Melhor maneira de recuperar vídeo excluído da GoPro após exclusão acidental?

Apaguei acidentalmente vídeos importantes da GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup deles, e realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-los. As filmagens incluem momentos que não posso gravar novamente, então estou procurando dicas seguras de recuperação de vídeos da GoPro, software confiável ou etapas que possam restaurar arquivos excluídos sem causar mais perda de dados.

Já passei por isso com um cartão de uma GoPro uma vez e, sim, a sensação de perda vem rápido.

Primeira coisa: pare de usar o cartão SD agora mesmo. Não grave mais clipes, não formate e ainda não execute ferramentas de reparo nele. Quando arquivos da GoPro são apagados, os dados geralmente ainda ficam no cartão até que novas gravações sejam feitas por cima. Cada gravação extra reduz suas chances.

Antes de usar um software de recuperação, eu verificaria as coisas mais simples:

1. Se você paga por uma assinatura GoPro, entre na conta e procure na sua Biblioteca de Mídia e na pasta Lixeira. Já vi clipes apagados da nuvem ficarem lá por mais tempo do que eu esperava.
  2. Abra o cartão e procure por arquivos LRV. Essas são as cópias de visualização em baixa resolução. A qualidade é ruim, claro, mas um vídeo ruim é melhor do que nenhum vídeo se o arquivo principal sumiu.
  3. Se a câmera desligou no meio da gravação, coloque o cartão de volta na GoPro e ligue-a. Às vezes ela detecta o clipe corrompido e oferece um reparo por conta própria.

Se os arquivos principais não estiverem no cartão, eu usaria o Disk Drill. Já usei com gravações de GoPro antes e ele se saiu melhor do que algumas outras ferramentas que testei. A recuperação de arquivos da GoPro pode ficar complicada porque a câmera costuma gravar o vídeo em blocos espalhados pelo cartão. Muitos aplicativos encontram partes do arquivo e depois geram algo corrompido que você não consegue abrir. O Disk Drill fez um trabalho melhor para mim com mídia de câmera, e a ferramenta de visualização ajuda bastante porque você pode verificar se o clipe recuperado reproduz antes de salvá-lo.

Algumas coisas que eu faria durante a recuperação:

1. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.
  2. Use o modo Recuperação Avançada de Câmera durante a varredura.
  3. Se o cartão apresentar erros ou desconectar aleatoriamente, crie primeiro uma imagem completa byte a byte e trabalhe a partir dela.
  4. No Windows, o Disk Drill recupera até 100 MB gratuitamente, então você pode fazer um teste rápido antes de pagar qualquer coisa.

Se você não gravou muita coisa nova desde que as imagens desapareceram, suas chances ainda são razoáveis. Não é garantia, claro. Mas eu ainda não descartaria essa possibilidade.

2 Likes

Se os clipes foram excluídos e o cartão ainda monta normalmente, eu faria uma coisa primeiro que @mikeappsreviewer não enfatizou o suficiente. Clone o cartão SD antes de qualquer varredura. Use uma imagem byte a byte e depois execute a recuperação na imagem, não no cartão original. Se o cartão tiver setores fracos, varreduras repetidas pioram as coisas rapidamente.

Minha ordem seria:

1. Ative a proteção contra gravação no cartão SD ou remova-o e deixe-o quieto.
  2. Faça uma imagem do cartão inteiro.
  3. Analise a imagem com o Disk Drill.
  4. Classifique os resultados por tipo e tamanho de arquivo. Os clipes da GoPro costumam ser MP4 ou HEVC, e o tamanho do arquivo ajuda a identificar os reais.
  5. Teste os arquivos recuperados primeiro no VLC. O VLC abre MP4s danificados melhor do que o player padrão.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não colocaria o cartão de volta na GoPro, a menos que o clipe tenha sido interrompido durante a gravação e você saiba que a câmera ainda lê o cartão corretamente. Algumas câmeras gravam dados temporários ao iniciar, e eu não gosto de dar atividade extra ao cartão.

