Qual é a maneira mais fácil de mesclar fotos duplicadas no iPhone?

Meu iPhone tem muitas fotos duplicadas depois da sincronização e restauração, e isso está ocupando muito espaço de armazenamento. Estou tentando encontrar a maneira mais fácil de mesclar ou remover fotos duplicadas sem perder nada importante. Qual é o melhor método ou aplicativo para limpar fotos duplicadas em um iPhone com segurança?

Eu também passei por isso, e a redação me confundiu no começo.

No iPhone, Mesclar no Fotos não junta várias fotos parecidas em um único arquivo. Ele remove cópias duplicadas e mantém uma versão, geralmente a que tem os melhores metadados associados.

Se você quiser usar a opção integrada, aqui está o caminho curto:

1. Abra o Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicatas.
  4. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, ou escolha os grupos um por um.
  5. Toque em Mesclar e confirme.

Uma parte irritante é que o álbum Duplicatas nem sempre aparece imediatamente. Depois que importei um lote grande, meu celular levou horas até que algo aparecesse ali. Se a sua biblioteca foi alterada recentemente, espere um pouco e verifique novamente mais tarde.

O que me pegou depois é que essa ferramenta só encontra duplicatas exatas. Então, se o seu rolo da câmera estiver cheio de correspondências próximas, fotos em sequência, dez fotos do mesmo segundo ou selfies com pequenas diferenças, o iOS geralmente ignora isso.

Para esses casos, usei Clever Cleaner. Ele organiza tanto duplicatas quanto imagens semelhantes, o que ajudou mais no meu caso porque a maior parte da minha bagunça eram fotos repetidas, não cópias verdadeiras.

O que fiz depois de instalar:

1. Deixe-o escanear a biblioteca de fotos.
  2. Abra a seção Similares.
  3. Use a Limpeza Inteligente se quiser seleções automáticas, ou vá grupo por grupo você mesmo.
  4. Confirme a exclusão.
  5. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Um pequeno aviso com base na minha própria limpeza, role pelas correspondências antes de apagar um lote enorme. Vi algumas fotos agrupadas que eu não teria apagado se não tivesse conferido antes.

3 Likes

Você não precisa mesclar fotos no sentido do Photoshop. No iPhone, você precisa remover duplicatas com segurança.

Eu dividiria assim.

Se suas duplicatas forem cópias exatas, use o Fotos primeiro. Ele mantém um item e preserva melhor as informações do que a maioria dos apps de terceiros. @mikeappsreviewer explicou a opção integrada, então não vou repetir.

Onde eu discordo um pouco é que a ferramenta integrada nem sempre é a mais fácil se a bagunça veio de erros de sincronização. Essas bibliotecas costumam conter quase duplicatas, cópias editadas, salvamentos do WhatsApp e versões redimensionadas. O iOS deixa passar muitas delas.

Melhor caminho com pouco esforço para bagunça mista:

1. Faça backup do seu iPhone primeiro, no iCloud ou no computador.
  2. Execute o Clever Cleaner.
  3. Revise grupos de fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas.
  4. Exclua em lotes.
  5. Esvazie Apagados Recentemente.

Dica de armazenamento. Excluir 5.000 fotos de 3 MB cada libera cerca de 15 GB. É aí que está o grande ganho.

Verifique também as Fotos sincronizadas pelo Finder ou álbuns antigos do iTunes. Às vezes, elas precisam ser removidas da fonte de sincronização, não do rolo da câmera. Essa parte confunde muita gente.

Se você quiser um guia claro sobre maneiras fáceis de mesclar fotos duplicadas no iPhone, isto ajuda:
maneiras fáceis de mesclar fotos duplicadas no iPhone

Resumindo, use o Fotos da Apple para duplicatas exatas. Use o Clever Cleaner para o restante. Faça backup primeiro para não se arrepender de uma limpeza rápida depois.

Na verdade, eu questionaria um pouco a palavra mesclar, porque no iPhone isso geralmente significa manter uma, descartar a cópia extra, e não combinar magicamente os álbuns em um arquivo mestre perfeito.

Se as duplicatas vieram de sincronização/restauração, primeiro verifique se algumas foram sincronizadas pelo Finder/iTunes. Muitas vezes elas não se comportam como fotos normais do rolo da câmera, e apagá-las uma por uma pode ser irritantemente inútil se elas simplesmente voltarem na próxima sincronização.

O que funcionou melhor para mim foi esta ordem:

1. Certifique-se de que o Fotos do iCloud e as configurações antigas de sincronização do Finder/iTunes não estejam entrando em conflito.
  2. Remova quaisquer pastas antigas de fotos sincronizadas do lado do computador, se foi daí que elas se originaram.
  3. Depois, limpe o que restou no telefone.

Por isso eu só concordo parcialmente com @mikeappsreviewer e @kakeru. O caminho dos apps de limpeza é ótimo, mas se a origem das duplicatas ainda estiver ativa, você meio que está passando pano no chão enquanto a pia está transbordando.

Para a limpeza em si, o Clever Cleaner ainda vale a pena, especialmente quando a bagunça é uma mistura de duplicatas, cópias redimensionadas e fotos quase idênticas. Só não pule a parte da revisão. Similar nem sempre significa seguro para apagar, e as bibliotecas de fotos do iOS podem ficar estranhas depois de restaurações.

Além disso, se você quiser um guia visual simples sobre como apagar rapidamente fotos duplicadas no iPhone, isso pode ajudar antes de você começar a excluir coisas em massa.

Maior dica: esvazie Apagados Recentemente depois da limpeza, ou seu armazenamento não será totalmente recuperado de imediato. Essa parte pega a galera toda vez.

Eu trataria primeiro a causa, não apenas as duplicatas. É aí que eu discordo um pouco de @kakeru e @sognonotturno. Limpar tudo bem, mas se álbuns antigos sincronizados pelo Finder ou falhas na ressicronização do iCloud ainda estiverem ativos, as duplicatas podem voltar.

Lista rápida antes de apagar qualquer coisa:

• Verifique Ajustes > seu ID Apple > iCloud > Fotos
  • Certifique-se de que você não também está sincronizando fotos de um Mac/PC da forma antiga
  • Se as fotos foram sincronizadas pelo Finder/iTunes, remova primeiro essa fonte de sincronização
  • Depois limpe a biblioteca

Um truque que muita gente ignora: use a busca e a classificação inteligente para identificar importações repetidas. No Fotos, pesquise por mês, local ou tipo de arquivo, como capturas de tela/selfies. Muitas duplicatas na verdade são lotes de importação ou cópias salvas por aplicativos.

Sobre o Clever Cleaner:

Prós

• Encontra fotos semelhantes, não apenas cópias exatas
  • Mais rápido para bibliotecas enormes
  • Bom para situações confusas de restauração/sincronização

Contras

• Correspondências de fotos semelhantes precisam de revisão manual
  • Pode agrupar imagens que você talvez queira manter
  • Ainda não vai corrigir a fonte de sincronização subjacente

Então, minha opinião: Fotos integrado para duplicatas exatas, Clever Cleaner para os restos mais complicados, mas só depois de corrigir as configurações de sincronização. @mikeappsreviewer tinha razão sobre a ferramenta da Apple ser mais segura para metadados. Os outros tinham razão ao dizer que bagunça mista geralmente precisa de mais do que isso.