Excluí acidentalmente uma pasta de fotos importantes do meu PC com Windows, e algumas delas eram fotos de família que não posso substituir. Estou procurando o melhor software de recuperação de fotos para PC que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione. Se alguém tiver recomendações ou dicas para recuperar fotos excluídas no Windows, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já estive nessa bagunça mais de uma vez. Você termina uma viagem, ou um trabalho pago, coloca o cartão SD, e o Windows mostra “formatar esta unidade”. Outras vezes é pior. Um toque na câmera, tudo some. Eu conheço essa sensação. É horrível.
Acabei testando uma pilha de ferramentas de recuperação ao longo de alguns anos porque perder trabalhos fotográficos não era algo que eu pudesse simplesmente aceitar. As pessoas adoram dizer “use backups”, mas configurações de sincronização muitas vezes também copiam exclusões. Aprendi isso da pior forma. Se os arquivos desaparecem antes de o ciclo de backup rodar, o software de recuperação é o que sobra.
- O que eu continuo usando é o Disk Drill.
Para pessoas comuns, é o mais fácil que usei sem parecer simplificado demais. Consegui usar sem precisar de manual, o que não é pouca coisa com esse tipo de software. Mais importante, ele recuperou coisas quando outros apps só encontravam lixo. Em testes publicados, fica em torno de 91% de taxa de recuperação, o que é maior do que a maior parte da concorrência.
Onde ele se destacou para mim foi em vídeo. Se você já lidou com imagens de uma GoPro, drone DJI ou câmeras maiores da Canon e marcas parecidas, já viu esse problema. O arquivo é encontrado, mas a reprodução falha, trava ou gera um clipe corrompido. O Disk Drill tem o Advanced Camera Recovery para isso. Ele reconstrói vídeo fragmentado de um jeito que muitas outras ferramentas não conseguem. Para trabalho com fotos, ele também lida com uma longa lista de formatos RAW como CR3, NEF e ARW. Se o seu fluxo de trabalho depende disso, isso importa mais do que texto bonito em uma página de produto. Também há uma cota gratuita de recuperação, então você consegue fazer um teste rápido antes de pagar.
- Se o seu orçamento é zero e você não se importa com ferramentas mais antigas, o PhotoRec ainda vale a pena.
Esse parece que ficou intocado desde o fim dos anos 90, porque de certa forma ficou mesmo. É open source, gratuito, e não há limite de recuperação. Usei quando queria resultados e não ligava para acabamento. Ele funciona escaneando setores brutos em busca de assinaturas de arquivos em vez de depender do sistema de arquivos danificado. Então, se o seu cartão estiver seriamente corrompido, às vezes ele recupera arquivos que outros apps deixam passar.
A desvantagem é irritante. Você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas. Então, em vez de uma pasta organizada do ensaio, você recebe um monte de arquivos com nomes como f12345.jpg. Organizar tudo isso depois da recuperação vira outra tarefa. O QPhotoRec adiciona uma interface básica, mas ainda parece bem bruto.
- Alguns outros que usei para casos específicos.
O DiskGenius é bom se você já entende de partições e ferramentas de disco. É rápido, e tive resultados decentes com recuperação RAW. A interface parece antiga. Sem rodeios. Tive que ir devagar e conferir cada clique duas vezes.
O DiskDigger ajuda no Android se você estiver tentando recuperar fotos direto do telefone. Há um porém. Sem acesso root, muitas vezes você acaba com miniaturas ou cópias em cache em vez das imagens originais em alta resolução. Já vi gente não perceber isso e achar que a recuperação funcionou melhor do que realmente funcionou.
O Recuva ainda serve para erros simples no Windows. Se você apagou arquivos de uma unidade saudável há poucos minutos, ele é rápido e gratuito. Eu não confiaria nele para cartões SD danificados ou verificações profundas em que o sistema de arquivos está uma bagunça.
O mais importante, e quero dizer agora mesmo, é parar de usar o cartão ou a unidade.
Não tire mais fotos nele. Não copie coisas aleatórias para ele. Não continue tentando de novo na câmera. Cada gravação reduz suas chances porque os dados antigos são sobrescritos. Já arruinei uma recuperação uma vez por esperar demais e ficar mexendo no cartão. Salve os arquivos recuperados em outro lugar também. Na sua área de trabalho, em outro SSD, em uma unidade externa. Em qualquer lugar, menos no mesmo cartão.
Mais uma coisa que muita gente ignora. Se você estiver trabalhando com um cartão SD, use um leitor de cartão adequado. Não conecte a câmera via USB esperando o mesmo resultado. Nos meus testes, o acesso direto ao cartão deu ao software uma chance melhor de fazer uma varredura profunda.
Se você quer o caminho mais curto com o mínimo de atrito, eu começaria com o Disk Drill. Ele me deu a melhor combinação de taxa de recuperação, resultado utilizável e menos dor de cabeça para limpar tudo depois da varredura. Especialmente para vídeo, ele me poupou tempo que eu teria desperdiçado organizando arquivos quebrados e lixo renomeado esquisito. Espero que seus arquivos ainda estejam lá.