Se o Disk Drill encontrar um arquivo, mas ele não reproduzir, tente reparar o cabeçalho com uma ferramenta de reparo de vídeo usando outro clipe da GoPro da mesma câmera e com as mesmas configurações como amostra. Isso corrige muita filmagem recuperada, mas corrompida.

Isto também ajuda se você quiser um passo a passo visual:
Passo a passo de recuperação de vídeo da GoPro e do cartão SD no YouTube

Se uma nova filmagem foi gravada no mesmo cartão após a exclusão, as chances de recuperação caem muito. Se nenhuma nova gravação aconteceu, as chances ainda são bem decentes.

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @cazadordeestrellas realmente bateram o suficiente: verifique se os arquivos foram mesmo excluídos ou se apenas houve um problema no diretório. Em cartões SD, especialmente os exFAT de GoPro, às vezes os dados de vídeo ainda estão lá, mas a tabela de arquivos foi corrompida. Nesse caso, um aplicativo de recuperação que ofereça suporte tanto à recuperação de arquivos excluídos quanto à extração baseada em assinatura é muito mais útil do que uma ferramenta básica de restauração.

É por isso que o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida aqui. Não porque seja mágico, mas porque as filmagens da GoPro podem ficar estranhamente fragmentadas e você vai querer algo que encontre entradas excluídas normais, além de fragmentos brutos de vídeo. Eu também prestaria atenção aos carimbos de data e hora dos arquivos e às informações de codec após a recuperação, não apenas ao nome do arquivo. Clipes segmentados da GoPro e arquivos HEVC de alto bitrate podem voltar com nomes genéricos, o que faz as pessoas pensarem que os clipes errados foram recuperados.

Há um ponto em que eu discordo um pouco do conselho acima: não fique preso apenas ao MP4. Alguns metadados das filmagens da GoPro podem voltar bagunçados, então, mesmo que a extensão do arquivo recuperado pareça errada, teste-o assim mesmo no VLC ou no MediaInfo antes de descartá-lo.

Além disso, se a recuperação for realmente importante, use um leitor de cartão USB decente. Leitores baratos falham e causam erros de leitura que parecem dano no cartão. Parece bobo, mas faz diferença.

Se você quiser mais opiniões de pessoas lidando com recuperação de cartões de câmera, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
Discussão no Reddit sobre recuperação de arquivos de vídeo de um cartão SD de GoPro

Versão curta: pare de usar o cartão, recupere a partir de uma imagem, se possível, e tente o Disk Drill antes de fazer qualquer coisa de reparo. Ferramentas de reparo podem causar uma bagunça muito rápido.

Um ângulo extra que eu verificaria antes de usar software de recuperação: o app GoPro Quik para desktop/celular e qualquer cache de importação do telefone. Já vi clipes excluídos ainda ficarem no armazenamento do app depois que uma transferência falhou ou foi interrompida. Não é comum, mas vale 2 minutos.

Também discordo um pouco da ideia de tentar o reparo pela câmera cedo demais. Se isso foi uma exclusão simples, e não uma gravação interrompida, eu evitaria deixar a GoPro mexer no cartão novamente.

Sobre o Disk Drill:

Prós

• bom tanto na recuperação de entradas excluídas quanto na varredura bruta
  • as visualizações ajudam a filtrar resultados inúteis
  • lida melhor com cartões de câmera do que muitas ferramentas básicas de recuperação
  • interface decente se você não está acostumado com ferramentas de recuperação de dados

Contras

• o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno para filmagens de GoPro
  • vídeos recuperados por varredura bruta podem voltar sem nomes/pastas
  • se o arquivo estiver muito fragmentado, a recuperação ainda pode ser parcial
  • não é a opção mais barata se você só precisa de um único resgate

Em comparação com o que @cazadordeestrellas, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer abordaram, minha contribuição é esta: após a recuperação, execute o MediaInfo nos arquivos resgatados. Isso ajuda a identificar clipes reais de GoPro pelo codec, duração, bitrate e hora de criação, mesmo quando os nomes dos arquivos não fazem sentido. Isso economiza muita tentativa e erro. Se o Disk Drill encontrar vários arquivos semelhantes, mantenha todas as variantes até verificá-las. Às vezes, o menor estranho é a cópia reproduzível.