Verifiquei o armazenamento do meu iPhone e percebi que a categoria Mídia está ocupando mais espaço do que eu esperava. Achei que fossem apenas vídeos e músicas, mas agora não tenho certeza do que mais está incluído. Preciso de ajuda para entender o que conta como mídia no armazenamento do iPhone para que eu possa descobrir o que apagar e liberar espaço.
O relatório de armazenamento do iPhone é uma daquelas coisas que me fez pensar que eu estava ficando maluco. Apaguei arquivos, vi a barra ficar lá parada, e depois vi Mídia subir de novo mais tarde. Mesmo telefone. Mesmo dia. Nenhum motivo claro na tela.
O que a Apple coloca em Mídia
Eu costumava achar que Mídia significava músicas e filmes. Significa, mas essa categoria é mais ampla do que a maioria das pessoas espera. No meu telefone, ela incluía coisas como:
- faixas offline do Apple Music ou Spotify
- episódios de podcast salvos para voos ou deslocamentos
- audiolivros guardados no Books
- memorandos de voz antigos e toques personalizados que eu tinha esquecido que existiam
- capas de álbum, miniaturas e outros restos de aplicativos armazenados localmente
No iOS 17 e versões mais novas, também existe Mídia Sincronizada. Essa me confundiu. Se você moveu arquivos de um Mac ou PC com o Finder ou com a sincronização antiga do iTunes, o iOS agora joga tudo em um bloco compartilhado. Você não recebe uma divisão clara. Então o app Música parece vazio, o app TV parece vazio, e o armazenamento ainda diz que uma parte do espaço sumiu. Encontrei isso depois de uma sincronização por cabo com um notebook antigo. Levei um tempo para descobrir para onde o espaço foi.
Por que o número continua subindo depois da limpeza
Muito disso vem de cache e downloads automáticos. O YouTube salva vídeos em segundo plano se o Smart Downloads estiver ativado. Apps de podcast tendem a acumular episódios novos a menos que você desative isso. Apps de streaming guardam capas e prévias para que a rolagem pareça mais rápida na próxima vez. Então sim, você apaga algumas coisas, e depois o telefone preenche o espaço de novo com lixo em cache. Parece idiota, mas eu vi isso acontecer.
Por que a tela de armazenamento nativa não é suficiente
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone mostra uma lista, não muito mais do que isso. Ela diz que um app é grande. Não ajuda muito a entender o motivo. Não vai apontar dez fotos duplicadas do seu pet, uma pilha de capturas de tela de dois anos atrás, ou alguns clipes gigantes em 4K enterrados na biblioteca. Se você tentar limpar app por app, perde tempo rápido e ainda deixa passar os arquivos grandes.
O que funcionou melhor para mim
Passei algumas semanas apagando coisas manualmente e não cheguei a lugar nenhum. O maior salto veio quando usei o Clever Cleaner. Eu não confio na maioria dos apps de limpeza, então esperava a isca de sempre e depois um bloqueio por assinatura. Este não me bombardeou com anúncios nem com uma tela de assinatura enquanto eu tentava terminar a limpeza, o que me surpreendeu um pouco.
Aqui está o que o tornou útil no meu telefone:
- A seção Heavies mostrou vídeos e arquivos grandes por tamanho. O iPhone deveria fazer isso nativamente, mas não faz de um jeito claro. Encontrei um vídeo antigo de férias com mais de 3 GB e o removi ali mesmo.
- A seção Similars agrupou fotos quase duplicadas. Boa para aquelas sequências em que você tira oito fotos e fica com uma.
- A seção Screenshots limpou o acúmulo lento que eu tinha parado de perceber.
- O processamento permaneceu no dispositivo, então minha biblioteca de fotos não estava sendo enviada para algum lugar.
A etapa que as pessoas pulam
Depois de apagar fotos ou vídeos, abra Apagados Recentemente no Fotos e esvazie essa pasta. Se você deixar os arquivos lá, o iPhone ainda os conta no armazenamento por até 30 dias. Mais de uma vez, achei que uma limpeza tinha falhado quando o problema era aquela pasta ainda segurando tudo.
Se a barra de Mídia parecer errada, eu verificaria primeiro os arquivos sincronizados, depois os downloads dos apps e, em seguida, a biblioteca de fotos em busca de duplicatas e vídeos grandes. Essa ordem foi a que mais me poupou tempo.
A mídia no armazenamento do iPhone é mais ampla do que a maioria das pessoas imagina. Não são apenas músicas e filmes.
