Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD ao mover arquivos da minha câmera, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Essas fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos excluídas de um cartão SD antes que algo seja sobrescrito.
Já passei por isso. Você apaga um lote de fotos, ou o cartão é formatado, e dá aquele frio na barriga. A primeira coisa é parar de usar o cartão SD agora mesmo. Tire-o da câmera ou do celular e deixe-o quieto.
Fotos apagadas normalmente não são removidas na hora. O cartão marca o espaço como livre, e arquivos novos ocupam esse espaço depois. Se você continuou fotografando depois do erro, as chances de recuperação pioram rápido. Se o cartão ficou parado, sem uso, desde que isso aconteceu, suas chances ainda são bem boas.
Antes de instalar qualquer coisa, faça algumas verificações básicas.
- Se a exclusão aconteceu enquanto o cartão estava montado em um Mac, verifique a Lixeira do macOS.
- Se aconteceu no Android, verifique a lixeira do Google Fotos e a lixeira da Galeria Samsung. Elas costumam manter os itens por 30 a 60 dias.
- Procure cópias de backup automáticas em qualquer serviço de sincronização em nuvem que você use.
Se nada disso der resultado, o caminho normal é usar um software de recuperação.
Um erro que cometi uma vez foi tentar recuperar os arquivos pela conexão do celular primeiro. Péssima ideia. Um celular ou câmera conectado por USB geralmente oculta o sistema de arquivos bruto, então os aplicativos de recuperação não conseguem acesso completo ao cartão. Aplicativos de recuperação no celular também são limitados. Muitos deles só recuperam miniaturas em cache, a menos que o dispositivo tenha root, e aí você acaba com prévias pequenas e borradas em vez dos arquivos originais.
Use um leitor de cartão SD USB. Conecte o cartão diretamente a um PC com Windows ou a um Mac. Isso dá à ferramenta de recuperação acesso direto ao cartão.
Existem várias ferramentas de recuperação por aí. Disk Drill foi a que me deu menos dor de cabeça. O PhotoRec funciona, e muita gente jura por ele, mas ter que vasculhar pilhas de arquivos renomeados sem estrutura de pastas cansou rápido quando eu testei. O Disk Drill foi mais fácil de lidar, e lidou com formatos de câmera como RAW, CR2 e NEF sem eu precisar brigar com o aplicativo.
O que eu faria:
Instale o Disk Drill no seu computador. No Mac, dê a ele Acesso Total ao Disco nas configurações de Privacidade, ou ele pode não fazer a varredura corretamente.
Insira o cartão SD usando um leitor de cartões. Abra o aplicativo e encontre o cartão SD na lista de unidades.
Selecione o cartão e inicie uma varredura de dados perdidos. A Varredura Universal geralmente é a opção mais segura. Ela verifica exclusões recentes primeiro e depois faz uma análise mais profunda em busca de assinaturas de arquivos conhecidas.
Espere. Você pode dar uma olhada nos resultados enquanto a varredura acontece, mas eu normalmente deixo tudo terminar.
Abra a seção Imagens quando a varredura terminar. Filtre por tipo de arquivo, se quiser. Use o ícone de visualização em cada arquivo.
Esta parte é a mais importante. Se a visualização da imagem abrir normalmente, o arquivo geralmente está intacto. Se não abrir ou parecer corrompido, a recuperação desse arquivo específico fica no acerto ou erro.
Selecione as fotos que você quer e clique em Recuperar.
Quando ele perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não os coloque de volta no mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Gravar os dados recuperados no mesmo cartão é como as pessoas destroem a última cópia boa. Eu fiz isso uma vez, anos atrás. Nunca mais.
Depois da recuperação, abra alguns arquivos e confirme que estão bem. Quando souber que as fotos estão seguras, coloque o cartão de volta na câmera e formate-o nela para começar do zero.
Esse é o caminho que eu seguiria.
A grande coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno disseram: descubra como as fotos foram apagadas, porque isso muda muito suas chances.
Se foi uma exclusão normal feita no computador, a recuperação geralmente é melhor. Se o cartão foi formatado na câmera, ainda é possível. Se o cartão foi muito usado depois disso, aí é que a situação complica rápido. Além disso, se for um microSD de celular e ele tiver sido criptografado por esse aparelho, a recuperação padrão pode ser um baita problema. As pessoas ignoram esse detalhe e perdem horas.
Eu discordo um pouco do conselho de sempre fazer uma imagem primeiro para toda pessoa. É o ideal, sim, mas se alguém não for técnico, pode errar nisso também. Se você se sente confortável para fazer isso, crie uma imagem byte a byte. Se não, pelo menos coloque a pequena trava de bloqueio do cartão SD antes de conectá-lo e faça a recuperação com cuidado a partir daí. Não é perfeito, mas é melhor do que mexer nele às cegas.
Outra coisa: verifique o tamanho dos arquivos de tudo o que for recuperado. Às vezes você recupera uma foto que na verdade é só um cabeçalho corrompido ou uma miniatura minúscula. Se a sua câmera normalmente gera JPEGs de 8 MB e você recuperou arquivos de 120 KB, é… não é isso.
Se o Disk Drill vê os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, isso é um sinal muito bom. Se ele só encontrar assinaturas brutas, a recuperação ainda pode funcionar, mas a organização vai virar uma bagunça. Esse é um dos motivos pelos quais o Disk Drill normalmente é mais fácil para recuperação de fotos de cartão SD do que ferramentas mais básicas.
Também vale a leitura: melhores maneiras de recuperar fotos apagadas de um cartão SD
Mais uma dica prática: recupere primeiro as fotos mais importantes, não os 4.000 arquivos de uma vez. Priorize o que é insubstituível. Isso economiza tempo e permite verificar se os arquivos recuperados são realmente utilizáveis.
Um ângulo que não é mencionado o suficiente: verifique se o cartão SD está falhando, não apenas excluído. Se o Windows pedir para formatá-lo, ou se o processo de cópia apresentou erros de leitura, o software de recuperação pode conseguir apenas parte do conjunto. Nesse caso, faça a recuperação primeiro e depois aposente o cartão. Cartões SD costumam morrer aos poucos.
Eu discordo parcialmente da ideia de que a trava de bloqueio é suficiente. Ela ajuda, mas alguns leitores a ignoram, então ainda a trato como um extra útil, não como proteção. Leitor + nada de gravação + recuperar para outra unidade é a regra de verdade.
Sobre ferramentas, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável.
Prós
- Pré-visualizações fáceis, o que importa mais do que as pessoas imaginam
- Melhor para pessoas comuns do que ferramentas de linha de comando
- Às vezes consegue preservar nomes/pastas se os metadados do sistema de arquivos ainda estiverem lá
Contras
- Os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão
- Verificações profundas podem retornar muito lixo junto com as fotos reais
- Se o cartão tiver corrupção séria, pode deixar passar arquivos que ferramentas mais brutas conseguem extrair
É aí que @andarilhonoturno, @nachtdromer e @mikeappsreviewer estão basicamente apontando na direção certa: use um leitor de cartões, evite gravar qualquer coisa e verifique os arquivos recuperados em tamanho real.
Minha dica extra: classifique os resultados primeiro por data em que a foto foi tirada e extensão de arquivo da câmera. Ignore PNGs, miniaturas, arquivos de cache e JPEGs minúsculos até garantir as fotos reais da DCIM. Se a sua câmera fotografava em RAW+JPEG, recupere os RAWs também, mesmo que o JPEG pareça quebrado. Às vezes o RAW sobrevive quando o JPEG não.