O que devo fazer primeiro para recuperar arquivos do disco rígido?

Meu disco rígido parou de abrir de repente, e estou preocupado que eu possa perder fotos importantes, documentos de trabalho e outros arquivos pessoais. Preciso de ajuda para descobrir os primeiros passos mais seguros para a recuperação de dados do disco rígido sem piorar o dano.

Eu ainda não entraria em pânico. Já tive unidades que pareciam vazias e ainda consegui recuperar muita coisa, desde que eu parasse de usar o disco imediatamente.

Primeira atitude: pare de gravar qualquer coisa nele. Nada de instalar jogos. Nada de downloads grandes. Nada de arrastar pastas de um lado para o outro. Quando um arquivo é excluído, o sistema de arquivos muitas vezes marca primeiro o espaço como livre. Os dados antigos ainda podem estar lá até que novos dados sejam gravados por cima deles.

O que geralmente responde bem a software de recuperação

1. arquivos excluídos por engano

2. Lixeira já esvaziada

3. uma formatação rápida

4. uma partição que sumiu

5. arquivos desaparecidos após uma falha ou desligamento incorreto

A história é diferente se a unidade estiver fazendo barulho. Cliques, rangidos, bipes, desconexões aleatórias, coisas assim. Eu pararia por aí. Esses são os casos em que mais tempo ligada às vezes piora a situação.

Se eu estivesse começando do zero, tentaria primeiro o Disk Drill. Eu usei em um caso comum de exclusão acidental e foi fácil o bastante para passar pelo processo sem precisar acompanhar cada etapa. Ele lida com arquivos excluídos, discos formatados, sistemas de arquivos danificados e HDDs ou SSDs externos. A ferramenta de pré-visualização ajuda, já que você pode verificar se um arquivo ainda abre antes de restaurá-lo. No Windows, ele oferece até 100 MB de recuperação gratuita.

Como eu faria isso

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente. Não o coloque na unidade que você está tentando salvar.

2. Conecte a unidade com problema.

3. Abra o aplicativo e selecione a unidade afetada.

4. Clique em “Procurar dados perdidos”.

5. Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.

6. Use filtros ou a pesquisa para não ter que vasculhar uma montanha de arquivos inúteis.

7. Visualize alguns arquivos primeiro. Eu sempre faço isso, economiza tempo.

8. Escolha o que você quer recuperar.

9. Restaure tudo em outra unidade.

Essa última etapa importa mais do que as pessoas pensam. Se você recuperar na mesma unidade, corre o risco de sobrescrever outros arquivos que ainda não tirou de lá. Aprendi isso da pior maneira uma vez.

Verifique as coisas simples antes de passar uma hora escaneando

Olhe na Lixeira. Verifique o OneDrive. No Windows, consulte o Histórico de Arquivos. No Mac, verifique o Time Machine.

Já vi pessoas executarem verificações profundas por meio dia e depois perceberem que a pasta ausente estava o tempo todo em um diretório de nuvem sincronizado.

Outras ferramentas que as pessoas usam

1. PhotoRec, gratuito e mais potente do que sua interface rudimentar sugere. Ponto negativo: os nomes dos arquivos muitas vezes voltam bagunçados.

2. UFS Explorer, sólido para unidades externas e casos mais complicados, embora pareça mais voltado para pessoas que já sabem o que estão fazendo.

Se a unidade não aparecer de jeito nenhum, ou tiver sintomas físicos, eu pularia a recuperação em casa. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido. O software não conserta hardware danificado.

4 Likes

Primeiro, descubra que tipo de falha você tem. Isso importa mais do que as pessoas pensam.

Se a unidade liga, aparece no BIOS ou no Gerenciamento de Disco e continua conectada, você ainda tem uma boa chance com recuperação por software. Se ela faz cliques, emite bipes, desaparece, cheira a quente ou trava seu PC quando conectada, pare de ligá-la. Nesse ponto, eu não continuaria testando. Mais tempo girando às vezes significa menos dados depois. Nessa parte eu concordo com @mikeappsreviewer.

Onde eu divirjo um pouco é que eu faria uma imagem byte a byte da unidade antes de executar muitas varreduras, se os arquivos forem importantes. Faça a varredura da imagem, não do original, quando possível. No Linux, o ddrescue é a escolha mais comum. No Windows, algumas ferramentas de recuperação também oferecem suporte a imagens de disco. Isso é mais importante para unidades instáveis e unidades com setores defeituosos.

Triagem rápida:

1. Tente um cabo novo, uma nova porta USB ou um gabinete diferente.
  2. Verifique o Gerenciamento de Disco, não apenas o Explorador de Arquivos.
  3. Veja se as informações SMART mostram avisos como setores realocados ou setores pendentes.
  4. Se a unidade estiver saudável o suficiente para leitura, clone-a primeiro.
  5. Recupere os arquivos para uma unidade diferente, nunca de volta para a mesma.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma boa primeira opção se o disco puder ser lido. Gosto mais dele para visualizar e organizar do que para milagres. Se o sistema de arquivos estiver danificado ou os arquivos tiverem sido excluídos, ele funciona bem o suficiente para a maioria dos casos domésticos. Se a unidade tiver muitos setores defeituosos, eu ainda faria a imagem primeiro. Essa parte é ignorada com muita frequência.

