Meu drive externo exFAT de repente ficou ilegível depois que eu o desconectei, e agora o Windows está pedindo para formatá-lo. Estou tentando recuperar fotos e arquivos de trabalho sem piorar a situação. Para quem já lidou com recuperação de dados em exFAT, qual software trouxe os melhores resultados?
Primeira coisa: pare de gravar na unidade exFAT. Não copie novos arquivos para ela, não deixe o Windows corrigi-la, não execute o CHKDSK e não a formate novamente se isso for solicitado. Dados excluídos ou formatados em exFAT muitas vezes não são apagados imediatamente. O espaço geralmente é apenas marcado como reutilizável, então os arquivos ainda podem estar lá até que algo os sobrescreva.
Se este era um HDD ou SSD externo e os arquivos foram excluídos pelo Windows, verifique a Lixeira antes de fazer qualquer outra coisa. É uma verificação rápida para descartar essa possibilidade. Pen drives USB e cartões SD normalmente não enviam arquivos excluídos para lá, então uma Lixeira vazia não significa necessariamente muita coisa.
Depois disso, um software de recuperação provavelmente é o próximo passo mais prático. Há uma lista de opções aqui: software de recuperação. Tive os melhores resultados com o Disk Drill, principalmente porque é simples o suficiente de usar e lida muito bem com arquivos excluídos, unidades formatadas e volumes exFAT corrompidos.
O processo básico é:
- Instale o Disk Drill em algum lugar diferente da unidade da qual você está tentando recuperar os dados.
- Conecte o dispositivo exFAT e espere ele aparecer no aplicativo.
- Execute uma verificação. A Verificação Universal geralmente é a opção certa.
- Deixe terminar ou comece a procurar os arquivos encontrados enquanto a verificação acontece.
- Visualize qualquer coisa importante antes de recuperá-la.
- Recupere os arquivos para outra unidade. Não os salve de volta no mesmo dispositivo exFAT.
Se quiser uma opção gratuita, experimente o TestDisk. Ele não é tão amigável, e a interface pode ser confusa se você nunca o usou antes, mas é muito bom quando o problema é uma partição perdida ou danificada. Isso é diferente de uma simples exclusão de arquivos, mas para partições exFAT que desaparecem de repente ou aparecem incorretamente, pode valer a pena tentar antes de reformatar qualquer coisa.
Um detalhe importante são os SSDs. Se a unidade exFAT for um SSD, o TRIM pode mudar tudo. O TRIM informa ao SSD quais blocos excluídos ele pode limpar internamente. Quando isso acontece, as ferramentas normais de recuperação geralmente não conseguem trazer esses arquivos de volta. SSDs internos costumam usar TRIM, então a recuperação de arquivos excluídos pode não ter saída. SSDs externos via USB são mais imprevisíveis porque o TRIM pode não ser repassado corretamente, então às vezes a recuperação ainda é possível. Discos rígidos comuns, pen drives USB e a maioria dos cartões SD geralmente não têm o mesmo comportamento de TRIM, então as chances costumam ser melhores nesses casos.
Se a unidade estiver fazendo cliques, perdendo a conexão, não aparecer em vários computadores ou parecer fisicamente danificada, eu não continuaria testando com software. Isso tem mais cara de problema de hardware, e tentativas repetidas podem dificultar a recuperação. Nesse ponto, um laboratório profissional de recuperação de dados é a escolha mais segura.
Se for apenas um problema lógico, a recuperação de exFAT pode dar bastante certo. O principal é parar de usar o dispositivo e recuperar os arquivos para outra unidade antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
O fato de a unidade estar mecanicamente saudável importa mais do que qual aplicativo você escolhe. Se ela permanecer conectada normalmente, eu tentaria o Disk Drill ou o R-Studio e faria a recuperação para outro disco, mas se ela se desconectar ou ficar extremamente lenta, faça primeiro uma imagem/clone e examine isso em vez de forçar a unidade original. O Windows pedir para formatar não é um diagnóstico, então não trate isso como se a partição já estivesse vazia.
Não o escaneie usando um cabo USB ou gabinete instável. Um número surpreendente de casos de “exFAT morto” na verdade é causado por uma placa bridge com defeito, porta frouxa ou unidade externa com alimentação insuficiente, e então todo aplicativo de recuperação parece péssimo porque o dispositivo continua interrompendo as leituras.
Para software, eu separaria “recuperação fácil” de “melhor recuperação”. O Disk Drill é uma primeira tentativa decente se a unidade continuar montada e você quiser principalmente fotos/documentos com pré-visualizações antes de pagar ou recuperar. Para um diretório exFAT muito danificado, porém, eu preferiria uma ferramenta que mostre a estrutura real do volume e permita comparar os resultados, não apenas uma lista bonita de arquivos. O DMDE é barato e bom para isso, mas menos amigável. O R-Studio costuma ser mais forte do que as ferramentas para consumidor quando a árvore de pastas está destruída, mas exige mais paciência.
O que as pessoas esquecem é que a recuperação bruta de fotos pode parecer bem-sucedida e ainda assim ser irritante: você pode recuperar milhares de JPGs sem nomes originais, datas ou pastas. Então não julgue apenas pelo “número de arquivos encontrados”. Verifique se o programa recupera a estrutura de pastas e se as pré-visualizações abrem corretamente. Se a unidade estiver estável, tente verificações somente leitura com mais de uma ferramenta e recupere para outro disco. Se ela fizer cliques, desconectar ou escanear em velocidades absurdamente lentas, pare e crie uma imagem primeiro. Este tópico também tem alguma discussão sobre fluxo de trabalho: recomendações de fluxo de trabalho para recuperação de exFAT.
Não faça uma “formatação rápida” só para que um programa de recuperação possa ver uma letra de unidade. Se o Windows mostrar o disco físico, examine o próprio dispositivo, não o novo volume formatado. O Disk Drill é aceitável para a primeira passagem se você quiser visualizações, mas eu o avaliaria pelo fato de seus arquivos realmente importantes abrirem, não pela grande contagem de arquivos recuperados.