Formatei meu cartão SD acidentalmente, a recuperação é possível?

Formatei acidentalmente meu cartão SD enquanto transferia fotos e vídeos da minha câmera, e agora tudo parece ter desaparecido. Esses arquivos são memórias pessoais importantes, e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados do cartão SD é possível e quais medidas devo tomar imediatamente para evitar piorar a situação.

Eu fiz isso uma vez com um cartão SD de uma gravação de fim de semana e, sim, aquela sensação de frio na barriga chega rápido. Formatei o cartão inteiro quando queria apagar só um clipe inútil. Parecia perdido. Não estava.

O que normalmente salva você é o seguinte. A maioria das câmeras, celulares, drones e PCs faz uma formatação rápida. Os arquivos muitas vezes ainda ficam no cartão. O índice é apagado, o espaço é marcado como livre, e suas fotos ou vídeos continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima.

Então a primeira atitude importa mais do que qualquer outra coisa. Pare de usar o cartão agora. Não tire mais fotos. Não grave clipes de teste. Retire-o do dispositivo. Se o seu cartão SD tiver aquela pequena trava lateral, ative-a.

Eu pularia o CHKDSK e correções aleatórias no Prompt de Comando. Isso é para reparar sistema de arquivos. Um cartão formatado é outro tipo de problema. Você precisa de um software de recuperação.

O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill. Tive resultados melhores com vídeo de câmera e drone nele do que com as opções gratuitas que testei primeiro. Ferramentas grátis muitas vezes recuperavam clipes em pedaços, ou os arquivos apareciam mas não reproduziam. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery, que ajudou com arquivos de vídeo fragmentados. A interface também é fácil, então você não fica lutando com o aplicativo enquanto já está estressado.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda é uma escolha razoável. Funciona. Também parece antigo e meio bruto. Normalmente você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas, então organizar o resultado vira uma tarefa chata bem rápido.

Faça assim:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o diretamente ao seu Mac ou PC com Windows.
  2. Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
  3. Escaneie o cartão formatado. Se os arquivos ausentes forem vídeos, use o Advanced Camera Recovery se o seu software tiver esse recurso.
  4. Visualize o que aparecer. Verifique se os arquivos abrem antes de começar a salvar um monte de lixo.
  5. Restaure os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.

Se você não gravou novos dados no cartão, suas chances ainda são razoáveis. Mantenha o cartão intacto, faça uma varredura cuidadosa e analise os resultados. Essa é a melhor chance que eu conheço.

2 Likes

Sim, a recuperação ainda é possível se você parou de usar o cartão rápido o suficiente.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de gravar qualquer coisa no cartão SD. Mas discordo um pouco em um ponto. Eu faria primeiro uma imagem byte a byte do cartão, antes de executar várias varreduras, se os arquivos forem muito importantes. Cartões SD falham no meio da recuperação com mais frequência do que as pessoas imaginam. Trabalhe a partir da imagem, não do original, se tiver essa opção.

Algumas coisas afetam suas chances:

1. A formatação rápida geralmente deixa os dados para trás.
  2. A formatação completa reduz bastante as chances de recuperação.
  3. Novas fotos ou vídeos sobrescrevem setores antigos. Depois de sobrescritos, essas partes se perdem.
  4. Câmeras costumam dividir vídeos em fragmentos, por isso algumas ferramentas recuperam fotos bem, mas falham com MP4 ou MOV.

Minha abordagem:

1. Coloque o cartão em um leitor USB de qualidade.
  2. Verifique o status SMART ou a integridade, se sua ferramenta oferecer suporte.
  3. Crie uma imagem do disco.
  4. Faça a varredura da imagem com um software de recuperação.
  5. Organize os resultados por assinatura de arquivo e tamanho, não por nome de arquivo. Cartões formatados costumam perder nomes e pastas.
  6. Recupere para o seu computador ou outra unidade.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida, especialmente se o cartão tinha vídeos de câmera e não apenas JPGs. Se um modo de varredura não encontrar tudo, tente uma varredura mais profunda por assinatura no arquivo de imagem. Eu também manteria expectativas realistas. Fotos geralmente voltam intactas. Vídeos grandes são os primeiros a voltar corrompidos.

