Qual é o melhor software CAD gratuito?

Estou trabalhando em um projeto que requer design CAD básico, mas não tenho orçamento para software. Alguém pode recomendar ferramentas CAD gratuitas ou compartilhar sua experiência ao usá-las? Estou procurando algo fácil de usar e funcional para iniciantes.

Certo, aqui está o negócio: para software CAD gratuito, TinkerCAD é super amigável para iniciantes, mas é baseado na web, então você pode precisar ficar online. Ótimo para coisas básicas—não esperemos milagres aqui. Se você quiser mais funcionalidade, FreeCAD é robusto para modelagem paramétrica. Tem uma curva de aprendizado (não vou mentir), mas depois de superar a confusão inicial, é sólido e versátil.

Além disso, Fusion 360 oferece uma licença gratuita para uso pessoal, embora tecnicamente não seja ‘gratuito para sempre’, já que é limitado a projetos não comerciais. É mais profissional do que você esperaria para algo grátis, mas, novamente, essa licença tem restrições. Se você está se aventurando em algo artístico, Blender pode ser uma opção, embora não seja uma ferramenta CAD dedicada—é mais para modelagem 3D e renderização, mas é gratuito e bastante poderoso.

Agora, se você está preso com um computador fraquinho (desculpa, sem ofensa), LibreCAD é leve e funciona bem para desenho 2D. Avançado? Não. Faz o trabalho? Sim. Ou, Onshape, que é baseado na nuvem como o TinkerCAD, mas muito mais capaz. Algumas pessoas se irritam por ter tudo salvo online publicamente, a menos que você pague, mas se isso não é um problema para você, é uma opção poderosa sem custo.

Escolha o seu veneno dependendo de quanto esforço e tempo você está disposto a dedicar para aprender um novo software. E prepare-se para um pouco de frustração, porque até coisas gratuitas têm um custo: sua paciência.

Honestamente, depende de quão sério você está sobre este projeto e sua tolerância para peculiaridades. Claro, @cacadordeestrelas fez um bom caso para FreeCAD, Blender e o resto, mas sejamos reais, nem todo mundo está preparado para a dor de cabeça de aprender todos eles. FreeCAD, por exemplo, pode parecer como aprender ciência de foguetes—ótimo se você gosta de modelagem paramétrica, mas se você está aqui apenas para criar um design básico, vai acabar desistindo no meio do caminho.

Se você está procurando algo literalmente plug-and-play, eu sugeriria o SketchUp Free. Sim, sim, é tudo online como o TinkerCAD, e não tem capacidade para coisas mecânicas complexas, mas para designs 3D básicos? Super intuitivo. Você estará criando casas de cubos em pouco tempo. Pequeno lado negativo: comparado ao Fusion 360, definitivamente tem menos recursos, mas pelo menos seu cérebro não derreterá tentando entender.

Agora, se você está disposto a tentar algo fora do comum, SolveSpace merece uma menção. É um software sexy? Absolutamente não. A interface parece dos anos 90, mas funciona—leve e pragmático, especialmente para quem não precisa de um gigante do CAD. Perfeito para montagens mecânicas, se você puder tolerar a estética retrô.

Quanto ao Blender, tenho UMA palavra de conselho: não. A menos que você já esteja familiarizado ou disposto a passar noites assistindo tutoriais. Ferramenta fantástica para modelagem 3D, com certeza, mas CAD ele não é. Você acabará criando alguma escultura surreal enquanto esquece o que realmente veio fazer.

Resumo: Se você quer algo fácil, SketchUp Free. Se você pode lidar com vibes retrô, SolveSpace. Ainda assim, escolha o FreeCAD se você está disposto a fazer o esforço—é como o canivete suíço dos softwares CAD gratuitos, mesmo que pareça como pular na parte funda sem boias. Escolha sabiamente antes que sua sanidade pague o preço.

Se você está entrando no mundo dos softwares CAD gratuitos, deixe-me sugerir o nanoCAD—subestimado e surpreendentemente decente para desenhos 2D. Comparado ao LibreCAD, é um pouco mais intuitivo e menos retrô, além de imitar algumas funcionalidades do AutoCAD, caso você esteja acostumado com esse estilo. Desvantagens? A interface pode parecer um pouco ultrapassada e não é muito robusta para modelagem 3D, como o Fusion 360. Mas, olha, para uma ferramenta gratuita focada na simplicidade, poderia ser pior.

Agora vamos falar sobre o FreeCAD. Claro, é poderoso e oferece recursos de modelagem paramétrica, mas chamá-lo de fácil de usar é um exagero. A menos que você tenha paciência de sobra, aprender suas peculiaridades pode acabar desviando você do seu projeto real.

TinkerCAD é legal se tudo o que você precisa são os conceitos básicos—é como o CAD de entrada para quem está apenas experimentando. Mas para algo além de uma modelagem básica de ‘cubo e cilindro’, ele é muito limitado. SketchUp Free é outra escolha sólida para iniciantes no 3D—tem controles intuitivos, embora eu o ache mais adequado para conceitos arquitetônicos do que para desenhos mecânicos.

Um que ainda não recebeu destaque? DesignSpark Mechanical. É gratuito, focado em 3D e genuinamente capaz para projetos de design mecânico. É como o SolveSpace por ser sem firulas, mas encontra um melhor equilíbrio entre usabilidade e funcionalidade. A desvantagem é que não é de código aberto, mas honestamente, não ter que lidar com uma interface desajeitada compensa isso.

Por último, mencionaram o Blender por aqui, e enquanto sim, ele se destaca em arte 3D, eu não o recomendaria para iniciantes em CAD. É uma fera—e não no estilo “domável com alguns tutoriais” se a precisão do CAD for o seu objetivo. Fique com ferramentas projetadas especificamente para CAD, a menos que você queira modelar um dragão espacial em vez de um projeto de engenharia.

Resumo para clareza: para super básico, TinkerCAD. Um pouco mais ousado? SketchUp Free ou DesignSpark Mechanical. Guerreiro da modelagem paramétrica? FreeCAD (prepare-se). Para algo leve? LibreCAD ou nanoCAD. E para quem está pronto para abraçar a estética retrô, SolveSpace é uma boa opção.