Qual é a melhor maneira de excluir fotos em massa no iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque tenho milhares de fotos antigas e capturas de tela. Estou tentando encontrar a maneira mais rápida e segura de excluir fotos em massa sem remover nada importante do iCloud ou dos meus outros dispositivos. Alguma dica para excluir fotos do iPhone em massa?

Se a sua biblioteca do Fotos estiver com algo como 20.000 itens, não tente limpá-la tocando em uma foto de cada vez. Essa é a maneira mais lenta possível de fazer isso, e é fácil demais desistir ou excluir algo que você queria manter.

Eu começaria pelo lixo óbvio primeiro e, depois disso, lidaria com duplicatas e quase duplicatas.

Comece com as ferramentas integradas do Fotos

No app Fotos, evite trabalhar na visualização completa Todas as Fotos, se puder. Faça o gesto de pinça para dentro na tela para ver sua biblioteca por Meses ou Anos. Isso mostra blocos maiores para você trabalhar, o que torna a limpeza bem menos dolorosa.

Na visualização por Meses, toque em Selecionar e depois arraste pelos grupos de fotos em vez de tocar em cada uma individualmente. Isso é útil se você sabe que há um período específico que quer organizar, como uma viagem antiga em que você gravou vídeos demais ou um mês cheio de imagens aleatórias salvas.

Apague primeiro as coisas mais fáceis

Capturas de tela geralmente são a vitória mais rápida. Vá até a aba Coleções, role para baixo até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela. A Apple também separa coisas como Sequências e Gravações de Tela ali, então é um bom lugar para limpar a bagunça que normalmente não vale a pena guardar.

Dentro do álbum Capturas de Tela, toque em “Selecionar” e depois use “Selecionar Tudo” se quiser remover o lote inteiro. Esse botão não está disponível em todos os lugares no app Fotos, mas aparece em alguns desses álbuns agrupados, o que torna esta parte bem mais rápida.

Use o Clever Cleaner para duplicatas e quase duplicatas

A parte irritante é quando você tem cinco ou dez fotos que são basicamente a mesma imagem. Você pode organizar isso manualmente, mas isso cansa rápido. Para isso, eu usaria o Clever Cleaner. Normalmente sou bem cético com aplicativos de limpeza para celular porque muitos deles são cheios de anúncios ou assinaturas, mas este é gratuito e realmente útil.

O recurso que você deve procurar é Similares. Ele agrupa fotos que parecem quase idênticas, como várias versões da mesma foto em grupo, depois escolhe a Melhor Foto e marca o restante para remoção. Você ainda pode revisar tudo antes de excluir, então não é simplesmente apagar sua biblioteca às cegas. Quando estiver pronto, use Deslize para Excluir.

Use um computador se você estiver excluindo milhares

Se você está tentando remover um número enorme de fotos, fazer isso no celular pode ser um pesadelo. Um navegador no computador geralmente é mais fácil.

Se você usa o Fotos do iCloud, acesse iCloud.com em um computador. Você pode segurar Shift no teclado para selecionar rapidamente grandes intervalos de fotos e depois excluí-las com o ícone da lixeira. É mais fácil de controlar do que arrastar em uma tela pequena de celular, e as alterações devem ser sincronizadas de volta com o seu iPhone.

Limpe Também Apagados Recentemente

Uma coisa que as pessoas esquecem o tempo todo: apagar fotos não libera espaço imediatamente. No iPhone, os itens apagados vão primeiro para Apagados Recentemente. Você o encontrará perto da parte inferior da aba Coleções, em Utilitários.

As fotos podem ficar lá por 30 dias antes de serem realmente removidas. Então, se você precisa de espaço de armazenamento agora mesmo, abra Apagados Recentemente, toque em “Selecionar” e depois escolha “Apagar Tudo”. É nesse momento que o armazenamento disponível deve realmente mudar.

Verifique também o app Arquivos. Algumas imagens e downloads nunca aparecem na sua biblioteca principal do Fotos. Abra Arquivos e procure em “No Meu iPhone” e “iCloud Drive”. Downloads antigos do Safari, anexos de e-mail ou pastas de imagens salvas podem estar escondidos ali e ainda ocupando espaço.

Uma boa ordem de limpeza seria: capturas de tela primeiro, depois gravações de tela e fotos em sequência, e então deixar o Clever Cleaner cuidar do que parece duplicado. Isso deve colocar a maior parte da bagunça sob controle bem rápido, sem que você precise analisar cada foto uma por uma.

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar no iPhone também apaga do iCloud e dos seus outros dispositivos sincronizados, então não trate isso como limpar o armazenamento local. Para uma limpeza em massa mais segura, primeiro mova as fotos que deseja manter para um álbum separado ou exporte-as para um computador/unidade externa, depois apague em lotes e verifique Apagados Recentemente antes de esvaziá-lo.

Não toque em Apagar Tudo em Apagados Recentemente até saber se o Fotos do iCloud está sincronizando. Esse é o ponto em que um “ops, vou restaurar depois” pode virar “sumiu de todo lugar”.