Se as fotos foram apagadas do seu PC com Windows e você parou de usar a unidade imediatamente, o Disk Drill é a opção mais segura para a maioria das pessoas. Ele tem uma das melhores taxas de recuperação no Windows, oferece suporte aos formatos de foto JPG, PNG, TIFF, HEIC e RAW, e a interface é simples o suficiente para que você não perca tempo tentando adivinhar qual botão apertar. Para fotos de família, a facilidade de uso importa, porque um movimento errado na mesma unidade pode prejudicar as chances de recuperação.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre o Recuva ser uma alternativa sólida para mais do que erros básicos. Para trabalhos de restauração no estilo antigo, tudo bem. Para pastas apagadas de SSDs ou unidades com problemas no sistema de arquivos, já vi ele deixar passar coisa demais.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor combinação de segurança, qualidade de varredura e facilidade de uso.
- R-Studio, melhor para usuários avançados que entendem de sistemas de arquivos.
- PhotoRec, gratuito, mas com saída bagunçada e organização ruim dos arquivos.
O que fazer agora:
Pare de salvar qualquer coisa nessa unidade do PC.
Instale o software de recuperação em uma unidade diferente, se possível.
Recupere os arquivos para uma unidade externa, não para a original.
Se você quiser mais opções, este vídeo mostra outros bons softwares de recuperação de fotos para PC, melhor software de recuperação de fotos para Windows e PC.
Se a pasta foi excluída de um PC com Windows e não de um cartão da câmera, eu colocaria o R-Studio bem perto do topo se você quiser o melhor mecanismo de recuperação de fato, mas sinceramente ainda acho que o Disk Drill é a melhor escolha para a maioria das pessoas porque é mais difícil fazer besteira. É aí que eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer e @sterrenkijker. Eles estão se apoiando mais na mesma lista curta que a maioria das pessoas usa, mas para usuários domésticos comuns, a melhor ferramenta é aquela que recupera arquivos e não faz você se sentir como se estivesse fazendo ciência forense à 1 da manhã.
Meu ranking rápido para fotos de família apagadas no PC:
-
Disk Drill
Melhor equilíbrio entre segurança, facilidade e eficácia. Interface limpa, boa visualização prévia, suporte para tipos comuns de foto e RAW, e é menos intimidador do que ferramentas profissionais. -
R-Studio
Muito forte, mas não é o que eu entregaria para os meus pais. Ótimo se a unidade tiver danos lógicos ou problemas estranhos de partição. -
PhotoRec
Poderoso, mas caótico. Recupera por assinatura, o que pode salvar sua pele, mas os nomes de arquivos/pastas geralmente voltam uma bagunça total.
Uma opinião talvez polêmica: acho que as pessoas recomendam o Recuva mais do que deveriam porque ele já foi o primeiro app gratuito de recuperação que todo mundo usava. Ele é ok para tipo apaguei isso há cinco minutos, não seria minha primeira escolha para fotos insubstituíveis. Mas essa é só a minha opinião.
O que eu faria:
- pare de usar esse PC imediatamente
- instale o software de recuperação em outra unidade, se possível
- recupere para uma unidade externa, não para a mesma
Se você também estiver lidando com alguma estranheza de cartão de memória, este tópico sobre como recuperar fotos de um cartão microSD não detectado pelo seu laptop também vale a pena dar uma olhada.
Então sim, para o melhor software de recuperação de fotos para PC, minha resposta prática é Disk Drill primeiro, R-Studio se você for mais técnico, PhotoRec se você estiver sem grana e tiver paciência.
Estou um pouco menos convencido do PhotoRec como primeira recomendação do que @sterrenkijker, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer. Ele é poderoso, sim, mas para fotos de família a maioria das pessoas se importa em visualizar os arquivos e manter um pouco de sanidade ao organizar os resultados.
Minha escolha continua sendo Disk Drill.
Prós
- muito fácil de navegar
- forte suporte a formatos de foto, incluindo RAW
- bom recurso de visualização antes da recuperação
- geralmente melhor em encontrar pastas excluídas de forma limpa do que ferramentas gratuitas mais antigas
Contras
- não é o mais barato se você precisar da recuperação completa
- varreduras profundas podem demorar
- às vezes encontra duplicatas ou lixo extra de dados antigos excluídos
Se você for mais técnico, o R-Studio pode superá-lo em casos específicos. Se quiser algo gratuito, o Recuva é mais simples que o PhotoRec, mas menos confiável em trabalhos mais difíceis.
Uma coisa que eu acrescentaria e que os outros não enfatizaram muito: se a sua pasta excluída estava em um SSD, as chances de recuperação podem cair rapidamente por causa do TRIM. Nesse caso, faça a varredura imediatamente e mantenha expectativas realistas.