Ela costuma incluir:
- Música baixada do Apple Music, Spotify, YouTube Music.
- Vídeo baixado de TV, Netflix, Prime Video, YouTube.
- Arquivos de podcast e audiolivro.
- Gravações.
- Toques e sons de alerta que você adicionou.
- Arquivos de mídia sincronizados de um Mac ou PC.
- Capas de álbuns, arquivos de prévia, miniaturas e caches temporários de mídia de apps.
Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: restos de apps nem sempre ficam dentro da categoria Mídia. Às vezes, o iOS joga isso no armazenamento de apps ou nos dados do sistema, por isso os números parecem estranhos e mudam de lugar. As categorias da Apple são meio bagunçadas, pra falar a real.
Se você quiser verificar o que está ocupando espaço, confira:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone,
depois abra Música, TV, Podcasts, Gravações, Arquivos e quaisquer apps de streaming com downloads offline.
Fotos e vídeos da biblioteca da câmera geralmente aparecem em Fotos, não em Mídia. Essa parte confunde bastante as pessoas.
Se o seu objetivo é limpar, o Clever Cleaner é útil para encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e capturas de tela rapidamente. Além disso, esta discussão no Reddit sobre avaliações de usuários do Reddit sobre app gratuito para limpar iPhone oferece uma visão prática bem decente.
Não são apenas vídeos e música, e os rótulos da Apple sobre isso são irritantemente vagos.
O que normalmente conta como Mídia são coisas que podem ser reproduzidas ou usadas como recursos de áudio/vídeo:
- músicas baixadas
- downloads de filmes / séries
- episódios de podcast
- audiolivros
- gravações de voz
- toques
- mídia sincronizada de um computador
- capas, prévias e alguns arquivos de reprodução em cache
Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @kakeru é no seguinte: as pessoas tratam as categorias de armazenamento como regras rígidas, mas o iOS nem sempre se comporta de forma tão organizada. Às vezes, o mesmo tipo de arquivo vai parar no próprio app, às vezes em Mídia, às vezes em Dados do Sistema. Então, se o número parece estranho, provavelmente está estranho.
Além disso, sua biblioteca de Fotos geralmente não conta como Mídia. Fotos e vídeos que você mesmo tirou normalmente ficam em Fotos, o que confunde muita gente.
Se você quiser descobrir o que está ocupando espaço, eu verificaria:
- downloads do Apple Music / Spotify
- downloads automáticos do Podcasts
- conteúdo offline do TV, Netflix, Prime Video, YouTube
- Gravações de Voz
- app Arquivos para itens em MP3/MP4
- mídia antiga sincronizada do Mac/PC
Mais uma coisa que muita gente deixa passar: anexos de mensagens e clipes baixados dentro de apps podem aumentar o armazenamento sem parecer algo óbvio à primeira vista.
Se o seu objetivo é limpar, o Clever Cleaner ajuda mais com coisas visuais como vídeos grandes, fotos duplicadas e capturas de tela do que a tela de armazenamento integrada. Esta análise completa do Clever Cleaner para liberar espaço no iPhone explica isso melhor do que a Apple, para ser sincero.
Não exatamente. Eu dividiria Mídia em dois grupos que a Apple mistura:
Arquivos de mídia reais
- músicas, podcasts e audiolivros baixados
- gravações de voz
- filmes/músicas sincronizados do Mac ou PC
- toques personalizados
Sobrecarga relacionada à mídia
- caches de apps de streaming
- capas, formas de onda, miniaturas
- fragmentos temporários de reprodução/download
É aí que eu me afasto um pouco de @kakeru, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer. Na prática, o rótulo tem menos a ver com o tipo de arquivo e mais com a forma como o iOS decide classificar os dados relacionados à reprodução naquele dia. Então a categoria pode parecer inconsistente.
Além disso, alguns apps só limpam o cache se você descarregá-los ou reinstalá-los, então “Mídia” pode continuar alto mesmo depois de apagar os downloads dentro do app.
Se você quiser uma verificação mais clara da realidade, compare:
- tamanho do app vs documentos/dados de cada app de streaming
- app Arquivos para itens salvos em MP3/MP4/M4A
- Livros e Gravações
- armazenamento do Mensagens para áudio/vídeo compartilhado
Clever Cleaner é mais útil para bagunça de fotos/vídeos do que para caches misteriosos de apps.
Prós: varredura fácil, bom para vídeos grandes, duplicatas, capturas de tela.
Contras: não vai explicar totalmente a categoria confusa de Mídia da Apple, ajuda limitada com a estranheza do cache de apps de streaming.