Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu computador e esvaziei a Lixeira antes de perceber que eles tinham sumido. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação de dados para restaurar arquivos excluídos de forma rápida e segura, sem danificar a unidade ou perder mais nada.
Se você excluiu arquivos, não grave mais nada nessa unidade. Aprendi isso da pior forma há anos. O maior erro é entrar em pânico, depois instalar aplicativos de recuperação, mover arquivos, baixar ferramentas aleatórias, tudo no mesmo disco que você está tentando salvar.
O que eu olharia primeiro:
Este é o que eu indicaria para a maioria das pessoas primeiro. É fácil de usar sem você se sentir perdido, e lida com mais do que exclusões simples. Já usei para arquivos excluídos, partições formatadas, unidades RAW e volumes danificados. A parte à qual eu sempre voltava era a visualização. Se o arquivo abre na visualização, suas chances geralmente são melhores, e você não perde tempo tentando adivinhar. Ele também inclui backup byte a byte, o que importa se a unidade parecer instável e você quiser uma imagem antes de fazer qualquer coisa arriscada. No Windows, também há até 100 MB de recuperação gratuita.
- Recuva
Ainda serve bem para coisas básicas. Se você esvaziou a Lixeira por engano e percebeu isso cedo, eu tentaria isto antes de complicar as coisas. É gratuito, leve e rápido. Realmente parece antigo, e eu não confiaria nele para unidades danificadas, arquivos de mídia enormes ou corrupção complicada. Para fotos, PDFs, documentos escolares, pequenos arquivos de escritório, ele ainda entrega mais do que se espera.
- R-Studio
Este é para quem não se importa com uma interface mais bagunçada e mais opções para ajustar. Já usei ao lidar com RAID, partições corrompidas e configurações de armazenamento mais estranhas. É um bom software. Também não é amigável. Se você já sabe por que precisa do R-Studio, então provavelmente precisa mesmo. Se não, eu começaria com algo mais fácil.
O que mais importa agora:
Pare de usar a unidade.
Arquivos excluídos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada instalação, cada download no navegador, cada arquivo copiado reduz suas chances. Até uma pequena gravação pode arruinar a única pasta com a qual você se importava.
Além disso, instale o software de recuperação em outro lugar. Outra unidade, outro USB, outro SSD, o que você tiver. Não instale software de recuperação na mesma unidade com os arquivos excluídos. Já vi pessoas fazerem isso e depois se perguntarem por que metade das coisas recuperáveis virou lixo.
Mais uma coisa, e esta parte importa mais do que a lista de softwares.
Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, apitando, ficando offline ou não aparecendo na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, pare. Não continue fazendo novas varreduras nela. Não execute cinco ferramentas em sequência. Não fique desconectando e reconectando esperando que ela volte a funcionar. Esses sinais apontam mais para falha física, e varreduras repetidas podem piorar o dano. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, mesmo que doa no bolso.
Se isso foi apenas uma exclusão normal, suas chances ainda são razoáveis. Vá devagar. Use outra unidade para instalações e para os arquivos recuperados. Verifique as visualizações antes de recuperar um monte de lixo. Responda contando o que aconteceu, fiquei meio curioso para saber quão ruim está.
Se os arquivos importam, eu classificaria as opções pelo quanto de controle de danos você precisa, não pelo hype.
O Disk Drill é a melhor escolha para a maioria das pessoas. Varredura rápida, visualização de arquivos clara, suporte decente a tipos de arquivo, e não te enterra em menus. Se você quer um software de recuperação de arquivos apagados sem curva de aprendizado, comece por aí. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre o Recuva como a primeira opção gratuita para testar. Ele serve para exclusões simples, mas já vi perder a estrutura de pastas e os nomes de arquivos em configurações mais novas com SSD. Irritantemente ruim.
Minha lista curta:
-
Disk Drill
Melhor equilíbrio entre velocidade, segurança e facilidade.
