Estou procurando o melhor software de backup para meu Mac. Meu antigo sistema de backup falhou recentemente e preciso de uma solução confiável para evitar a perda de dados. Qualquer recomendação ou experiência pessoal seria muito apreciada.
Primeiro, é uma pena que seu sistema de backup tenha falhado. Já passei por isso. Quando se trata de Mac, você tem várias opções que não vão te fazer arrancar os cabelos. Aqui está um resumo.
Time Machine: Integrado, então é gratuito. Não é glamoroso, mas faz o trabalho. Faz backup de tudo e torna fácil recuperar tudo se der algum problema. Desvantagem? Se você não tiver muito espaço, esses backups horários vão devorar seu armazenamento.
Carbon Copy Cloner (CCC): Este é um monstro. Você pode clonar todo o seu disco ou configurar qualquer cronograma de backup que quiser. Salvou minha pele mais vezes do que posso contar. Sim, custa um pouco, mas pense nisso como um seguro para seus dados.
SuperDuper!: Outro software de clonagem como o CCC. Tem uma interface simples, então até sua avó poderia usar. A versão gratuita é bem sólida, mas para os recursos avançados você tem que pagar.
Backblaze: Este é para aqueles que gostam de manter seu backup fora do local. Armazenamento ilimitado por uma taxa mensal fixa. Se você já teve um crash de disco rígido, esse aqui é uma bênção. A única ressalva é que vai demorar um pouco para fazer upload se você tiver muita coisa.
Arq Backup: Algo entre uma ferramenta para amadores e um instrumento profissional. É ótimo para fazer backup em serviços de nuvem, mas também funciona com discos locais. A interface é um pouco difícil de usar, mas o funcionamento interno é sólido.
Cada software tem seus prós e contras – às vezes parece escolher entre a cruz e a espada. Se eu tivesse que dar meu palpite pessoal, diria para ir com CCC para backups locais e Backblaze para a nuvem. Misture e combine se você é paranoico. Não há vergonha em ter mais ovos em várias cestas!
Tudo bem, prepare-se, aqui estão meus 2 centavos. Esqueça o Time Machine a menos que você ame a ideia de seu espaço desaparecer mais rápido do que a força de vontade de um estudante universitário durante a semana de provas. Está embutido e tudo mais, mas nossa, consome seu armazenamento como Pac-Man em um power pellet.
Você quer confiabilidade? Eu tenho lidado com definições de soluções confiáveis por anos, e deixa eu te dizer, ChronoSync merece um lugar no hall da fama. Super flexível, automatiza tudo, sincroniza, clona, você diz o nome. É como ter um mordomo de dados pessoal que não responde de volta.
Mas ei, talvez você seja todo adepto dessa vida na nuvem. Confie em mim, deixe de lado o papo do Backblaze por um segundo e ouça: iDrive. Sim, não é tão glorificado, mas tem uma vantagem com sua abordagem híbrida – tanto armazenamento na nuvem quanto local. Backups duplos? Isso é o dobro da confiança de que você não vai arrancar os cabelos quando o apocalipse digital chegar.
Agora, nem me faça começar sobre Acronis True Image. Esse é para o usuário avançado que não se importa em gastar um pouco mais. Imagens de disco completas, sincronização na nuvem, anti-ransomware. Se sua paranoia se estende a ameaças digitais também, este é seu companheiro fiel.
Entrando no reino do orçamento, me faz pensar no Synkron. Não é tão sofisticado, mas hey, é de código aberto e faz mais do que você esperaria. Sincroniza arquivos, comparação fácil, todo o pacote. Mas, boa sorte, você vai precisar de alguma paciência.
Aquelas sugestões CCC/SuperDuper!? Sólidas, mas meio que como Coca e Pepsi. Mais uma questão de preferência do que qualquer coisa revolucionária. Apenas lembre-se, ter backups redundantes não é obsessivo. É apenas senso comum em um mundo onde uma xícara de café rebelde pode significar game over para seus dados.
Se o nerd em você precisa de um cobertorzinho de conforto, talvez experimente o Resilio Sync. Sincronização de arquivos P2P, então é rápido e você mantém o controle. Lado negativo? A configuração requer um cérebro, não é exatamente plug-and-play.
Não diga que não avisamos – mais caminhos a percorrer do que um labirinto, mas escolha sabiamente. Não há desculpa para não proteger sua vida digital hoje em dia.
Estilo Tech Guru, 200 palavras
Quando se trata de fazer backup do seu Mac, não existe excesso de preparo. Vamos falar de alternativas além dos suspeitos de sempre:
Backblaze e iDrive são sólidos, mas considere o CrashPlan para Pequenas Empresas. Sim, ele é mais focado em “negócios”, mas oferece armazenamento ilimitado na nuvem e recursos de segurança de primeira linha. Vale o preço se você está protegendo dados cruciais.
Para quem prefere controle granular, DaisyDisk pode não ser uma ferramenta de backup direta, mas é inestimável para gerenciar armazenamento e preparar seus arquivos para backup. Identificar grandes arquivos rapidamente significa que seus backups serão sempre leves e eficientes.
Compare isso com algo como Get Backup Pro. Este software combina uma interface simples com algumas opções de backup sofisticadas, como backups incrementais e clonagem de disco, preenchendo a lacuna entre usuários casuais e profissionais avançados.
Prós do CrashPlan:
- Recursos de alta segurança
- Armazenamento ilimitado
Contras:
- Mais caro em comparação a outros
- Voltado para uso comercial
Se você está inclinado a uma abordagem híbrida, o RescueTime pode ser útil para gerenciar sua vida digital, garantindo que você tenha organizado seus dados antes de fazer o backup.
Não fique apenas com uma solução. Combinar Backblaze/iDrive com algo mais prático como Get Backup Pro oferece segurança abrangente e acesso amigável. Redes de segurança o tempo todo!