Meu HD parou de funcionar de repente e não tenho como pagar um serviço de recuperação. Preciso recuperar os dados importantes que estão nele. Alguém sabe uma maneira gratuita de recuperar HD?
Esquece essa história de recuperar HD de graça. Vai acabar só perdendo tempo. Ferramentas gratuitas são limitadas e, na maioria das vezes, nem funcionam direito. Já ouviu falar do Disk Drill? Tem até versão free, mas é bem limitada.
Prós: Interface fácil de usar, suporta vários tipos de arquivos.
Contras: Versão grátis recupera pouco (500MB). Full é caríssima.
E pense bem, teu HD pode estar fisicamente danificado. Nesse caso, software nenhum ajuda. Tem outros como Recuva e PhotoRec, mas sinceramente, não espere milagres.
Se os dados são tão importantes, melhor investir em algo confiável do que arriscar perder tudo.
Discordo em parte do @sonhadordobosque. Dá pra recuperar HD de graça, sim, mas vai depender do nível de corrupção do seu disco e do estado físico dele. Nem sempre o caminho mais caro é o único viável.
Primeiro, sobre as ferramentas citadas, o Recuva e o PhotoRec são opções válidas, mas realmente são limitadas em alguns aspectos. Duas alternativas que deram certo pra mim:
-
TestDisk: Esse programa é open-source e pode ser muito útil pra recuperar partições perdidas e tornar os discos bootáveis novamente. Não é tão amigável quanto o Disk Drill, mas é incrivelmente poderoso e gratuito. Vale a pena dar uma olhada.
-
HMDD (Hiren’s BootCD): HMDD é super útil! Ele roda um sistema operacional básico com várias ferramentas de diagnóstico e recuperação. É gratuito e já salvou meu pescoço algumas vezes.
Agora, só porque é grátis, não quer dizer que não funcione. Claro, a interface pode não ser tão intuitiva, mas a habilidade de recuperar dados de discos que parecem estar mortos é real. TestDisk, por exemplo, já me ajudou a recuperar uma partição inteira que tinha sumido do nada.
Quanto aos casos de dano físico, se o HD estiver fazendo barulhos, clicando ou algo assim, aí sim, valeria a pena procurar um serviço profissional pelo menos para diagnóstico. Se decidir tentar algo antes, eu sugeriria usar um adaptador USB pra conectar o HD a outro PC e ver se ele reconhece.
Outro ponto bom: uso o Disk Drill na versão paga (The Ultimate Data Recovery Software for Mac & Windows). A versão gratuita é bastante básica, então se você quiser recuperar mais de 500MB, realmente se prepara pra soltar um bom dinheiro. Mas se estiver pronto pra investir e os dados valerem a pena, vai fundo.
Agora, se decide ir pelo caminho grátis, é importante lidar com algumas limitações:
- Pode precisar de um pouco mais de tempo e paciência.
- Não é sempre garantido que os dados serão recuperados.
- Aprender a usar ferramentas menos intuitivas e mais técnicas como o TestDisk.
Vale pesquisar tutoriais e fóruns de suporte, muitos passos a passo te guiam no uso dessas ferramentas. Concluindo, dá sim pra recuperar HD de graça, mas é preciso ser paciente e estar consciente das limitações das ferramentas free. Boa sorte!
Galera, acho que vale considerar uns pontos que talvez não tenham sido cobertos ou pelo menos precisam de um olhar diferente.
Primeiro, ferramentas gratuitas tendem a ser limitadas, sim. MAS, se você tá na pindaíba e tem tempo, vale a tentativa. Claro que o Disk Drill tem sua versão free lá em “https://www.cleverfiles.com/download.html” – ‘Download Disk Drill’, mas como já foi dito, é limitada e a completa é bem cara.
Agora, algumas dicas que ainda não vi por aqui:
-
CrystalDiskInfo: Tento sempre usar essa ferramenta grátis para checar a saúde do HD antes de fazer qualquer recuperação. Se o disco tá em estado crítico, às vezes não vale a pena nem tentar com software, porque o problema é físico mesmo.
-
Backup antes de começar: Sei que parece óbvio, mas muita gente esquece. Tenta fazer um backup do que conseguir acessar antes de usar qualquer ferramenta de recuperação. Às vezes um simples “CTRL+C e CTRL+V” pode salvar alguns arquivos críticos.
E falo por experiência própria: recuperar dados pode ser uma tarefa bem demorada com ferramentas grátis. Então, se o tempo é um problema, talvez até valha pegar aquele empréstimo amigo e investir num serviço pago. Já vi gente que perdeu semana tentando fazer isso sozinho e não conseguiu muita coisa.
Ah, e pra quem mencionou barulhos estranhos no HD, uma alternativa doida pra testar: já vi algumas pessoas colocarem o HD no congelador por uns minutos antes de tentar uma última carga. Isso pode estabilizar por tempo suficiente pra extrair alguns dados. Vou logo avisando que nunca tentei, mas desespero faz a gente fazer cada coisa…
Se nada der certo, às vezes o melhor é assumir a perda e aprender a lição de sempre ter backup em nuvem ou num outro HD externo. Boa sorte!