Além disso, não execute o CHKDSK ainda se seu objetivo for recuperação de arquivos. As pessoas fazem isso cedo e depois se perguntam por que os nomes dos arquivos viram uma bagunça ou as pastas somem. Ferramentas de reparo corrigem a estrutura, não as suas prioridades.

Se você quiser um guia claro com etapas de recuperação de arquivos de disco rígido, este tópico é útil:
como recuperar arquivos excluídos de um disco rígido

Versão curta: pare de usar a unidade, teste os itens de conexão, verifique se é uma falha lógica ou física, faça uma imagem primeiro se os dados forem importantes e depois execute algo como o Disk Drill na cópia. Se a unidade estiver barulhenta ou continuar desconectando, pule o faça você mesmo. Os laboratórios são caros, mas piorar a situação também custa caro. É aqui que as pessoas normalmente perdem mais dados.

Primeira coisa? Não fique tentando repetidamente acessar a unidade como se o Windows fosse mudar de ideia de repente na 12ª tentativa.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @jeff, mas eu acrescentaria uma coisa antes de partir para verificações ou apps de recuperação: descubra se o problema é a letra da unidade / problema de montagem, e não os arquivos em si. Muita gente vê “não é possível abrir a unidade” e assume perda total de dados, quando às vezes é só uma montagem corrompida, case com defeito ou alguma estranheza de permissão.

Minha ordem seria:

1. Pare de usar a unidade imediatamente
  2. Tente primeiro as verificações de hardware mais simples
    • porta USB diferente
    • cabo diferente
    • case diferente se for uma unidade externa
    • computador diferente
  3. Veja se a unidade é detectada pelo sistema
    • Windows: Gerenciamento de Disco
    • Mac: Utilitário de Disco

Se ela mostrar o tamanho correto ali, isso já é um sinal razoavelmente bom.

Há um ponto em que discordo um pouco de @jeff: criar uma imagem primeiro é o ideal, sim, mas para usuários domésticos comuns isso pode ficar complicado rapidamente. Se a unidade estiver estável e legível, às vezes uma varredura de recuperação direta é a primeira opção mais realista. Se ela estiver instável, aí sim, clone/crie uma imagem antes de fazer qualquer coisa mais pesada.

Além disso, não clique em “formatar”, mesmo que o computador sugira isso. Esse pop-up já enganou gente demais rs.

Se a unidade estiver legível o suficiente, Disk Drill é uma opção bem prática para recuperação de dados de disco rígido porque permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Você quer saber se suas fotos ou documentos estão realmente intactos antes de gastar tempo copiando tudo. Só instale em outro disco e recupere para outro disco também.

Para um passo a passo simples e uma boa análise do Disk Drill, este vídeo vale a pena:
assista a este guia de recuperação e análise do Disk Drill

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se a unidade estiver fazendo cliques, zumbidos, raspagens ou bipes, pare. Nada de verificações, nada de CHKDSK, nada de “só mais uma tentativa”. Aí já é caso de laboratório. É no faça você mesmo que as pessoas transformam “recuperável” em “pois é”.

Então é isso, o primeiro passo mais seguro é realmente fazer uma triagem. Confirme se é um problema de conexão/montagem, um problema lógico de arquivos ou uma falha real de hardware. Isso vai dizer o que você não deve fazer em seguida, o que já é metade da batalha, para ser sincero.

Antes de qualquer coisa, verifique se a unidade está realmente falhando ou apenas não está montando corretamente. Concordo com @jeff, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer sobre evitar tentativas repetidas, mas eu acrescentaria um primeiro passo extra: se a unidade for externa, teste-a sem o gabinete, se possível. Muitas “unidades mortas” na verdade são placas USB-SATA com defeito.

Algumas coisas que eu não faria agora:

• não execute o CHKDSK
  • não aceite um prompt de formatação
  • não copie arquivos aleatórios para ela “para testar”
  • não continue desconectando e reconectando se ela clicar ou desaparecer

O que eu faria primeiro:

1. Ouça a unidade. Uma rotação normal é uma coisa. Cliques, chilreios, bipes ou ciclos de desligamento significam parar.
  2. Verifique se a BIOS ou o Gerenciamento de Disco vê a unidade e informa uma capacidade aproximadamente correta.
  3. Se estiver visível, tente pegar primeiro os arquivos mais importantes, não tudo.
  4. Se a navegação falhar, mas o disco permanecer online, use um software de recuperação.

Sobre software, o Disk Drill é razoável para esse tipo de situação.

Prós:

• visualização fácil dos arquivos recuperáveis
  • bom para arquivos excluídos, sistemas de arquivos danificados, partições perdidas
  • mais simples do que algumas ferramentas profissionais

Contras:

• não faz milagres em unidades fisicamente danificadas
  • verificações profundas podem levar uma eternidade
  • o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno

Se o Disk Drill encontrar seus arquivos, recupere-os apenas para um disco diferente. Se não encontrar nada útil, concorrentes como PhotoRec ou UFS Explorer às vezes conseguem ver coisas diferentes. Se a unidade estiver instável, porém, eu tendo mais a criar uma imagem ou procurar um laboratório do que repetir verificações caseiras. Esse é o único ponto em que discordo um pouco da mentalidade de “simplesmente escaneie primeiro”.