diante, faz backup com frequência. Sério, não deixa na mão da sorte.