Otimizar o Armazenamento do iPhone está ativado, mas meu telefone ainda está cheio - por quê?

Ativei Otimizar Armazenamento do iPhone para liberar espaço, mas o armazenamento do meu iPhone ainda está quase cheio e não tenho certeza do que está ocupando esse espaço. As fotos deveriam estar otimizadas, mas ainda estou recebendo avisos de pouco armazenamento e não consigo atualizar aplicativos nem salvar novos arquivos. O que pode estar causando isso e como posso realmente liberar espaço?

Já bati nessa parede mais de uma vez. O alerta “Armazenamento Quase Cheio” sempre aparece quando você precisa que o celular funcione, tipo bem antes de gravar um vídeo ou instalar o iOS.

Aqui vai o que “Otimizar Armazenamento do iPhone” faz em português claro. Normalmente, seu iPhone mantém a versão original completa de cada foto e vídeo no aparelho. Esses arquivos ocupam espaço rapidinho. Quando você ativa a otimização, as versões completas ficam no iCloud, e seu celular mantém cópias menores, no tamanho do dispositivo.

Quando você rola pela biblioteca, essas cópias menores geralmente parecem normais. Se você abrir algo, editar ou precisar do arquivo completo, o celular baixa o original do iCloud. Então a foto não sumiu. A versão pesada fica no iCloud, e uma cópia mais leve permanece no celular.

Se quiser ativar isso, faça assim:

Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos

Ative “Sincronizar este iPhone” e depois escolha “Otimizar Armazenamento do iPhone”. Se a sua biblioteca for enorme, dê um tempo para isso acontecer. Eu deixaria no Wi‑Fi e ligado na tomada durante a noite. No meu caso, o espaço não foi liberado na hora.

Se você já ativou isso e o armazenamento ainda parece ruim, geralmente vejo três causas.

Primeiro, o armazenamento do iCloud está cheio. Os 5 GB gratuitos acabam rápido. Quando o iCloud enche, o celular não tem onde colocar os originais.

Segundo, a otimização não é instantânea. O iPhone tende a esperar até o espaço ficar apertado antes de reduzir mais itens da biblioteca local.

Terceiro, muitas vezes as fotos são só parte da bagunça. Dados do Sistema, cache de apps, downloads offline e sobras aleatórias ocupam muito mais espaço do que as pessoas imaginam.

Passei por isso em um iPhone 13 há algum tempo. O celular ficou lento. A câmera abria devagar. Os apps fechavam sozinhos. Digitar tinha um atraso estranho. Pouco espaço livre parece afetar o desempenho mais do que muita gente pensa, já que o iOS precisa de uma folga para arquivos temporários.

Primeiro tentei limpar tudo manualmente. Péssima ideia no meu caso. Passar por milhares de capturas de tela, fotos duplicadas de pets e vídeos antigos levou uma eternidade. Acabei testando o Clever Cleaner.

O que mais me chamou atenção foi como ele agrupou fotos quase duplicadas. Se você tem 8 fotos da mesma coisa porque o foco automático continuava errando, ele empilha tudo junto e sugere qual manter. Também há uma visualização para arquivos grandes, o que ajudou mais do que eu esperava. Encontrei vídeos antigos ocupando gigabytes.

A parte da privacidade também importou para mim. Ele faz a análise no próprio celular, então sua biblioteca não é enviada para outro lugar para ser organizada. Depois de liberar cerca de 15 GB, meu celular voltou ao normal. A lentidão sumiu.

Então eu faria isso em duas etapas. Ative “Otimizar Armazenamento do iPhone” pensando no longo prazo. Depois limpe a biblioteca de fotos e os arquivos grandes se o espaço ainda estiver apertado. Além disso, esvazie o álbum “Apagados” depois de remover as coisas, ou esses arquivos vão continuar lá por 30 dias.

Essa é a explicação que eu queria que alguém tivesse me dado antes.

