Apaguei sem querer no meu Nikon e removi fotos de que realmente preciso antes de fazer backup. Estou procurando ajuda para recuperar fotos apagadas da câmera Nikon do cartão de memória e quero saber quais são os passos mais seguros para evitar piorar a situação.
Fiz isso com um cartão da Nikon há um tempo, e as fotos não sumiram na hora.
Quando você aperta Delete na maioria das câmeras, o cartão normalmente marca o espaço como livre. Os dados da foto muitas vezes ficam ali até que novas fotos sejam gravadas por cima. Então o primeiro passo é simples. Pare de usar a câmera agora. Não teste com mais uma foto. Eu cometi esse erro uma vez em outro cartão e perdi parte de uma sequência.
Tire o cartão SD. Use um leitor de cartões e conecte o cartão ao computador desse jeito. Eu evitaria conectar a Nikon por USB se você tiver outra opção. Muitos corpos Nikon aparecem via MTP/PTP, e as ferramentas de recuperação tendem a funcionar melhor quando enxergam o cartão de forma mais direta.
Se você ainda não tiver os arquivos copiados em outro lugar, um software de recuperação é a próxima coisa que eu tentaria. Das opções que usei, Disk Drill pareceu a menos irritante. Ele lê arquivos Nikon NEF e JPEG, e eu não precisei ficar fuçando menus por dez minutos para encontrar a opção de escaneamento.
O que eu fiz:
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD.
- Coloque o cartão SD da Nikon usando um leitor de cartões.
- Selecione o cartão dentro do aplicativo.
- Execute o Universal Scan.
- Espere o escaneamento terminar, depois visualize o que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou para outra unidade. Não grave de volta no mesmo cartão SD.
A etapa de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto abre na prévia, eu normalmente considero isso um bom sinal de que o arquivo em si ainda está utilizável.
Uma coisa pequena que vale saber: no Windows há um limite gratuito de recuperação de 100 MB. Não é suficiente para uma sessão gigante, mas é suficiente para testar se o cartão ainda tem fotos legíveis antes de você gastar dinheiro.
Se vídeo faz parte da confusão, também existe um modo Advanced Camera Recovery. Eu deixaria isso para depois. O Universal Scan é a primeira passada mais rápida e, no meu caso, encontrou as fotos faltando sem nenhuma busca extra. Para arquivos de vídeo maiores, o segundo modo vale a tentativa.
Não se prenda a nomes recuperados feios como file000123.nef. Vejo gente entrar em pânico por causa disso. O nome e a árvore de pastas muitas vezes desaparecem durante a recuperação, especialmente quando o software puxa os arquivos por assinatura em vez da tabela de arquivos antiga. A foto em si ainda pode estar boa.
A mesma coisa vale para arquivos NEF que parecem quebrados no começo. O Windows é ruim para abrir alguns formatos RAW a menos que o codec ou aplicativo certo esteja instalado. Já vi NEFs parecerem mortos no Explorador de Arquivos e, um minuto depois, abrirem normalmente em um software RAW.
Antes de passar uma hora escaneando, confira também os lugares sem graça:
- A pasta de importação usual do seu computador.
- O SnapBridge, se você usa.
- Qualquer serviço de sincronização em nuvem vinculado ao seu celular ou desktop.
- Discos externos antigos que você esqueceu que estavam conectados no mês passado.
Se o cartão recebeu uma formatação rápida, a recuperação ainda costuma funcionar. O mesmo vale para uma exclusão simples. O que mais importa é o que aconteceu depois da perda. Se você continuou fotografando no mesmo cartão, as chances de recuperação caem rápido porque os novos dados começam a substituir os blocos antigos.
Um caso em que eu não arriscaria é dano físico. Se o cartão SD está rachado, falhando, ou o computador não o detecta de jeito nenhum, eu pararia aí. É nessa hora que um laboratório de recuperação faz mais sentido. Tentativas repetidas de faça você mesmo em um cartão com falha às vezes acabam de vez com ele.
Então a versão curta:
- Pare de usar o cartão.
- Tire-o da câmera.
- Procure backups primeiro.
- Escaneie com um leitor de cartões e um software de recuperação.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
Delete nem sempre quer dizer que sumiu. Se o cartão ficou praticamente intocado depois que aconteceu, você ainda tem uma chance razoável de recuperar a maior parte das fotos.
