Meu iPad estava funcionando bem até recentemente, e agora os aplicativos demoram uma eternidade para abrir, a digitação está lenta e até a navegação básica parece devagar. Eu não mudei nada importante, então estou tentando descobrir o que pode estar causando essa lentidão repentina e como corrigir isso.
Passei por isso em dois iPads, um depois de uma atualização do iPadOS, outro do nada. A parte estranha é a rapidez com que ele passa de normal para irritante. Os apps hesitam, o Safari fica lento, o teclado aparece atrasado. Parece aleatório, mas eu normalmente encontrava um motivo antes de fazer algo drástico.
Se a lentidão começou logo depois de uma atualização, eu esperaria um pouco primeiro. Por cerca de um dia, às vezes menos, o sistema fica ocupado em segundo plano. Indexação, limpeza, coisas de fotos, coisas de sincronização. Os meus muitas vezes voltavam ao normal depois que eu os deixava carregando durante a noite no Wi‑Fi. Se ainda parecer ruim no dia seguinte, aí eu começo a verificar algumas coisas.
A primeira coisa para a qual eu olho agora é o armazenamento. Isso passa despercebido com frequência. Quando um iPad chega perto de ficar cheio, o desempenho cai de formas bobas. Percebi que o meu começou a se comportar mal quando o armazenamento estava em cerca de 80 por cento de uso. Quando o espaço livre ficou abaixo de 1 GB, piorou. As versões mais recentes do iPadOS dependem do armazenamento para swap, então, se o seu dispositivo não tiver mais espaço, a multitarefa fica feia rapidamente.
Eu tinha um iPad travando no Safari e engasgando ao trocar de app. No fim, descobri que eu tinha anos de lixo acumulado ali. Gravações de tela antigas, fotos duplicadas, vídeos enormes que eu esqueci de apagar. Tentei organizar tudo sozinho e desisti depois de dez minutos. Usei o Clever Cleaner porque eu queria algo rápido, e ele me ajudou a liberar um bom espaço sem muito esforço.
O que eu gostei foi como ele era direto. Nenhum paywall apareceu para mim, nenhum anúncio na minha cara, nenhuma configuração estranha de conta. Ele roda no dispositivo, o que importava para mim porque eu não gosto de entregar bibliotecas de fotos para servidores aleatórios. A seção Heavies facilitou identificar primeiro os arquivos enormes. A seção Similars mostrou fotos quase duplicadas e imagens borradas que eu vivia querendo remover. Ele até separou as capturas de tela por tamanho de arquivo, o que foi estranhamente útil. Liberei cerca de 15 GB e a lentidão melhorou logo depois. Se o seu iPad parece lento, liberar espaço é a primeira coisa que eu faria.
Se o armazenamento parecer normal, eu passo para mudanças de configuração de baixo risco.
Atualização em Segundo Plano é uma delas. Eu desligo para tudo o que não é essencial. Um monte de apps funcionando nos bastidores acaba pesando. Em iPads mais antigos, eu também ativo Reduzir Movimento em Acessibilidade. Parece algo pequeno. Não é. Essas animações custam mais do que as pessoas pensam, e substituí-las por transições mais simples fez meu iPad antigo parecer menos lento.
Depois eu faço a correção chata que as pessoas pulam. Reiniciar. Eu sei, óbvio. Ainda funciona. Reiniciar limpa a memória temporária e interrompe processos travados. Já vi lentidão aleatória desaparecer depois de uma reinicialização limpa, então não ignoro mais isso.
O Safari é outra bagunça comum. Se a lentidão for mais forte durante a navegação, limpe os dados dele. Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Tive um caso em que páginas da web levavam uma eternidade para carregar e as abas continuavam travando. Limpar o Safari resolveu a maior parte em um minuto.
A última coisa que eu verifico é a idade da bateria. Baterias mais antigas realmente se desgastam e, quando não conseguem acompanhar a demanda de pico de energia, o dispositivo pode reduzir o desempenho para evitar desligamentos. Se o seu iPad tem 4 ou 5 anos, parte do que você está vendo pode ser idade do hardware, não uma configuração ruim ou um app com problema.
