Qual é a melhor maneira de recuperar arquivos de uma unidade USB formatada?

Formatei acidentalmente meu pen drive e perdi fotos importantes e documentos de trabalho que não tinham backup em nenhum outro lugar. Preciso de ajuda para descobrir o melhor método ou software de recuperação de dados de pen drive para restaurar arquivos de um pen drive formatado antes que qualquer coisa seja sobrescrita.

Sim. Já recuperei arquivos de um USB formatado antes, mas essa janela só continua aberta se você parar de usar a unidade agora. Se você continuar copiando coisas para ela, seus dados antigos vão sendo substituídos aos poucos. Quando esses blocos são sobrescritos, a recuperação acaba.

A primeira coisa que eu tentaria descobrir é que tipo de formatação aconteceu.

Se a formatação terminou em poucos segundos, quase com certeza foi uma Formatação Rápida. Esse é o melhor cenário. Uma formatação rápida normalmente reconstrói o sistema de arquivos e limpa o índice de arquivos, mas não apaga todos os dados antigos imediatamente. Uma formatação completa é mais pesada. Na maioria dos casos, ela grava por cima do armazenamento, então suas chances caem bastante.

Eu pularia as correções aleatórias no Prompt de Comando que as pessoas postam. O mesmo vale para ferramentas de reparo que jogam por aí nos tópicos. O CHKDSK serve para erros no sistema de arquivos, não para recuperar arquivos de um USB formatado. Já vi ele deixar uma unidade bagunçada ainda pior.

O que eu faria:

1. Pare de usar o pen drive.
  2. Instale o software de recuperação no disco interno do seu computador, não no USB.
  3. Conecte o USB formatado.
  4. Execute uma verificação completa.
  5. Visualize qualquer coisa importante antes de restaurar.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade, nunca de volta para o mesmo USB.

Tive uma experiência razoável com o Disk Drill. É uma das opções mais fáceis se você nunca fez isso antes. Eu selecionei o USB, executei o Universal Scan, esperei terminar e depois analisei os resultados. Ele agrupa os arquivos por tipo, e a ferramenta de visualização ajudou bastante. Se uma foto abria na visualização, ou um documento mostrava conteúdo legível, a recuperação normalmente funcionava.

Uma parte de que gostei mais do que esperava foi a criação de imagem do disco. Se o USB continua desconectando, gera erros ou parece instável, faça uma imagem primeiro e analise a imagem em vez de forçar a unidade original repetidamente. Aprendi isso da pior forma com um pen drive antigo que continuava caindo no meio da verificação.

Algumas coisas mudam suas chances:

1. Se você não gravou nada novo no USB depois da formatação, suas chances são melhores.
  2. Se o sistema de arquivos mudou, a recuperação ainda pode funcionar, mas os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas geralmente voltam piores.
  3. Fotos, documentos e arquivos de vídeo normalmente são tratados sem problemas pela maioria das ferramentas de recuperação.

Se a verificação encontrar arquivos com nomes quebrados, não se desespere. Vejo isso com frequência depois de uma formatação. Organize por tipo, tamanho ou data e comece por aí.

Além disso, deixe a verificação terminar. Não pare antes da hora só porque viu alguns arquivos aparecerem no terceiro minuto. Em uma verificação que fiz, a pasta de que eu precisava só apareceu bem mais tarde.

Se o USB não é detectado de jeito nenhum, continua desconectando ou o Windows mostra a capacidade errada, então isso pode ser mais do que um problema de formatação. Tentativas repetidas de verificação em um pen drive com defeito são arriscadas. Se ele continuar conectado por tempo suficiente, faça uma imagem primeiro. Se os dados forem muito importantes, eu pararia por aí e levaria para uma assistência de recuperação.

Então sim, não ter backup nem sempre significa que os arquivos se foram. As grandes variáveis são simples:

1. Foi uma formatação rápida?
  2. Alguma coisa foi gravada na unidade depois?

Se foi rápida, e você deixou o USB em paz depois do erro, suas chances ainda são razoáveis. Às vezes melhores do que você imagina.

2 Likes

Se o USB ainda monta e mostra o tamanho correto, eu focaria primeiro em software de recuperação, não em ferramentas de reparo. Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: pare de gravar nele. Depois disso, eu dividiria o plano pelo valor dos arquivos.

Para fotos e documentos de trabalho, a recuperação por assinatura geralmente funciona melhor do que as pessoas esperam após uma formatação. Você perde nomes e pastas com mais frequência, mas JPEG, PNG, PDF, DOCX, XLSX tendem a voltar se os blocos não foram sobrescritos. Em pen drives, uma formatação rápida geralmente deixa muita coisa para trás. Uma formatação completa reduz bastante a taxa de sucesso.

