Meu iPhone de repente começou a travar em todos os aplicativos, até nos básicos como Mensagens e Safari. Os aplicativos demoram uma eternidade para abrir, a rolagem fica engasgando, e o celular parece lento depois de uma atualização recente. Preciso de ajuda para descobrir o que está causando essa lentidão no iPhone e como corrigir isso antes que piore.
Se você instalou o iOS 26 há um ou dois dias, eu ainda não entraria em pânico. Vi a mesma coisa depois de uma grande atualização do iPhone. O celular parecia estranho, o teclado travava, os apps abriam devagar, a rolagem parecia engasgada. Nos primeiros dois dias, o iOS faz uma pilha de limpeza e reconstrução em segundo plano. As fotos são reindexadas. Os dados dos apps são reorganizados. Os arquivos do sistema são remanejados para a nova versão. Enquanto tudo isso está acontecendo, a CPU fica ocupada, e o celular inteiro parece mais pesado do que o normal.
O que me ajudou foi simples. Deixei o iPhone carregando durante a noite, no Wi‑Fi, por duas ou três noites seguidas. Depois de mais ou menos o terceiro dia, ficou bem melhor.
Se já passou de uma semana e ele ainda parece lento, eu pararia de culpar só a atualização.
A primeira coisa que eu verificaria seria o armazenamento, mesmo que o celular não diga que está cheio. O iOS gosta de ter espaço de sobra. Pelo que eu vi, o ideal é ter cerca de 10 a 20 por cento do armazenamento livre. Se você ficar abaixo disso, o sistema começa a sofrer com arquivos temporários, a abertura dos apps fica bagunçada e travadinhas aleatórias aparecem por toda parte. Eu tive um celular com alguns GB livres e achei que estava tudo bem. Eu estava errado. Em um aparelho com mais capacidade, alguns GB não são nada.
Para a maioria das pessoas, fotos e vídeos são a bagunça. No meu caso, eram. Limpar essa biblioteca manualmente é horrível, então usei Clever Cleaner. O que eu gostei foi como ele era direto. Sem anúncios pulando na tela, sem paywall bloqueando a limpeza básica. A seção Similars agrupava fotos quase duplicadas, então eu não precisava comparar sozinho cinco versões da mesma foto borrada do jantar. A seção Heavies organizava as mídias por tamanho, das maiores para as menores, o que facilitava encontrar os clipes enormes em 4K e as gravações de tela ocupando espaço. Também mostrava os tamanhos dos arquivos das capturas de tela antes da exclusão, o que economizava tempo. Pelo que pude perceber, ele fazia tudo no próprio aparelho. Depois que liberei alguns GB, o celular pareceu menos arrastado. Não foi mágica, mas deu para notar.
Depois disso, eu verificaria a saúde da bateria.
Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.
Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a reduzir o desempenho para evitar desligamentos. Já vi iPhones antigos parecerem quase mortos por causa disso. Nesses casos, trocar a bateria ajudou mais do que qualquer ajuste de configuração que eu tentei.
Algumas outras correções, na ordem em que eu tentaria:
-
Atualize todos os apps na App Store. Depois de uma grande versão do iOS, alguns apps ficam lentos porque ainda não foram atualizados direito.
-
Desative a Atualização em Segundo Plano para os apps com que você não se importa. O caminho é Ajustes > Geral > Atualização em Segundo Plano. Eu reduzi os meus e o celular ficou mais estável.
-
Ative Reduzir Movimento. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento. Em iPhones mais antigos, isso faz a interface parecer mais fluida porque o sistema não fica gastando energia com efeitos de transição.
-
Verifique o Modo de Pouca Energia. Se você deixa isso ativado o tempo todo, essa é parte da lentidão. Ele reduz o desempenho para economizar bateria. Bom para emergências, ruim para a velocidade no dia a dia.
-
Reinicie o celular uma vez por semana. Sim, conselho sem graça. Ainda funciona. Eu faço isso quando tudo começa a parecer meio travado.
Se passar uma semana inteira e nada disso mudar muito, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes.
Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes.
Isso não apaga seus apps nem suas fotos. Isso redefine coisas do sistema, como ajustes de rede, preferências de tela e outras configurações que às vezes ficam bagunçadas durante uma grande atualização. Já tive isso resolvendo uma lentidão estranha uma vez, e eu quase pulei essa etapa porque parecia algo leve demais. Vale a pena tentar antes de partir para algo mais chato.
Eu verificaria uma coisa primeiro. Calor.
Depois de uma grande atualização, alguns iPhones ficam quentes por dias. Se o seu telefone parece morno durante uso leve, o desempenho cai muito. O iOS reduz a velocidade do chip para controlar a temperatura. Isso faz com que todo aplicativo pareça quebrado. Tire a capinha por um tempo. Evite carregar enquanto usa. Veja se a lentidão melhora quando o telefone está frio.
Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre esperar tempo demais. Um ou dois dias, tudo bem. Uma semana inteira com muita lentidão no Mensagens e no Safari não é normal em um iPhone saudável.
Algumas coisas que eu faria e que ainda não foram mencionadas:
-
Verifique o Analytics.
Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise.
Se você vir os mesmos logs de panic ou falha se repetindo sem parar, o sistema está travado em alguma coisa. Isso aponta para corrupção de software ou falha de hardware. -
Teste em apenas uma condição.