2 Likes

O recurso Otimizar Armazenamento do iPhone ajuda, mas não força uma limpeza instantânea. O iOS espera e depois reduz os arquivos locais de fotos com o tempo. Se o seu celular ainda está cheio, muitas vezes o que ocupa espaço está em outro lugar.

Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Olhe os 5 principais itens. Na maioria dos celulares cheios, vejo um destes:

1. Mensagens. Vídeos antigos, notas de voz, pacotes de memes.
  2. Cache de apps. TikTok, Instagram, Safari, Spotify, YouTube.
  3. Downloads. Netflix, Disney+, Podcasts, Música.
  4. Dados do Sistema. Isso aumenta depois de atualizações, logs e arquivos temporários.
  5. Fotos presas no armazenamento local porque a sincronização não terminou.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. As Fotos nem sempre são o principal problema. No meu celular, Mensagens ocupava mais espaço do que Fotos, o que foi irritante pra caramba.

Correções rápidas:
Apague downloads offline.
Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari.
Remova anexos grandes das mensagens.
Desinstale parcialmente ou reinstale apps inchados.
Reinicie após a limpeza para que o armazenamento seja recalculado.

Se as fotos estiverem bagunçadas, o Clever Cleaner é útil para fotos duplicadas e arquivos grandes. Além disso, este guia sobre o melhor app de limpeza para iPhone para liberar armazenamento vale a pena conferir.

Mais uma coisa: você precisa de espaço livre para as atualizações do iOS. Ter cerca de 5 GB a 10 GB livres faz uma grande diferença. Se você estiver com menos de 2 GB, o celular começa a ficar estranho rapidinho.

Otimizar Armazenamento do iPhone é meio enganoso porque as pessoas presumem que isso significa limpar espaço agora. Na verdade, significa que o iOS pode reduzir o armazenamento de fotos em resolução total quando achar conveniente. Então sim, você pode deixar isso ativado e ainda assim ficar quase sem espaço por um tempo.

Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @stellacadente disseram, mas eu acrescentaria mais um ponto: às vezes o problema não é o app Fotos, e sim o armazenamento que o iOS está reservando ou informando errado até o telefone ter espaço livre suficiente para funcionar. Se você estiver com pouquíssimo espaço, tipo menos de 2 a 3 GB, o aparelho pode ficar preso em um ciclo bobo em que precisa de espaço livre para concluir a limpeza, mas a limpeza não acontece porque não há espaço livre suficiente. Bem Apple, muito legal rs.

O que eu verificaria e que ainda não foi muito abordado:

• pasta Downloads no app Arquivos
  • anexos do app Mail e mensagens baixadas
  • apps como GarageBand, iMovie, CapCut e Lightroom
  • armazenamento de mídia do WhatsApp ou Telegram
  • Gravador
  • Livros ou arquivos PDF salvos localmente
  • arquivos de atualização do iOS com falha

Veja também em Armazenamento do iPhone se aparecem recomendações depois de alguns minutos. Às vezes demora um pouco para calcular. Se Dados do Sistema estiver enorme e continuar enorme após reiniciar, isso geralmente é lixo temporário, logs, restos de atualização ou excesso de cache.

Uma coisa de que discordo um pouco: reinstalar um monte de apps nem sempre é a melhor primeira medida se você já está com pouquíssimo espaço, porque o telefone também pode ter dificuldade durante a reinstalação. Eu liberaria alguns GB primeiro com as opções mais fáceis.

Se a sua biblioteca de fotos faz parte do problema, o Clever Cleaner é realmente útil para cortar duplicatas, fotos parecidas e vídeos gigantes sem precisar vasculhar manualmente anos de caos no rolo da câmera. Isso tende a liberar espaço mais rápido do que esperar a otimização talvez fazer alguma coisa.

Se você quiser um passo a passo visual, como liberar armazenamento do iPhone e otimizar fotos é um ótimo guia.