Minha opinião é um pouco diferente em um ponto. Eu tentaria dois scanners se a primeira varredura não encontrar arquivos importantes. Aplicativos de recuperação usam assinaturas e analisadores diferentes. É comum uma ferramenta encontrar 2.000 arquivos e outra encontrar 2.600. Comece com o Disk Drill porque ele lida bem com a recuperação de USB formatado e a etapa de visualização economiza tempo. Se os resultados parecerem fracos, faça uma segunda varredura somente leitura na imagem, não no pen drive.

Melhor ordem:

1. Conecte o USB uma vez.
  2. Se ele parecer instável, crie uma imagem dele primeiro.
  3. Faça a varredura da imagem.
  4. Recupere para o seu PC ou outro drive externo.
  5. Abra os arquivos restaurados e verifique-os.

Ignore o CHKDSK. Ele corrige a estrutura. Ele não recupera arquivos formatados.

Se você quiser um passo a passo simples de recuperação de pen drive, este vídeo é razoável:
guia passo a passo para recuperação de dados de pen drive USB

Se o USB desconectar, informar 0 bytes ou mostrar a capacidade errada, pare com as tentativas caseiras. É aí que as pessoas pioram tudo rapidamente. Esta parte importa muito.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas acrescentaria um ponto extra: não presuma que formato completo = chance zero todas as vezes. Nas versões mais novas do Windows, o comportamento pode variar dependendo do dispositivo, do sistema operacional e de como a formatação foi feita. Geralmente é pior do que a formatação rápida, sim, mas nem sempre é fim de jogo instantâneo.

O que eu faria é o seguinte:

• primeiro, pare completamente de usar o USB
  • verifique se a unidade ainda mostra a capacidade correta
  • se mostrar, escaneie com algo que ofereça bom suporte para recuperação de USB formatado, como o Disk Drill
  • recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o pen drive

Por que o Disk Drill? Principalmente porque é mais fácil analisar fotos/documentos recuperados sem ter vontade de jogar o PC pela janela. A visualização importa muito. Se o JPG/PDF/DOCX tiver uma boa pré-visualização, isso é um sinal sólido.

Uma coisa que muita gente pula: depois da recuperação, abra de fato os arquivos restaurados. Não comemore só porque os nomes dos arquivos apareceram. Metade dos arquivos recuperados pode ser lixo corrompido se a formatação foi seguida por novas gravações.

Além disso, se este for um USB de trabalho e os arquivos forem super importantes, eu evitaria executar cinco ferramentas diferentes no dispositivo original. Faça uma imagem, se possível, e depois teste os programas nela. Menos desgaste, menos risco. Pen drives podem ser estranhos e instáveis.

Se você quiser um passo a passo mais organizado, isto é útil:
como recuperar arquivos de um pen drive formatado passo a passo

Se o USB mostrar 0 bytes, continuar desconectando ou pedir para ser formatado repetidamente, pare com as tentativas caseiras nesse ponto. É aí que as pessoas transformam uma situação ruim em uma realmente muito idiota.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique a integridade dos arquivos recuperados antes de passar horas organizando-os. @espritlibre, @codecrafter e @mikeappsreviewer têm razão sobre parar as gravações e fazer a varredura primeiro, mas depois de uma formatação, você pode obter muito lixo que “parece recuperado”.

Minha preferência é:

• recuperar primeiro um pequeno lote
  • abrir 10 a 20 fotos/documentos
  • se estiverem válidos, continuar com a restauração grande

Isso economiza muito tempo.

Sobre software, o Disk Drill é uma boa primeira opção para um USB formatado.

Prós:

• visualização fácil de fotos e documentos
  • bom para encontrar arquivos após uma formatação rápida
  • interface simples
  • pode funcionar a partir de uma imagem da unidade

Contras:

• varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos confusos
  • grandes conjuntos de resultados levam tempo para revisar
  • nem todo arquivo encontrado é realmente utilizável
  • os melhores recursos podem exigir a versão paga, dependendo do que você precisa

Uma pequena discordância: eu não executaria automaticamente várias ferramentas logo de cara se o USB estiver saudável. Primeiro faça uma imagem dele se os dados forem importantes, depois compare as ferramentas na imagem, não na própria unidade flash. Isso reduz o desgaste.

Se o USB mostrar tamanho incorreto, 0 bytes ou perder a conexão, pare de tentar por conta própria e considere uma recuperação profissional. Normalmente, isso já não é mais apenas “arquivos formatados”.