Melhor maneira de recuperar dados de um cartão CF no Windows?

Preciso de ajuda para recuperar arquivos de um cartão CompactFlash em um PC com Windows. O cartão parou de abrir de repente depois que movi fotos e documentos importantes, e agora o Windows diz que ele precisa ser formatado. Estou tentando encontrar o método ou software de recuperação de dados mais seguro antes de fazer qualquer coisa que possa dificultar ainda mais a recuperação dos arquivos.

Recuperação de cartão CF, o que eu faria primeiro

Sim, isso é péssimo. Já tive um cartão CF que ficou estranho depois de um ensaio, e o pior erro foi mexer demais nele. Se suas fotos ou arquivos de trabalho estavam nele, pare de usar o cartão agora. Nada de fotos de teste. Nada de copiar arquivos para ele. Nada de formatar. Deixe-o quieto.

Por que os arquivos às vezes ainda voltam

Pelo que vi, arquivos ausentes em um cartão CF muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O que desaparece primeiro é a tabela de arquivos, a parte que diz ao sistema onde as coisas estão. Os dados em si ainda podem estar intactos até que novos dados sejam gravados por cima.

Então a primeira regra é simples. Não faça nada que grave no cartão.

Verifique primeiro o básico chato

Antes de partir para ferramentas de recuperação, eu descartaria o leitor ou a porta.

Tente isto:

1. Use uma porta USB diferente.
  2. Tente outro leitor de cartão CF.
  3. Conecte-o a um segundo computador, se você tiver um.
  4. Verifique se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.

Já vi leitores baratos causarem metade do pânico. O cartão parecia morto, o problema era o leitor.

Se o cartão aparecer, faça uma varredura nele

Se o sistema detectar o cartão de alguma forma, mesmo que você não consiga abri-lo normalmente, o software de recuperação ainda tem chance.

Uma opção é Disk Drill. Ele lida com sistemas de arquivos comuns de cartões de câmera, como FAT32 e exFAT, e costuma encontrar bem fotos, vídeos e arquivos RAW ausentes. Gostei da parte de visualização, já que ela dá uma noção rápida do que ainda pode ser salvo antes de gravar qualquer coisa.

O fluxo de recuperação mais comum

Esta é a ordem que eu seguiria:

1. Remova o cartão CF da câmera.
  2. Conecte-o com um leitor de cartão CF adequado.
  3. Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão CF.
  4. Selecione o cartão CF e inicie a varredura.
  5. Veja os arquivos encontrados e visualize os que importam para você.
  6. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade externa.

Não recupere de volta para o mesmo cartão CF. Fiz isso uma vez, anos atrás, com um tipo diferente de cartão. Péssima ideia. Você corre o risco de sobrescrever arquivos que ainda não retirou.

Se o cartão parecer instável, faça um clone primeiro

Se o cartão perder a conexão, apresentar erros ou agir de forma instável, eu pararia de escanear o original e faria primeiro uma imagem de disco.

Isso dá a você uma cópia completa do cartão, incluindo áreas que a navegação normal não mostra. É mais seguro trabalhar a partir da cópia do que continuar forçando o hardware original.

Coisas que eu não executaria primeiro

Ignore as ferramentas de reparo no começo.

Eu evitaria:

• CHKDSK
  • Primeiros Socorros
  • Qualquer opção de reparo ou “corrigir cartão”

Essas ferramentas gravam alterações no cartão. Se o seu objetivo é recuperar arquivos, faça a recuperação primeiro. A limpeza fica para depois.

Quando eu pararia e entregaria para um profissional

Se o cartão:

• não for detectado em lugar nenhum
  • tiver pinos tortos
  • ficar morno ou quente
  • desconectar repetidamente

Eu não continuaria insistindo com software. Nesse ponto, uma empresa de recuperação faz mais sentido.

Versão curta

Se o cartão CF ainda aparecer, suas chances geralmente são razoáveis. Pare de usá-lo, conecte-o com um leitor, faça a varredura, visualize o que foi encontrado e salve tudo em outro lugar.

3 Likes

Se o Windows disser que o cartão CF precisa ser formatado, ignore o aviso de formatação. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. Mas discordo um pouco em uma coisa. Eu não gastaria muito tempo trocando portas e leitores se o Gerenciamento de Disco mostrar o cartão com o tamanho correto. Nesse ponto, aja rápido e faça primeiro uma imagem somente leitura, se a sua ferramenta oferecer suporte.

Minha ordem no Windows:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Verifique se o cartão CF mostra a capacidade correta.
  3. Se mostrar, use um software de recuperação no cartão ou, melhor ainda, em uma imagem dele.
  4. Salve os arquivos recuperados no seu SSD ou em outra unidade externa.
  5. Só depois da recuperação, pense em reformatar o cartão CF.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida no Windows porque lida bem com volumes FAT e exFAT danificados e faz verificações profundas em fotos, arquivos RAW, PDFs, DOCX e outros tipos comuns. A visualização importa. Se as prévias dos seus JPG ou CR2 abrirem, suas chances são boas. Se os nomes dos arquivos desapareceram, mas a visualização do conteúdo estiver boa, isso ainda significa que os blocos de dados sobreviveram.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Verifique os dados SMART ou de integridade, se o leitor os expuser. Alguns cartões CF começam a apresentar erros de leitura antes de falharem de vez. Se as verificações travarem sempre na mesma porcentagem, pare de mexer no cartão original. Faça uma imagem e trabalhe a partir da cópia.

Além disso, se você quiser um passo a passo, este guia de recuperação de cartão CompactFlash para Windows é mais fácil de acompanhar do que a maioria das postagens em fóruns.

Se o cartão mostrar 0 bytes, tamanho incorreto ou desaparecer, é menos provável que o software ajude. Aí é hora de laboratório, triste mas verdadeiro.

O Windows pedir para formatar geralmente significa que o sistema de arquivos foi danificado, não necessariamente que os arquivos sumiram. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu insistiria em mais uma coisa antes de uma varredura completa de recuperação: verifique o cartão no Gerenciador de Dispositivos e no Gerenciamento de Disco para ver se o Windows está lendo-o como um disco normal, RAW ou “Sem Mídia”. Isso já diz muita coisa rapidamente.

Se ele mostrar o tamanho correto como RAW, isso na verdade é melhor do que muita gente pensa. Significa que o controlador provavelmente ainda está se comunicando. Nesse caso, pule a formatação, pule o chkdsk e copie primeiro o cartão setor por setor, se puder. Eu sei que eles já mencionaram a criação de imagem, mas na minha opinião isso não é só para cartões instáveis. Se os arquivos importam, faça a imagem primeiro, escaneie depois. Menos risco, menos arrependimento.

Se você quiser o caminho mais fácil no Windows, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de cartão CompactFlash porque ele pode escanear partições RAW/danificadas e recuperar fotos, documentos e arquivos de câmera sem tentar reparar o cartão. Recupere apenas para outra unidade. Sério, não salve de volta no cartão CF, a menos que você goste de piorar os problemas.

Uma coisa da qual eu meio que discordo: eu não continuaria conectando o cartão em vários leitores aleatórios se ele já estiver se comportando de forma estranha. Cada reconexão é mais uma chance de ele falhar. Um leitor confiável, uma porta USB estável, depois faça a imagem.

Também vale a leitura: conselhos reais da comunidade sobre recuperação de dados de cartão CF

Se o Gerenciamento de Disco mostrar 0 bytes ou a capacidade estiver totalmente errada, o software pode não ajudar muito. Nesse ponto, provavelmente é um problema de hardware, não apenas dano no sistema de arquivos.