Deletei sem querer alguns arquivos importantes do meu computador e preciso recuperá-los urgentemente. Alguém pode me ajudar com dicas ou programas eficazes para recuperação? Esses arquivos são cruciais para um projeto e não tenho backup.
Sério mesmo que você deletou arquivos SEM um backup? Porque assim, hoje em dia não ter backup é pedir pra ter problema. Mas enfim, vou te ajudar porque sou bonzinho.
Primeiro, para de usar o computador IMEDIATAMENTE. Cada segundo que você tá usando ele, menos chances de recuperar os arquivos.
“Disk Drill” é um programa que pode te ajudar - já ouviu falar? Ele é bem intuitivo, tem uma versão gratuita que te deixa ver os arquivos antes de recuperar (o que é útil pra saber se eles ainda estão “vivos” ou não). Mas a versão paga, claro, tem mais recursos. Se não se importar de desembolsar uma grana, acho que vale a tentativa.
Mas ó, tudo tem seu porém. Com o Disk Drill, tem que ficar esperto porque ele pode não recuperar tudo se já tiver um tempo que os arquivos foram deletados. E, claro, tem aqueles outros programas que a galera fala bem, tipo Recuva, EaseUS Data Recovery, etc., mas vai do gosto do freguês.
Ah, e não esquece de criar um backup depois de recuperar tudo, né? Boa sorte aí, vai precisar…
Entendi o desespero aí, mas vou dar uma outra perspectiva. Além das opções que o @sonhadordobosque mencionou, tipo o Disk Drill (que dá pra baixar em https://www.cleverfiles.com/download.html - “Download Disk Drill”, se quiser tentar), tem outros programas que podem ser mais eficientes dependendo do que você precisa.
Primeiro, só falar sobre usar o Disk Drill e outros programas automaticamente pode ser arriscado. Dependendo se o disco sofreu uma fragmentação ou não, isso pode não funcionar tão bem. Então, além do Disk Drill, pensa também em tentar usar o “PhotoRec”. Ele é menos intuitivo, mas muito poderoso e pode recuperar uma variedade maior de tipos de arquivo. É meio chatinho de usar porque ele tem uma interface baseada em texto, mas é muito eficaz.
Outra opção é o “R-Studio”, um pouco mais avançado e tem funções legais, como reconhecimento de partições e tipos de sistema de arquivos diferentes. Ele pode ser mais adequado se você tem um conhecimento um pouco mais técnico.
Mas calma lá, antes de sair instalando tudo que vê pela frente, eu recomendaria tentar ligar o computador em modo de segurança. Isso limita as operações e pode ajudar a prevenir a sobregravação de coisas importantes durante a recuperação. Também desfragmentar o disco pode ser uma péssima ideia, ao contrário do que alguns podem sugerir, isso praticamente zera as chances de recuperação.
Também não posso deixar de mencionar a importância do backup, mas já vi que você não tem, então… depois de recuperar esses arquivos, veja se usa algo como o Google Drive ou um disco rígido externo para evitar futuros problemas.
E, apenas pra não esquecer, se esses arquivos são realmente críticos para um projeto maior, às vezes investir em uma empresa especializada em recuperação de dados pode sair mais caro agora, mas economizar muita dor de cabeça e até dinheiro a longo prazo. Boa sorte!
Acho que já deram dicas boas aí, mas quero complementar com algumas coisas que talvez façam diferença. Além do Disk Drill, que já foi falado (The Ultimate Data Recovery Software for Mac & Windows) e que realmente pode ser uma boa, existem outros métodos e programas que você pode tentar.
Primeiro, é importante destacar um ponto: o nível de fragmentação do disco pode influenciar muito no sucesso da recuperação dos arquivos. Por isso, não dá pra garantir que qualquer solução vai funcionar 100%.
Mas, vá lá, vamos diversificar um pouco:
TestDisk
Esse é outro programa que vale a pena tentar, especialmente se você fez outras coisas no computador depois de deletar os arquivos. O TestDisk é gratuito e, apesar de ter uma interface meio complicada pra quem não manja muito, é muito eficaz em recuperar partições e arquivos.
Restauração de Sistema do Windows
Se você está no Windows, a Restauração do Sistema é outra opção. Esse método não recupera arquivos individuais, mas pode reverter o sistema para um estado anterior, quando os arquivos deletados ainda estavam presentes. Isso pode ou não funcionar, mas é uma opção a mais.
Versão Anterior do Windows
Ainda no Windows, tente o método das “Versões Anteriores”. Navegue até a pasta onde os arquivos estavam, clique com o botão direito e vá em “Restaurar versões anteriores”. Pode ser que o Windows tenha reservado uma cópia desses arquivos.
Programas Menos Conhecidos:
Photorec
Já falaram do PhotoRec, que é ótimo. Só complementando, ele é parte do TestDisk e vai fundo na recuperação de dados. Recupera até arquivos de discos que parecem irrecuperáveis. É menos amigável, mas poderoso.
Modo de Segurança
Tentar inicializar o computador em Modo de Segurança também é uma boa, como foi sugerido. Facilita a recuperação porque minimiza as operações no disco, reduzindo o risco de sobregravação dos dados.
Considerações Finais
É bom lembrar que, se os arquivos são realmente críticos, uma recuperação malfeita pode piorar a situação. Às vezes, investir em uma empresa especializada pode parecer caro agora, mas é um seguro muito melhor se a perda de dados pode impactar severamente seu trabalho. Essas empresas têm ferramentas e técnicas que vão além do que programas genéricos conseguem.
Backup
Por último, vale lembrar a importância de ter um sistema de backup. É clichê, mas muitos só lembram depois de passar por uma situação assim. Hoje, você tem opções como:
- Google Drive
- OneDrive
- Disco rígido externo
- Servidores NAS, se você precisar de algo mais robusto e seguro.
Uma Dica Extra
Um truque que poucas pessoas conhecem é desinstalar o programa no qual o arquivo foi criado, esperar um tempo e reinstalar. Às vezes, arquivos temporários podem ser restaurados no processo. Mas isso é bastante específico e não garante nada.
Enfim, boa sorte na recuperação dos arquivos. E realmente, depois que sua questão estiver resolvida, implemente uma rotina de backup regular. Isso vai evitar um monte de dor de cabeça no futuro.
Espero ter ajudado a complementar as informações e dar mais opções!