Se você quiser um guia simples, este guia de recuperação de cartão SD formatado ajuda: como recuperar arquivos de um cartão SD formatado

Mais uma coisa: se o cartão pedir para ser formatado novamente, ou desconectar e reconectar sem parar, pare de mexer nele. Nesse ponto, a recuperação somente por software fica mais arriscada e um laboratório é a opção mais segura.

Sim, a recuperação costuma ser possível após formatar um cartão SD, mas vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque em uma coisa: nem todo caso precisa primeiro de um fluxo completo de criação de imagem. Se o cartão estiver estável, legível e sem apresentar erros de desconexão, às vezes você pode ir direto para uma varredura de recuperação e economizar muito tempo.

O que mais importa é que tipo de formatação aconteceu. Formatação rápida = chance razoável. Formatação completa ou muito reutilização = bem pior.

Além disso, não confie na câmera dizendo que o cartão está vazio. Isso geralmente só significa que a tabela de arquivos foi redefinida. Os dados reais de foto/vídeo ainda podem estar lá.

Uma coisa que as pessoas esquecem: verifique se seus arquivos talvez já não tenham sido copiados para uma pasta temporária de importação no computador. Windows Photos, Mac Photos, Lightroom e até ferramentas de transferência de câmera às vezes deixam importações parciais para trás. Pesquise no seu computador antes de fazer qualquer coisa complicada.

Se você fizer a varredura, o Disk Drill é uma escolha legítima aqui, especialmente para recuperação de cartão SD formatado e recuperação de câmera/vídeo. Eu usaria isso antes de testar um monte de freeware duvidoso que transforma seus arquivos em uma bagunça corrompida. Só recupere tudo para outra unidade.

Se o cartão começar a agir de forma estranha, leituras super lentas, desconexões aleatórias, pedir para formatar de novo, pare. É aí que tentar fazer por conta própria pode piorar as coisas.

Além disso, para quem chegou aqui pela busca, isto cobre muito bem o mesmo problema: como recuperar arquivos após formatar acidentalmente um cartão SD

Versão curta: pare de usar o cartão, verifique se já existem arquivos importados no seu computador e depois execute uma ferramenta de recuperação adequada, como o Disk Drill. Se nada tiver sido sobrescrito ainda, você ainda tem uma chance real.

Estou com @sonhadordobosque, @ombrasilente e @mikeappsreviewer no ponto principal: a recuperação é absolutamente possível após uma formatação. Onde eu iria um pouco além é no seguinte: antes de presumir que você precisa de um software de recuperação, verifique se o cartão foi formatado pela câmera ou pelo computador. Formatações feitas pela câmera costumam ser mais leves no sistema de arquivos e, em alguns casos, uma ferramenta pode reconstruir mais do que apenas arquivos brutos. Formatações completas no PC são uma história bem mais complicada.

Outro ângulo que as pessoas ignoram: se essas eram memórias pessoais importantes, pense nos tipos de arquivo antes de escolher uma ferramenta. JPEG é fácil. HEIC, RAW e clipes longos de MP4 são mais difíceis. Isso importa porque alguns aplicativos parecem ótimos em capturas de tela, mas desmoronam com vídeo fragmentado ou formatos RAW proprietários.

Disk Drill é uma opção razoável aqui, especialmente se você quiser algo menos desajeitado do que o PhotoRec.

Prós do Disk Drill:

• Fácil de usar
  • Bom suporte a visualização prévia
  • Decente com bibliotecas de fotos e muitos cartões de câmera
  • Interface melhor do que a de muitas ferramentas de recuperação básicas

Contras:

• Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • Verificações profundas podem retornar muito lixo para separar
  • A recuperação de vídeo não faz milagres se a filmagem foi parcialmente sobrescrita

Uma leve discordância com o pessoal do verificar imediatamente: se o cartão apresentar qualquer comportamento estranho, leituras lentas, travar o Explorer/Finder, desaparecer no meio da cópia, não continue insistindo com verificações repetidas. É assim que um cartão recuperável vira um cartão morto.

Além disso, não julgue o sucesso pelos nomes dos arquivos. Após a formatação, os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos, mas ainda abrem normalmente. Se o seu objetivo são memórias, o conteúdo importa mais do que a estrutura de pastas neste momento.