Concordo com @caminantenocturno sobre o aviso do iCloud, mas eu separaria isso em duas tarefas diferentes porque as pessoas confundem as duas:

Se o seu objetivo é liberar espaço apenas no iPhone, apagar pode ser a decisão errada. Vá em Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos e verifique se Fotos do iCloud está ativado. Se estiver, tente primeiro Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone e armazena os originais em tamanho completo no iCloud. É muito mais seguro do que apagar um monte de fotos só porque o telefone está cheio.

Se o seu objetivo é reduzir permanentemente o tamanho da sua fototeca, então sim, apague. Mas trate isso como limpar um arquivo real, não como limpar cache de aplicativo.

Uma ordem mais segura seria:

1. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone se você precisa principalmente de espaço no telefone.
  2. Faça backup ou exporte tudo que for importante antes de apagar em massa.
  3. Limpe primeiro as categorias óbvias: capturas de tela, gravações de tela, sequências borradas, memes salvos, recibos aleatórios.
  4. Use ferramentas de fotos duplicadas ou semelhantes apenas como ferramenta de revisão, não no piloto automático.
  5. Espere um pouco antes de esvaziar Apagados Recentemente, a menos que você tenha 100% de certeza.

A armadilha que falta mencionar é que álbuns não são pastas. Se você mover fotos para um álbum chamado “Manter”, isso não cria uma cópia de backup separada. É apenas uma forma de organizar a mesma foto. Se você apagar essa foto da fototeca, ela também some do álbum. Muita gente pensa “coloquei as boas em um álbum, agora posso apagar o resto de Recentes”, mas Recentes ainda é a visualização principal da fototeca.

Para uma limpeza grande, eu na verdade faria a primeira passada por data em vez de por “o que parece importante”. Escolha um ano ou mês que você sabe que é quase todo lixo, depois selecione blocos dali. Capturas de tela de três anos atrás geralmente são mais fáceis de avaliar do que fotos de família misturadas com todo o resto. A busca também pode ajudar. Tente palavras como “recibo”, “quadro branco”, “menu”, “captura de tela” ou nomes de aplicativos se eles aparecerem nas imagens. A busca do Fotos não é perfeita, mas pode encontrar lixo mais rápido do que ficar rolando para sempre.

Clever Cleaner ou ferramentas parecidas podem ser úteis para quase duplicatas, especialmente quando você tirou 12 versões da mesma foto. Só não deixaria nenhum aplicativo ser a primeira coisa que você usa. Faça primeiro a limpeza manual óbvia, depois use o aplicativo para o trabalho chato de comparação. O risco das sugestões de “melhor foto” é que a foto tecnicamente melhor nem sempre é a que importa para você. Às vezes a borrada é a engraçada.

Se você tiver um computador, o método chato ainda é o mais seguro: importe as fotos para o computador ou para um drive externo, verifique se consegue abri-las e só depois apague do telefone/iCloud. Não considere “eu conectei uma vez” como backup. Certifique-se de que os arquivos realmente estão lá.

Último pequeno incômodo: o armazenamento pode não atualizar imediatamente. Depois de apagar, esvaziar Apagados Recentemente é o que libera espaço, mas o iOS ainda pode demorar um pouco para recalcular. Reiniciar o telefone depois de uma limpeza grande às vezes faz a tela de armazenamento se atualizar. Se Fotos ainda estiver ocupando muito espaço depois disso, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos e veja qual categoria realmente está usando o espaço antes de apagar mais.

Abra primeiro Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja o que o Fotos está realmente ocupando antes de começar a apagar milhares de itens. A contagem pode enganar você. Alguns vídeos longos, gravações de tela, clipes em câmera lenta ou Fotos ao Vivo podem ocupar mais espaço do que anos de fotos normais.

Concordo com os outros sobre o aviso do iCloud, mas por rapidez eu atacaria os maiores tipos de mídia antes de mexer na limpeza de fotos duplicadas. Em Fotos, verifique Vídeos, Gravações de Tela, Câmera Lenta, Cinematográfico se você tiver, e Sequências. Apague primeiro o lixo óbvio dali. Se você gravou vários shows, esportes das crianças, palestras ou gravações de tela aleatórias, geralmente é aí que o armazenamento real está escondido. Apagar 3.000 capturas de tela parece produtivo, mas apagar dez vídeos enormes pode liberar mais espaço.

Para duplicadas, Clever Cleaner ou qualquer app parecido serve como uma segunda passada, mas eu não faria dessa a estratégia principal se você está quase sem espaço agora. Limpar fotos semelhantes reduz mais a bagunça do que economiza armazenamento de forma massiva, a menos que você tire toneladas de fotos repetidas. Eu faria primeiro os vídeos grandes, depois as capturas de tela, depois as duplicadas, e então deixaria Apagados Recentemente quieto por um ou dois dias se você estiver em dúvida. Se você precisa de espaço imediatamente, esvazie isso só depois de verificar que não jogou fora algo importante sem querer.