Eu ainda não partiria logo para uma redefinição de fábrica ou substituição. Libere armazenamento. Reduza a Atualização em Segundo Plano. Ative Reduzir Movimento se o iPad for mais antigo. Reinicie. Limpe os dados do Safari. Esses passos resolveram para mim mais de uma vez, e nenhum deles demorou muito. Espero que o seu também volte ao normal.
Lentidões repentinas no iPad geralmente vêm de uma de três coisas. Um app com problema, uma rota de rede com problema ou hardware apresentando falha. Eu verificaria isso antes de fazer a limpeza de sempre. @mikeappsreviewer falou sobre armazenamento e Safari, o que são pontos justos, mas não acho que o armazenamento seja sempre o principal culpado, a menos que esteja quase cheio.
Tente isto nesta ordem.
- Force o fechamento de um app suspeito. Se o atraso ao digitar acontece apenas em um app, apague-o e reinstale-o.
- Teste o iPad em uma rede Wi-Fi diferente. A navegação lenta costuma ser problema de DNS ou do roteador, não do iPad. Se o YouTube abre normalmente em um hotspot celular, mas não no Wi-Fi de casa, aí está sua resposta.
- Abra Ajustes, Privacidade e Segurança, Análises e Melhorias, Dados de Análise. Se você vir o nome do mesmo app travando repetidamente, esse app está deixando o sistema lento.
- Verifique a bateria e o comportamento de carregamento. Se o iPad esquenta ao fazer coisas simples ou descarrega rápido enquanto está parado, um processo em segundo plano está travado.
- Desative o modo de pouca energia se ele estiver ativado. As pessoas esquecem disso.
- Desemparelhe dispositivos Bluetooth antigos. Já tive um bug com o Apple Pencil que causava um atraso estranho ao carregar e digitar. Bobo, mas real.
Se você precisa liberar espaço rápido, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele é útil para vídeos grandes, fotos duplicadas e bagunça de capturas de tela. Este guia sobre como usar o Clever Cleaner para acelerar seu iPhone ou iPad explica isso de um jeito simples.
Se a lentidão começou depois de um dia específico, verifique também Ajustes, Geral, VPN e Gerenciamento de Dispositivo. Perfis antigos de VPN e apps de filtro deixam o tráfego mais lento do que as pessoas imaginam. Já vi isso duas vezes. Problema estranho, solução fácil.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @espritlibre disseram: às vezes não é “lento”, é o iPad engasgando por causa de uma configuração do sistema com problema ou de um recurso de acessibilidade.
Algumas coisas menos comentadas para verificar:
- Ajustes > Acessibilidade > Toque > Adaptações ao Toque. Se isso foi ativado por acidente, digitar pode parecer estranhamente atrasado.
- Ajustes > Apple Pencil se você usa um. Bugs do Rabisco e do pairar do Pencil causaram lentidão para algumas pessoas.
- Contas do Mail também podem acabar com o desempenho. Uma sincronização travada do Exchange ou Gmail pode fazer o dispositivo inteiro parecer estranho. Remova e adicione novamente a conta com problema.
- Widgets na Tela de Início. Parece bobo, mas já tive um widget de clima que saiu do controle e aumentou o uso de bateria + lag.
- Serviços de Localização para apps que não precisam disso. Verificação constante = calor = lentidão.
- Dicionários do teclado também. Se o atraso acontece principalmente ao digitar, redefina o Dicionário do Teclado em Transferir ou Redefinir iPad. Irritante, mas resolveu um dos meus casos.
Discordo um pouco que a restauração de fábrica deva sempre ficar bem no fim da lista. Se a lentidão apareceu de repente, afeta tudo e nenhuma das correções básicas funciona, um backup criptografado + restauração limpa às vezes é mais rápido do que caçar fantasmas por 3 horas. Um pouco drástico, sim, mas não é loucura.
Também verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad e procure um app mostrando um uso absurdo de documentos/dados. Se você precisa limpar lixo rápido, o Clever Cleaner é decente para fotos duplicadas, vídeos gigantes e bagunça de capturas de tela. Esta análise sobre por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone e iPad explica isso muito bem.
Se o seu iPad for mais antigo, às vezes “do nada” na verdade significa que algum bug em segundo plano expôs um hardware já envelhecido. Irritante, mas é real mesmo.