Sim, fotos excluídas da Nikon geralmente podem ser recuperadas se você parou de fotografar logo depois. Excluir em uma Nikon normalmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto imediatamente. Seu risco aumenta rápido se você continuou tirando fotos ou gravando vídeo no mesmo cartão.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Se as fotos importam muito, faça uma imagem completa do cartão SD antes de escaneá-lo. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou ddrescue ajudam nisso. Depois execute a recuperação na imagem, não no cartão em uso. Leva mais tempo, mas reduz o risco se o cartão começar a agir de forma estranha no meio da varredura. As pessoas pulam essa etapa e depois se arrependem.
Algumas coisas específicas da Nikon para verificar:
- Se sua câmera tem slots duplos, confirme se o Slot 2 não gravou cópias de backup.
- Verifique se o RAW foi para um cartão e o JPEG para o outro.
- Se você usou o SnapBridge, procure no seu celular por transferências em tamanho reduzido.
- Câmeras Nikon às vezes protegem arquivos contra exclusão na câmera, mas só se você os marcou antes. Se não, isso não ajuda.
Se o cartão monta normalmente, um software de recuperação ainda é a opção prática. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de arquivos Nikon NEF e JPG. Eu classificaria os resultados da varredura por tipo de arquivo e data primeiro, porque os nomes das pastas recuperadas costumam ser uma bagunça. Se um modo de varredura não encontrar arquivos NEF, tente uma varredura mais profunda. Alguns arquivos RAW da Nikon aparecem sem visualizações e ainda assim abrem depois no Lightroom ou no Capture NX, então não os descarte rápido demais.
Se o cartão pedir para ser formatado quando for inserido no computador, pare. Não clique em formatar. Faça uma imagem primeiro ou leve a um laboratório se os arquivos forem insubstituíveis.
Para quem procura mais dicas de recuperação de fotos de cartão SD da Nikon, este tópico do fórum sobre recuperação de fotos da Nikon é útil:
recuperar fotos excluídas de um cartão SD, correções e ferramentas
Versão curta. Pare de usar o cartão. Verifique se há backups ocultos. Faça uma imagem do cartão se as fotos importam muito. Depois escaneie com o Disk Drill e recupere para o seu computador, não de volta para o cartão da Nikon. Se o cartão estiver instável, não continue mexendo nele.
Sim, geralmente. Pressionar Delete em uma Nikon não destrói instantaneamente os dados da foto. Na maioria das vezes, isso apenas remove a entrada de índice do cartão, então a recuperação costuma ser possível até que novos dados a sobrescrevam.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @waldgeist, mas estou um pouco menos convencido de que as pessoas sempre precisam partir direto para uma imagem completa do cartão primeiro. Se o cartão SD estiver saudável e legível, isso pode ser exagero para uma simples exclusão acidental. Para material insubstituível de casamento/cliente, claro, faça a imagem. Para um erro comum? Muitas vezes você pode simplesmente recuperar os arquivos diretamente e pronto.
Algumas coisas extras que eu verificaria e que eles não aprofundaram muito:
- Procure no menu de reprodução da câmera por Retouch ou saídas de processamento RAW na própria câmera. Às vezes as pessoas acham que o original sumiu, mas um JPEG convertido ainda existe.
- Se você fotografou em RAW + JPEG, uma versão pode ter sido excluída enquanto a outra sobreviveu, dependendo do fluxo de trabalho e das configurações do slot.
- Verifique as subpastas DCIM manualmente. Algumas Nikons usam números de pasta estranhos e as importações não as detectam.
- Se o computador mostrar o cartão, mas disser que encontrou erros, não execute ferramentas de reparo primeiro. O Windows ao corrigir um sistema de arquivos pode tornar a recuperação mais complicada.
Se você precisar de software, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de fotos da Nikon porque lida com NEF, JPG e casos comuns de exclusão em cartão SD sem exigir muitos ajustes. Eu também verificaria quaisquer arquivos NEF recuperados no software da Nikon ou no Lightroom antes de entrar em pânico por causa de miniaturas estranhas.
Para quem encontrar isso depois, este é basicamente o processo para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD de câmera digital.
Minha versão da ordem mais segura é:
- Pare de usar o cartão.
- Trave o cartão SD se ele tiver uma chave de proteção contra gravação.
- Verifique backups e cópias alternativas.
- Faça a varredura a partir de um leitor de cartão.
- Recupere para outra unidade.
Se o cartão estiver fisicamente danificado ou desconectando aleatoriamente, pule as tentativas caseiras antes de piorar a situação. Essa parte fica cara muito rápido.