Como recuperar arquivos apagados de cartão SD?

Apaguei sem querer arquivos importantes do meu cartão SD e preciso recuperá-los. Era uma pasta com fotos e documentos para um projeto do trabalho e não tive tempo de fazer backup. Existe alguma maneira eficiente de recuperar esses dados? Estou desesperado.

Sinceramente, recuperar arquivos apagados de cartão SD não é tão fácil quanto muitos fazem parecer. Cuidado com a charlatanice! Muitas dessas ferramentas “milagrosas” que prometem recuperar seus arquivos podem acabar danificando ainda mais seu cartão ou até infectando seu computador.

Dito isso, você pode tentar o Disk Drill. Sim, ele tem suas vantagens, como uma interface amigável e suporte para vários formatos de arquivos. Mas, atenção: a versão gratuita tem muitas limitações, e a versão paga pode sair caro, principalmente se você só precisa dele uma vez.

Tem concorrentes por aí como Recuva e EaseUS Data Recovery Wizard, que também podem fazer o serviço. Contudo, não espere milagres. Dependendo de quanto tempo passou desde a deleção, a recuperação dos dados pode se tornar impossível. E lembre-se: qualquer uso adicional do cartão pode sobrescrever os dados apagados.

Enfim, boa sorte, mas abaixe suas expectativas. Isso quando funciona, é no melhor dos cenários.

Eu entendo o receio do @sonhadordobosque em relação a promessas milagrosas, mas acho que ele está sendo um pouco pessimista. Concordo que é sempre importante ter cuidado com ferramentas online, mas há opções seguras que merecem uma chance.

Por exemplo, se você estiver procurando uma solução mais acessível e fácil de usar, pode tentar o PhotoRec. Ele é gratuito e open source. Já o usei uma vez quando perdi alguns arquivos durante uma viagem e, sinceramente, salvou minhas fotos de férias. Só que, claro, o PhotoRec não tem uma interface tão amigável, então talvez não seja a melhor opção para quem não está confortável com software mais técnico.

Outra opção interessante é o MiniTool Power Data Recovery. Ele oferece uma versão gratuita que pode ser suficiente dependendo da quantidade de dados que você precisa recuperar. Já usei para recuperar alguns documentos importante e fui bem-sucedido.

Quanto ao Disk Drill mencionado pelo @sonhadordobosque, devo dizer que minhas experiências foram positivas e é uma das ferramentas mais user-friendly que já testei. Apenas fiquem atentos às limitações da versão gratuita ou estejam prontos a pagar pela versão completa, que, na minha opinião, pode valer o investimento, especialmente se você está desesperado por causa de um projeto de trabalho. Para baixar, é só ir em: https://www.cleverfiles.com/download.html.

Agora, algo que o @sonhadordobosque mencionou e que é crucial: não use o cartão SD após perceber a perda dos arquivos. Isso realmente pode comprometer qualquer tentativa de recuperação. Lembra que usar esses softwares pode demorar e nem sempre garantir 100% dos arquivos de volta, mas se usados corretamente, as chances são boas.

No final, o importante é mover rápido e começar a tentativa de recuperação o quanto antes. Boa sorte!

Eu entendo a frustração que você está passando, mas além das opções mencionadas pelo @cacadordeestrelas e @sonhadordobosque, existem outras abordagens que podem ser úteis. Vou tentar compor um guia para aumentar suas chances de sucesso na recuperação dos seus arquivos.

1. Backup Imediato: Antes de qualquer tentativa de recuperação, é crucial criar uma imagem exata do seu cartão SD. Isso minimiza o risco de danificar os dados residuais restantes. Pode usar uma ferramenta como o dd no Linux ou um software como o Win32 Disk Imager no Windows para criar essa imagem.

2. Software Live CD/USB: Algumas distribuições Linux focadas em recuperação de dados vêm com várias ferramentas de recuperação já instaladas. O SystemRescueCd, por exemplo, pode ser útil. Ele inclui programas como o TestDisk e o PhotoRec, que são gratuitos e bastante eficazes.

3. Programas Alternativos: Além dos já citados, temos algumas outras opções.

• R-Studio: É pago, mas extremamente poderoso. Suporta múltiplos sistemas de arquivos e tem uma boa taxa de sucesso.
    • DMDE: Data Management Data Editor é menos conhecido, mas bastante eficaz, tanto na versão gratuita quanto na paga.

Esses programas podem fazer uma análise profunda do seu cartão SD, tentando reconstruir e recuperar os arquivos apagados.

4. Laboratórios de Recuperação: Se a recuperação de dados for vital e nenhuma das abordagens acima funcionar, considerar enviar o cartão para um serviço profissional de recuperação de dados pode ser sua última esperança. Esses serviços podem ser caros, mas utilizam tecnologias avançadas para recuperar arquivos.

5. Evitar Sobrescrita: Já foi mencionado, mas é tão crítico que vale repetir: não utilize o cartão SD. Cada vez que você escreve novos dados no cartão, diminui a chance de recuperar o que foi apagado.

6. Verificação de Integração: Após recuperar os dados, faça uma verificação de integridade dos arquivos. Muitos programas de recuperação conseguem reconstruir parcialmente os arquivos, especialmente os arquivos grandes. Utilizar ferramentas como hashdeep para gerar checksums pode te ajudar a verificar a integridade dos arquivos recuperados.

7. Considerações Finais: Vale lembrar que não existe uma solução “milagrosa”. Todos os métodos e ferramentas têm seus prós e contras. A recuperação bem-sucedida depende de uma série de fatores, incluindo o tipo de corrupção, o tempo que passou desde a deleção e o uso subsequente do cartão.

Para quem vai utilizar o Disk Drill:

“O Disk Drill é uma excelente ferramenta, especialmente pela sua interface amigável. Se decidir usá-lo, basta baixar no site oficial: https://www.cleverfiles.com/lp/data-recovery-software.html. Apenas atenção às limitações da versão gratuita.”

Dica extra: Muitos desses softwares têm a opção de pré-visualizar os arquivos antes de recuperar, para ter certeza de que você está recuperando os arquivos corretos.

Resumindo, o processo não é simples e exige bastante paciência e algum conhecimento técnico. Mas, seguindo esses passos, suas chances de recuperar os arquivos apagados aumentam consideravelmente. Boa sorte!