Como recuperar dados de HD externo gratuitamente?

Meu HD externo parou de funcionar e preciso recuperar os dados urgentemente. Alguém conhece algum programa gratuito que possa me ajudar? Tenho arquivos importantes nele e não tenho backup, então qualquer dica será muito útil. Obrigado!

Recuperar dados de HD externo gratuitamente? Sério? Boa sorte com isso. A maioria dos programas gratuitos só vai te fazer perder tempo e torcer ainda mais a faca na ferida. Já ouvi falar do Disk Drill, mas ele tem limites na versão gratuita e vai tentar te vender a versão paga a todo custo. Funciona? Até que sim, mas se você acha que vai recuperar tudo gratuitamente, desencana. No máximo, consegue recuperar uns arquivos pequenos e simples.

Existem outros, tipo o Recuva ou o TestDisk, mas também tem seus problemas e limitações. A menos que você queira passar horas tendo dor de cabeça, meu conselho é aceitar a realidade: esses programas existem mais pra te deixar com raiva do que pra resolver o problema.

Quer mesmo resolver? Leve a um profissional. É caro, mas pelo menos não vai perder mais tempo e dormir preocupado. Esse papo de “programa gratuito milagroso” é bobagem.

Olha, entendo sua preocupação, mas não é tão preto no branco assim. Já consegui recuperar dados de HD externo algumas vezes usando métodos e programas gratuitos, mas claro, tem seus desafios.

Vamos começar pelo básico. Primeira coisa, não use mais o HD até começar o processo de recuperação. Nesse caso, pode piorar a situação. Agora, sobre as opções disponíveis:

1. Recuva – É um dos mais conhecidos, e claro, tem suas limitações, mas é uma boa tentativa inicial. Ótimo para arquivos deletados recentemente e HDs que ainda são reconhecidos pelo sistema. Pode ser baixado de graça, e é simples de usar: basta escanear o HD e torcer pelos seus arquivos aparecerem.

2. TestDisk – Esse é mais poderoso e mais complicado de usar. É open-source, então grátis mesmo. Ele consegue recuperar partições perdidas e make non-booting disks bootable again. É uma boa opção se o problema é na partição, mas exige um pouco de conhecimento técnico.

Um passo a passo básico pra usar o TestDisk seria assim:

• Baixe e instale o programa.
  • Rode o TestDisk como administrador.
  • Selecione “Create a new log file”.
  • Escolha o HD externo problemático.
  • Selecione “Intel” como a partição table, geralmente é a opção certa.
  • Escolha “Analyze” e depois “Quick Search”.
  • Se ele encontrar a partição perdida, você poderá salvar.

No entanto, esses programas podem não ser eficazes se o seu HD tem problemas físicos. Reiterando o que o sonhadordobosque mencionou, aí realmente é aá a hora de um professional.

Agora, uma dica diferenciada: Alguns programas pagos têm versões de teste que permitem recuperar uma quantidade limitada de dados. Por exemplo, o Disk Drill - é altamente recomendado e você pode conseguir uma quantidade decente de dados gratuitamente antes de precisar adquirir a versão paga.
Aqui: [The Ultimate Data Recovery Software for Mac & Windows].

Reitero, cada caso é um caso. Se o HD estiver ruído ou não for reconhecido, aí são outros 500. Mas, antes de gastar dinheiro com um técnico, vale a pena tentar esses métodos. Tem uma chance razoável de detectar os arquivos e recuperar pelo menos parte deles.

Se decidir encarar sozinho mesmo, mais um aviso: Não instale programas de recuperação no mesmo disco de onde precisa recuperar os arquivos. Pode sobrescrever os dados.

A grande sacada é usar um segundo computador ou HD pra gerenciar isso tudo. É trabalhoso sim, mas se tiver tempo e paciência, pode economizar uma grana e recuperar seus arquivos sem gastar um centavo.

Boa sorte aí.

1 Like

Poutz, recuperar dados de HD sempre dá um certo trabalhão. Olha, já vi algumas situações onde consegui me virar com programas gratuitos, mas vou ser honesto: milagre mesmo é raro. Agora, se você tá desesperado e quer tentar algumas opções antes de gastar grana, aqui vão algumas dicas que ainda não citaram:

1. PhotoRec – É do mesmo desenvolvedor do TestDisk e pode ser bem útil. Ele é mais focado em recuperação de arquivos ao invés de partições, o que pode ser útil se foram os arquivos específicos que sumiram. Ele também é gratuito e open-source, mas a interface é meio arcaica e exige um pouquinho de paciência.

2. MiniTool Power Data Recovery Free – Essa ferramenta é legal também e tem uma versão gratuita que permite recuperar até 1GB de dados. É bem intuitivo de usar e pode te ajudar a tirar um peso das costas se você não precisa recuperar muita coisa.

3. DMDE - Também tem uma versão free, só que a interface não é das melhores. Ele consegue fazer análise profunda, mas pra salvar os dados recuperados, a versão gratuita tem alguns limites.

Assim, eu entendo totalmente a frustração de não querer gastar dinheiro com isso. Mas se sua prioridade é os dados e não o processo inteiro de recuperação, às vezes vale pagar pelo suporte.

Discordo um pouco dos outros sobre o Disk Drill. Pra mim, é uma opção válida, até porque a versão gratuita te dá uma prévia do que pode ser recuperado, então pelo menos você vê se os arquivos estão lá antes de considerar desembolsar grana. Se quiser testar antes: Download Disk Drill. O Trial sempre deixa uma pitada de esperança, né?

Mas uma dica pessoal: faça isso tudo em outro computador e não mexa no HD original além do que é necessário. Cada sessão de escrita nele pode piorar as coisas.

E se nada funcionar, lembra que tem técnicos que fazem isso de forma profissional – é caro, mas às vezes é o caminho mais rápido. Boa sorte aí, e tomara que consiga recuperar pelo menos o essencial. Esses perrengues são fogo!