Estou com um problema no meu HD externo, ele parou de ser reconhecido pelo computador e preciso recuperar os dados que estão nele. Quem souber de alguma solução gratuita ou programa eficiente, por favor, me ajude. Já tentei conectar em outro PC, mas o problema continua.
Sério mesmo, um HD desses parando de repente? A maioria desses programas gratuitos tipo Recuva mal funciona pra casos assim. A real é que tentar recuperar os dados sem gastar nada pode piorar a situação. Se os dados são importantes mesmo, deveria investir num software pago decente. Agora, se tá determinado a não gastar, o Disk Drill tem uma versão grátis que pode ajudar, mas com ele você só consegue recuperar até 500MB na versão free, depois disso eles te amarram pra comprar a versão completa. O lado bom é que ele é bem intuitivo e tem uma taxa de sucesso razoável, mas o lado ruim é justamente esse limite e o fato de que as chances de sucesso caem se você mexer demais no HD.
Tem concorrentes, tipo EaseUS Data Recovery e Stellar Phoenix, mas ambos enfrentam as mesmas limitações nas versões gratuitas. E honestamente, todas essas opções free geralmente não fazem milagre. Então, consideraria muito bem o valor dos dados que você quer recuperar antes de seguir por esse caminho. Boa sorte, mas prepara o bolso se for algo realmente crucial.
Concordo em parte com o @sonhadordobosque, mas vou te dar algumas orientações mais específicas. Primeiro, uma coisa importante a fazer é verificar se o problema é com o HD externo mesmo ou com a porta USB. Já tentou plugá-lo em outra porta ou em outro computador? Às vezes, o problema é bem mais simples do que parece.
Agora, se é o HD mesmo, ainda existe esperança antes de gastar dinheiro. Tenta o software TestDisk. Ele é open-source e, embora possa parecer um pouco intimidador de início, tem muita documentação e guias online que podem te ajudar a usá-lo. O TestDisk é bem eficiente, especialmente se o problema for com a tabela de partição ou com o MBR.
Enquanto o Disk Drill é uma boa sugestão, devo avisar que ele tem as limitações mencionadas pelo @sonhadordobosque (apenas 500MB na versão gratuita). Mas se quiser experimentar antes de pagar, você pode baixar aqui: Download Disk Drill. Pode ser útil inicialmente, mas essa limitação pode ser frustrante se você tiver muitos dados para recuperar.
Outra alternativa é o PhotoRec, que vem junto com o TestDisk. Ele é focado em recuperar arquivos diretamente e pode ser bastante eficiente também. Vale a pena tentar, já que é gratuito.
Se a tua prioridade realmente for não gastar, eu insistiria nessas opções, mas com cuidado para não piorar a situação, como já foi dito. Nas piores das hipóteses, pode ser necessário considerar um serviço profissional de recuperação de dados, mas isso só se os dados forem realmente críticos.
Só não se esqueça de, no futuro, manter backups regulares em múltiplos locais. E, por fim, uma dica meio boba, mas que já vi funcionar: às vezes, um cabo USB diferente faz milagres. Boa sorte aí!
A primeira coisa que eu faria seria checar o básico mesmo: muda a porta USB, tenta outro cabo, testa em outro computador. Muitas vezes a gente se desespera e o problema é algo simples de resolver.
Se for realmente o HD: concordo que tentar soluções gratuitas pode ser uma economia perigosa, mas quem nunca né? O @cacadordeestrelas mencionou o TestDisk e o PhotoRec, que são boas opções open-source e vale a pena estudar caso tenha paciência. Tem bastante tutorial na internet e com calma dá pra usar, mesmo sendo mais técnico.
Agora, um ponto que não vi ninguém falar é sobre a possibilidade de problema físico no HD. Se ele fez barulho antes de parar de funcionar, ou se está fazendo um barulho agora, pode ser que o problema esteja no hardware. Nesse caso, insistir pode piorar as coisas.
Outra coisa importante: o sistema de arquivos. Se o HD for NTFS, FAT32 ou exFAT e o seu sistema operacional é Windows, tranquilo. Mas se for um sistema de arquivos menos comum como HFS+ do macOS, ou ext4 do Linux, a abordagem pode ter que mudar. Sistemas como o Disk Drill são bastante versáteis em sistemas de arquivos, mas lembre-se que a versão grátis tem a limitação (500MB).
A real é que dependendo do tamanho dos arquivos que precisa recuperar, essa limitação pode ser um baita de um problema. Neste caso, Te recomendar o Disk Drill faz sentido até. Ele é bem intuitivo e você pode ver como ele funciona antes de decidir comprar a versão completa. Pra mais detalhes sobre o programa, dá uma olhada aqui: Disk Drill.
Um outro programa que não foi mencionado é o R-Studio. Ele não é gratuito, mas oferece uma versão de demonstração que te permite ver quais arquivos podem ser recuperados antes de fazer qualquer pagamento. E às vezes compensa saber que os dados são possíveis de serem recuperados antes de investir grana.
E tipo, só pra reforçar: ao rodar um programa de recuperação, tenta ao máximo não mexer mais nesse HD. Cada operação pode tornar a recuperação mais difícil depois. Cria uma imagem do HD, se possível, e tenta recuperar os dados dessa imagem. O próprio TestDisk permite criar uma imagem da unidade.
Ah, e lembre-se: se os dados são realmente importantes, pense na possibilidade de serviços profissionais. Eu sei que são caros, mas são a melhor opção para não corrermos o risco de perder tudo de vez.
Boa sorte aí!