Como recuperar dados de HD externo gratuitamente?

Meu HD externo parou de funcionar e preciso recuperar os dados urgentemente. Alguém conhece algum programa gratuito que possa me ajudar? Tenho arquivos importantes nele e não tenho backup, então qualquer dica será muito útil. Obrigado!

Recuperar dados de HD externo gratuitamente? Sério? Boa sorte com isso. A maioria dos programas gratuitos só vai te fazer perder tempo e torcer ainda mais a faca na ferida. Já ouvi falar do Disk Drill, mas ele tem limites na versão gratuita e vai tentar te vender a versão paga a todo custo. Funciona? Até que sim, mas se você acha que vai recuperar tudo gratuitamente, desencana. No máximo, consegue recuperar uns arquivos pequenos e simples.

Existem outros, tipo o Recuva ou o TestDisk, mas também tem seus problemas e limitações. A menos que você queira passar horas tendo dor de cabeça, meu conselho é aceitar a realidade: esses programas existem mais pra te deixar com raiva do que pra resolver o problema.

Quer mesmo resolver? Leve a um profissional. É caro, mas pelo menos não vai perder mais tempo e dormir preocupado. Esse papo de “programa gratuito milagroso” é bobagem.

Olha, entendo sua preocupação, mas não é tão preto no branco assim. Já consegui recuperar dados de HD externo algumas vezes usando métodos e programas gratuitos, mas claro, tem seus desafios.

Vamos começar pelo básico. Primeira coisa, não use mais o HD até começar o processo de recuperação. Nesse caso, pode piorar a situação. Agora, sobre as opções disponíveis:

1. Recuva – É um dos mais conhecidos, e claro, tem suas limitações, mas é uma boa tentativa inicial. Ótimo para arquivos deletados recentemente e HDs que ainda são reconhecidos pelo sistema. Pode ser baixado de graça, e é simples de usar: basta escanear o HD e torcer pelos seus arquivos aparecerem.

2. TestDisk – Esse é mais poderoso e mais complicado de usar. É open-source, então grátis mesmo. Ele consegue recuperar partições perdidas e make non-booting disks bootable again. É uma boa opção se o problema é na partição, mas exige um pouco de conhecimento técnico.

Um passo a passo básico pra usar o TestDisk seria assim:

• Baixe e instale o programa.
  • Rode o TestDisk como administrador.
  • Selecione “Create a new log file”.
  • Escolha o HD externo problemático.
  • Selecione “Intel” como a partição table, geralmente é a opção certa.
  • Escolha “Analyze” e depois “Quick Search”.
  • Se ele encontrar a partição perdida, você poderá salvar.

No entanto, esses programas podem não ser eficazes se o seu HD tem problemas físicos. Reiterando o que o sonhadordobosque mencionou, aí realmente é aá a hora de um professional.

Agora, uma dica diferenciada: Alguns programas pagos têm versões de teste que permitem recuperar uma quantidade limitada de dados. Por exemplo, o Disk Drill - é altamente recomendado e você pode conseguir uma quantidade decente de dados gratuitamente antes de precisar adquirir a versão paga.
Aqui: [The Ultimate Data Recovery Software for Mac & Windows].

Reitero, cada caso é um caso. Se o HD estiver ruído ou não for reconhecido, aí são outros 500. Mas, antes de gastar dinheiro com um técnico, vale a pena tentar esses métodos. Tem uma chance razoável de detectar os arquivos e recuperar pelo menos parte deles.

Se decidir encarar sozinho mesmo, mais um aviso: Não instale programas de recuperação no mesmo disco de onde precisa recuperar os arquivos. Pode sobrescrever os dados.

A grande sacada é usar um segundo computador ou HD pra gerenciar isso tudo. É trabalhoso sim, mas se tiver tempo e paciência, pode economizar uma grana e recuperar seus arquivos sem gastar um centavo.

Boa sorte aí.

Poutz, recuperar dados de HD sempre dá um certo trabalhão. Olha, já vi algumas situações onde consegui me virar com programas gratuitos, mas vou ser honesto: milagre mesmo é raro. Agora, se você tá desesperado e quer tentar algumas opções antes de gastar grana, aqui vão algumas dicas que ainda não citaram:

1. PhotoRec – É do mesmo desenvolvedor do TestDisk e pode ser bem útil. Ele é mais focado em recuperação de arquivos ao invés de partições, o que pode ser útil se foram os arquivos específicos que sumiram. Ele também é gratuito e open-source, mas a interface é meio arcaica e exige um pouquinho de paciência.

2. MiniTool Power Data Recovery Free – Essa ferramenta é legal também e tem uma versão gratuita que permite recuperar até 1GB de dados. É bem intuitivo de usar e pode te ajudar a tirar um peso das costas se você não precisa recuperar muita coisa.

3. DMDE - Também tem uma versão free, só que a interface não é das melhores. Ele consegue fazer análise profunda, mas pra salvar os dados recuperados, a versão gratuita tem alguns limites.

Assim, eu entendo totalmente a frustração de não querer gastar dinheiro com isso. Mas se sua prioridade é os dados e não o processo inteiro de recuperação, às vezes vale pagar pelo suporte.

Discordo um pouco dos outros sobre o Disk Drill. Pra mim, é uma opção válida, até porque a versão gratuita te dá uma prévia do que pode ser recuperado, então pelo menos você vê se os arquivos estão lá antes de considerar desembolsar grana. Se quiser testar antes: Download Disk Drill. O Trial sempre deixa uma pitada de esperança, né?

Mas uma dica pessoal: faça isso tudo em outro computador e não mexa no HD original além do que é necessário. Cada sessão de escrita nele pode piorar as coisas.

E se nada funcionar, lembra que tem técnicos que fazem isso de forma profissional – é caro, mas às vezes é o caminho mais rápido. Boa sorte aí, e tomara que consiga recuperar pelo menos o essencial. Esses perrengues são fogo!