Desative a VPN, remova quaisquer bloqueadores de conteúdo da web e desconecte do Bluetooth por uma hora. Apps de VPN ruins e apps de filtro deixam o Safari lento e às vezes o telefone inteiro também. Já aconteceu comigo depois de uma atualização do iOS. Parecia lentidão do sistema, mas era um app ruim. -
Libere RAM do jeito fácil.
Reinicie e depois abra apenas o Mensagens e o Safari. Se eles estiverem fluidos no começo, mas a lentidão voltar depois de abrir outros apps, um app instalado está consumindo recursos. -
Verifique o gráfico de armazenamento do iPhone, não apenas o espaço livre.
Se os Dados do Sistema estiverem enormes e continuarem crescendo, faça backup do telefone e faça uma restauração limpa. Isso corrige melhor a sujeira de atualização do que ajustes infinitos nas configurações. Chato, sim. Eficaz, também. -
Observe a temperatura da bateria e a saúde dela juntas.
Uma bateria fraca mais calor = cidade da limitação de desempenho. Mesmo com 83 a 85 por cento de saúde, alguns iPhones mais antigos começam a ficar ruins depois de atualizações.
Se o armazenamento estiver apertado, o Clever Cleaner vale uma olhada para limpar vídeos grandes, duplicatas e bagunça de capturas de tela rapidamente. Além disso, esta análise do Clever Cleaner no Fossbytes é uma leitura decente se você quiser detalhes antes de instalar qualquer coisa, veja como o Fossbytes avaliou o Clever Cleaner para limpeza de iPhone.
Se nada disso mudar a situação, eu faria backup do telefone e faria uma restauração completa. Meio chato, mas corrige muita instabilidade depois de atualização.
Eu verificaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @himmelsjager realmente enfatizaram o suficiente: as configurações de acessibilidade e de tela podem acabar totalmente com a sensação de fluidez de um iPhone depois de uma atualização.
Vá para:
Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto
Desative coisas como Aumentar Contraste ou filtros estranhos se você os ativou sem querer.
Depois:
Ajustes > Tela e Brilho
Certifique-se de que o Zoom da Tela esteja em Padrão, não em Ampliado. O modo Ampliado pode fazer celulares mais antigos parecerem estranhamente lentos. O mesmo vale para um papel de parede muito carregado. Parece bobagem, mas eu já vi isso acontecer.
Também verifique sua pilha de widgets e os widgets da tela bloqueada. Widgets demais de clima, localização, ações, fitness etc. atualizando o tempo todo podem deixar o celular travado, especialmente em modelos mais antigos.
Mais uma coisa da qual eu meio que discordo: esperar passar é um conselho usado demais. Uma leve lentidão depois de uma atualização, tudo bem. Mas se o Mensagens estiver travando muito, eu começo a suspeitar de algum app ou processo preso em loop, ou então de que o modelo do celular simplesmente está sofrendo com o novo iOS.
Se o seu armazenamento estiver cheio de bagunça, o Clever Cleaner é realmente útil para limpar fotos duplicadas, vídeos enormes e lixo de capturas de tela rapidamente. Se você quiser uma análise melhor antes de instalar, veja por que esta análise do app Clever Cleaner para iPhone o chama de um limpador de iOS realmente gratuito.
Além disso, qual é o modelo deste iPhone? Isso importa bastante, para ser sincero.
Duas coisas que eu acrescentaria e que @himmelsjager, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer só abordaram indiretamente:
-
Verifique seu armazenamento livre de um jeito mais prático. Se você estiver com menos de cerca de 10 por cento livres, os iPhones podem ficar estranhamente lentos no sistema inteiro. Não só a câmera ou o Fotos, literalmente Mensagens, Safari, troca de apps, teclado, tudo. Eu discordo um pouco da ideia de esperar alguns dias se o seu armazenamento está quase cheio. Isso não vai melhorar magicamente.
-
Observe o consumo relacionado ao sinal. Recepção celular ruim pode fazer um iPhone ficar quente e lento porque o modem continua trabalhando em excesso. Experimente o Modo Avião com o Wi‑Fi ligado por 20 minutos em casa. Se o telefone de repente parecer mais fluido, o sinal fraco da operadora faz parte do problema.
Um teste de que eu gosto:
Ajustes > Bateria
Veja qual app teve uma atividade absurda em segundo plano nas últimas 24 horas. Às vezes, um app com bug é o verdadeiro culpado e a atualização só revelou isso.
Verifique também:
Ajustes > Siri e Busca
Desative Aprender com este App para apps inúteis que você mal usa. A indexação da busca pode ficar excessiva depois das atualizações.
Se a sua biblioteca do Fotos for enorme, o Clever Cleaner pode ajudar a remover duplicatas, capturas de tela e vídeos grandes rapidamente.
Prós:
- limpeza de armazenamento rápida
- fácil para fotos duplicadas
- útil para encontrar mídias grandes
Contras:
- apps de limpeza não vão corrigir desgaste da bateria nem corrupção do iOS
- você ainda precisa revisar as exclusões com cuidado
Se a lentidão continuar depois da limpeza do armazenamento, apague e reinstale os apps que mais causam problema antes de fazer uma restauração completa. Isso resolve mais do que as pessoas imaginam.