Existe um programa gratuito para recuperação de dados?

Preciso recuperar arquivos de um HD externo que parou de funcionar de repente. Não posso pagar por um software caro e preciso de recomendações de programas gratuitos que realmente funcionem. Alguém pode ajudar?

Tive um problema muito parecido recentemente, e após pesquisar bastante, encontrei alguns softwares gratuitos para recuperação de dados. O que funcionou melhor pra mim foi o Disk Drill. Ele é bem fácil de usar e tem uma taxa de recuperação de dados ótima.

Você pode baixar o Disk Drill no site deles. Eles têm uma versão gratuita que permite recuperar uma quantidade limitada de dados, o que pode ser útil dependendo de quanto você precisa recuperar. Dá uma olhada nessa página: The Ultimate Data Recovery Software for Mac & Windows. Eu segui os passos lá e consegui recuperar quase todos os meus arquivos do HD externo que tinha parado de funcionar de repente.

Se você curte um passo-a-passo, aqui vai como eu fiz:

1. Baixe e instale o Disk Drill.
  2. Conecte o HD externo no computador.
  3. Abra o Disk Drill e selecione o HD externo da lista de drives.
  4. Clique em “Buscar dados perdidos” e espere o programa fazer a varredura completa do HD. Dependendo do tamanho do disco e da quantidade de dados, isso pode demorar um pouco.
  5. Depois da varredura, o Disk Drill vai mostrar uma lista com todos os arquivos que ele encontrou. Aí você pode escolher quais deseja recuperar.
  6. Escolha os arquivos e clique em “Recuperar”. Se a versão gratuita não for suficiente, aí você vai precisar considerar a versão paga, mas normalmente pra coisas mais simples a gratuita dá conta.

Outra opção que vi sendo mencionada é o TestDisk, mas ele é mais técnico e requer um pouco de conhecimento em linha de comando, o que pode ser complicado se você não tiver experiência com isso. Mas se isso não for um problema, o TestDisk também é uma boa opção e totalmente gratuito.

Lembrando que essas ferramentas funcionam melhor quando o HD não está fisicamente danificado. Se houver algum problema físico com o disco, talvez o ideal seja levar a um profissional, mas isso geralmente é bem mais caro.

Também é uma boa ideia criar backups regularmente no futuro para evitar esse tipo de dor de cabeça. Eu agora uso um serviço de backup na nuvem pra garantir que nunca mais vou passar por isso. Boa sorte na recuperação dos seus dados!

Cara, sinceramente, sempre fico com o pé atrás com esses programas “gratuitos”. Nunca parecem realmente funcionar como esperado. O Disk Drill que o @andarilhonoturno mencionou até pode ajudar, mas a versão gratuita recupera uma quantidade muito limitada de dados. Se você tiver muitos arquivos pra recuperar, pode esquecer, a versão paga não é barata.

Além disso, tem todos aqueles “pros” que ele mencionou, tipo ser fácil de usar, mas às vezes os arquivos recuperados vêm corrompidos. Ninguém fala sobre isso. Outra coisa é que o Disk Drill pode não funcionar se o HD tiver problemas físicos. Nessa situação, nenhum software vai resolver.

Agora, o tal de TestDisk é gratuito e open source, mas exige conhecimento técnico. Prepare-se pra lidar com uma linha de comando. Pode ser mais eficiente, mas é complicado pra quem não tem habilidade técnica. Tem também o Recuva, que muita gente fala bem, mas também tem a mesma limitação da versão gratuita.

Em resumo, mesmo que esses programas possam ajudar em situações simples, recuperar um HD realmente ferrado requer investimento, seja em um software mais caro ou em um serviço profissional (que é uma fortuna). Por isso, backup regular é a chave, pessoal. Dropbox, Google Drive… qualquer coisa! Vai por mim.

Tava acompanhando o papo aqui e penso que existem algumas nuances a considerar. Concordo em parte com o que o @andarilhonoturno e o @sonhadordobosque disseram, mas queria dar uma visão um pouco diferente.

Primeiro, o Disk Drill é mesmo uma opção decente e a versão gratuita tem seu valor, mas como o @sonhadordobosque comentou, pode ser meio limitado se você tiver muita coisa pra recuperar. Só que aí vai do quão desesperado você está. Às vezes, vale a pena pagar, ainda que a contragosto.

Quero chamar atenção pro TestDisk. Embora seja mais técnico sim, e pode parecer intimidante, ele é poderosíssimo. Se você não tem medo de sujar as mãos um pouco, recomendo dar uma chance. Tem tutoriais na internet que podem dar uma boa base pra mexer nele. E se tudo mais falhar, pense que é só um HD, não física nuclear.

Agora, queria trazer outra sugestão à mesa que pode ser interessante: o PhotoRec. Ele vem junto com o TestDisk e é menos complicado de usar. Feito pra recuperar arquivos perdidos e de graça. Não tá interessado em mexer com linha de comando? Tenta o PhotoRec.

Outra opção a se considerar é o MiniTool Power Data Recovery. A versão gratuita te dá 1GB pra recuperar, o que pode ser uma mão na roda dependendo do que você precisa. E é bem intuitivo também.

Detalhe importante: independentemente do software que você escolher, lembre-se de não escrever nada no disco que você está tentando recuperar. Você corre o risco de sobrescrever os dados que ainda podem ser recuperados. Conecte o HD só pra leitura e faça a recuperação pra outra unidade.

Pra não deixar de mencionar, se for tentar o Disk Drill, você pode baixar ele em “https://www.cleverfiles.com/download.html”. É só seguir os passos lá, bem como o @andarilhonoturno detalhou.

E, sobre fazer backup: todo mundo fala, mas também todo mundo esquece de fazer. Eu uso um HD externo pro backup e também um serviço na nuvem. Aprende com a dor e evita passar por isso de novo!

Boa sorte pra você aí. Mas pensa bem nos prós e contras de cada opção antes de se decidir.