Bom para documentos, fotos, vídeos apagados e casos de Lixeira esvaziada. -
PhotoRec
Interface feia, mecanismo de recuperação forte.
Melhor quando nomes e pastas não importam tanto. -
UFS Explorer
Melhor do que a maioria das pessoas precisa, mas ótimo para partições incomuns e casos mais difíceis.
Uma coisa que muita gente ignora: TRIM em SSDs. Se os seus arquivos apagados estavam em um SSD e o TRIM já rodou, as chances de recuperação caem rápido. Nenhum software corrige blocos sobrescritos. Essa parte é péssima, mas é verdade.
Também vale a pena ver, análise em vídeo dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos apagados.
Se você informar se era HDD ou SSD, interno ou externo, o pessoal aqui consegue afunilar isso rápido.
Se isto foi uma exclusão acidental simples e não um disco morrendo, eu provavelmente colocaria o Disk Drill no topo para a maioria das pessoas comuns. Não porque ele seja mágico, mas porque é menos irritante do que muitas ferramentas de recuperação e o sistema de pré-visualização economiza tempo. Essa parte importa quando você não quer recuperar 40 GB de lixo inútil.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre o Recuva ser sempre a primeira opção. Ele é bom, sim, mas pode parecer meio inconsistente em sistemas mais novos. E eu também não partiria direto para o PhotoRec como o @sternenwanderer mencionou, a menos que você esteja de boa com nomes de arquivos bagunçados e com a tarefa de organizar o caos depois. Ótimo motor, resultados feios.
Minha opinião:
- Disk Drill: melhor equilíbrio entre facilidade + eficácia
- R-Studio: mais forte para casos avançados, mas exagerado para a maioria das pessoas
- Recuva: okay para exclusões acidentais simples se você quiser algo grátis
- PhotoRec: último recurso quando a estrutura/nomes já foram pro espaço
Grande fator que ninguém pode evitar: SSD vs HDD.
Se os arquivos estavam em um SSD, o TRIM pode já ter apagado os blocos nos bastidores. Se era um HDD ou disco rígido externo, suas chances geralmente são melhores.
Além disso, se você quiser uma comparação mais ampla dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos excluídos e recuperação de unidades, vale a pena conferir essa lista antes de instalar qualquer coisa aleatória.
Versão curta: para uma recuperação rápida e segura de arquivos excluídos, o Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa. Só não o instale na mesma unidade da qual você está tentando recuperar os arquivos. É aí que as pessoas estragam tudo.
Eu dividiria isso de forma um pouco diferente de @sternenwanderer, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer.
Se isso foi uma exclusão acidental normal e a unidade ainda está saudável, o Disk Drill provavelmente é a melhor ferramenta paga para começar, porque ajuda você a verificar os arquivos antes de perder tempo com recuperação de lixo.
Vantagens do Disk Drill
- muito fácil de usar
- bom suporte de visualização
- sólido para fotos, documentos, vídeos e casos de Lixeira esvaziada
- pode recuperar para outra unidade sem muita complicação
Desvantagens do Disk Drill
- não é a opção mais barata
- a recuperação gratuita no Windows é limitada
- varreduras profundas podem retornar muita bagunça extra que você precisa separar
Onde eu discordo um pouco dos outros: as pessoas focam demais no poder de varredura. Para arquivos excluídos, a melhor pergunta é se o software consegue mostrar rapidamente um resultado limpo e recuperável. É aí que o Disk Drill tende a superar as ferramentas da velha guarda.
Se você quiser alternativas:
- Recuva para verificações rápidas e gratuitas
- R-Studio se você já sabe lidar com problemas de armazenamento
- PhotoRec se você só se importa com extração bruta de arquivos e consegue viver sem nomes de arquivos
Minha regra: se os arquivos forem valiosos, teste primeiro com a visualização e depois recupere apenas as pastas específicas de que você precisa. Recuperar tudo em massa geralmente cria uma bagunça. Além disso, a recuperação em SSD após exclusão muitas vezes é uma aposta, por causa do TRIM, então não espere milagres.